Do artesanato à manufatura e à indústria moderna

7,995 views

Published on

fdsf

Published in: Education
0 Comments
3 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
7,995
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
914
Actions
Shares
0
Downloads
160
Comments
0
Likes
3
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Do artesanato à manufatura e à indústria moderna

  1. 1. DO ARTESANATO À MANUFATURA E À INDÚSTRIA MODERNA PERCURSO 29
  2. 2. O ARTESANATO Primeira forma de produção; Produção artesanal familiar para o próprio consumo ou troca; Permitiu um maior povoamento das cidades (famílias deixaram o campo) e o desenvolvimento do comércio; Com o aperfeiçoamento do artesanato, começa a surgir na Europa as Oficinas de Artesãos, que deram origem à Manufatura.
  3. 3. ARTESANATO
  4. 4. A MANUFATURA A População cresceu e a Demanda (procura por mercadorias) aumentou; Antigos Artesãos tornam-se Mestres de Ofício e contratam Aprendizes De Ofício (“Estagiários”); DIFERENÇA entre ARTESANATO E MANUFATURA: Trabalho deixa de ser individual e passa a ser executado por vários pessoas; Aumento da Produção e Redução do tempo gasto; Introdução do Regime de Salários; Apogeu da manufatura com as grandes navegações  Produtos manufaturados eram trocados por especiarias (marcações página 231); O lucro obtido com as Manufaturas permite o desenvolvimento de novas técnicas de produção. Surge a Indústria. O termo Manufatura é pouco utilizado nos dias de hoje.
  5. 5. A MANUFATURA
  6. 6. A INDÚSTRIA Conjunto de atividades que se caracterizam pela transformação das matérias-primas em mercadorias para o consumo (produto industrializado); Compreende tanto uma empresa de pequeno porte até um parque industrial; O desenvolvimento tecnológico foi tão intenso que desencadeou as chamadas “Revoluções Industriais”.
  7. 7. A INDÚSTRIA
  8. 8. AS 3 ETAPAS DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Primeira Revolução Industrial Ocorreu na Inglaterra no final do século XVIII; Destaque para a invenção do tear mecânico e da máquina a vapor (movida a queima do carvão mineral); Surgimento de uma nova classe trabalhadora: o Operário. Segunda Revolução Industrial Iniciou nos EUA por volta de 1860; Modo de produção em série, também chamado de Sistema Fordista (Filme Tempos Modernos); Substituição do carvão pelo petróleo e energia elétrica; Grandes Invenções: Locomotiva a Vapor, Automóvel e Telefone; Surgimento da Sociedade de Consumo (Consumismo). Terceira Revolução Industrial Surgiu em diferentes partes do mundo (principalmente na Europa, EUA e Japão) por volta de 1970; Produção de acordo com a demanda (Toyotismo); Modernização do setor industrial, marcada pela informática, eletrônica e robótica; Grandes inventos: Celular, GPS, foguetes e sondas espaciais, computador; Classificação dos Países quanto à industrialização (Marcações Página 234).
  9. 9. 1ª REVOLUÇÃO 2ª REVOLUÇÃO 3ª REVOLUÇÃO
  10. 10. CLASSIFICAÇÃO QUANTO A PRODUÇÃO INDUSTRIAL A) Indústria de Base: transforma a matéria prima bruta para outras indústrias. Exemplo: Petrobrás – Petróleo Companhia Siderúrgica Nacional – ferro B) Indústria de Bens Intermediários: Produz bens que serão utilizados por outras indústrias. Exemplo: Autopeças para indústria de automóveis Farinha de Trigo para indústria de alimentos
  11. 11. CLASSIFICAÇÃO QUANTO A PRODUÇÃO INDUSTRIAL C) Indústria de Bens de Consumo: fabrica produtos voltados ao grande mercado consumidor (produto final). Pode ser Durável ou Não Durável: -DURÁVEL: longa durabilidade, como automóveis e eletrodomésticos. -NÃO DURÁVEL: curta durabilidade, como alimentos e roupas.
  12. 12. CLASSIFICAÇÃO QUANTO A Tecnologia A) INDÚSTRIAS TRADICIONAIS: utilizam muita mão de obra e pouca tecnologia. Geralmente são empresas familiares (alimentício). B) INDÚSTRIAS DINÂMICAS: Utilizam muita tecnologia e capital com pouca força de trabalho. Destaque para o setor químico e eletrônico. Em geral são empresas multinacionais.

×