Bacias hidrográficas e cursos dos rios

1,444 views

Published on

Bacias hidrográficas

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,444
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
7
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Bacias hidrográficas e cursos dos rios

  1. 1. Meio NaturalBacias Hidrográficas e Cursos dos Rios
  2. 2. Bacias Hidrográficas – O quesão? Uma bacia hidrográfica é a região delimitadapelos pontos de maior altitude que determinam osdeclives por onde escorrem as águas da chuva parauma rede hidrográfica. A formação das baciashidrográficas ocorre devido aos desníveis do terrenoque orientam a drenagem das águas numadeterminada direção.
  3. 3. As nossas principais bacias hidrográficas:
  4. 4. Cursos dos rios1. Curso superior do rio (é a parte mais amontante da bacia. Contém vales em V fechadoou em garganta. O curso de água é mais velozneste curso, arrancando assim alguns sedimentos).2. Curso médio do rio (os seus vales são em Vnormal, tem uma velocidade média. Transporta ossedimentos levantados no curso superior).3. Curso inferior do rio (é a parte mais a jusantedo rio, apresentando vales em V aberto. Ossedimentos arrancados no curso superior etransportados pelo curso médio são depositadosaqui. É aqui que o rio possui menor velocidade).
  5. 5. Rios Portugueses – os principaisRio Tejo- Nasce em Espanha, na Serra deAlbarracim, e desagua em Lisboa. Tem cerca de1120 km;Rio Douro- Nasce em Espanha, na Serra de Urbion, edesagua no Porto. Tem cerca de 850 km;Rio Guadiana- Nasce em Espanha, nas Lagoas deRuidera, e desagua na Vila Real de St. António. Temcerca de 829 km ;Rio Mondego- Nasce na Serra da Estrela, e desaguana Figueira da Foz. Tem cerca de 227 km.Rio Minho-Nasce em Espanha, na região de Lugo, edesagua em Caminha. Tem cerca de 340 km;
  6. 6. Eis os rios: Rio Douro Rio Minho Rio Guadiana Rio MondegoRio Tejo
  7. 7. Trabalho realizado por : Gonçalo Costa nº 12 Gonçalo Ribeiro nº 13 Hugo Mota nº 14 Pedro Mendes nº 21

×