Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Biomassa

7,740 views

Published on

Se encontrar algum contexto que discorde, entre em contato!
Obrigado!
Felipe Weizenmann

Published in: Education
  • Be the first to comment

Biomassa

  1. 1. Desenvolvedor: Felipe Weizenmann
  2. 2. Biomassa é o nome dado a qualquer combustível proveniente de fonte orgânica utilizado para a geração de energia. Desta forma, podemos classificar como biomassa, o bagaço da cana-de-açúcar, a lenha, o lixo urbano ou industrial, carvão, resíduos agrícolas, biogás, etc.
  3. 3. A utilização de biomassa como fonte de energia é muito antiga, remonta ao tempo em que o ser humano controlou o fogo e começou a queimar lenha para se aquecer e cozinhar os alimentos.
  4. 4. Seu consumo aumenta cada dia mais, por causa da instabilidade no preço do petróleo e por, apresentar uma queima bem menos poluente que a dos combustíveis fósseis. É uma das principais alternativas na busca por maior diversificação na matriz energética sendo uma forma de reduzir a dependência dos combustíveis fósseis.
  5. 5.  A primeira delas é a Pirólise: a biomassa é exposta a altíssimas temperaturas sem a presença de oxigênio;  A segunda forma é a Gaseficação: a biomassa também é aquecida sem a presença de oxigênio, gerando como produto final um gás inflamável.  A terceira forma é a Combustão: a biomassa é queimada em altas temperaturas com presença de oxigênio, produzindo vapor em alta presão.  A quarta é a Co-Combustão: Esta forma utiliza o carvão mineral em uma termoelétrica. Desse jeito, se reduz muito a emissão de poluentes.
  6. 6.  Lenha; (Forma mais antiga de utilização)  Carvão Vegetal;  Biodiesel;  Biogás;  Óleo Vegetal;  Bioetanol comum;  Bio-óleo.
  7. 7.  Seu aproveitamento pode ser feito diretamente, por meio da combustão em fornos, caldeiras, etc...  Utilizada na geração de eletricidade, para lugares isolados da rede elétrica;  Sua utilização pode estar associado à redução no consumo de combustíveis fósseis.
  8. 8.  Destruição de faunas e floras com extinção de espécies, contaminação do solo e mananciais de água;  Dificuldade no transporte e no armazenamento de biomassa sólida.
  9. 9.  Bibliografias:  GEOGRAFIA GERAL DO BRASIL. Cap. 3. A Produção Mundial de Energia. Pag. 70.Biomassa. 1º Edição 2013.  Artigos:  <http://www.portal-energia.com/vantagens-e-desvantagens-da- energia-biomassa/> Acesso em 22 set. 2014  <http://ambientes.ambientebrasil.com.br/energia/biomassa/va ntagens_da_biomassa_na_producao_de_energia.html> Acesso em 22 set. 2014

×