Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

API PHP para blockchain

770 views

Published on

Palestra proferida no PHP Day Curitiba em 10 de junho de 2017, na Aldeia Coworking.

Published in: Software
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

API PHP para blockchain

  1. 1. API para Flávio Gomes da Silva Lisboa Zend Framework 2 Certified Architect Zend Framework Certified Engineer Zend PHP Certified Engineer PHP Day Curitiba 2017 www.fgsl.eti.br
  2. 2. http://www.ftsl.org.br
  3. 3. FGSL
  4. 4. http://mcl.srv.br/ 3
  5. 5. Um dos maiores fãs do Lanterna Verde Hal Jordan
  6. 6. O maior fã de ROM O CAVALEIRO DO ESPAÇO http://romocavaleirodoespaco.blogspot.com
  7. 7. O que é blockchain?
  8. 8. O que é blockchain? Blockchain é um livro-caixa público onde transações são gravadas e confirmadas anonimamente. É um registro de eventos que são compartilhados entre muitas partes. Mais importante, uma vez que a informação entra, ela não pode ser alterada.
  9. 9. O que é gravado em um blockchain? Criptomoedas, como bitcoin, que só existem em formato digital, sem lastro no mundo físico. As criptomoedas não são armazenadas em contas bancárias. Sua propriedade é transferida pela criação de um registro no blockchain.
  10. 10. Onde o blockchain está? O blockchain é gerenciado por nós distribuídos, devido a natureza aberta das criptomoedas e à importância do público ter acesso a outros blocos. Ao distribuir cópias e acesso, a cadeia não pode simplesmente “desligar” ou desaparecer.
  11. 11. Como se ganha criptomoedas? ● Transferência por recebimento de uma venda; ● Remuneração por mineração de criptomoedas; carteiras prova de trabalho criptomoedas
  12. 12. O que é mineração de criptomoedas? ● Uma referência ao bloco anterior; ● Um sumário da transação incluída; ● Um carimbo de tempo; ● Uma prova de trabalho (um desafio de cálculo). Mineradores executam dois tipos de trabalho: resolvem problemas, verificando a legitimidade de transações; coletam transações e as colocam em um único bloco, que contém quatro peças de informação:
  13. 13. O que é prova de trabalho? É uma garantia de que foi realizado um esforço (que foi gasto um tempo) para se chegar a uma resposta. Resposta a quê? Dado um hash gerado por uma função criptográfica, o minerador deve descobrir qual a cadeia de caracteres que o gerou. Ou seja, dado o Y da função, o minerador deve descobrir o X. O hash gerado para um blockchain tem que seguir critérios, como começar com seis zeros, por exemplo. Em poucas palavras, a prova de trabalho é fácil de verificar, mas difícil de gerar. A ideia é que o trabalho de legitimar um bloco de transações seja tão trabalhoso que evite tentativas de fraude.
  14. 14. Principais benefícios de blockchain ● Eliminação de intermediários; ● Facilidade de uso; ● Facilidade de verificação de transações; ● Segurança melhorada; ● Transparência com o menor custo; ● Descentralização; ● Imutabilidade. !
  15. 15. Blockchain e Blockchain Uma desambiguação necessária... Existe a arquitetura computacional blockchain, que pode ser implementada por qualquer um... E existe a empresa Blockchain, que fica em Luxemburgo.
  16. 16. Blockchain.com A empresa Blockchain possui uma infraestrutura que implementa a arquitetura de blockchain.
  17. 17. Outras empresas implementam blockchain
  18. 18. Mas aqui falaremos sobre a Blockchain.com Por um motivo tendencioso... ?
  19. 19. APIs para Programadores Bitcoin ● Receber pagamentos; ● Manipular carteiras (contas); ● Consultar transações; ● Consultar taxas de câmbio.
  20. 20. Blockchain API library
  21. 21. Blockchain API library ● Receber pagamentos; ● Manipular carteiras (contas); ● Consultar transações; ● Consultar taxas de câmbio. Blockchain/api-v1-client-php Blockchain Conversion Create Exception Explorer PushTX Rates Stats V2/Receive Wallet
  22. 22. Exemplos {
  23. 23. Concluindo... https://blockchain.info/pt/api https://www.ibm.com/blockchain/what-is-blockchain.html https://www.infoq.com/articles/blockchain-middleware www.fgsl.eti.brconsultoria treinamento

×