Saúde e segurança no trabalho 2012.2

55,612 views

Published on

Apresentação básica...

Published in: Technology
1 Comment
27 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
55,612
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
25
Actions
Shares
0
Downloads
2,539
Comments
1
Likes
27
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Saúde e segurança no trabalho 2012.2

  1. 1. Saúde eSeguranç a noTrabalho
  2. 2. UEFS - Universidade Estadual de FeCHF 215 - Introdução à Sociologia - EProf. José Humberto AlmeidaSemestre 2012.2Componentes:André Luiz de SouzaFlávio OliveiraIzabella MacielJoão Vilas BoasMarcos ViniciusShirley Almeida
  3. 3. Introdução“Segurança do trabalho (ou também denominado segurançalaboral) é um conjunto de ciências e tecnologias que tem oobjetivo de promover a proteção do trabalhador no seu localde trabalho, visando à redução de acidentes de trabalho edoenças ocupacionais. É uma das áreas da segurança e saúdeocupacionais, cujo objetivo é identificar, avaliar e controlarsituações de risco, proporcionando um ambiente de trabalhomais seguro e saudável para as pessoas.”
  4. 4. Introdução Destacam-se entre as principais atividades da segurança do trabalho: • Prevenção de acidentes • Promoção da saúde • Prevenção de incêndios
  5. 5. IntroduçãoQuais as consequências da não preocupação com a segurança no trabalho?
  6. 6. Saúde e Segurança no Ambiente•Riscos ocupacionais•Perigos que incidem sobre a saúde humana•Programas de prevenção
  7. 7. Saúde e Segurança no AmbientePolítica de prevençãoEstratégias de prevenção deacidentesFiscalização
  8. 8. Saúde e Segurança no Ambiente O que um acidente de trabalho representa para uma empresa?prejuízos matériasperdas financeirasmortes ou aposentadorias
  9. 9. Saúde e Segurança no Ambiente Já ouvimos muitas vezes que as pessoas devem “correr atrás do prejuízo”, umafrase totalmente equivocada - nós devemos correr é atrás do lucro, só loucocorre atrás do prejuízo. Também já ouvimos falar em “recuperar o tempoperdido”, outra frase sem sentido - ainda não descobriram uma forma de voltarno tempo. O tempo uma vez perdido, está perdido para sempre.
  10. 10. Saúde e Segurança Física no Am“Segurança física será pois tudo o que o homem necessita,ao longo da sua vida, para defender e proteger o seucorpo, a começar pela satisfação das suas necessidadesfisiológicas essenciais e a terminar na defesa contraagentes e riscos exteriores.”
  11. 11. Saúde e Segurança Física no AmRiscos mecânicos são aqueles existentes em função dascondições físicas (do ambiente físico de trabalho) etecnológias imprópias capazes de colocar em perigo aintegridade física do trabalhador.Exemplos:Ruído, vibração, radiação,temperatura, ferramentasinadequadas, eletricidade,incêndio, etc.
  12. 12. Saúde e Segurança Física no AmRiscos ergonônicos são quaisquer fatores que possaminterferir nas características psicofisiológicas do trabalhador,causando desconforto ou afetando sua saúde.Exemplos:Levantamento de peso,repetitividade, ritmo detrabalho excessivo
  13. 13. Saúde e Segurança Física no AmRiscos químicos são representados pelas substânciasquímicas que se encontram nas formas sólida, líquida ougasosa, e quando absorvidas pelo organismo, podemproduzir reações tóxicas e danos a saúde.Exemplos:Poeiras, fumos, gases,substâncias e compostosquímicos.
  14. 14. Saúde e Segurança Física no AmRisco biológico são causados por microorganismos comobactérias, fungos, vírus e outros. Podem desencadeardoença, caso haja exposição do trabalhador a estesmicroorganismos no local de trabalho.
  15. 15. Saúde e Segurança Física no Am• Evolução na prevenção de acidentes no trabalho.- “De Re Metalica” de Geof Bauer, Alemanha (1556);- Bernadino Ramazzini, pai da medicina ocupacional, Itália (1700);- Revolução industrial (Sec. 18);- “Factory Act” Lei da Fábrica, Inglaterra (1833);- Idade mínima de 9 anos;- Carga horaria máxima de 12 horas/dia, 69 horas/semana paramenores de idade;- Escolas para trabalhadores menores de 13 anos.• 1º Congresso Internacional de Doenças no Trabalho, Milão (1906);• Países desenvolvidos x Países em desenvolvimento. - Contrastes dos dias atuais.
  16. 16. Saúde e Segurança Física no Am
  17. 17. Saúde e Segurança Física no Am Medidas de prevenção, EPI´s e EPC´s. Medidas de prevenção de doenças ocupacionais - Ginástica laboral, intervalos de descanso, ergonomia... Medidas de prevenção de acidentes - Sinalização, iluminação, isolamento da área.... Equipamentos de proteção individual (EPI) - Exemplos: capacetes, luvas, óculos de proteção, botas ... Equipamentos de proteção coletiva (EPC) - Extintores, ancoragens... Obrigações do empregador e do empregado.
  18. 18. Saúde e Segurança Física no Am Recursos e órgãos regulamentadores Internacionais - ISO (Organização Internacional para Padronização) (1947) - ISSO 14001, ISO 31000. Nacionais - NBR´s e NR´s. - CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) - SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho)
  19. 19. Saúde e Segurança Mental no A“Segurança psicológica e psicossocial serão aquelas queinterferem com a personalidade individual de cada pessoa oumesmo os sentimentos expressos por um grupo de cidadãosquanto às diversas situações de risco passíveis de os atingir, aque normalmente se contrapõe um sistema de segurançasocial. Trabalhadores que não se sintam bem consigo mesmo,não podem executar trabalho seguro, nem pode inspirarconfiança e segurança aos seus colegas de trabalho.”- Desempenho, motivação, estabilidade emocional, realização pessoal.- Relacionamento interpessoal, integração, cooperação, participação.
  20. 20. Saúde e Segurança Mental no A • Necessidade de „Segurança Mental‟ no Trabalho - Meio ambiente físico, psicológico e social - Desequilíbrio parcial ou total • Causas dos acidentes no trabalho -Humanas, Materiais e Fortuitas - Árvore das causas dos acidentes – Keith Denton
  21. 21. Saúde e Segurança Mental no A Trabalhadores abalados psicologicamente não rendem! -Fora da empresa: Álcool, conflitos interpessoais familiares, fim de relacionamento, etc.- Dentro da empresa: cobranças incessantes, pressões, assédio moral, carga horária excessiva, mudanças no ambiente profissional, etc. Problemas mais comuns: Extresse, alta irritabilidade, crises de ansiedade e agressividade, etc.
  22. 22. Saúde e Segurança Mental no A “Muitos desses problemas podem desencadear uma série detranstornos mentais que devem ser acompanhados por um médico e tratados corretamente.” Neurastenia, Esquizofrenia, Extresse, Burn out, entre outros. “A atenção da chefia é essencial!”
  23. 23. Saúde e Segurança Mental no A “Nunca se deve falar sobre Saúde e Segurançaaos trabalhadores de uma empresa, se não estãocriadas condições propícias e dignas de trabalho!”
  24. 24. Saúde e Segurança Mental no ATem-se que conscientizar as chefias que enquanto as necessidadesbásicas, designadamente as de segurança física e corporal - Contratação de profissionais especializados para auxiliar ostrabalhadores. Por exemplo: Ergonomistas, Psicólogos, Sociólogo,Médicos e Técnicos auxiliares
  25. 25. Saúde e Segurança Mental no A MEDIDAS PREVENTIVAS- Campanhas contra o abuso do álcool nas empresas Ações que possam conduzir a uma maior participação dos trabalhadores no ambiente de trabalho, de forma a prevenir problemas futuros, como por exemplo: - Criação de comissões de saúde e segurança em queparticipem representantes indicados pelos trabalhadores
  26. 26. Saúde e Segurança Mental no A - Ações específicas e genéricas, tais como qualidade, nutrição,estilos de vida saudáveis proporcionando a prática de atividadesdesportivas, recreativas, culturais e sociais; - Difusão de mensagens, bem como em cartazes, autocolantes,tarjetas, Tudo o que for possível fazer para que a participação namelhoria da qualidade de vida dos trabalhadores.
  27. 27. Conclusão“Os riscos existem, são inevitáveis.As medidas de segurança também, são indispensáveis.”

×