Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Estudo de caso pag 50

estudo de caso

  • Login to see the comments

  • Be the first to like this

Estudo de caso pag 50

  1. 1. Por: Johanna Lancheros ESTUDO DE CASO Página 50
  2. 2. PROBLEMAS ECOLÓGICOS NA COLÔMBIA.
  3. 3. Atualmente a Colômbia é o segundo país com mais conflitos ambientais, com 72 casos resenhados, e na América Latina ocupa o primeiro lugar. Para o meu conceito é algo embaraçoso para um dos mais diversos países do mundo. Mineração, hidrelétricas e agroindústrias são parte das empresas que vêm com os seus projetos e criem conflitos com as comunidades locais sobre o uso de recursos naturais, como rios e pântanos. 47% dos conflitos no país são causados pela mineração de carvão e ouro. Como se pode ver na foto este rio praticamente desapareceu por causa da mineração ilegal. (Rio Zaragoza- Valle del Cauca)
  4. 4. Outros conflitos são desvio do Rio Rancheria em La Guajira, a construção da hidrelétrica “El Quimbo” e mineração Marmato, em Caldas. Bogotá não escapa os problemas ecológicos pedreiras Holcim, Cemex, no sul da cidade, têm perturbado bairros vizinhos, de acordo com um estudo da exploração de cascalho e areia de 319 hectares, atinge o rio Tunjuelito afetando os habitantes desta área.
  5. 5. Recentemente, a tragédia da seca Casanare foi o mais falado nos últimos meses, onde centenas de chigüiros morreram e outros que estão morrendo de sede por conta da seca, no entanto, este problema tem servido como uma maneira de abrir os olhos das pessoas a perceber a extensão dos problemas ambientais que o país enfrenta. Mineração na Colômbia é a principal fonte de despojo dos recursos da natureza e que o governo tem o dilema de como lidar com o desenvolvimento econômico e conservação dos recursos naturais. É triste saber que parte do desenvolvimento econômico do país tem sido à custa da destruição de recursos naturais e grande parte desse problema é em consequência da debilidade institucional do setor ambiental.

×