Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
NEGOCIAR COM SUCESSO
TODOS IGUAIS OU DIFERENTES?
Fly to Grow - 17 Abril 2014 - AIDA
ÍNDICE
 A ElectroREP
 A diferenças culturais podem influenciar um negócio?
 O Brasil é o país do samba e da diversão?
...
ELECTROREP – 25 ANOS A ENCONTRAR SOLUÇÕES
O que fazemos:
 Instalações Elétricas de Média e Baixa Tensão
 Instalações de ...
AS DIFERENÇAS CULTURAIS PODEM INFLUENCIAR UM NEGÓCIO?
Pode ser uma tarefa muito difícil negociar com pessoas de outros
paí...
O BRASIL É O PAÍS DO SAMBA E DA DIVERSÃO?
 As empresas brasileiras apresentam níveis elevados de
seriedade e profissional...
OS ESPANHÓIS SÃO NOSSOS IRMÃOS?
 Os contactos pessoais são fundamentais para fazer negócios. É
importante ser apresentado...
O REINO UNIDO TEM BOAS MANEIRAS?
 Não se consideram europeus.
 Deve ter atenção à origem do interlocutor:
inglês, escocê...
CONCLUSÕES
Apesar de vivermos num mundo globalizado, existem diferenças
culturais que podem dificultar o processo negocial...
MUITO OBRIGADO
Afonso Martins
Chief Marketing Officer
afonso.martins@electrorep.pt
+351 966 711 225
Skype: Afonso_Martins7...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Negociar com Sucesso - Todos iguais ou diferentes?

296 views

Published on

Apresentação para o Seminário Fly to Grow

Published in: Business
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Negociar com Sucesso - Todos iguais ou diferentes?

  1. 1. NEGOCIAR COM SUCESSO TODOS IGUAIS OU DIFERENTES? Fly to Grow - 17 Abril 2014 - AIDA
  2. 2. ÍNDICE  A ElectroREP  A diferenças culturais podem influenciar um negócio?  O Brasil é o país do samba e da diversão?  Os espanhóis são nossos irmãos?  O Reino Unido tem boas maneiras?  Conclusões
  3. 3. ELECTROREP – 25 ANOS A ENCONTRAR SOLUÇÕES O que fazemos:  Instalações Elétricas de Média e Baixa Tensão  Instalações de águas de consumo e esgotos  Instalações de extinção e deteção de incêndios  Instalações de Ar Condicionado  Energia solar térmica e fotovoltaica Países onde a ElectroREP está ou esteve presente:  Angola, Brasil, Espanha, França, Nigéria e África do Sul
  4. 4. AS DIFERENÇAS CULTURAIS PODEM INFLUENCIAR UM NEGÓCIO? Pode ser uma tarefa muito difícil negociar com pessoas de outros países, requer motivação e resiliência, mas é muito gratificante:  Aprofundam-se relações com pessoas com backgrounds culturais e profissionais diferentes e diversos.  Apesar da globalização estas diferenças estão longe de desaparecerem. Para obter bons resultados numa negociação internacional é muito importante “vestir a pele” do nosso interlocutor.
  5. 5. O BRASIL É O PAÍS DO SAMBA E DA DIVERSÃO?  As empresas brasileiras apresentam níveis elevados de seriedade e profissionalismo.  Deve-se evitar adotar atitudes de superioridade.  Devem evitar-se os temas sensíveis como religião ou a construção dos estádios do mundial 2014.  O café é a bebida nacional e nas reuniões este é bebido com frequência; é um sinal de respeito e cortesia aceitar.  Os executivos brasileiros vestem informalmente mas esperam que os visitantes europeus vistam de maneira formal. Brasil e Portugal tem mais diferenças do que semelhanças.
  6. 6. OS ESPANHÓIS SÃO NOSSOS IRMÃOS?  Os contactos pessoais são fundamentais para fazer negócios. É importante ser apresentado por alguém comum e deve cultivar- se uma relação pessoal.  Não são particularmente pontuais mas os atrasos são curtos (10 minutos).  É hábito os espanhóis darem conselhos e corrigirem opiniões, não se deve ofender com esta atitude.  Muitos negócios são feitos à mesa durante o almoço.  As aparências são importantes.
  7. 7. O REINO UNIDO TEM BOAS MANEIRAS?  Não se consideram europeus.  Deve ter atenção à origem do interlocutor: inglês, escocês, irlandês ou galês.  Valorizam muito o tempo e por isso apenas marcam reuniões se efetivamente tem interesse em realizar negócios.  São reservados e não gostam de gesticular em excesso.  Utilizam com frequência o humor durante uma negociação.  Evitam o contacto físico e pedem frequentemente desculpas.
  8. 8. CONCLUSÕES Apesar de vivermos num mundo globalizado, existem diferenças culturais que podem dificultar o processo negocial. Não esqueça:  Estude as características culturais do país que vai visitar.  Tenha atenção a pormenores como a alimentação, os gestos que utiliza, a forma como trata o seu interlocutor, os horários.  As empresas são pessoas, cultive os relacionamentos pessoais respeitando as diferenças.
  9. 9. MUITO OBRIGADO Afonso Martins Chief Marketing Officer afonso.martins@electrorep.pt +351 966 711 225 Skype: Afonso_Martins78 www.electrorep.pt www.facebook.com/electrorep.pt

×