FíSica Mode

781 views

Published on

Published in: Technology
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
781
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
16
Actions
Shares
0
Downloads
26
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

FíSica Mode

  1. 2. É a denominação dada ao conjunto de teorias surgidas no começo do século XX, principiando com a Mecânica quântica e a Teoria da relatividade, destas duas teorias resultaram drásticas alterações no entendimento das noções do espaço, tempo, medida, causalidade, simultaneidade , trajetória e localidade.
  2. 3. É a denominação dada ao conjunto de duas teorias científicas:Teoria da relatividade restrita ou espacial e Teoria da relatividade geral.Ele trocou os conceitos independentes de espaço e tempo da Teoria de Newton pela idéia de espaço-tempo como uma entidade geométrica. Relatividade restrita : publicada pela primeira vez por Albert Einstein em 1905, descreve a física do movimento na ausência de campos gravitacionais Relatividade geral : a nova teoria leva em consideração as idéias descobertas na relatividade restrita sobre o espaço e o tempo e propõe a generalização do princípio da relatividade do movimento de referenciais em movimento uniforme para a relatividade do movimento mesmo entre referenciais em movimento acelerado.
  3. 4. A física quântica surgiu inicialmente com Einstein e Planck em 1901. POSTULADOS DE EINSTEN: -Einstein usa a mesma teoria para resolver o efeito fotoelétrico e propõe que na realidade a luz é uma partícula denominada quantum de luz ou fóton , e que a energia da partícula é proporcional a freqüência da onda de luz. POSTULADOS DE PLANCK: -Planck lança a teoria de que a física que até então era contínua era na verdade discreta. -ele disse que na radiação de corpo negro a energia era emitida em pacotes, chamados de quanta , e que a energia dos pacotes eram proporcionais a freqüência.
  4. 5. ~ Modelo de Dalton: nesse modelo ele propôs que o átomo era uma minúscula esfera maciça, impenetrável, indestrutível, indivisível e sem carga, que todos os átomos de um mesmo elemento químico são idênticos,para ele o átomo era um sistema contínuo.Seu modelo atômico foi chamado de modelo atômico da bola de bilhar.
  5. 6. ~ Modelo de Thomson: nesse modelo ele propôs que os átomos não fossem maciços e sim um fluido com carga positiva no qual estavam dispersos de maneira homogenia as partículas negativas,chamadas elétrons. Foi chamado também de pudim de passas,em que a massa do pudim seria o corpo pesado e positivo e as passas seriam as partículas leves e negativas.
  6. 7. ~ Modelo de Rutherford: nesse modelo ele descobriu que quase toda massa do átomo gira em torno de uma região cerca de 10.000 vezes menor que o tamanho do átomo, o núcleo.Ele ficou conhecido como o Modelo planetário por sua semelhança com o Sistema solar.
  7. 8. ~ Modelo de Bohr: nesse modelo ele disse que os elétrons deveriam girar em órbitas específicas com níveis energéticos bem definidos. Que poderia haver a emissão ou absorção de pacotes discretos de energia chamados de quanta ao mudar de órbita.
  8. 9. Louis de Broglie diz que tudo no universo se move como onda e troca energia como partícula. OBESERVAÇÕES: O “VERMELHO”NÃO PRODUZ EFEITO,MESMO COM ALTA INTENSIDADE,E O “VIOLETA” PRODUZ EFEITO MESMO COM BAIXA INTENSIDADE. QUANTIDADE DE MOVIMENTO E COMPRIMENTO DE ONDA SÃO INVERSAMENTE PROPORCIONAIS .
  9. 10. É a emissão de elétrons por um material, geralmente metálico, quando exposto a uma radiação eletromagnética (como a luz) de freqüência suficientemente alta, que depende do material. Ele pode ser observado quando a luz incide numa placa de metal, literalmente arrancando da placa elétrons. Os Elétrons que giram à volta do núcleo são aí mantidos por forças de atração. Se a estes for fornecida energia suficiente, eles abandonarão as suas órbitas. A ocorrência do efeito depende de uma freqüência mínima, quanto maior a intensidade da luz, maior o número de elétron arrancados, e quanto maior a freqüência os elétrons são arrancados com maior energia. GAMA RAIO X ULTRAVIOLETA Violeta Anil Azul Verde Amarelo Laranja Vermelho INFRAVERMELHO MICROONDAS RÁDIO Ordem de energia visível
  10. 11. Podemos relacionar a física moderna com o fato de o interruptor de luz “brilhar no escuro”. Dalton explicou que os elétrons das camadas mais internas ao se excitarem migram para camadas mais externas dos átomos, acumulando energia. Ao voltarem para as camadas de origem, tais elétrons liberam esta energia acumulada em forma de luz.
  11. 12. Douglas, Jéssica, Khim e Vanessa Viana

×