Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
DO ARTESANATO À MANUFATURA E À INDÚSTRIA MODERNA 
PERCURSO 29
O ARTESANATO 
Primeira forma de produção; 
Produção artesanal familiar para o próprio consumo ou troca; 
Permitiu um ma...
ARTESANATO
A MANUFATURA 
A População cresceu e a Demanda (procura por mercadorias) aumentou; 
Antigos Artesãos tornam-se Mestres de...
A MANUFATURA
A INDÚSTRIA 
Conjunto de atividades que se caracterizam pela transformação das matérias-primas em mercadorias para o cons...
A INDÚSTRIA
AS 3 ETAPAS DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL 
Primeira Revolução Industrial 
Ocorreu na Inglaterra no final do século XVIII; 
De...
1ª REVOLUÇÃO 
2ª REVOLUÇÃO 
3ª REVOLUÇÃO
CLASSIFICAÇÃO QUANTO A PRODUÇÃO INDUSTRIAL 
A) Indústria de Base: transforma a matéria prima bruta para outras indústrias...
CLASSIFICAÇÃO QUANTO A PRODUÇÃO INDUSTRIAL 
C) Indústria de Bens de Consumo: fabrica produtos voltados ao grande mercado ...
CLASSIFICAÇÃO QUANTO A Tecnologia 
A) INDÚSTRIAS TRADICIONAIS: utilizam muita mão de obra e pouca tecnologia. Geralmente ...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Do artesanato à manufatura e à indústria moderna

9,098 views

Published on

fdsf

Published in: Education
  • Be the first to comment

Do artesanato à manufatura e à indústria moderna

  1. 1. DO ARTESANATO À MANUFATURA E À INDÚSTRIA MODERNA PERCURSO 29
  2. 2. O ARTESANATO Primeira forma de produção; Produção artesanal familiar para o próprio consumo ou troca; Permitiu um maior povoamento das cidades (famílias deixaram o campo) e o desenvolvimento do comércio; Com o aperfeiçoamento do artesanato, começa a surgir na Europa as Oficinas de Artesãos, que deram origem à Manufatura.
  3. 3. ARTESANATO
  4. 4. A MANUFATURA A População cresceu e a Demanda (procura por mercadorias) aumentou; Antigos Artesãos tornam-se Mestres de Ofício e contratam Aprendizes De Ofício (“Estagiários”); DIFERENÇA entre ARTESANATO E MANUFATURA: Trabalho deixa de ser individual e passa a ser executado por vários pessoas; Aumento da Produção e Redução do tempo gasto; Introdução do Regime de Salários; Apogeu da manufatura com as grandes navegações  Produtos manufaturados eram trocados por especiarias (marcações página 231); O lucro obtido com as Manufaturas permite o desenvolvimento de novas técnicas de produção. Surge a Indústria. O termo Manufatura é pouco utilizado nos dias de hoje.
  5. 5. A MANUFATURA
  6. 6. A INDÚSTRIA Conjunto de atividades que se caracterizam pela transformação das matérias-primas em mercadorias para o consumo (produto industrializado); Compreende tanto uma empresa de pequeno porte até um parque industrial; O desenvolvimento tecnológico foi tão intenso que desencadeou as chamadas “Revoluções Industriais”.
  7. 7. A INDÚSTRIA
  8. 8. AS 3 ETAPAS DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Primeira Revolução Industrial Ocorreu na Inglaterra no final do século XVIII; Destaque para a invenção do tear mecânico e da máquina a vapor (movida a queima do carvão mineral); Surgimento de uma nova classe trabalhadora: o Operário. Segunda Revolução Industrial Iniciou nos EUA por volta de 1860; Modo de produção em série, também chamado de Sistema Fordista (Filme Tempos Modernos); Substituição do carvão pelo petróleo e energia elétrica; Grandes Invenções: Locomotiva a Vapor, Automóvel e Telefone; Surgimento da Sociedade de Consumo (Consumismo). Terceira Revolução Industrial Surgiu em diferentes partes do mundo (principalmente na Europa, EUA e Japão) por volta de 1970; Produção de acordo com a demanda (Toyotismo); Modernização do setor industrial, marcada pela informática, eletrônica e robótica; Grandes inventos: Celular, GPS, foguetes e sondas espaciais, computador; Classificação dos Países quanto à industrialização (Marcações Página 234).
  9. 9. 1ª REVOLUÇÃO 2ª REVOLUÇÃO 3ª REVOLUÇÃO
  10. 10. CLASSIFICAÇÃO QUANTO A PRODUÇÃO INDUSTRIAL A) Indústria de Base: transforma a matéria prima bruta para outras indústrias. Exemplo: Petrobrás – Petróleo Companhia Siderúrgica Nacional – ferro B) Indústria de Bens Intermediários: Produz bens que serão utilizados por outras indústrias. Exemplo: Autopeças para indústria de automóveis Farinha de Trigo para indústria de alimentos
  11. 11. CLASSIFICAÇÃO QUANTO A PRODUÇÃO INDUSTRIAL C) Indústria de Bens de Consumo: fabrica produtos voltados ao grande mercado consumidor (produto final). Pode ser Durável ou Não Durável: -DURÁVEL: longa durabilidade, como automóveis e eletrodomésticos. -NÃO DURÁVEL: curta durabilidade, como alimentos e roupas.
  12. 12. CLASSIFICAÇÃO QUANTO A Tecnologia A) INDÚSTRIAS TRADICIONAIS: utilizam muita mão de obra e pouca tecnologia. Geralmente são empresas familiares (alimentício). B) INDÚSTRIAS DINÂMICAS: Utilizam muita tecnologia e capital com pouca força de trabalho. Destaque para o setor químico e eletrônico. Em geral são empresas multinacionais.

×