Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Avaliação da aprendizagem como um principio no desenvolvimento da autoria

512 views

Published on

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Avaliação da aprendizagem como um principio no desenvolvimento da autoria

  1. 1. A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COMO UMPRINCÍPIO NO DESENVOLVIMENTO DA AUTORIA Mediador pedagógico: Gislaine Cursista: Fernanda Cristina de Almeida
  2. 2. A avaliação é um instrumento que permite verificar aeficácia do processo de ensino e aprendizagem, isto é, ela possibilita por meio de suas ações , saber o que o alunoaprendeu de maneira significativa. Dessa forma, por meio da avaliação é possível verificar se as ações planejadas estão atingindo os resultados esperados, permitindo , também, detectar as dificuldades encontradas pelos alunos.
  3. 3. “Não se pode dizer que se avaliou porque se observou algo do aluno. Ou denominar por avaliação apenas a correção de sua tarefa ou teste e o registro dasnotas, porque, nesse caso, não houve a mediação, ou seja, a intervenção pedagógica, decorrente da interpretação das tarefas, uma ação pedagógica desafiadora e favorecedora à superação intelectual dos alunos”. (Hoffmann (p.14,2005))
  4. 4. O professor por meio, de suas ações estabelecidas no seuplanejamento e condizentes com oprojeto político pedagógico escolar,deve encarar a avaliação como um processo capaz de avaliar a aprendizagem do aluno e não apenas matematizar a aprendizagem. É ter atitude de pesquisador.
  5. 5. O objetivo maior da avaliação é apropriar-se dos resultados obtidos de forma positiva ecoerente , buscando utiliza-se desta avaliação como um instrumento que possa avaliar aaprendizagem do aluno e com isso o professor passa a ser um mediador no processo de construção do conhecimento.
  6. 6. O conhecimento não é algo pronto e finalizado, é construído, a medida com que o indivíduo participa ativamente desteprocesso de aprendizagem e portanto a aprendizagem torna- se significativa. E assim, também é um processo avaliativo, ele é construído ao longo da ação pedagógica, não esta pronto e nem tão pouco acabado.
  7. 7. APRENDIZAGEM CONTÍNUA AÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR AVALIAÇÃO INTERVENÇÃOALUNO AUTORIA PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
  8. 8. “Em síntese, o ato de avaliar a aprendizagem, ainda que tenhamos muitos componentes metodológicos comprometidos é simples.Ele é o ato por meio do qual perguntamos ao nosso educando se aprendeu o que ensinamos. Se oeducando aprendeu, ótimo; se não, vamos ensinar denovo, até que aprenda, pois o importante é aprender”. (Luckesi (p.178, 2011))
  9. 9. Referência Bibliográfica:•LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem naescola: investigação e intervenção. São Paulo: Cortez, 2011.•HOFFMANN, Jussara. O jogo do contrário em avaliação.Porto Alegre: Mediação, 2005.

×