Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Guiné Bissau, por Aliu Baldé

4,793 views

Published on

Aliu Baldé é um jovem guineense que veio para Portugal - Albufeira, mas sempre com saudades da sua Terra....

Published in: Education
  • Be the first to comment

Guiné Bissau, por Aliu Baldé

  1. 1. GUINÉ BISSAUAutor: Aliu Balde| Prof.ª Sílvia Brito |CEF - SM 2:º Ano
  2. 2. INTRODUÇÃOEscolhi o meu País por uma razão: mostrar que Guiné não é só desgraça comotodo mundo pensa. Eu vou mostrar que no meio de tanta desgraça e pobreza háalguns lugares de destaque .
  3. 3. ONDE O MEU PAÍS ESTÁ LOCALIZADO• O continente em que o meu país está localizado é o continente “Africano” e os países vizinhos são “Senegal “ a norte “Guine Conaquire” a sul e “Gambia” a noroeste.
  4. 4. CARACTERÍSTICAS GEOGRÁFICAS DO MEU PAÍS• Rios: o meu pais tem vários rios são eles rio Mansoa, rio Geba, rio Grande de Buba, rio Tombali, rio Cacim…etc• Lagos: Canal do Geba, o maior lago do país .• Oceanos: Guine Bissau é banhado pelo Oceano Atlântico
  5. 5. CLIMA DO MEU PAÍS• Situada aproximadamente a meia distância entre o Equador e o Trópico de Câncer, a Guiné-Bissau tem clima tropical, caracteristicamente quente e húmido. Há duas estações distintas: a estação das chuvas e a estação seca. O território insular, composto por mais de 80 ilhas, exibe algumas das melhores praias da África Ocidental.• A estação das chuvas estende-se de meados de Maio até meados de Novembro, com maior pluviosidade em Julho e Agosto. A estação seca corresponde aos restantes meses do ano. Os meses de Dezembro e Janeiro são os mais frescos. No entanto, as temperaturas são muito elevadas durante todo o ano
  6. 6. AMBIENTE DO MEU PAÍS• Guiné-Bissau contém em seu território vários ecossistemas e, consequentemente, uma grande variedade de espécies vegetais e animais. Especialmente interessante é a fauna própria das zonas pantanosas que se criam nos estuários dos rios.
  7. 7. HISTÓRIA DO MEU PAÍS Os 1ºs povos Chegada dos 1ºs O império Os rebeldes Navegadores Maliano Século Xlll 1446/1447 1915 1923 No século XIII, No século seguinte, A Guiné-Bissau Os rebeldes do Partido chegam a esta esta zona passa a fazia, então, parte Africano para a região da costa integrar o vasto do império de Libertação de Guiné e ocidental de império do Mali, Mali. Os Cabo Verde declararam, África os povos vindo os primeiros portugueses não unilateralmente, a Naulu e navegadores ficaram com o independência em landurna, na portugueses a controlo do 1973. sequência do estabelecer contacto interior do país declínio do com o território em senão em 1915. império do 1446/ 1447. Ghana.
  8. 8. COSTUMES E TRADIÇÕES• A Guiné-Bissau possui um património cultural bastante rico e diversificado. As diferenças étnicas e linguísticas produziram grande variedade a nível da dança, da expressão artística, das profissões, da tradição musical, das manifestações culturais. A dança é, contudo, uma verdadeira expressão artística dos diversos grupos étnicos.• Os povos animistas caracterizam-se pelas belas e coloridas coreografias, fantásticas manifestações culturais que podem ser observadas correntemente por ocasião das colheitas, dos casamentos, dos funerais, das cerimónias de iniciação.• O estilo musical mais importante é o gumbé. O Carnaval guineense, completamente original, com características próprias, tem evoluído bastante, constituindo uma das maiores manifestações culturais do País.
  9. 9. GASTRONOMIA • CALDO DE MANCARRA é um prato típico guineense que é muito fácil de preparar e gostoso de comer; a preparação dura no máximo uma hora. Galinha à moda da Guiné A excelente cozinha e boa bebida que a nossa gastronomia oferece, são alguns dos pontos fortes da Guiné-Bissau. Uma vez apreciados os nossos pratos saborosos nacionais, tradicionais e internacionais nos diferentes serviçosCALDO DE MANCARRA da restauração, nas explanadas e em ambiente tipicamente africano, obrigando a procurá-los sempre. Saborear o CALDO DE CHEBEU, DE MANCARRA, DE GALINHA E CAFRIELA; além de diversificadas entradas de mariscos e pastéis, com sofisticados pratos e sabores inovadores são um autêntico prazer para o paladar.
  10. 10. GOVERNO DO MEU PAÍS• Nas esferas do poder político: o executivo ou o legislativo, propõem uma lei. No âmbito federal, o executivo é o presidente e o legislativo a Câmara dos Deputados e o Senado. No plano estadual, o executivo é o governador e, no municipal, o prefeito. No estado, o legislativo são os deputados estaduais e, nos municípios, os vereadores.• Depois, a proposta entra em discussão em todo o legislativo - no âmbito federal, primeiro os deputados discutem, aprovam, e depois o mesmo é feito no Senado. O contrário acontece (do Senado para o Congresso) quando são os senadores que propõem a lei.• Depois que foi aprovada pelo poder legislativo, o presidente, o governador ou o prefeito precisa sancionar a lei, sem a qual ela não tem validade. Sancionar é declarar sua aprovação.
  11. 11. ECONOMIA DA GUINÉ-BISSAU• Guiné-Bissau depende principalmente da agropecuária e da pesca, mas o tráfico de drogas é provavelmente o tipo de comércio mais lucrativo. As plantações de caju cresceram consideravelmente nos últimos anos. O país exporta peixe e frutos do mar assim como pequenas quantidades de amendoim, palmito e madeira.Agricultura: 78%Indústrias: processamento de produtos agrícolas, bebidas.Crescimento da produção industrial: 2.6% (1997)Eletricidade - produção: 40 GHz (1998)Eletricidade – produzida por fonte: Combustível fóssil: 100%
  12. 12. TURISMO NO MEU PAÍS• Guiné-Bissau, País plano, as maiores elevações não ultrapassam os 300 metros de altitude e constituem os primeiros contrafortes do maciço Futa- Djalmo. É indubitavelmente um destino a conhecer, oferecendo espetáculos naturais de grande beleza, aliados a uma calorosa hospitalidade. A mística deste país é o resultado não só do sol faiscante e dos sorrisos hospitaleiros das cores exóticos do nascer e do pôr-do-sol, do chamamento da selva, da serenidade da beira-mar e sobretudo o contraste calmo e selvagem. País com a história feita de momentos de tragédia, romance, sonho, loucura, guerra e rebelião mas... Atualmente é um país de amor e de paz. Tudo se conjuga para fazer da Guiné-Bissau um dos países mais excitantes a conhecer. Nenhum sonho será mais exótico que a realidade e nenhuma fantasia será mais espetacular que a natureza.
  13. 13. OUTROS ASPETOS DE INTERESSE• As noitadas de Guiné são um aspeto de interesse pois são noites muito divertidas.• A moeda de guine é franco cfa .
  14. 14. CONCLUSÃO• Com este trabalho espero que consiga convencer as pessoas de que Guiné não é só pobreza, que há um lado bom e fez-me ter ainda mais saudades da minha terra: a Nossa Guiné!
  15. 15. BIBLIOGRAFIAGoogle imagens !http://pt.wikipedia.org/wiki/Guin%C3%A9-BissauAliu Shakur Balde já sabia.

×