Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Risibelle cruz

2,232 views

Published on

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Risibelle cruz

  1. 1. Cabo Verde Nome:Risibelle Cruz Professor:Silvia Brito Ano:9ªCEF|SM
  2. 2. *Meu País Está Localizado* Cabo Verde é um arquipélago localizado ao largo da costa da África Ocidental. As ilhas vulcânicas que o compõem são pequenas e montanhosas. Existe um vulcão ativo, na ilha do Fogo, que é igualmente o ponto mais elevado do arquipélago, com 2829 m. O país é constituído por 10 ilhas, das quais 9 habitadas, e vários ilhéus desabitados, divididos em dois grupos
  3. 3. * Características Geográficas do meu País* Norte, as ilhas de Barlavento. Relacionando de oeste para leste: Santo Antão, São Vicente, Santa Luzia (desabitada), São Nicolau, Sal e Boa Vista. Pertencem ainda ao grupo de Barlavento os ilhéus desabitados de Branco e Raso, situados entre Santa Luzia e São Nicolau, o ilhéu dos Pássaros, em frente à cidade de Mindelo, na ilha de São Vicente e os ilhéus Rabo de Junco, na costa da ilha do Sal e os ilhéus de Sal Rei e do Baluarte, na costa da ilha de Boa Vista;* ao sul, as ilhas de Sotavento. Enumerando de leste para oeste: Maio, Santiago, Fogo e Brava. O ilhéu de Santa Maria, em frente à cidade de Praia, na Ilha de Santiago; os ilhéus Grande, Rombo, Baixo, de Cima, do Rei, Luiz Carneiro e o ilhéu Sapado, situados a cerca de 8 km da ilha Brava e o ilhéu da Areia, junto à costa dessa mesma ilha.* As maiores ilhas são a de Santiago a sueste, onde se situa a capital do país, Praia e a ilha de Santo Antão, no extremo noroeste. Praia é também o principal aglomerado populacional do arquipélago, seguida pelo Mindelo, na ilha de São Vicente.
  4. 4. Clima do meu PaísO arquipélago de Cabo Verde está localizado na zonasub-saheliana, com um clima árido ou semi-árido. Ooceano e os ventos alíseos moderam a temperatura. Amédia anual raramente é superior a 25 °C e não desceabaixo dos 20 °C. A temperatura da água do mar variaentre 21 °C em Fevereiro e 25 °C em Setembro.As estações do ano são fundamentalmente duas: aságuas e as-secas ou tempo das brisas.A estação chuvosa, de Agosto a Outubro, é muitoirregular e geralmente com fraca pluviosidade, emespecial nas ilhas de São Vicente e Sal, onde tem havidovários anos seguidos sem chuva. As ilhas maisacidentadas, como Santo Antão, Santiago eFogo, beneficiam de maior pluviosidades.A estação mais seca, de Dezembro a Julho, écaracterizada por ventos constantes. A chamada brumaseca, trazida pelo vento harmatão das areias doSaara, chega a provocar a interrupção dos serviços nosaeroportos.
  5. 5. Pontos extremosN Norte: Ponta do Sol, na ilha de Santo Antão 17° 11′N 25° 05′ W S Sul: Ponta Nhô Martinho, na ilha Brava 14° 49′ N24° 42′ W E Leste: Ilhéu do Roque, na ilha da Boa Vista 16° 05′N 22° 40′ W W Oeste: Ponta Chão de Morgado, na ilha de SantoAntão 17° 03′ N 25° 21′ W H Altitude máxima: Pico do Fogo, na ilha do Fogo(2.829 m alt.) 14° 57′ N 24° 20′ W
  6. 6. Política de Cabo VerdeCabo Verde é uma república democrática semipresidencialista(parlamentarismo mitigado), com regime multipartidário. O governo ébaseado na constituição de 1980, que institui o regime de partidoúnico, revista em 1990 para introduzir o multipartidarismo e em 1992para ajustá-la na totalidade com os valores da democraciamultipartidária. As eleições são presidenciais (para eleger o Presidenteda República) e legislativas (para eleger os deputados nacionais), quesão eleitos para mandatos de cinco anos. O presidente do partido commaioria na Assembleia Nacional (Parlamento) é empossado comoPrimeiro-ministro. Em 2011 foram realizadas duas eleições, as Legislativasa 6 de Fevereiro que deram a vitória ao PAICV com maioria absoluta, eas presidenciais em 7 de Agosto (Primeira volta) e 21 de Agosto (segundavolta) que deram a vitória a Jorge Carlos Fonseca (apoiado pelo MPD)sobre o candidato Manuel Inocêncio de Sousa (apoiado peloPAICV), tornando a primeira vez na história do país em que oPresidente da República e o Governo são apoiados por Partidosdiferentes.O Presidente da República, a Assembleia Nacional e o Conselho Superiorda Magistratura Judiciária (esses também eleitos pela AssembleiaNacional) participam na eleição dos membros do Supremo Tribunal daJustiça.
  7. 7. *Ambiente do meu País Algumas plantas Alguns animais* Brochm. (Scrophulariaceae) * Fauna* Aipo; Lavandula rotundifolio Benth. (Lamiaceae)* Alecrim-Brabo; Campylanthus glaber Benth. ssp. * Fauna marinha glaber (Scrophulariaceae)* Alecrim-Brabo-de-Folha-Gorda; Campylanthus glaber * As tartarugas ssp. spathulatus Chev. (Scrophulariaceae)* Balsâmo; Umbilicus schmidtii Bolle (Crassulaceae) * pardal de* Bruta; Cocculus pendulus (Forst. fil.) Diels algodoeiro, pardal da (Menispermaceae) barbaria, passarinha de* Carex; Carex antoniensis Chev. (Cyperaceae)* Carex; Carex paniculata ssp. hansenii Lewejoh. & pena azul, corvo, garças Lobin (Cyperaceae) e calhandra do ilhéu* Carqueja; Limonium braunii (Bolle) A. Chev. (Plumbaginaceae) Raso.* Carqueja; Limonium brunneri (Webb) Kuntze (Plumbaginaceae)* Carqueja; Limonium jovi-barba (Webb) Kuntze (Plumbaginaceae)* Carqueja-de-Santiago; Limonium Iobinii N. Kilian & Leyens (Plumbaginaceae)* Contra-Bruxa-Azul; Campanula jacobaea Chr. Sm. ex Webb (Campanulaceae)
  8. 8. *A Capital meu País* A capital de Cabo Verde é a cidade da Praia na Ilha de Santiago que, juntamente com o Mindelo, na Ilha de São Vicente, são as duas cidades principais do País. Até 2005 Cabo Verde contava com 17 concelhos. No primeiro semestre de 2005 foi aprovada pela Assembleia Nacional cabo-verdiana a constituição de cinco novos concelhos, resultando nos catuais 22 concelhos, distribuídos pelas 9 ilhas habitadas do arquipélago:
  9. 9. *Costumes e Tradições* Carnaval festival mais famoso em Cabo Verde é o Carnaval, normalmente realizada maioria das ilhas em fevereiro, perto da quarta feira de cinza.* Tabanka é uma tradição anual desde o século 18 e é um reflexo da passagem de Cabo Verde ao longo da história.* O festival de música da Baía das Gatas é realizada na praia ao longo de um fim de semana prolongado em agosto de perto a lua cheia* O festival de São João é um caso passional envolvendo dança folclórica, cantando e festas de rua
  10. 10. *Governo do meu País* Cabo Verde é uma república democrática semipresidencialista (parlamentarismo mitigado), com regime multipartidário. O governo é baseado na constituição de 1980, que institui o regime de partido único, revista em 1990 para introduzir o multipartidarismo e em 1992 para ajustá-la na totalidade com os valores da democracia multipartidária. As eleições são presidenciais (para eleger o Presidente da República) e legislativas (para eleger os deputados nacionais), que são eleitos para mandatos de cinco anos. O presidente do partido com maioria na Assembleia Nacional (Parlamento) é empossado como Primeiro-ministro. Em 2011 foram realizadas duas eleições, as Legislativas a 6 de Fevereiro que deram a vitória ao PAICV com maioria absoluta, e as presidenciais em 7 de Agosto (Primeira volta) e 21 de Agosto (segunda volta) que deram a vitória a Jorge Carlos Fonseca (apoiado pelo MPD) sobre o candidato Manuel Inocêncio de Sousa (apoiado pelo PAICV), tornando a primeira vez na história do país em que o Presidente da República e o Governo são apoiados por Partidos diferentes.O Presidente da República, a Assembleia Nacional e o ConselhoSuperior da Magistratura Judiciária (esses também eleitos pelaAssembleia Nacional) participam na eleição dos membros doSupremo Tribunal da Justiça.
  11. 11. *Economia do meu País* Em Cabo Verde, o debate em torno do dia do trabalho não poderia ser diferente. Neste país africano, questões relacionadas às condições de vida dos assalariados foram levantadas e problematizadas pelas organizações sindicais, revelando uma nítida insatisfação, sobretudo, com a condução econômica do governo nacional. A crise chegou e Cabo Verde sentiu os seus reflexos, mas ainda eu tenho para mim que a maioria da população ainda não a interiorizou. Os sinais foram mais que alguns. Os parceiros tradicionais diminuíram as suas ajudas. Obras estruturantes foram suspensas. O número de bolsas de estudos, concedidas por países amigos, diminuiu. Câmaras municipais a declararem não terem mais condições de suportar os custos do ensino superior e profissional.* Porém, entre outros tantos, o sinal mais alarmante chegou da boca dos responsáveis de instituições que prestam solidariedade social. Numa recente reportagem transmitida pela TCV, ficaram à nu as carências e fragilidades destas instituições, bem como as dificuldades, cada vez mais extremas, destas cumprirem com o essencial da sua missão, atendendo os mais necessitados.
  12. 12. *Turismo no meu PaísILHA DE SALEsta plana ilha deserta, lugar onde fica o aeroporto internacional, é umdestino típico. A localidade de Santa Maria é quem atende e recebe. Osviajantes independentes podem dirigir-se à principallocalidade, Espargos, onde não há nenhuma dificuldade para encontraralojamento ou restaurante e onde a juventude ainda passeia cada noite.ILHA DE SANTO ANTÃOEsta é a mais verde das ilhas, sobretudo no lado norte; aliás, o sul é bastanteseco. As montanhas do centro estão cheias de uma bela vegetação de altospinhos africanos, plantados em 1950 e entre os quais descobre-se algumascasas. Devido à conservação de seu meio ambiente, que tem permitido umaalta percentagem de sua população ficar nela, é das menos estragadas detodas as ilhas. Recomenda-se fazer uma excursão desde Porto Novo atéRibeira Grande para viver a experiência de dirigir sobre a parte mais alta doDelgadinho, uma crosta rochosa onde pode-se dar uma olhada a um abismode quase 1.000 metros de altitudeRibeira Grande é a cidade mais importante da ilha e nela existem várioshotéis e alojamentos agradáveis onde ficar.A localidade de Paúl é uma das maiores atrações da ilha. Nela encontra-seuma arquitetura portuguesa perfeitamente conservada, embora ninguémseja capaz de lembrar a época em que viveram os portugueses. A água éabundante, há palmeiras e praias rochosas, e um canyon para o centromontanhoso da ilha
  13. 13. ILHA DE SÃO TIAGO Esta é a ilha principal e o lugar onde encontra-se a capital, Praia. Não é a mais bonita das duas cidades do arquipélago, mas é um agradável lugar com seu centro plantado sobre uma planície rochosa conhecida como Platô. Dispõe de duas praias, Praia-mar e Quebra-Canela, ao oeste do centro rochoso, onde têm suas casas a maioria dos estrangeiros. A uns 20 quilômetros para o interior, desde Praia, encontra-se a localidade de São Domingos, o vale agrícola mais próximo à cidade. São Jorge é um belo vale não longe de São Domingos. Aqui encontra-se o complexo nacional de ordenadores, uma escola de agricultura da FAO e a presidência da vila. O segundo assentamento maior da ilha, no extremo norte, é Tarrafal, famosa pelas praias e os antigos campos de concentração para presos políticos portugueses. Pode-se chegar de ônibus desde Praia (80 quilômetros).Ilha de SÃO VicenteA cidade de Mindelo, talvez a mais bela do arquipélago, é umareminiscência de uma cidade de províncias portuguesa, embora tambémcom claras influências britânicas. Cruzando a rua desde o parque centralhá um centro de artesanato e galeria de arte. Se é possível, recomenda-se visitar Mindelo em finais de fevereiro, quando os locais do lugar seorgulham de si próprios e de sua mini versão dos "Carnavais do Rio".
  14. 14. *O prato tradicional de Cabo Verde* 4 xícaras de milho batido Cachupa* • 200 g de feijão* • 200 g de carne bovina* • 300 g de pés de porco* • 200 g de bacon* • 2 batatas grandes* • 4 chouriços* • 2 mandiocas* • 2 batatas doces* • 200 g de couve* • 2 cebolas* • 2 folhas de louro* • 2 dentes de alho* • Azeite a gosto
  15. 15. *A historia da Cachupa.* Cachupa é um prato típico da gastronomia de Cabo Verde. Cachupa frita Distingue-se entre Cachupa Rica Quando a cachupa é deixada engrossar de um dia para o (elaborada com vários tipos de carne), outro e é, depois, aquecida e refogada numa frigideira, o e Cachupa Pobre (feita apenas com prato resultante é conhecido como cachupa frita, cachupa peixe). A distinção entre os tipos de refogada ou cachupa guisado. Cachupa tem a ver com o facto de a Esta cachupa pode ser servida como pequeno-almoço, com Rica conter carne, o que torna o prato ovo estrelado e linguiça. mais caro, e apenas acessível à É ainda possível encontrar a cachupa refogada servida com população com mais meios. peixe seco frito.* Para além da carne ou do peixe, a cachupa é elaborada com feijão e milho estufados, servidos, por vezes, separados dos restantes legumes cozidos. Entre estes últimos podem contar-se a batata cozida e a banana cozida. A carne e o peixe podem também ser servidos em
  16. 16. *Música de Cabo VerdeNa música, há diversos gêneros musicais próprios, dosquais se destacam a morna, o funaná e a coladeira.Cesária Évora é a cantora cabo-verdiana maisconhecida no mundo, conhecida como a "diva dos pésdescalços", pois gosta de se apresentar no palco assimO sucesso internacional de Cesária Évora fez com queoutros artistas cabo-verdianos, ou descendentes decabo-verdianos nascidos em Portugal, ganhassem maiorespaço no mercado musical.[carece de fontes] Exemplos Cesária Évoradisso são as cantoras Sara Tavares e Lura.O povo cabo-verdiano é conhecido por suamusicalidade, bem expressa por manifestaçõespopulares como o Carnaval de Mindelo, cujaimportância faz com que a cidade seja conhecida nosdias dos festejos momescos como "Brazilim" (ou"pequeno Brasil
  17. 17. *Religião do meu PaísIgreja de Nossa Senhora da Luz, São Vicente.A liberdade de religião é garantida pela Constituição erespeitada pelo governo. Há boas relações entre asdiversas confissões religiosas.Os cabo-verdianos são nominalmente de maioriaCatólica Romana (mais de 90%). Outras denominaçõescristãs também estão implantadas em Cabo Verde,com destaque para os protestantes da Igreja doNazareno e da Igreja Adventista do Sétimo Dia, assimcomo a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos ÚltimosDias (Mórmons), Assembleia de Deus]], outros grupospentecostais e adventista. Há pequenas minoriasmuçulmanas e da Fé Bahia. A Igreja Universal do Reinode Deus também tem seguidores em Cabo Verde.Os rebelados são um pequeno grupo católicotradicionalista específico de Cabo Verde.Embora não se trate de uma religião, a doutrinafilosófica do Racionalismo Cristão, com origem noBrasil, tem também adeptos em Cabo Verde,nomeadamente em São Vicente e na Cidade da Praia
  18. 18. *A Cultura do meu PaísEm todos os seus aspetos, a cultura de Cabo Verdecaracteriza-se por uma miscigenação de elementoseuropeus e africanos. Não se trata de um somatóriode duas culturas, convivendo lado a lado, massim, um terceiro produto, totalmentenovo, resultante de um intercâmbio que começouhá quinhentos anos.O caso cabo-verdiano pode ser situado no contextocomum das nações africanas, no qual as elites, quequestionaram a superioridade racial e culturaleuropeia e que, em alguns casos, empreenderamuma longa luta armada contra o imperialismoeuropeu e pela libertação nacional, utilizam hoje odomínio dos códigos ocidentais como principalinstrumento de dominação interna.
  19. 19. *Língua do meu PaísA língua oficial é o português, usada nas escolas, naadministração pública, na imprensa e nas publicações.A língua nacional de Cabo Verde, a língua do povo, é o crioulocabo-verdiano (criol, kriolu). Cabo Verde é formado por dez ilhas(nove habitadas) e cada ilha tem um crioulo diferente. O criouloestá oficialmente em processo de normalização (criação dumanorma) e discute-se a sua adoção como segunda línguaoficial, ao lado do português. Exemplos para o crioulo: Poemas de Sérgio Frusoni (Crioulo deSão Vicente), Cabo Verde é membro da Comunidade dos Países de LínguaPortuguesa (CPLP). Cabo Verde é país-sede de um organismo da CPLP, o InstitutoInternacional da Língua Portuguesa (IILP). Apesar de Cabo Verde pertencer à Francofonia, não se trata deum país francófono. O inglês e o francês são leccionados no ensino secundário. Existe uma comunidade de imigrantessenegaleses, especialmente na ilha do Sal, que fala também ofrancês.
  20. 20. * Pontos extremosPontos extremos do meu País N Norte: Ponta do Sol, na ilha deSanto Antão 17° 11′ N 25° 05′ W S Sul: Ponta Nhô Martinho, na ilhaBrava 14° 49′ N 24° 42′ W E Leste: Ilhéu do Roque, na ilha daBoa Vista 16° 05′ N 22° 40′ W W Oeste: Ponta Chão de Morgado,na ilha de Santo Antão 17° 03′ N25° 21′ W H Altitude máxima: Pico do Fogo,na ilha do Fogo (2.829 m alt.) 14°57′ N 24°w
  21. 21. * História refere que a descoberta de Cabo VerdeHistória refere que a descoberta de Cabo Verde se deu noséculo XV, mais precisamente em 1460. A colonizaçãoportuguesa começou logo após a sua descoberta, sendo asprimeiras ilhas a serem povoadas as de Santiago e Fogo.Para incentivar a colonização a corte portuguesaestabeleceu uma carta de privilégio aos moradores deSantiago do comércio de escravos na Costa da Guiné. EmRibeira Grande – ilha de Santiago - estabeleceu-se aprimeira feitoria, que serviu ponto de escala para os naviosportugueses e para o tráfego e comércio de escravos quecomeçava a crescer por essa época. Mais tarde, com aabolição da escravatura e com condições climáticas poucofavoráveis devido à sua situação geográfica, o paíscomeçou a dar sinais de fragilidade e entrou emdecadência tendo uma economia pobre e de subsistência.No século XX, a partir da década de 50, começam a surgiros movimentos libertação e independentistas um pouco portodo o continente africano. Cabo Verde vinculou-se à lutapela libertação da Guiné.
  22. 22. *Cabo Verde, oficialmente RepúblicaCabo Verde, oficialmente República de Cabo Verde, é um paísinsular africano, arquipélago de origem vulcânica, constituídopor dez ilhas. Está localizado no Oceano Atlântico, a 640 km aoeste de Dacar, Senegal. Outros vizinhos são a Mauritânia, aGâmbia e a Guiné-Bissau, ou seja, todos na faixa costeiraocidental da África que vai do Cabo Branco às ilhas Bijagós.Curiosamente, o Cabo Verde que dá nome ao país não se situanele, mas a centenas de quilómetros a leste, perto de Dacar, noSenegal.Foi descoberto em 1460 por Diogo Gomes ao serviço da coroaportuguesa, que encontrou as ilhas desabitadas eaparentemente sem indícios de anterior presença humana. Foicolónia de Portugal desde o século XV até à sua independênciaem 1975.
  23. 23. *A mapa do meu País
  24. 24. *Bibliografiahttp://www.google.pt/search?q=quais+sao+as+zonas+mais+visitados+em+cabo+verde+pelos+turistas&hl=pt-PT&tbo=d&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=_fgcUd2OCYeThgfq7ICYDQ&ved=0CAcQ_AUoAQ&biw=1280&bih=929#hl=pt-PT&tbo=d&tbm=isch&sa=1&q=santo+antao+cabo+verde+fotos&oq=santo+antao+cabo+verde&gs_l=img.1.1.0j0i24.28919.44933.1.48635.23.21.2.0.0.0.281.2621.1j19j1.21.0...0.0...1c.1.3.img.IrhK4XKqq84&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.r_qf.&fp=456de46e2e979336&biw=1280&bih=929

×