Defeitos de visão

5,303 views

Published on

Defects of vision
Defeitos de visão

Published in: Education
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
5,303
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
11
Actions
Shares
0
Downloads
54
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Defeitos de visão

  1. 1. Trabalho realizado por: Filipe Major 8ªA nº13
  2. 2. Os nossos olhos ou também conhecidos por detectores de luz são aparentemente parecemsimples mas o mecanismo da visão é um pouco complexo.Nós podemos dizer que o nossos olhos são uma maquina fotográfica já que funcionam deforma semelhante:O sistema córnea/cristalino funciona tal e qual como uma lente convergente .A ajuda dos músculos são essenciais já que o cristalino muda a sua curvatura para poderfocar uma imagem dos objectos de retina. Para ser mais especifico o nosso olho muda decampo de visão para poder focar uma imagem ou um objecto.O sistema pupila/ íris é em certa parte parecido com o diafragma, já que controla aentrada da radiação solar e da luz.A retina é onde se forma a imagem e desempenha um papel tão interessante comocomplexo, porque não só reage á luz e selecciona as informações que são enviadas aocérebro através do nervo óptico.
  3. 3. O que é Astigmatismo? É uma deficiência visual, causada pelo formato irregular da córnea ou do cristalino formando uma imagem em vários focos que se encontram em eixos diferenciados. Uma córnea normal é redonda e lisa. Nos casos de astigmatismo, a curvatura da córnea é mais ovalada, como uma bola de futebol americano. Este desajuste faz com que a luz se refracte por vários pontos da retina em vez de se focar em apenas um. Para as pessoas que sofrem de astigmatismo, todos os objectos - tanto próximos como distantes - ficam distorcidos. As imagens ficam embaçadas porque alguns dos raios de luz são focalizados e outros não. A sensação é parecida com a distorção produzida por um pedaço de vidro ondulado. O astigmatismo é hereditário e pode ocorrer em conjunto com a miopia ou a hipermétrope.Um astigmatismo ligeiro pode desenvolver-se ao longo dos anos, devido à alteração da curvatura da córnea, provocada pelos milhares de pestanejas diários. Pessoas que sofrem de astigmatismo podem corrigir sua visão com o uso de uma lente oftálmicachamada tórica ou cilíndrico (que faz com que os raios de luz se concentrem em um plano único), em óculos ou lentes de contacto. Podem, ainda, se valer de cirurgia a laser
  4. 4. Nós temos vários tipos de astigmatismo, uns maiores que os outros.Estes são os vários tipos de Astigmatismo:a) Astigmatismo irregularb) Astigmatismo regularc) Astigmatismo corneal – devido a uma irregularidade na córnead) Astigmatismo lenticular – devido a lentes de formato irregulare) Astigmatismo simples complexof) Astigmatismo hipermétrope simplesg) Astigmatismo hipermétrope complexoh) Astigmatismo compostoi) Astigmatismo mistoj) Astigmatismo miopia compostok) Astigmatismo miopia difícil simples
  5. 5. A miopia é uma anomalia refractiva com um grau de incidência cada vez maior. Para isso muito contribuem as tarefas visualmente exigentes de trabalho prolongado utilizando apenas a visão de perto. O sistema visual não está biologicamente preparado para tais exigências que, continuamente repetidas, conduzem ao desenvolvimento de problemas visuais, entre eles, a miopia. A miopia constitui uma fonte de muita preocupação para quem é por ela afectado e, particularmente para os pais de crianças com miopia. A miopia cria maior ansiedade queoutros problemas visuais devido à sua maior tendência para aumentar, com a consequente diminuição da acuidade visual e a crescente dependência dos óculos ou das lentes de contacto. Já agora, um míope não tem só desvantagens. por exemplo, um míope com cerca de 2 a 3 dioptrias, tem uma óptima visão ao perto e, enquanto os não míopes por volta dos quarenta e cinco anos começam a necessitar cada vez mais de ajuda óptica para ler, a ele bastar-lhe-á tirar os óculos que necessita para ver ao longe. A visão ao perto conserva-se boa e sem alterações.
  6. 6. A catarata é a opacificação do cristalino que compromete a visão. A catarata produz umaperda de visão indolor e progressiva. A sua causa normalmente é desconhecida, embora ela algumas vezes seja resultante da exposição aos raios X ou à luz solar intensa, de doenças oculares inflamatórias, de certos medicamentos (por ex., corticosteróides) ou decomplicações de outras doenças (p.ex., diabetes). A catarata é mais comum nos indivíduos idosos, mas algumas crianças podem nascer com catarata (catarata congênita).
  7. 7. Retinopatia Diabética é uma complicação do diabetes, caracterizada pelo nível alto de açúcar no sangue, que provoca lesões definitivas nas paredes dos vasos que nutrem a retina. Em consequência, ocorre vazamento de líquido e sangue no interior do olho, desfocando a visão. Com o tempo, a doença se agrava e os vasos podem se romper, caracterizando a hemorragia vítrea podendo levar ao descolamento da retina. O diabetes pode ainda causar o surgimento de vasos sanguíneos anormais na íris, ocasionando o Glaucoma. A Retinopatia Diabética apresenta comportamento mais agressivo, com risco de perda da visão, nos pacientes insulino-dependentes. O controle rigoroso do Diabetes Mellitus,caracterizado pela deficiência da insulina, retarda o aparecimento e reduz a progressão da doença. Uma vez instaladas, as alterações retinianas não se modificam significativamente com a normalização da glicemia, necessitando de tratamento oftalmológico específico.
  8. 8. http://www.portalsaofrancisco.com.br/ http://www.wikipedia.org/

×