Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Desenvolvimento Orientado a API (e extraindo existentes com PHP)

102 views

Published on

Apresentação do conceito de Desenvolvimento Orientado a API e de um construtor de APIs em PHP.

Published in: Software
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Desenvolvimento Orientado a API (e extraindo existentes com PHP)

  1. 1. DESENVOLVIMENTO ORIENTADO A API Flávio Gomes da Silva Lisboa Zend Framework 2 Certified Architect Zend Framework Certified Engineer Zend PHP Certified Engineer www.fgsl.eti.br E EXTRAINDO EXISTENTES COM
  2. 2. FGSL
  3. 3. Desenvolvimento orientado a API
  4. 4. Por que APIs? “O aspecto mais importante de ‘por que APIs?’ é o que ele traz na normalização das interfaces no processo de desenvolvimento. Desenvolvedores conseguem trabalhar em APIs estruturados e padronizados que não estão vinculados a mudança do comportamento subjacente, independentemente da tecnologia utilizada ou dos componentes usados por baixo. APIs também cuidam de esconder a complexidade subjacente de implementação, trazendo na modularidade e separação de interesses, que permite serviços dissociados independentes a ser implementado e testado. Fonte: https://dzone.com/articles/abcs-of-api-driven-development (traduzido)
  5. 5. Por que APIs? A proliferação de aplicações SaaS com Web APIs expostas dá uma nova dimensão ao desenvolvimento de aplicações em que o desenvolvedor tem que focar apenas a lógica de negócios da aplicação. Outros serviços complementares (tais como gerenciamento de usuários, logging, dashboards, implantação, etc.) são disponibilizados pela chamada desses serviços (de terceiros ou serviços caseiros) através de APIs. Isso reduz o de tempo de desenvolvimento de aplicativos.” Fonte: https://dzone.com/articles/abcs-of-api-driven-development (traduzido)
  6. 6. O que é a Economia de API? "A resposta de negócios para 'por que APIs?' é mesmo mais intrigante porque APIs agem como portais para os ativos corporativos digitais. Organizações tratam APIs como um importante canal de receitas. Na verdade, em algumas organizações como a Salesforce.com, APIs contribuem para mais de 50% da receita total. A capacidade das APIs de gerar receita pela monetização de ativos digitais deu início a uma nova maneira de dar suporte às receitas da empresa. Este fenômeno precisava de algum novo jargão, assim o mundo chamou-lhe a economia de API. " Fonte: https://dzone.com/articles/abcs-of-api-driven- development (traduzido)
  7. 7. O que é desenvolvimento orientado a API Um projeto primeiro-API é onde a API é o primeiro artefato criado durante o processo de desenvolvimento. contratos de API (especificação da API e assinatura, incluindo o nome, parâmetros, tipos, etc.) são criados por arquitetos de API dedicados e por desenvolvedores front-end responsáveis pela criação da experiência do usuário final. Contratos de API são finalizados em colaboração com desenvolvedores de front-end e back-end. Fonte: https://dzone.com/articles/abcs-of-api-driven-development (traduzido)
  8. 8. O que é desenvolvimento orientado a API Uma vez que os contratos de API são finalizados, os desenvolvedores front-end constroem simulações em torno de APIs e criam e aperfeiçoam a experiência do usuário final. Em paralelo, os desenvolvedores de back-end implementam a lógica subjacente das APIs. Suites de teste dedicadas são criadas em torno dessas APIs e, de certa forma, elas fomentam a ideia de Test-Driven Development. Finalmente, as implementações do front-end e desenvolvedores de back-end são reunidas. Isto tende a não fracassar enquanto os desenvolvedores da API têm de honrar com código os contratos como estabelecido no primeiro passo. Fonte: https://dzone.com/articles/abcs-of-api-driven-development (traduzido)
  9. 9. O que é desenvolvimento orientado a API Em um nível de implementação de código, APIs estes dias são projetados usando a arquitetura REST com payloads JSON. SOAP, XML e outros padrões são vistos agora como pesados e caminham para o esquecimento. Fonte: https://dzone.com/articles/abcs-of-api-driven-development (traduzido)
  10. 10. Benefícios do DOA ● Desenvolvimento mais rápido de aplicativos; ● Foco somente na sua lógica de negócios; ● Melhor documentação; ● Inerente arquitetura de aplicações baseada em microsserviços; ● Aplicação pronta para o Mundo Conectado.
  11. 11. Desenvolvimento orientado a API DADOS LÓGICA DE APRESENTAÇÃO
  12. 12. EXTRAINDO APIS EXISTENTES COM PHP
  13. 13. Apigility é um construtor de API, projetado para simplificar a criação e manutenção de APIs úteis, fáceis de consumir, e bem estruturados. Independentemente da sua experiência na construção de API, com Apigility você pode construir APIs que para aplicativos móveis, comunidades de desenvolvedores, e qualquer outro acesso controlado às suas aplicações.
  14. 14. Apigility facilita a implementação de autenticação e autorização, validação de conteúdo e documentação de API. Além disso, possui uma série de módulos opcionais, desde cache até mapeamento objeto-relacional. AUTENTICAÇÃO AUTORIZAÇÃO VALIDAÇÃO DE CONTEÚDO DOCUMENTAÇÃO DE API
  15. 15. Apigility é LIVRE, ABERTO e bem documentado.

×