Crystal - Engenharia de Software

2,642 views

Published on

Crystal - Engenharia de Software

Published in: Technology
0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
2,642
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
149
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Crystal - Engenharia de Software

  1. 1. Método Ágil: Crystal
  2. 2.    Criada por Alistair Cockburn; Voltada para o lado humano do processo ágil; Propositalmente pouco definida e muito sensível a fatores humanos, focados nas habilidades e talentos das pessoas.
  3. 3. Possui valores comuns a outras metodologias ágeis:     Entrega freqüente; Comunicação eficaz; Equipes com especialistas; Papeis pré-definidos.
  4. 4. É uma família de metodologias com um código genético em comum, que podem ser adaptados de acordo com o projeto ou o número de integrantes da equipe.
  5. 5. O código genético da Família Crystal baseia-se em:      Jogo Econômico-Cooperativo; Prioridades; Propriedades; Princípios; Estratégias e Técnicas.
  6. 6.     Desenvolvimento de software é uma “série” de jogos; Possui dois objetivos, entrega de software funcional e preparação para a próxima etapa do jogo; O jogo nunca se repete; O modelo de jogo econômico-cooperativo leva as pessoas a pensarem sobre seu trabalho em um projeto de uma forma muito específica.
  7. 7.    Segurança no resultado do projeto(entrega do software); Eficiência no desenvolvimento; Habitabilidade das convenções(o time precisa aceitar o processo).
  8. 8.   Entrega freqüente: - Os desenvolvedores mantém o foco; - A equipe se mantém motivada através de realizações; - O cliente recebe feedback constante. Comunicação Cara a Cara(Comunicação Osmótica): - Surge naturalmente entre a equipe; A maneira mais barata e rápida de trocar informações.
  9. 9.   Fácil acesso a especialistas: - Permite realizar testes e entregas freqüentes; - Facilita a tomada de decisões. Segurança pessoal: - Dizer livremente o que está incomodando; Descobrir e trabalhar fraquezas;
  10. 10.  Mais feedback reduz a necessidade de entregas intermediárias: -  Considera-se feedback entrega de software funcionando. Excesso de metodologia é custo: Evitar burocracia desnecessária; - Redução de custo com o tempo, ferramentas, etc. -  Diferentes projetos precisam de metodologias distintas: - Dois fatores influenciam na escolha: Número de pessoas na equipe e criticidade no projeto;
  11. 11.   Desenvolvimento simultâneo e em série reduz custos e promove aumento de velocidade e flexibilidade; A eficiência é dispensável em atividades que não possuem gargalo: - Não adianta otimizar o que não há gargalo.
  12. 12.    Exploratório 360°: Analisar o projeto em todas as direções; Vença cedo: Trabalha com a entrega de algo de valor logo no início do projeto para ganhar auto-confiança; Radiadores de informação: Deixar as informações do projeto em um lugar visível, possibilitando a equipe sanar todas as dúvidas.
  13. 13.   Pontos Positivos: - Entregas freqüentes das etapas do projeto, reduzindo o retrabalho; - Reduz possíveis falhas de entrega, pois o usuário está diretamente envolvido no projeto; - Possibilita ser adaptada de acordo com o projeto; Pontos Negativos: - A metodologia não foi desenvolvida para trabalhar com projetos longos.

×