GRÉCIA
Revisão para o Terceiro Ano
PERIODIZAÇÃO
Origens ligadas à ilha de
Creta. Talassocracia (governo
de comerciantes marítimos).
Início das invasões indo-...
SOCIEDADE
SOCIEDADE
 O crescimento populacional aliado à falta de terras
e declínio da produção agrícola geraram a crise do
genos e...
ATENAS
 Com a colonização jônica, Atenas começa com um
governo monárquico e se transforma numa aristocracia.
 A sociedad...
LEGISLADORES E TIRANOS
 Legisladores:
Dracon – redação das leis orais
Solon – Fim da escravidão por dívidas, criação da
B...
DEMOCRACIA ATENIENSE
DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO DE ATENAS
ESPARTA
 A sociedade espartana era dividida da seguinte
forma:
Esparciatas (espartanos) - descendentes dos
dórios. Princi...
DECADÊNCIA GREGA
 Guerras Médicas (Greco-pérsicas)
Causada pelo Choque de Imperialismos.
As cidades-estados se reúnem na ...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Grécia ´revisão

507 views

Published on

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Grécia ´revisão

  1. 1. GRÉCIA Revisão para o Terceiro Ano
  2. 2. PERIODIZAÇÃO Origens ligadas à ilha de Creta. Talassocracia (governo de comerciantes marítimos). Início das invasões indo- europeias (aqueus) Invasão dos dórios. Estabelecimento da Primeira Diáspora. Ocupação do Mar Egeu e da Ásia Menor Apogeu das cidades- Estado. Fortalecimento da Democracia ateniense. Invasão Macedônia. Desenvolvimento das cidades-Estado 1ª fase – Governo de Filipe e Alexandre Grande 2ª fase – domínio de quatro monarquias
  3. 3. SOCIEDADE
  4. 4. SOCIEDADE  O crescimento populacional aliado à falta de terras e declínio da produção agrícola geraram a crise do genos e a formação das frátrias com propriedade privada.  O endividamento crescente dos menos privilegiados na divisão das terras e o perigo de escravidão gerou a Segunda Diáspora com a colonização da região chamada Magna Grécia.  A colonização gerou um aumento das atividades comerciais e o surgimento de uma nova camada social. Os comerciantes se tornam a nova aristocracia.
  5. 5. ATENAS  Com a colonização jônica, Atenas começa com um governo monárquico e se transforma numa aristocracia.  A sociedade ateniense era composta de: eupátridas – descendentes dos jônios, grandes proprietários georgois – pequenos proprietários , geralmente endividados. demiurgos – comerciantes atenienses. thetas - Grupo marginalizado e sem terras. Muitos se dedicam às atividades comerciais. metecos - comerciantes estrangeiros. escravos - ou por dívidas ou adquiridos em guerras.
  6. 6. LEGISLADORES E TIRANOS  Legisladores: Dracon – redação das leis orais Solon – Fim da escravidão por dívidas, criação da Bulé que criava as leis e a Eclésia que as votava. Intensificando a escravizaão de prisioneiro de guerras e estrangeiros.  Tiranos: Pisístrato – estabeleceu a tirania. Popular gerou empregos para thetas e geórgois. Hiparco e Hípias - filhos de Pisístrato não deram continuidade às reformas Clístenes – Promoveu uma revolta popular e instalou a democracia.
  7. 7. DEMOCRACIA ATENIENSE DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO DE ATENAS
  8. 8. ESPARTA  A sociedade espartana era dividida da seguinte forma: Esparciatas (espartanos) - descendentes dos dórios. Principal função era compor o exército. Periecos – homens livres sem direitos políticos, agricultores, comércio e artesanato. Hilotas - escravos pertencentes ao Estado.  Economia estatizada (terras e escravos de propriedade do Estado e divididos igualitariamente pelo governo)
  9. 9. DECADÊNCIA GREGA  Guerras Médicas (Greco-pérsicas) Causada pelo Choque de Imperialismos. As cidades-estados se reúnem na Liga de Delos, sob a liderança de Atenas. Após a vitória sobre os persas, Atenas se apropria do tesouro acumulado, gerando o apogeu da cidade sob o governo de Péricles (444 – 429 a.C).  Guerra do Peloponeso Vencida pelos espartano foi considerada o suicídio da Grécia. Facilitando a invasão macedônia em 338 a.C

×