Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Literacia Digital Familiar

527 views

Published on

Literacias Digitais Familiares
As pesquisas, os dados, os dilemas do GAP geracional, as inquietações, a responsabilidade da escola e as atividades (escola-família)

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Literacia Digital Familiar

  1. 1. Fernanda Ledesma Braga@2018
  2. 2. HÁ ESPAÇO PARA A INVESTIGAÇÃO E PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM TORNO DA LITERACIA DIGITAL EM AMBIENTE FAMILIAR Grande parte dos documentos, artigos e estudos existentes sobre literacias no ambiente familiar centra-se nas LITERACIAS da LEITURA e da ESCRITA. Encontra-se a referencia frequente a MÚLTIPLAS LITERACIAS.
  3. 3. Fonte: Portugal INCoDe.2030, Março 2017, acedido a 10/02/2018, disponível em http://www.incode2030.gov.pt/
  4. 4. % de indivíduos que nunca usaram a Internet: Este é um indicador particularmente negativo para Portugal (26% em 2016) % de indivíduos que utilizaram a Internet para acesso à banca eletrónica : este um indicador que pode servir de proxy para o acesso a serviços na Internet e onde Portugal está bastante mal posicionado (29%), mas com um considerável crescimento nos últimos anos (cerca de 3,5 vezes em 12 anos). Contudo, estamos ainda muito longe da média da UE (49%) . % de indivíduos com competências digitais básicas ou mais do que básicas: Este é um indicador para o qual não possuímos um conhecimento da evolução nacional, mas a posição Portuguesa (47%) é claramente abaixo da média europeia (56%). Fonte: Portugal INCoDe.2030, Março 2017, acedido a 10/02/2018, disponível em http://www.incode2030.gov.pt/
  5. 5. Fonte: https://www.indiamart.com/proddetail/bring-generations-together-service-6772409791.html VAMOS DISCUTIR ALGUMAS SITUAÇÕES CONCRETAS
  6. 6. TODAS AS FAMÍLIAS SABEM … ensinar a criança a não abrir a porta de casa a estranhos. NEM TODAS AS FAMÍLIAS SABEM … ensinar a criança a optar pelo perfil mais adequado nas redes sociais e/ou configura-lo. É a porta de entrada no Digital
  7. 7. TODAS AS FAMÍLIAS SABEM … ensinar a criança a passar na passadeira e até os levamos pela mão, as primeiras vezes. NEM TODAS AS FAMÍLIAS SABEM … ensinar a criança quais os websites adequados para navegar na internet e sobretudo explicar o porquê da seleção.
  8. 8. TODAS AS FAMÍLIAS SABEM … Levar a criança à escola no 1º dia, apresentar-lhe o(a) professor(a) e os colegas. NEM TODAS AS FAMÍLIAS SABEM … ensinar a criança a não aceitar todos os pedidos de amizade nas Redes Sociais.
  9. 9. TODAS AS FAMÍLIAS SABEM … Identificar os perigos de deixar as crianças ,sozinhas, a brincar na rua, sem acompanhamento. NEM TODAS AS FAMÍLIAS SABEM … Identificar os perigos existentes na internet, quando navegam sozinhos, sem acompanhamento ou monitorização.
  10. 10. “LITERACIA DIGITAL FAMILIAR” ELES CRESCEM E O GAP AUMENTA
  11. 11. JOGOS ONLINE E PARTICIPAÇÃO EM CLÃS COMPARTICIPADOS … COMPRAS ONLINE, SEM RECEIO …
  12. 12. Data e hora de entrada Idade Nome completo Partilha de Dados Pessoais através de uma foto “inofensiva”. 13 ESTOU NO HOSPITAL Procura de apoio Provar que cuidamos …
  13. 13. Acompanhamento Por vezes
  14. 14. • Baixo Nível de Literacias DigitaisDesconhecimento • A personalidade e características pessoais reflectem-se na vida online Atitudes • Tecnologias como entretenimento /ocupação Tempo • Situações de uso excessivo das novas tecnologias Regras /Limites Mas… nas PESSOAS
  15. 15. A ESCOLA DEVERIA TER DE ASSUMIDO, MAIS, A RESPONSABILIDADE, DO ACESSO A TODOS FACE A TODOS OS CONSTRANGIMENTOS FAMILIARES PELO SUPERIOR INTERESSE DA CRIANÇA à EDUCAÇÃO com as TIC e das TIC, uma educação para SER e ESTAR em ambientes digitais CUMPRINDO A CONSTITUIÇÃO DA REPUBLICA
  16. 16. Informal Projetos Currículo Integração Transversal Currículo Disciplina de TIC PARA ALGUNS ALUNOS PARA TODOS OS ALUNOS COMPLEMENTAM-SE
  17. 17. 5º Ano 6º Ano 7º Ano 8º Ano 9º Ano •Impacto das Tecnologias •Práticas Seguras •Direitos de Autor •Impacto das Tecnologias •Práticas Seguras •Direitos de Autor •Direitos de autor relacionados com a imagem, som, vídeo e 3D •Privacidade •Direitos de Autor relacionados com a publicação de conteúdos •Critérios de validação da informação publicada online •Acessibilidade • Segurança relacionada com dispositivos móveis • Internet das coisas (IOT)
  18. 18. SESSÕES INFORMATIVAS…
  19. 19. SESSÕES PARTILHADAS… Miúdos orientam os Seniores Alijo
  20. 20. SESSÕES COLABORATIVAS… FILHOS FAZEM SESSÕES PARA OS PAÍS…
  21. 21. SESSÕES PARTILHADAS… Alunos mais velhos fazem sessões para outros alunos. Batalha
  22. 22. PRÁTICAS SISTEMÁTICAS PRÁTICAS ESPORÁDICAS
  23. 23. Hoje, a “rede” é um grande palco ao qual é fácil chegar, mas no qual é preciso saber ser e estar, pois a rede reflete todos os valores advindos daqueles que a construíram, dos que a usam e a modificam.
  24. 24. “LITERACIA DIGITAL FAMILIAR” menti.com
  25. 25. info@anpri.pt 912496336

×