Apresentacao infograficos felipe viaro

1,002 views

Published on

Aula sobre infográficos para a disciplina de Design Instrucional da UFRGS / 2013

  • Be the first to comment

Apresentacao infograficos felipe viaro

  1. 1. Infográficos para fins instrucionaisDesign InstrucionalUFRGSFelipe Viaro14 de junho de 2013
  2. 2. Felipe Viaro - Design Instrucional / UFRGS, 14 de junho de 2013EstruturaContextoatualConceitoCriação deinfográficosUsoeducacional
  3. 3. Felipe Viaro - Design Instrucional / UFRGS, 14 de junho de 2013ObjetivoTomar consciência do conceito infográficos e suaspotencialidades de uso educacional.Fazer o uso de ferramentas de criação de infográficos.
  4. 4. Felipe Viaro - Design Instrucional / UFRGS, 14 de junho de 2013ContextoatualConceitoCriação deinfográficosUsoeducacional
  5. 5. Felipe Viaro - Design Instrucional / UFRGS, 14 de junho de 2013Contexto atualCom a sociedade da informação, as pessoas demandaminformação e estão expostas a um número cada vez maior deinformações e com menos tempo para absorvê-las.Vivemos na era das TICs e da internet, onde a informação globalestá a um toque de distância.Neste cenário, a infografia se apresenta como umapossibilidade viável e prática. Podendo ser consumida empouco tempo.
  6. 6. Felipe Viaro - Design Instrucional / UFRGS, 14 de junho de 2013Contexto atualTemos uma tendência natural de preferir a comunicação visual àverbal (DONDIS, 2007).
  7. 7. Felipe Viaro - Design Instrucional / UFRGS, 14 de junho de 2013Contexto atualEncontramos infográficos em revistas, jornais, livros e, demaneira diferenciada, na web. O infográfico é principalmenteutilizado com propósito jornalístico.
  8. 8. Felipe Viaro - Design Instrucional / UFRGS, 14 de junho de 2013Contexto atualMeio impressoMeio digital
  9. 9. Felipe Viaro - Design Instrucional / UFRGS, 14 de junho de 2013Contexto atualSegundo pesquisas, a primeira coisa que se lê num jornalsão os títulos, seguidos pelos infográficos, que, muitas vezes,são a única coisa consultada na matéria. (CAIXETA, 2005, p. 1)
  10. 10. Felipe Viaro - Design Instrucional / UFRGS, 14 de junho de 2013Contexto atualPor ser predominantemente visual e ser mais conciso que amatéria jornalística escrita, o infográfico se adequa ao estilo devida da população em geral. Ele pode ser lido em poucosminutos, portanto é uma mídia concisa, acessível e atrativa.Os infográficos funcionam muitas vezes como fator de decisãoquando a dúvida é ler ou não a matéria.Um tipo de conteúdo que é desestimulante é o tipo muro de palavras. Se apessoa não possui um conhecimento prévio ou interesse na matéria, é poucoprovável que irá ler.
  11. 11. Felipe Viaro - Design Instrucional / UFRGS, 14 de junho de 2013Contexto atualInfográficos vencedores do prêmio Malijoef21
  12. 12. Felipe Viaro - Design Instrucional / UFRGS, 14 de junho de 2013Contexto atual
  13. 13. Felipe Viaro - Design Instrucional / UFRGS, 14 de junho de 2013Contexto atual
  14. 14. Felipe Viaro - Design Instrucional / UFRGS, 14 de junho de 2013ContextoatualConceitoCriação deinfográficosUsoeducacional
  15. 15. Felipe Viaro - Design Instrucional / UFRGS, 14 de junho de 2013InfográficosO que são infográficos?
  16. 16. Felipe Viaro - Design Instrucional / UFRGS, 14 de junho de 2013InfográficosSão representações visuais de caráter informacional quealiam texto e imagem para descrever e explicar o complexo, demaneira simples, sintética e com foco no receptor damensagem (CURTIS, 1991 apud FASSINA; CAVALCANTE;ANDRADE, 2009).A imagem deixa de ter somente o papel de ilustrar o textoescrito, pelo contrário, apresenta-se como a própriainformação, protagonizando, juntamente com o verbal, oprocesso de comunicação.
  17. 17. Felipe Viaro - Design Instrucional / UFRGS, 14 de junho de 2013InfográficosEste recurso é ótimo para:- Descrever processos (como um acidente de aviãoaconteceu, como um vírus ataca o corpo, como é a órbita deum planeta, como dar um nó na gravata);- Fazer analogias (de tamanho, de tempo, de espaço);- Explicar coisas que são grandes demais (galáxias,constelações) ou pequenas demais (células, partículassubatômicas)(SCALZO, 2004 apud MÓDOLO, 2007)
  18. 18. Felipe Viaro - Design Instrucional / UFRGS, 14 de junho de 2013InfográficosEx:Infográfico representando um processo
  19. 19. Felipe Viaro - Design Instrucional / UFRGS, 14 de junho de 2013InfográficosInfográficosEstáticosDinâmicos
  20. 20. Felipe Viaro - Design Instrucional / UFRGS, 14 de junho de 2013Infográficos EstáticosPrincipais características dos infográficos:- Complementaridade entre texto e imagem;- Clareza no tratamento da informação;- A imagem se apresenta como a própria informação;- Textos objetivos e enxutos;- O leitor pode começar a leitura por onde desejar;- Melhor aproveitamento da página.
  21. 21. Felipe Viaro - Design Instrucional / UFRGS, 14 de junho de 2013Infográficos EstáticosExplica o processo deintoxicação que passaramas vítimas da tragédia naboate kiss.Exemplo de infográficoestático online. Uso derecursos de integraçãocom redes sociais.Fonte: site do jornal Oglobo.
  22. 22. Também conhecidos como infográficos: multimídia, interativos,animados e digitais.Os infográficos dinâmicos possui as mesmas característicasessenciais dos infográficos estáticos, mas utiliza outra basetecnológica. Através da interatividade, acaba agregandopotencialidades e oferencendo outro tipo de suporte ao usuário.Abre novas oportunidades para a apresentação do contéudo eativa o interesse do usuário.- Contém slides sucessivos- Linguagem hyperlink- Pode conter diversas mídiasFelipe Viaro - Design Instrucional / UFRGS, 14 de junho de 2013Infográficos Dinâmicos
  23. 23. Felipe Viaro - Design Instrucional / UFRGS, 14 de junho de 2013Infográficos Dinâmicos
  24. 24. Felipe Viaro - Design Instrucional / UFRGS, 14 de junho de 2013Infográficos Dinâmicos
  25. 25. Felipe Viaro - Design Instrucional / UFRGS, 14 de junho de 2013Infográficos Dinâmicos
  26. 26. Felipe Viaro - Design Instrucional / UFRGS, 14 de junho de 2013InfográficosOs infográficos figuram como uma tendência atual, sendoutilizados principalmente como ferramenta jornalística.Entretanto suas potencialidades vem sendo exploradas emáreas como marketing, pesquisa e educação.
  27. 27. Felipe Viaro - Design Instrucional / UFRGS, 14 de junho de 2013InfográficosVídeo infográfico dinâmico
  28. 28. Felipe Viaro - Design Instrucional / UFRGS, 14 de junho de 2013ContextoatualConceitoCriação deinfográficosUsoeducacional
  29. 29. Felipe Viaro - Design Instrucional / UFRGS, 14 de junho de 2013Infográficos para uso educacionalA relevância da comunicação, da linguagem textual e visual seencontra presente no processo educativo. Os infográficos seconstituem destes elementos, podem assim perfazer suaimportância por serem uma peça informativa, realizada comelementos icônicos e tipográficos, que permite ou facilita acompreensão dos acontecimentos, ações ou coisas [...] eacompanha ou substitui o texto informativo (SANCHES, 2001apud BEZERRA, SERAFIM e MEDEIROS, 2011).
  30. 30. Felipe Viaro - Design Instrucional / UFRGS, 14 de junho de 2013Infográficos para uso educacional- os dados são transformados em informação por alguém, que criourelações entre os padrões;- o conhecimento é construído através da integração da informação novacom a estrutura de conhecimento já existente na pessoa; Para isso devese levar em conta o conhecimento prévio do público-alvo.- a sabedoria é algo mais filosófico e individual.Dados Informação Conhecimento SabedoriaModelo de conhecimento de Shedroff (2010):
  31. 31. Felipe Viaro - Design Instrucional / UFRGS, 14 de junho de 2013Infográficos para uso educacionalSegundo Oliveira (2004, p. 64) “a informação é a matéria-primado saber. Mas o saber, ou conhecimento, não se resume a umaamálgama da informação. O saber é o resultado da gestãocriativa da informação”.A “boa” informação deve ser:a) Atual – A informação deve ser atual para que se possa tomar asdecisões de forma acertada;b) Relevante – a informação deve ser importante para que a pessoanecessite dela;c) Disponível – a informação deve estar disponível, no momento certo,permitindo o rápido acesso;d) Legível – a informação deve estar em boa qualidade de visualização ecompreensão;e) Oportuna – a informação deve estar certa no momento certo;f) Correta – a informação deve está livre de erros para não comprometersua fiabilidade;g) Fiável – a informação deve ser imparcial, objetiva, precisa e verificável.
  32. 32. Felipe Viaro - Design Instrucional / UFRGS, 14 de junho de 2013Infográficos para uso educacionalSegundo Oliveira (2004, p. 64) “a informação é a matéria-primado saber. Mas o saber, ou conhecimento, não se resume a umaamálgama da informação. O saber é o resultado da gestãocriativa da informação”.A “boa” informação deve ser:a) Atual – A informação deve ser atual para que se possa tomar asdecisões de forma acertada;b) Relevante – a informação deve ser importante para que a pessoanecessite dela;c) Disponível – a informação deve estar disponível, no momento certo,permitindo o rápido acesso;d) Legível – a informação deve estar em boa qualidade de visualização ecompreensão;e) Oportuna – a informação deve estar certa no momento certo;f) Correta – a informação deve está livre de erros para não comprometersua fiabilidade;g) Fiável – a informação deve ser imparcial, objetiva, precisa e verificável.
  33. 33. Felipe Viaro - Design Instrucional / UFRGS, 14 de junho de 2013Infográficos para uso educacionalA necessidade dos comunicadores filtrarem grandesquantidades de informação e apresentar apenas as melhores emais importantes elevou o perfil dos infográficos ao nível daeducação.Atualmente, com a existência de ferramentas gratuitas e fáceisde usar, projetos relacionados a infográficos se tornaram umaopção viável.
  34. 34. Felipe Viaro - Design Instrucional / UFRGS, 14 de junho de 2013Infográficos para uso educacionalExemplos de uso educacional:- O software Piktochart lista as universidades de Harvard eCornell entre seus usuários;- Um professor utiliza infográficos para visualizar as datasimportantes no plano de um curso, na Universidade deChamplain em Burlington;- Um curso que brincava com o conceito “enganando comestatísticas” na Bren School of Information and ComputerSciencies, foi entitulado de “Como mentir com infográficos”;- Na Elliot School of Communication os estudantes construíramuma série de infográficos para explicar os principais conceitosaprendidos em aula, como parte da avaliação de uma disciplina.A proposta os fez revisar o conteúdo, reestruturá-lo de formasignificativa e demonstrar habilidades em comunicar por meiode infográficos.
  35. 35. Felipe Viaro - Design Instrucional / UFRGS, 14 de junho de 2013Infográficos para uso educacionalDESIGN INSTRUCIONALBruna Schuch e Patrick RigonPSICOLOGIA DAS CORES
  36. 36. Felipe Viaro - Design Instrucional / UFRGS, 14 de junho de 2013Infográficos para uso educacional
  37. 37. Felipe Viaro - Design Instrucional / UFRGS, 14 de junho de 2013Infográficos para uso educacional
  38. 38. Felipe Viaro - Design Instrucional / UFRGS, 14 de junho de 2013ContextoatualConceitoCriação deinfográficosUsoeducacional
  39. 39. Felipe Viaro - Design Instrucional / UFRGS, 14 de junho de 2013Criação de infográficosProcesso dedesenvolvimento deinfográficos da equipe deinfografia da revista Época.
  40. 40. Felipe Viaro - Design Instrucional / UFRGS, 14 de junho de 2013Criação de infográficos
  41. 41. Felipe Viaro - Design Instrucional / UFRGS, 14 de junho de 2013Criação de infográficos
  42. 42. Felipe Viaro - Design Instrucional / UFRGS, 14 de junho de 2013Criação de infográficos
  43. 43. Felipe Viaro - Design Instrucional / UFRGS, 14 de junho de 2013Criação de infográficos
  44. 44. Versão beta freeNão necessita registropara usar a ferramenta;Utiliza um editordrag-and-drop e possui13 temas;Não possui banco dedados embedado nosoftware;Pode-se fazer upload deimagens;Possui um banco deobjetos atrativo que estácategorizado porpessoas, animais,banners, natureza entreoutros.Felipe Viaro - Design Instrucional / UFRGS, 14 de junho de 2013Criação de infográficos
  45. 45. Modelo FreemiumMais de 890.000infográficos criados;Possui a ferramenta deplanilha paramanipulação de dados eimporta arquivos XLS eCSV;Possui 31 opções degráficos interessantes(pizza,barras, círculos,etc.);Inserção de vídeos;Permite o download daimagem em qualidade deimpressão (PNG e PDF);Felipe Viaro - Design Instrucional / UFRGS, 14 de junho de 2013Criação de infográficos
  46. 46. Modelo FreemiumPossui 90 temas, maspoucos esteticamenteatraentes;A versão free possuimenos temas e imagensdisponíveis;Importa dados comarquivos CSV oumanipula dados noprograma;Permite o download daimagem em qualidade deimpressão (PNG ou JPG);Clientes como Harvard,Red Bull e GE.Felipe Viaro - Design Instrucional / UFRGS, 14 de junho de 2013Criação de infográficos
  47. 47. Modelo FreemiumIntegração com redessociais para análise dedados;Possui infográficosestáticos e dinâmicos,interativos e em vídeo;Rede decompartilhamento deinfográficos, pode-setirar muitas boasreferências;Dividos em tópicos,sendo um deles,educação.Felipe Viaro - Design Instrucional / UFRGS, 14 de junho de 2013Criação de infográficos
  48. 48. Felipe Viaro - Design Instrucional / UFRGS, 14 de junho de 2013ReferênciasCLARK, R.; LYONS, C. Graphics for learning: proven guidelines for planning,designing, and evaluating visuals in training materials. San Francisco: Pfeiffer,2011.DONDIS, D. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 2007.EDUCAUSE. 7 things you should know about infographic creation tools.Learning initiative, 2013JUNIOR, J.; LISBOA, E.; COUTINHO, C. O infográfico e as suas potencialidadeseducacionais. Encontro Nacional de Hipertexto e Tecnologias Educacionais.Anais... , 2011. Sorocana.MÓDOLO, Cristiane Machado. Infográficos: características, conceitos eprincípios básicos. In: XII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação daRegião Sudeste. 2007.THOMAS, M. INFOGRÁFICO INTERATIVO COMO FERRAMENTAPEDAGÓGICA, 2012. Feevale.
  49. 49. Felipe Viaro - Design Instrucional / UFRGS, 14 de junho de 2013Sites úteisPacote de vetores para criação de infográficoshttp://designify.me/freebies/15-infographic-online-tools-and-free-vector-elements/Ferramentas online para criação de infográficoshttp://visual.ly/http://infogr.am/beta/http://piktochart.com/http://www.easel.ly/Infografia revista Épocahttp://colunas.revistaepoca.globo.com/fazcaber/tag/infografia/Currículo e portfólio em forma de infográficoshttp://vizualize.me/http://re.vu/

×