Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Substâncias fundamentais alunos

6,223 views

Published on

Aula sobre substâncias fundamentais ministrada por Profª Flavia Parente no CEATA

Published in: Health & Medicine

Substâncias fundamentais alunos

  1. 1. Substâncias FundamentaisCirculação Energética Profª Flavia Macedo Parente www.acupunturaenergetica.com.br flavia@acupunturaenergetica.com.br
  2. 2. Medicina Ocidental X Medicina Oriental
  3. 3. OCIDENTAL ORIENTAL METODOLOGIA Análise Precisa Teórica e Sistemática Entendimento Intelectual e Aplicação de Regras. Captação de “UM TODO”Prático e Sintético Entendimento pragmático e Aplicação Simbólica. TENDÊNCIA Científica, enfatizando as particularidades e os fenômenos Filosófica, enfatizando a totalidade e a essência (substância). CARACTERÍSTICAS científica, analítica, tópica, cirúrgica, heteropática, teorética, preventiva, socializada, bacteriológica, experimental, celular, objetiva e química,Indutiva, Absoluta, Materialista, fragmentada e especializada filosófica, sintética, holística, interna, confirmatória, empírica, individual, preventiva, experimental, experiencial, humoral, subjetiva, natural, dedutiva, Relativa, Pragmática e Abstrata. ESTUDO Detalha o que é aparente e os acontecimentos Clareia o que está escondido
  4. 4. Diagnóstico em MTC 8 critérios(interno/externo, plenitude/vazio, calor/frio, hiper/hipofunção) Substâncias fundamentais Zang fu Etiopatogenia(Fatores Externos, Fatores Internos, Fatores Intermediários)
  5. 5. Substâncias Fundamentais A MTC considera a função do corpo e da mente como resultado da interação de determinadas substâncias vitais. Algumas delas são materiais como os Fluidos Corpóreos e outras totalmente imateriais como a Mente Constituem a visão chinesa de corpo-mente Este não é visto como um mecanismo, mas como um círculo de energia e substâncias vitais interagindo umas com as outras para formar o organismo
  6. 6. Substâncias Fundamentais Qi Xue Jing Shen Jin Ye Energia Sangue Essência ou Energia Ancestral Espírito ou consciência Líquidos Orgânicos
  7. 7. Qi O Qi é uma energia que se manifesta simultaneamente sobre os níveis físico e espiritual, assim como, é um estado constante de fluxo em estados variáveis de agregação Arroz Vapor
  8. 8. Huai Nan Zi (122 a.C.) “O Tao originou-se do Vazio e o Vazio produziu o universo. O universo produziu o Qi... O que era leve e limpo levantou-se para tornar-se o céu e o que era pesado e turvo solidificou-se para formar a Terra” De acordo com estes filósofos antigos a vida e a morte não são nada em si mesmas, mas uma agregação e dispersão do Qi.
  9. 9. Funções do Qi Transformação Transporte Manutenção Ascendência Proteção Aquecimento
  10. 10. Qualidades do Qi Yuan Qi Gu Qi Zong Qi Zhen Qi (Wei Qi e Ying Qi)
  11. 11. Yuan Qi Yuan Qi (Qi Original) 原= OriginalO Qi original tem sua origem no Rim; É a Essência em forma de Qi, portanto é o fundamento de todas as energias Yin e Yang do organismo. É reabastecido pelo Qi pós-celestial e apresenta muitas funções, É a força motriz que movimenta as atividades funcionais de todos os sistemas, É a base do Qi do Rim, facilita o refinamento e transformação de Qi e também ajuda na produção de Xue (Sangue)
  12. 12. Gu Qi Gu Qi (Qi dos Alimentos) 谷= Grão Representa o primeiro estágio na transformação dos alimentos em Qi O alimento penetra e é decomposto pelo Estômago (Wei), sofrendo posterior transformação pelo Baço-Pâncreas (Pi). O Qi dos alimentos produzido pelo Baço é a base inicial para produção de todo Qi e Xue. Porém ainda é uma forma dura de Qi, não podendo ser utilizado neste momento pelo organismo. Posteriormente, o Qi dos alimentos é transportado pelo Baço em ascendência para o Pulmão (Fei), a fim de produzir formas mais refinadas de Qi. Parte do Qi dos alimentos também é transportado ao Rim para manter o Jing.
  13. 13. Zhong Qi Zhong Qi (Qi Torácico) 中=Centro É formado pela reunião do Qi puro (Qing Qi ou Qi do ar) inalado pelos pulmões e o Qi dos alimentos (Gu Qi), após este ascender para o Pulmão. É uma forma mais refinada de Qi, sendo útil para todo o organismo. O Qi torácico nutre o Coração (Xin) e o Pulmão (Fei), aumentando e promovendo suas funções, controla a fala e a força da voz, e promove a circulação sanguínea para as extremidades. O Qi torácico e o Qi original (Yuan Qi) auxiliam-se mutuamente O Qi torácico descende para auxiliar o Rim, e o Qi original flui em ascendência para auxiliar a respiração e catalisar o refinamento do Qi torácico em Zhen Qi (Qi verdadeiro)
  14. 14. Zhen Qi Zhen Qi (Qi Verdadeiro) 真= Verdadeiro É o estágio final do processo de refinamento e transformação do Qi Formado no Pulmão, a partir do Qi torácico, através da ação do Qi original. O Zhen Qi assume duas formas diferentes: Ying Qi (Qi nutritivo) Wei Qi (Qi Defensivo)
  15. 15. Ying Qi Ying Qi (Qi nutritivo): 营=Nutrição Energia de característica Yin. Circula internamente e obtém relações extremamente estreitas com o Xue (Sangue), fluindo com este para os vasos sanguíneos e naturalmente para os meridianos. Percorre com o Xue, a grande circulação energética, nutrindo os sistemas internos.
  16. 16. Wei Qi Wei Qi (Qi Defensivo) 卫= DefensivoCaracterística Yang, circula por todo o corpo, exteriormente pela pele e músculos. Sua principal função consiste em defender a superfície corpórea contra os fatores patogênicos externos (Xie). Além disso, aquece, hidrata e nutre parcialmente a pele e os músculos, controla a abertura e fechamento dos poros, regula a temperatura corpórea e aquece os Zang-Fu. Apesar de ser controlada pelo Pulmão, sofre grande influência tanto do Qi dos alimentos, quanto da Essência e do Qi original.
  17. 17. 血Xue (Sangue) O Xue é uma forma de Qi muito denso e material, havendo um relacionamento muito próximo entre eles, sendo o Xue a parte Yin e o Qi a parte Yang. O Qi gera, movimenta e controla o Xue, por isso é considerado o comandante do Sangue. Por outro lado, o Sangue nutre e providência a base material e “densa” ao Qi, sendo chamado “a mãe do Qi”.
  18. 18. Xue No Coração, através do Fogo do Coração, o Qi dos alimentos é transformado em Sangue, auxiliado pelo Qi original. Outra forma de produção de Xue ocorre através da formação da medula óssea pelo Jing do Rim (Shen). Parte do sangue que não é utilizado pelo organismo, é armazenada no Fígado (Gan), o qual libera o sangue em função das necessidades.
  19. 19. Xue O Xue tem a função de nutrir o organismo, complementar a ação nutriente do Qi e proporcionar o fundamento material para a Mente (Shen). Dessa forma o Xue envolve e abriga a Mente, permitindo que esta floresça .
  20. 20. ar Essência dos Alimentos (Gu Qi) Zhong Qi Zheng Qi Yuan (Verdadeiro) Wei Qi Ying Qi Ying (Nutrição) Sangue (Xue) Alimentos e bebidas Baço/Pâncreas Estômago Jing Medula Medula óssea Pulmão Tórax Coração e Pulmão Rins (Shen) Formação de Qi e Xue
  21. 21. Jing A Essência é como um fluido derivado de um processo de refinamento ou destilação, extraída de alguma base mais dura, sendo uma substância muito preciosa para ser cuidada e guardada. A Essência transforma-se lenta e gradualmente ao longo dos tempos, sendo estocada no Rim (Shen). Nos livros de Medicina Chinesa, é utilizado em três contextos diferentes com significados levemente distintos.
  22. 22. Jing Pré-celestial Representa a energia ancestral (genética), nutre o embrião e o feto durante a gravidez, sendo derivada do Rim da mãe. É a origem do Qi, Xue, Yin e Yang do corpo. O Jing ancestral não pode ser renovado, devendo ser preservado.
  23. 23. Jing Pós-celestial Conhecida como Essência adquirida, é formada após o nascimento através do Gu Qi (Qi dos alimentos) e do ar, podendo ser restabelecida.
  24. 24. Jing do Rim É um tipo específico de Qi, a qual deriva tanto da Essência pré-celestial como da pós-celestial, sendo parcialmente restabelecida pela Essência pós-celestial. Circula principalmente nos oito vasos extraordinários, determinando o crescimento, reprodução, desenvolvimento, maturação sexual, concepção e gravidez. Seu declínio natural durante a vida conduz a diminuição da energia sexual e fertilidade .
  25. 25. O Jing produz a medula, a qual é a matriz comum da medula óssea, do cérebro e da medula espinhal. O Jing e o Qi são considerados o fundamento material da Mente (Shen), e juntos formam os “Três Tesouros”, como são conhecidos pela Medicina Tradicional Chinesa
  26. 26. Shen Shen engloba mente (alma), espírito e essência. Tem dois aspectos:- Shen -Mente –indica a atividade do pensamento, consciência, insight e memória: todas dependem do coração. Shen -Espírito –indica o complexo de todos os cinco aspectos mentais, emocionais e espirituais do ser humano.
  27. 27. A (trans)formação do Shen
  28. 28. Jin Ye (Fluidos Corpóreos) 津液 Esses fluidos englobam a totalidade dos líquidos normais do corpo Abrangendo as diferentes secreções: Líquidos do estômago, das articulações, e também as excreções Ligadas aos Zang-Fu (Órgãos e Vísceras), por exemplo: Lágrima, suor e urina.
  29. 29. Os Fluidos (Jin) Parte leve, sutil e rara dos líquidos somáticos, circula na superfície do corpo, seguindo o Qi defensivo (Wei Qi), por isso está sob o controle do Pulmão.
  30. 30. Os Líquidos (Ye) Parte mais pesada, turva e viscosa dos líquidos somáticos, circula no interior do corpo, nos vasos seguindo o Qi nutritivo (Ying Qi) e nutrindo as articulações, cérebro e medula.
  31. 31. Jin Ye A principal função dos fluidos corpóreos é de lubrificar e alimentar o organismo A parte externa é reservada a ação dos Fluidos (Jin) e a interna dos Líquidos (Ye). Constitui o Xue (Sangue) e lhe fornece a parte aquosa, enriquece o Jing (Essência), a medula e o cérebro, e por fim, mantêm o equilíbrio do Yin e Yang, obtendo um bom funcionamento dos Zang-Fu.
  32. 32. Formação de Jin Ye Alimentos e bebidas BP e Estômago Separação em frações mais Densas e mais leves Jin Ye Impuro
  33. 33. Substâncias Fundamentais Substância Zang Fu Associados Funções Distribuição Qi P, R, BP Mover,aquecer,transformar,proteger, reter e nutrir Jing Luo e Xue Mai Xue C,F,BP Nutrir e umedecer Xue Mai e Jing Luo Jin Ye R,P,BP Umedecer e Nutrir Todo Corpo Jing R Ativar transformações, controlar crescimento, desenvolvimento e reprodução Vasos MaravilhososJing LuoArmazenada noMing Men Shen C Vitalizar corpo e Mente Reside no Xin
  34. 34. Aspectos Yin e Yang das Substâncias Fundamentais Substância Aspecto Yang Aspecto Yin Qi WeiAquecer e proteger: PELE, MÚSCULOS E SUPERFÍCIE DO CORPO Yong(Ying) Nutrir: ZANG-FU E TECIDOS Jin Ye JinUmedecer, aquecer e nutrir: PELE E MÚSCULOS YeUmedecer e nutrir : ZANG- FU, ARTICULAÇÕES,OSSOS, CÉREBRO E ORIFÍCIOS Jing FogoAquecimento e energização Ativação das transformações, crescimento,desenvolvimento, reprodução ÁguaFluidificação e Nutrição: Bases Materiais para formação de Medula, Cérebro e Xue.
  35. 35. Substâncias Fundamentais 2 Energias Renováveis : Ar e Alimentos 1 Energia Inata e não renovável: Jing A má produção, distribuição, circulação e o consumo exagerado ou desregrado dessas energias acarretam no surgimento de desequilíbrios que se manifestam em padrões.
  36. 36. Jing Luo –Circulação de energia JING:-Caminho, Via, Canal, Meridiano LUO:-Ramo, Conexão, Colateral, Rede JING LUO –Sistema ou rede de canais invisíveis que transportam o Qi e o Xue pelo corpo todo. Compara-se a rede hídrica, com suas nascentes, reservatórios subterrâneos, rios principais, afluentes e canais de conexão integrando todas as partes do corpo: Sistemas Internos –Órgãos (Zang) e Vísceras (Fu) aos membros Sistemas Internos entre si Dimensões do corpo entre si (alto e baixo, direita e esquerda, anterior e posterior, centro e periferia) Sistemas internos a órgãos sensoriais, zonas cutâneas específicas
  37. 37. Origem da Teoria dos Meridianos Empírica:-Acontecimentos envolvendo ferimentos e reações orgânicas Treinamentos Taoistas(Chi Gong):– experimentaram sensações de energia percorrendo determinados trajetos e ou visualizações de fibras luminosas em si próprios ou nos outros.
  38. 38. Meridianos Nomenclatura e Classificação Doze meridianos regulares ou principais ou ordinários Oito meridianos extraordinários Meridianos secundários O nome completo de cada um dos doze meridianos regulares é composto de três partes: Mão ou pé Yin (Taiyin, Shaoyin e Jueyin) ou yang (Taiyang, Yangming e Shaoyang) Um órgão zang-fu
  39. 39. Formas de união dos meridianos Alto e baixo –meridianos com as mesmas características yin ou yang e funções semelhantes Acoplados –meridianos com características yin ou yang contrárias, fazem parte do mesmo elemento
  40. 40. Distribuição dos 12 meridianos na superfície do corpo Curso próprio Bilaterais 3 Yin da mão 3 Yang da mão 3 Yin do pé 3 Yang do pé
  41. 41. Meridianos Ordinários P –Taiyin da mão BP –Taiyin do pé C –Shaoyin da mão R –Shaoyin do pé Pe (CS)–Jueyin da mão F –Jueyin do pé IG –Yangming da mão E –Yangming do pé ID –Taiyang da mão B –Taiyang do pé TA -Shaoyang da mão VB –Shaoyang do pé
  42. 42. Meridianos Secundários Meridianos Tendinomusculares: são 12, originando-se do ponto Ting dos meridianos principais Meridianos colaterais (Luo Longitudinais ou de Conexão):Cada um dos 12 meridianos regulares possui um colateral, estes, adicionados aos dois colaterais dos meridianos Du e Ren e ao colateral principal do baço, formam os 15 colaterais. Meridianos Luo Transversais: são 12, unem os canais de energia principais acoplados, com a finalidade de manter as relações interior/exterior e exterior/interior entre esses canais, isto é, unem os canais Yang aos canais Yin e vice-versa. Meridianos Distintos(Divergentes): têm origem no trajeto dos canais de energia principais conduzem energia defensiva (Wei), localizados num plano intermediário entre os MTM e os MP, penetram pelas grandes articulações (ombros, quadris, joelhos), apresentam pontos de junção, circulam na profundidade, nos órgãos e vísceras correspondentes, atravessam o coração e terminam todos no VG20.
  43. 43. Os 8 Meridianos Extraordinários Du Mai(administrar) Ren Mai(responsabilidade) Chong Mai(vital) Dai Mai(cinta) Yangqiao Mai(qiao = calcanhar) Yinqiao Mai Yangwei Mai(wei = conexão) YinweiMai
  44. 44. Pontos de Acupuntura Pontosdos14 Meridianos São361aotodo,paressimétricos(ReneDu–sozinhos).Algunspossuemfunçõesespecíficasesãoclassificadosdeacordocomsualocalizaçãoefunção:Yuan,Luo,Shu,Xi,Shudorsais,MuFrontais. Pontos Extraordinários Descobertosnotranscorrerdaprática.Temlocalizaçãodefinidamasnãoestãolistadosnossistemados14meridianos. PontosAshi Pontosdelicadosousensíveis,presentesemcertasdoenças.Nãopossuemnemnome,nemlocalizaçãodefinida.“Ondeexisteumpontodolorido,existeumpontodeacupuntura”(Neijing)
  45. 45. Metal –Intestino Grosso e Pulmão
  46. 46. Terra –Estômago e Baço Pâncreas
  47. 47. Fogo –Intestino Delgado e Coração
  48. 48. Fogo –Triplo Aquecedor e Pericárdio
  49. 49. Água -Bexiga e Rim
  50. 50. Madeira –Vesícula Biliar e Fígado
  51. 51. VG e VC
  52. 52. Boa Sorte!

×