Ligações à Internet

1,590 views

Published on

Published in: Technology, Business
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,590
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
520
Actions
Shares
0
Downloads
16
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Ligações à Internet

  1. 1. Ligações à Internet ESFPM Gestão de Redes Fernando Sá Fevereiro 2009
  2. 2. Para podermos aceder à Internet, temos que nos ligar a um Fornecedor de Serviço Internet. ISP - Internet Service Provider
  3. 3. Ligações por linha telefónica analógica Precisamos de um modem ligado ao PC. A velocidade máxima que se pode atingir, é de 56 kbps, mas é difícil atingir estas velocidades continuamente devido à natureza da linha.
  4. 4. Ligações por linha telefónica digital RDIS É uma rede de comunicações que permite interligar utilizadores dum modo digital. O seu nome vem da variedade de serviços que presta, e ao facto de poder integrar e transmitir informação dos mais variados tipos, dados de computador, fax, voz ou vídeo.
  5. 5. Ligações por Cabo Com este tipo de acesso é necessário particular atenção, sobre a segurança dos dados do computador, uma vez que este se encontra ligado a um cabo que é partilhado por um conjunto de utilizadores.
  6. 6. Ligações por rede Satélite É uma ligação entre uma estação terrena emissora e uma estação terrena receptora através de um satélite. Uma ligação por satélite compreende uma ligação Ascendente: Sentido Terra/Espaço, ou "uplink" Descendente: Sentido Espaço/Terra, ou "downlink".
  7. 7. Ligações por ADSL Asymmetric Digital Subscriber Line A velocidade máxima depende do contrato que se tenha com o operador, do comprimento e da qualidade da linha telefónica. A vantagem é o facto de a ligação com o ISP ser exclusiva de apenas um só operador e não partilhada por um conjunto de utilizadores.
  8. 8. Ligações móveis Modem de ligação ao telefone portátil. Velocidades:14,4 kbps na rede GSM; 56 kbps na rede GPRS; 2 Mbps disponíveis em telemóveis de 3ª Geração.
  9. 9. Ligações sem fio Um computador portátil com ligação sem fios incorporada ou através da introdução de uma placa de rede sem fios, pode aceder à Internet através de Wi-Fi ou de redes sem fios, que se encontram muitas vezes em locais públicos como cafés, aeroportos, hotéis e outros espaços, utilizando sempre uma firewall.
  10. 10. Ligações por Fibra Óptica Tecnologia usada já há algum tempo, para o transporte de grandes quantidades de informação a longas distâncias através de finas fibras de plástico que transmitem feixes luminosos ao longo do seu comprimento.

×