03 - Session, Viewstate e Controles de Validação

1,048 views

Published on

Aula em que foram abordados os conceitos de variáveis de sessão, viewstate e os controles de validação.

Published in: Technology
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,048
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

03 - Session, Viewstate e Controles de Validação

  1. 1. 03 - Session,ViewState e Controles deValidação
  2. 2.  Gerenciamento de Estado  O que é?  Qual é o seu objetivo?  Session  ViewState  Controles deValidação  O que são?  Quais são os seus objetivos?  CompareValidator  CustomValidator  RangeValidator  RegularExpressionValidator  RequiredFieldValidator  ValidationSummary  Tópicos de Esclarecimento  Exercício  Dicas de Estudo  Agradecimento
  3. 3.  O que é?  Gerenciamento de Estado é um recurso utilizado para preservar os dados de um controle ou até mesmo da página quando esta passa por um Postback (envio da página e seu conteúdo para o servidor para processamento das informações e o retorno da mesma para a realização de nova operação).  Qual é o seu objetivo?  Salvar os dados temporariamente para utilização posterior dos mesmos em operações nas quais eles são necessários. Para isso, é possível utilizar diversos recursos para o armazenamento desses valores. No nosso mini-curso, veremos como trabalham asVariáveis de Sessão (Session) e os Estados de Exibição (ViewState).
  4. 4.  Session  As Variáveis de Sessão permitem armazenar informações a nível de usuário, ou seja, o usuário pode utilizar dessas informações durante todo o tempo em que ele está conectado no Site/AplicaçãoWeb.  Pode ser utilizado, por exemplo, para ajudar na implementação de autenticação de usuários (login).  Possui um identificador (chave) que fica entre colchetes, podendo este ser um número ou uma string, e um valor, que fica depois do sinal de igualdade. Ex.: Session[“Nome”] = “Filipe”;
  5. 5.  ViewState  Os Estados de Exibição são responsáveis por manter automaticamente o valor dos controles no servidor durante os Postbacks pelos quais as páginas passam. Ele é um campo oculto ao usuário.  Possui um identificador que fica entre colchetes, podendo este ser uma string apenas, e um valor, que fica depois do sinal de igualdade. Ex.: ViewState[“Nome”] = txtNome.Text;
  6. 6.  O que são?  São controles que visam automatizar o processo de validação dos dados que são informados pelo usuário em um projeto.  Quais são os seus objetivos?  Facilitar a implementação do processo de validação dos dados informados por meio de componentes, atividade esta que, no ASP clássico (3.0 e anteriores), era feita por meio de muita codificação em JavaScript.
  7. 7.  CompareValidator  Utilizado para comparar o valor de um controle com outro ou com um valor já estabelecido.  Principais Propriedades  ControlToCompare: controle com o qual o valor será comparado.  ControlToValidate: controle que será validado.  ErrorMessage: mensagem a ser exibida quando for usado oValidationSummary.  Text: texto exibido pelo controle na página, quando a validação não for aprovada.  Operator: condição de validação a ser avaliada.  ValueToCompare: é um valor constante. É usado quando se deseja comparar o valor informado no controle com o que foi informado nesta propriedade. Vale salientar que essa propriedade é usada em conjunto com a propriedade Operator.
  8. 8.  CustomValidator  Utilizado quando há a necessidade de criar uma regra de validação personalizada.  Principais Propriedades  ControlToValidate: controle que será validado.  ErrorMessage: mensagem a ser exibida quando for usado oValidationSummary.  Text: texto exibido pelo controle na página, quando a validação não for aprovada.  ClientValidationFunction: função de script do lado do cliente (JavaScript ou similares) utilizada na validação do registro.
  9. 9.  RangeValidator  Verifica se o valor informado em um controle está dentro de um intervalo estabelecido.  Principais Propriedades  ControlToValidate: controle que será validado.  ErrorMessage: mensagem a ser exibida quando for usado oValidationSummary.  Text: texto exibido pelo controle na página, quando a validação não for aprovada.  MaximumValue: valor máximo que será aceito pelo controle.  MinimumValue: valor mínimo que será aceito pelo controle.  Type: tipo de valor que será levado em conta para comparação do registro informado.
  10. 10.  RegularExpressionValidator  Usa expressões regulares para validar o registro informado no controle.  Principais Propriedades  ControlToValidate: controle que será validado.  ErrorMessage: mensagem a ser exibida quando for usado oValidationSummary.  Text: texto exibido pelo controle na página, quando a validação não for aprovada.  ValidationExpression: expressão regular que irá determinar a validação do registro. Pode ser uma expressão informada pelo usuário (Custom) ou qualquer outra que já vem disponível para uso (demais expressões regulares).
  11. 11.  RequiredFieldValidator  Usado para exigir a digitação de um valor em um determinado campo.  Principais Propriedades  ControlToValidate: controle que será validado.  ErrorMessage: mensagem a ser exibida quando for usado oValidationSummary.  Text: texto exibido pelo controle na página, quando a validação não for aprovada.  InitialValue: valor inicial a ser contado para a validação. É bom para utilizar em conjunto com o controle DropDownList, por exemplo, quando a seleção de um valor é item obrigatório para a realização de um processo.
  12. 12.  ValidationSummary  Cria um sumário com todos os erros encontrados nos outros controles de validação.  Principais Propriedades  DisplayMode: modo de exibição dos itens do sumário (parágrafo, lista ou lista com marcadores).  ShowMessageBox: usada para exibir a lista de erros na forma de caixa de mensagens.  ShowSummary: usada para mostrar a lista de erros na própria página.
  13. 13.  Gerenciamento de Estado  É possível especificar o tempo de duração de uma Session, a partir da propriedade TimeOut da mesma. Ex.: Session.Timeout = número de minutos. Por padrão, esse valor é igual a 20, ou seja, a sessão dura 20 minutos.  Para encerrar uma Session, é só utilizar o método Abandon(). Ex.: ao efetuar o logout do sistema, é só usar Session.Abandon() no evento responsável pelo mesmo que os dados armazenados serão excluídos.  Diferente da Session, o ViewState não permite a transferência de seu valor entre as páginas do Site/AplicaçãoWeb.
  14. 14.  Gerenciamento de Estado e Controles deValidação  http://msdn.microsoft.com/pt-br/default.aspx  http://www.macoratti.net  http://www.devmedia.com.br  http://www.linhadecodigo.com.br  Expressões Regulares  http://guia-er.sourceforge.net/ - Guia de Consulta Grátis

×