SlideShare a Scribd company logo
1 of 28
Ministrado por: Prof. MSc Sebastião Paulo Theodoro dos Santos
A aurículoterapia é uma técnica terapêutica que trata disfunções e promove analgesia através de estímulos em pontos reflexos na orelha externa ou no pavilhão auricular.  Visa também harmonizar as funções dos Zang/Fu (órgãos e vísceras) e das enfermidades físicas e mentais promovendo um tratamento de saúde, aproveitando o reflexo que a auricular exerce sobre o sistema nervoso central. (Souza M., 2001; Yamamura Y., 2001; Reichmann B. T., 2002.).  
A orelha externa é um dos vários microssistemas do corpo humano, assim como as palmas das mãos, as plantas dos pés, o crânio, as regiões laterais da coluna vertebral. Na escola chinesa o pavilhão auricular possui mais de 200 pontos para tratamento, na escola francesa, possui cerca de 30 pontos. (Reichmann B. T., 2002) Ao efetuar a sensibilização desses pontos por agulhas de acupuntura, o cérebro recebe um impulso que relacionado com a área do corpo, produz o tratamento. (Souza M., 2001)
Segundo Yasao Yamamura, 2001 a acupuntura auricular é um método diagnóstico e terapêutico que tem valor reconhecido, mas que não deve ser utilizado como terapêutica isolada, uma vez que não reverte o processo de adoecimento, apenas exerce efeitos sintomáticos, sendo sua aplicação ideal, como método auxiliar, nos tratamentos sintomáticos, potencializando seus efeitos.  Na conceituação do Neiging, dos doze meridianos de acupuntura sistêmica, seis tem relação direta com a orelha: Triplo Aquecedor, Intestino Delgado, Estômago, Vesícula Biliar, Bexiga e Circulação e Sexo. Os demais Intestino Grosso, Pulmão, Coração, Rim, Fígado e Baço Pâncreas estão relacionados indiretamente com a aurícula através dos meridianos de ligação e vasos maravilhosos sob este aspectos as duas técnicas se completam (Souza M., 2001).
A energia que nutre a orelha pode penetrar nela diretamente por meio dos pontos de acupuntura do canal unitário Shao Yang (Triplo Aquecedor) e Dan (Vesícula Biliar), bem como canal principal Gan (Fígado), por outro lado à orelha representa a “abertura” sensorial do Shen (Rins) e é fundamentalmente dependente do Qi desse zang. (Explicação sobre os Zang-Fu – Órgãos e Vísceras )   Dentro da medicina chinesa existe o conceito de energia Yin (receptiva) e Yang (expansiva), onde órgãos são considerados predominantemente Yin (peças maciças) e as vísceras predominantemente Yang (por serem ocas). Zang se refere aos órgãos internos superiores e Fu refere-se aos órgãos internos inferiores.    
As partes da orelha externa são: - Lóbulo - Hélice - Ramo da Hélice - Antiélice - Ramo superior da antélice - Ramo inferior da antélice - Escafa - Fossa Triangular - Concha (parte superior) - Concha (parte inferior) - Trago - Antítrago - Incisura supratrágica - Incisura intertrágica - Incisura do antítrago - Antélice - Dorso
O estímulo auricular, pela agulha, leva a uma ação de uma série de reflexos condicionados. Os pontos auriculares integram um circuito com capacidade racional, formando uma teia de ligações dentro do córtex cerebral. Isto explica os reflexos longos hipodiencefálicos e corticoencefálicos que terminam por agir sobre a formação reticulada do sistema nervoso central. Com isso ocorre uma melhora sensível do tônus de sistema nervoso e da reatividade do sistema neurovegetativo. Um estímulo auricular, mesmo sendo débil, acelera uma série de reflexos que provocam reações imediatas ou demoradas, temporárias ou permanentes, passageiras ou definitivas, todas elas de natureza terapêuticas.  O efeito é imediato. O estímulo leva o cérebro a agir sobre todos os órgãos, membros e suas funções, equilibrando e harmonizando o organismo, provocando assim a eliminação dos males que acometem o indivíduo.
A aurículoterapia usa tanto os diagnósticos clínicos como os alternativos para seus programas de tratamento, faz uso, também de uma técnica denominada “aurículo-diagnóstico”.   Aurículodiagnóstico: Quando um órgão ou suas funções apresenta algum distúrbio, a área auricular correspondente sofre uma alteração pigmentar, apresentando manchas, tubérculos, vascularizações, secura ou maior secreção sebácea. São sinais característicos da existência de desequilíbrio. Os pontos auriculares correspondentes se tornam extremamente sensíveis ao toque ou à aplicação de agulhas.  
As duas orelhas deverão ser examinadas. De modo sucinto, podemos dizer que a orelha presta-se ao diagnóstico através das marcas, da sensibilidade, da profundidade das marcas, da sensibilidade, da profundidade da marca ao pressionar-se o apalpador e da exploração elétrica.  Existem pelo menos dois métodos de se examinar a orelha: Através da inspeção, para se observar   - a posição e as alterações de cores - os pontos de escamação - as manchas - as dilatações de vasos - os pontos com exantema - a oleosidade   Através da pressão - localizarmos pontos de dor  - observamos alterações de cor  
A orelha não deve ser lavada ou manipulada antes do exame, mas ser limpa só após o mesmo, quando as áreas com alterações já tiverem sido marcadas pela pressão. Deve-se distinguir a coloração que é provocada por afecção daquela que apresenta diferença na pigmentação da pele. Através da pressão sobre as colorações diferentes, sabe-se quando a “mancha” não indicativa de lesão ou de determinado órgão ou víscera, pois a cor não se altera. Caso a cor se altere, o ponto deve ser considerado para tratamento .
Cor vermelha -  Tom claro : indicativo que a doença está no início ou que a doença já foi curada, mas está retornando -  Tom médio : sintoma de doença crônica e/ou de dor -  Tom escuro : sintoma de doença mais grave -  Formato irregular, com elevação : doença crônica, tais como gastrite, doença reumática -  Mancha branca circundada por borda vermelha sem nitidez : geralmente indicativo de doença cardíaca, reumática -  Mancha branca com ponto vermelho no centro : indicativo de doença aguda, tal como gastrite  Cor cinza , Indicativo de tumor (quando aparece e desaparece sob pressão, geralmente na região de tumor)  Cor marrom Provocada por estagnação da energia e do sangue : doença crônica em andamento ou doença crônica, como tumor das glândulas mamárias, que já foi curada, pois a cor marrom leva tempo a desaparecer da superfície da orelha
Ressecamento da pele  indica enfermidade de natureza crônica, exigindo um estímulo de tonificação. Exsudação sebácea   indica enfermidade de natureza sub-aguda: usa-se estímulos de sedação. Sudorese  indica tendências à doença degenerativa: tonificam-se os pontos onde houver esse sinal. Quistos e tubérculos  que são sinais indicativos de patologias aguda que está ocorrendo ou irá ocorrer em órgãos a que esses pontos se referem. No caso da existência da enfermidade deve-se neste caso fazer sedação nesses pontos. Não havendo sintomas, tonificam-se os pontos.  Pêlos e escamações , que indicam, o primeiro caso, degeneração senil e o segundo, enfermidade crônica. A conduta é a tonificação dos pontos existentes na área.  
Hiperestesia , indicativa de enfermidade agudas ou subagudas. Conduta recomendada neste caso é sedação.   Hipoestesia , que indica enfermidade crônica. Neste caso a conduta é a tonificação.  
Reações normais e esperadas:   1- calor: em pelo menos 80% dos casos (bom sintoma); 2- adormecimento: ocorre em percentagem menor (é um sinal de êxito no tratamento); 3- dor: ocorre em quase 100% dos pacientes, caracteriza-se como uma dor forte, profunda, de dentro para fora, às vezes lacitante e em forma de pontada ou fisgada; 4- dor na orelha oposta ao tratamento; 5- Contraturas: indicativo de afecções do sistema nervoso; 6- movimentos peristálticos: geralmente quando é usado pontos da área gastrointestinal; 7- sensação de algo passando sobre a pele; 8- sangria espontânea: em pontos com excesso ou acúmulo de Qi quando estimulados pela agulha; a sensação é geralmente de alívio imediato para o paciente.  
Reações anormais ou inesperadas:   Uma minoria de pacientes apresenta essas sensações ou efeitos colaterais à acupuntura auricular. Os efeitos mais comuns são: 1- tontura; 2- palidez; 3- hipotensão; 4- sudorese.
Quando tais sintomas ocorrerem, deve-se encostar o paciente, retirar-lhe as agulhas, dar-lhe um pouco de água e conversar e acalmá-lo. Caso os efeitos colaterais sejam mais pronunciados, o acupuntor deverá retirar as agulhas imediatamente, colocar o paciente em posição horizontal, com a cabeça mais baixa do que o corpo, e aplicar-lhe agulhas nos pontos, occipital, adrenal, coração e subcórtex.   A utilização dos pontos rins e adrenal pode também causar efeitos colaterais, tais como tontura, náuseas, dificuldade em abrir a boca e resfriamento dos membros devido à secreção glandular profunda.   A aurículoterapia é contra indicada para mulheres grávidas. Deve-se evitar também a inserção das agulhas na concha, parte inferior, do pavilhão auricular que se mostrar muito vermelha. Quando o paciente está com um problema pulmonar, usar esferas ou sementes na concha, parte inferior, para evitar possíveis inflamações.   Se a orelha estiver inflamada, esperar-se que a inflamação cesse para que se inicie o tratamento. Em pacientes que apresentam caquexia ou anemia, aconselha-se que os mesmos sejam tratados ditados, evitando que poderão provocar reação muito forte.  
[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object]
CONTATO Email: sptheodoro@hotmail.com Tel (21) 8745-1944 PAZ E HARMONIA - OBRIGADO

More Related Content

What's hot

Medicina Tradicional Chinesa e a Biomedicina
Medicina Tradicional Chinesa e a BiomedicinaMedicina Tradicional Chinesa e a Biomedicina
Medicina Tradicional Chinesa e a Biomedicinacomunidadedepraticas
 
A massagem chinesa manual de massagem terapêutica
A massagem chinesa   manual de massagem terapêuticaA massagem chinesa   manual de massagem terapêutica
A massagem chinesa manual de massagem terapêuticaprojetacursosba
 
Apresentação de Terapia com Pedras Quentes
Apresentação de Terapia com Pedras QuentesApresentação de Terapia com Pedras Quentes
Apresentação de Terapia com Pedras QuentesGessilene Martins
 
Reflexogia podal podologia
Reflexogia podal    podologiaReflexogia podal    podologia
Reflexogia podal podologiaStephan Mazzaro
 

What's hot (20)

Massagens de Pedras Quentes
Massagens de Pedras QuentesMassagens de Pedras Quentes
Massagens de Pedras Quentes
 
Anamnese shiatsu
Anamnese shiatsuAnamnese shiatsu
Anamnese shiatsu
 
Medicina Tradicional Chinesa e a Biomedicina
Medicina Tradicional Chinesa e a BiomedicinaMedicina Tradicional Chinesa e a Biomedicina
Medicina Tradicional Chinesa e a Biomedicina
 
A massagem chinesa manual de massagem terapêutica
A massagem chinesa   manual de massagem terapêuticaA massagem chinesa   manual de massagem terapêutica
A massagem chinesa manual de massagem terapêutica
 
53276466 apostila-reflexologia-2009
53276466 apostila-reflexologia-200953276466 apostila-reflexologia-2009
53276466 apostila-reflexologia-2009
 
Apostila de auriculoterapia
Apostila de auriculoterapiaApostila de auriculoterapia
Apostila de auriculoterapia
 
Pedras bambu e argila
Pedras bambu e argilaPedras bambu e argila
Pedras bambu e argila
 
Acupuntura estética modulo 1
Acupuntura estética modulo 1Acupuntura estética modulo 1
Acupuntura estética modulo 1
 
Apresentação de Terapia com Pedras Quentes
Apresentação de Terapia com Pedras QuentesApresentação de Terapia com Pedras Quentes
Apresentação de Terapia com Pedras Quentes
 
Diagnóstico em MTC
Diagnóstico em MTCDiagnóstico em MTC
Diagnóstico em MTC
 
Reflexologia Podal
Reflexologia PodalReflexologia Podal
Reflexologia Podal
 
63487147 massagem-apostila-para-leigos
63487147 massagem-apostila-para-leigos63487147 massagem-apostila-para-leigos
63487147 massagem-apostila-para-leigos
 
Acupuntura - Aprenda mais
Acupuntura - Aprenda maisAcupuntura - Aprenda mais
Acupuntura - Aprenda mais
 
Massagem com pedras quentes (2)
Massagem com pedras quentes (2)Massagem com pedras quentes (2)
Massagem com pedras quentes (2)
 
Auriculoterapia
AuriculoterapiaAuriculoterapia
Auriculoterapia
 
Apostila ventosaterapia
Apostila ventosaterapiaApostila ventosaterapia
Apostila ventosaterapia
 
64564437 stiper-apostila seminariopdf
64564437 stiper-apostila seminariopdf64564437 stiper-apostila seminariopdf
64564437 stiper-apostila seminariopdf
 
Reflexogia podal podologia
Reflexogia podal    podologiaReflexogia podal    podologia
Reflexogia podal podologia
 
Acupuntura sistêmica(aula)
Acupuntura sistêmica(aula)Acupuntura sistêmica(aula)
Acupuntura sistêmica(aula)
 
Pontos gatilho
Pontos gatilhoPontos gatilho
Pontos gatilho
 

Viewers also liked

Combinação de pontos auriculares na estética
Combinação de pontos auriculares na estéticaCombinação de pontos auriculares na estética
Combinação de pontos auriculares na estéticaKetheleen Medeiros
 
Acupuntura constitucional dos cinco elementos angela hicks, john hicks & pe...
Acupuntura constitucional dos cinco elementos   angela hicks, john hicks & pe...Acupuntura constitucional dos cinco elementos   angela hicks, john hicks & pe...
Acupuntura constitucional dos cinco elementos angela hicks, john hicks & pe...Rodrigo Bastos
 
O diagnóstico na medicina chinesa [auteroche, navailh]blzdeaco
O diagnóstico na medicina chinesa [auteroche, navailh]blzdeacoO diagnóstico na medicina chinesa [auteroche, navailh]blzdeaco
O diagnóstico na medicina chinesa [auteroche, navailh]blzdeacoFisio Júnias
 
Combinações dos pontos de acupuntura a chave para o êxito clínico - jeremy ...
Combinações dos pontos de acupuntura   a chave para o êxito clínico - jeremy ...Combinações dos pontos de acupuntura   a chave para o êxito clínico - jeremy ...
Combinações dos pontos de acupuntura a chave para o êxito clínico - jeremy ...Rodrigo Bastos
 

Viewers also liked (6)

Combinação de pontos auriculares na estética
Combinação de pontos auriculares na estéticaCombinação de pontos auriculares na estética
Combinação de pontos auriculares na estética
 
AURICULOTERAPIA APLICADA
AURICULOTERAPIA APLICADAAURICULOTERAPIA APLICADA
AURICULOTERAPIA APLICADA
 
Acupuntura constitucional dos cinco elementos angela hicks, john hicks & pe...
Acupuntura constitucional dos cinco elementos   angela hicks, john hicks & pe...Acupuntura constitucional dos cinco elementos   angela hicks, john hicks & pe...
Acupuntura constitucional dos cinco elementos angela hicks, john hicks & pe...
 
Diagramas de Acupuntura
Diagramas de AcupunturaDiagramas de Acupuntura
Diagramas de Acupuntura
 
O diagnóstico na medicina chinesa [auteroche, navailh]blzdeaco
O diagnóstico na medicina chinesa [auteroche, navailh]blzdeacoO diagnóstico na medicina chinesa [auteroche, navailh]blzdeaco
O diagnóstico na medicina chinesa [auteroche, navailh]blzdeaco
 
Combinações dos pontos de acupuntura a chave para o êxito clínico - jeremy ...
Combinações dos pontos de acupuntura   a chave para o êxito clínico - jeremy ...Combinações dos pontos de acupuntura   a chave para o êxito clínico - jeremy ...
Combinações dos pontos de acupuntura a chave para o êxito clínico - jeremy ...
 

Similar to Aurículoterapia trata disfunções

Curso de auriculoterapia k1
Curso de auriculoterapia k1Curso de auriculoterapia k1
Curso de auriculoterapia k1kojji
 
Guia de Terapia Neural
Guia de Terapia NeuralGuia de Terapia Neural
Guia de Terapia NeuralEmmanuelDuque3
 
46651513 resumao-enfermagem
46651513 resumao-enfermagem46651513 resumao-enfermagem
46651513 resumao-enfermagemElisama Cruz
 
Acupuntura auricular
Acupuntura auricularAcupuntura auricular
Acupuntura auricularbarrosilson
 
auriculoterapia e medicina tradicional chinesa.pdf
auriculoterapia e medicina tradicional chinesa.pdfauriculoterapia e medicina tradicional chinesa.pdf
auriculoterapia e medicina tradicional chinesa.pdfricaMartinez10
 
董氏奇穴 PONTOS DA ACUPUNTURA DO MESTRE TUNG.pdf
董氏奇穴 PONTOS DA ACUPUNTURA DO MESTRE TUNG.pdf董氏奇穴 PONTOS DA ACUPUNTURA DO MESTRE TUNG.pdf
董氏奇穴 PONTOS DA ACUPUNTURA DO MESTRE TUNG.pdfHenriqueJorge15
 
Acupuntura de mestre tung
Acupuntura de mestre tungAcupuntura de mestre tung
Acupuntura de mestre tungbarrosilson
 
V-Congresso-MESTRE-TUNG-Marcos-Yau.pdf
V-Congresso-MESTRE-TUNG-Marcos-Yau.pdfV-Congresso-MESTRE-TUNG-Marcos-Yau.pdf
V-Congresso-MESTRE-TUNG-Marcos-Yau.pdfPauloDias230820
 
Fascículo de Patologia.pptx
Fascículo de Patologia.pptxFascículo de Patologia.pptx
Fascículo de Patologia.pptxCiriloSantos6
 
Anatomia para auriculo beleza de aço
Anatomia para auriculo beleza de açoAnatomia para auriculo beleza de aço
Anatomia para auriculo beleza de açoFisio Júnias
 
Conceitos Básicos MTC parte 6
Conceitos Básicos MTC parte 6Conceitos Básicos MTC parte 6
Conceitos Básicos MTC parte 6Andreia Moreira
 
I_e_I_A_ARTE_DO_DIAGNOSTICO_NA_MEDICINA.pdf
I_e_I_A_ARTE_DO_DIAGNOSTICO_NA_MEDICINA.pdfI_e_I_A_ARTE_DO_DIAGNOSTICO_NA_MEDICINA.pdf
I_e_I_A_ARTE_DO_DIAGNOSTICO_NA_MEDICINA.pdfArnaldo Alves
 

Similar to Aurículoterapia trata disfunções (20)

Curso de auriculoterapia k1
Curso de auriculoterapia k1Curso de auriculoterapia k1
Curso de auriculoterapia k1
 
Auriculoterapia lar 03
Auriculoterapia lar   03Auriculoterapia lar   03
Auriculoterapia lar 03
 
47930901 37060761-apostila-auriculo-francesa
47930901 37060761-apostila-auriculo-francesa47930901 37060761-apostila-auriculo-francesa
47930901 37060761-apostila-auriculo-francesa
 
Guia de Terapia Neural
Guia de Terapia NeuralGuia de Terapia Neural
Guia de Terapia Neural
 
Auriculoterapia lar 02
Auriculoterapia lar   02Auriculoterapia lar   02
Auriculoterapia lar 02
 
46651513 resumao-enfermagem
46651513 resumao-enfermagem46651513 resumao-enfermagem
46651513 resumao-enfermagem
 
Reflexologia
ReflexologiaReflexologia
Reflexologia
 
Auriculoterapia lar 04
Auriculoterapia lar   04Auriculoterapia lar   04
Auriculoterapia lar 04
 
Acupuntura auricular
Acupuntura auricularAcupuntura auricular
Acupuntura auricular
 
167682767 apostila-acupuntura-laser
167682767 apostila-acupuntura-laser167682767 apostila-acupuntura-laser
167682767 apostila-acupuntura-laser
 
AAP3
AAP3AAP3
AAP3
 
auriculoterapia e medicina tradicional chinesa.pdf
auriculoterapia e medicina tradicional chinesa.pdfauriculoterapia e medicina tradicional chinesa.pdf
auriculoterapia e medicina tradicional chinesa.pdf
 
董氏奇穴 PONTOS DA ACUPUNTURA DO MESTRE TUNG.pdf
董氏奇穴 PONTOS DA ACUPUNTURA DO MESTRE TUNG.pdf董氏奇穴 PONTOS DA ACUPUNTURA DO MESTRE TUNG.pdf
董氏奇穴 PONTOS DA ACUPUNTURA DO MESTRE TUNG.pdf
 
Acupuntura de mestre tung
Acupuntura de mestre tungAcupuntura de mestre tung
Acupuntura de mestre tung
 
V-Congresso-MESTRE-TUNG-Marcos-Yau.pdf
V-Congresso-MESTRE-TUNG-Marcos-Yau.pdfV-Congresso-MESTRE-TUNG-Marcos-Yau.pdf
V-Congresso-MESTRE-TUNG-Marcos-Yau.pdf
 
Cromoterapia
CromoterapiaCromoterapia
Cromoterapia
 
Fascículo de Patologia.pptx
Fascículo de Patologia.pptxFascículo de Patologia.pptx
Fascículo de Patologia.pptx
 
Anatomia para auriculo beleza de aço
Anatomia para auriculo beleza de açoAnatomia para auriculo beleza de aço
Anatomia para auriculo beleza de aço
 
Conceitos Básicos MTC parte 6
Conceitos Básicos MTC parte 6Conceitos Básicos MTC parte 6
Conceitos Básicos MTC parte 6
 
I_e_I_A_ARTE_DO_DIAGNOSTICO_NA_MEDICINA.pdf
I_e_I_A_ARTE_DO_DIAGNOSTICO_NA_MEDICINA.pdfI_e_I_A_ARTE_DO_DIAGNOSTICO_NA_MEDICINA.pdf
I_e_I_A_ARTE_DO_DIAGNOSTICO_NA_MEDICINA.pdf
 

Aurículoterapia trata disfunções

  • 1. Ministrado por: Prof. MSc Sebastião Paulo Theodoro dos Santos
  • 2. A aurículoterapia é uma técnica terapêutica que trata disfunções e promove analgesia através de estímulos em pontos reflexos na orelha externa ou no pavilhão auricular. Visa também harmonizar as funções dos Zang/Fu (órgãos e vísceras) e das enfermidades físicas e mentais promovendo um tratamento de saúde, aproveitando o reflexo que a auricular exerce sobre o sistema nervoso central. (Souza M., 2001; Yamamura Y., 2001; Reichmann B. T., 2002.).  
  • 3. A orelha externa é um dos vários microssistemas do corpo humano, assim como as palmas das mãos, as plantas dos pés, o crânio, as regiões laterais da coluna vertebral. Na escola chinesa o pavilhão auricular possui mais de 200 pontos para tratamento, na escola francesa, possui cerca de 30 pontos. (Reichmann B. T., 2002) Ao efetuar a sensibilização desses pontos por agulhas de acupuntura, o cérebro recebe um impulso que relacionado com a área do corpo, produz o tratamento. (Souza M., 2001)
  • 4. Segundo Yasao Yamamura, 2001 a acupuntura auricular é um método diagnóstico e terapêutico que tem valor reconhecido, mas que não deve ser utilizado como terapêutica isolada, uma vez que não reverte o processo de adoecimento, apenas exerce efeitos sintomáticos, sendo sua aplicação ideal, como método auxiliar, nos tratamentos sintomáticos, potencializando seus efeitos. Na conceituação do Neiging, dos doze meridianos de acupuntura sistêmica, seis tem relação direta com a orelha: Triplo Aquecedor, Intestino Delgado, Estômago, Vesícula Biliar, Bexiga e Circulação e Sexo. Os demais Intestino Grosso, Pulmão, Coração, Rim, Fígado e Baço Pâncreas estão relacionados indiretamente com a aurícula através dos meridianos de ligação e vasos maravilhosos sob este aspectos as duas técnicas se completam (Souza M., 2001).
  • 5. A energia que nutre a orelha pode penetrar nela diretamente por meio dos pontos de acupuntura do canal unitário Shao Yang (Triplo Aquecedor) e Dan (Vesícula Biliar), bem como canal principal Gan (Fígado), por outro lado à orelha representa a “abertura” sensorial do Shen (Rins) e é fundamentalmente dependente do Qi desse zang. (Explicação sobre os Zang-Fu – Órgãos e Vísceras )   Dentro da medicina chinesa existe o conceito de energia Yin (receptiva) e Yang (expansiva), onde órgãos são considerados predominantemente Yin (peças maciças) e as vísceras predominantemente Yang (por serem ocas). Zang se refere aos órgãos internos superiores e Fu refere-se aos órgãos internos inferiores.    
  • 6. As partes da orelha externa são: - Lóbulo - Hélice - Ramo da Hélice - Antiélice - Ramo superior da antélice - Ramo inferior da antélice - Escafa - Fossa Triangular - Concha (parte superior) - Concha (parte inferior) - Trago - Antítrago - Incisura supratrágica - Incisura intertrágica - Incisura do antítrago - Antélice - Dorso
  • 7.
  • 8.
  • 9. O estímulo auricular, pela agulha, leva a uma ação de uma série de reflexos condicionados. Os pontos auriculares integram um circuito com capacidade racional, formando uma teia de ligações dentro do córtex cerebral. Isto explica os reflexos longos hipodiencefálicos e corticoencefálicos que terminam por agir sobre a formação reticulada do sistema nervoso central. Com isso ocorre uma melhora sensível do tônus de sistema nervoso e da reatividade do sistema neurovegetativo. Um estímulo auricular, mesmo sendo débil, acelera uma série de reflexos que provocam reações imediatas ou demoradas, temporárias ou permanentes, passageiras ou definitivas, todas elas de natureza terapêuticas. O efeito é imediato. O estímulo leva o cérebro a agir sobre todos os órgãos, membros e suas funções, equilibrando e harmonizando o organismo, provocando assim a eliminação dos males que acometem o indivíduo.
  • 10. A aurículoterapia usa tanto os diagnósticos clínicos como os alternativos para seus programas de tratamento, faz uso, também de uma técnica denominada “aurículo-diagnóstico”.   Aurículodiagnóstico: Quando um órgão ou suas funções apresenta algum distúrbio, a área auricular correspondente sofre uma alteração pigmentar, apresentando manchas, tubérculos, vascularizações, secura ou maior secreção sebácea. São sinais característicos da existência de desequilíbrio. Os pontos auriculares correspondentes se tornam extremamente sensíveis ao toque ou à aplicação de agulhas.  
  • 11. As duas orelhas deverão ser examinadas. De modo sucinto, podemos dizer que a orelha presta-se ao diagnóstico através das marcas, da sensibilidade, da profundidade das marcas, da sensibilidade, da profundidade da marca ao pressionar-se o apalpador e da exploração elétrica. Existem pelo menos dois métodos de se examinar a orelha: Através da inspeção, para se observar   - a posição e as alterações de cores - os pontos de escamação - as manchas - as dilatações de vasos - os pontos com exantema - a oleosidade   Através da pressão - localizarmos pontos de dor - observamos alterações de cor  
  • 12. A orelha não deve ser lavada ou manipulada antes do exame, mas ser limpa só após o mesmo, quando as áreas com alterações já tiverem sido marcadas pela pressão. Deve-se distinguir a coloração que é provocada por afecção daquela que apresenta diferença na pigmentação da pele. Através da pressão sobre as colorações diferentes, sabe-se quando a “mancha” não indicativa de lesão ou de determinado órgão ou víscera, pois a cor não se altera. Caso a cor se altere, o ponto deve ser considerado para tratamento .
  • 13. Cor vermelha - Tom claro : indicativo que a doença está no início ou que a doença já foi curada, mas está retornando - Tom médio : sintoma de doença crônica e/ou de dor - Tom escuro : sintoma de doença mais grave - Formato irregular, com elevação : doença crônica, tais como gastrite, doença reumática - Mancha branca circundada por borda vermelha sem nitidez : geralmente indicativo de doença cardíaca, reumática - Mancha branca com ponto vermelho no centro : indicativo de doença aguda, tal como gastrite  Cor cinza , Indicativo de tumor (quando aparece e desaparece sob pressão, geralmente na região de tumor)  Cor marrom Provocada por estagnação da energia e do sangue : doença crônica em andamento ou doença crônica, como tumor das glândulas mamárias, que já foi curada, pois a cor marrom leva tempo a desaparecer da superfície da orelha
  • 14. Ressecamento da pele indica enfermidade de natureza crônica, exigindo um estímulo de tonificação. Exsudação sebácea indica enfermidade de natureza sub-aguda: usa-se estímulos de sedação. Sudorese indica tendências à doença degenerativa: tonificam-se os pontos onde houver esse sinal. Quistos e tubérculos que são sinais indicativos de patologias aguda que está ocorrendo ou irá ocorrer em órgãos a que esses pontos se referem. No caso da existência da enfermidade deve-se neste caso fazer sedação nesses pontos. Não havendo sintomas, tonificam-se os pontos. Pêlos e escamações , que indicam, o primeiro caso, degeneração senil e o segundo, enfermidade crônica. A conduta é a tonificação dos pontos existentes na área.  
  • 15. Hiperestesia , indicativa de enfermidade agudas ou subagudas. Conduta recomendada neste caso é sedação.   Hipoestesia , que indica enfermidade crônica. Neste caso a conduta é a tonificação.  
  • 16. Reações normais e esperadas:   1- calor: em pelo menos 80% dos casos (bom sintoma); 2- adormecimento: ocorre em percentagem menor (é um sinal de êxito no tratamento); 3- dor: ocorre em quase 100% dos pacientes, caracteriza-se como uma dor forte, profunda, de dentro para fora, às vezes lacitante e em forma de pontada ou fisgada; 4- dor na orelha oposta ao tratamento; 5- Contraturas: indicativo de afecções do sistema nervoso; 6- movimentos peristálticos: geralmente quando é usado pontos da área gastrointestinal; 7- sensação de algo passando sobre a pele; 8- sangria espontânea: em pontos com excesso ou acúmulo de Qi quando estimulados pela agulha; a sensação é geralmente de alívio imediato para o paciente.  
  • 17. Reações anormais ou inesperadas:   Uma minoria de pacientes apresenta essas sensações ou efeitos colaterais à acupuntura auricular. Os efeitos mais comuns são: 1- tontura; 2- palidez; 3- hipotensão; 4- sudorese.
  • 18. Quando tais sintomas ocorrerem, deve-se encostar o paciente, retirar-lhe as agulhas, dar-lhe um pouco de água e conversar e acalmá-lo. Caso os efeitos colaterais sejam mais pronunciados, o acupuntor deverá retirar as agulhas imediatamente, colocar o paciente em posição horizontal, com a cabeça mais baixa do que o corpo, e aplicar-lhe agulhas nos pontos, occipital, adrenal, coração e subcórtex.   A utilização dos pontos rins e adrenal pode também causar efeitos colaterais, tais como tontura, náuseas, dificuldade em abrir a boca e resfriamento dos membros devido à secreção glandular profunda.   A aurículoterapia é contra indicada para mulheres grávidas. Deve-se evitar também a inserção das agulhas na concha, parte inferior, do pavilhão auricular que se mostrar muito vermelha. Quando o paciente está com um problema pulmonar, usar esferas ou sementes na concha, parte inferior, para evitar possíveis inflamações.   Se a orelha estiver inflamada, esperar-se que a inflamação cesse para que se inicie o tratamento. Em pacientes que apresentam caquexia ou anemia, aconselha-se que os mesmos sejam tratados ditados, evitando que poderão provocar reação muito forte.  
  • 19.
  • 20.
  • 21.
  • 22.
  • 23.
  • 24.
  • 25.
  • 26.
  • 27.
  • 28. CONTATO Email: sptheodoro@hotmail.com Tel (21) 8745-1944 PAZ E HARMONIA - OBRIGADO