Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

A comunicação humana e o seu papel social

727 views

Published on

Trabalho sobre A comunicação humana e o seu papel social

Published in: Design
  • Be the first to comment

A comunicação humana e o seu papel social

  1. 1. A comunicação humana e o seu papel social
  2. 2. Origem antropológica do Homem • A palavra antropologia significa “Estudo do Homem” é uma composição Grega formada de: • ANTROPOS • LOGOS Homem Estudo
  3. 3. Origem antropológica do Homem • Antropologia é uma ciência que se dedica ao estudo aprofundado do ser humano
  4. 4. Importância do processo simbólico na evolução e desenvolvimento cultural • A nossa imagem do mundo é criada a partir do desenvolvimento das formas simbólicas . • Esta imagem é o produto da conversão do conteúdo percetivo da realidade, da própria apreensão da realidade, em conteúdo simbólico. • A função simbólica substitui os objetos reais por símbolos, signos, palavras e representações que evocam na sua ausência.
  5. 5. Importância do processo simbólico na evolução e desenvolvimento cultural Esta ausência é a situação onde existem “objetos ausentes” , é o pensar ou relacionar- se com eles. As crianças têm capacidade de detetar e armazenar estes traços e depois usá-los para compreender e produzir enunciados, é necessário ter desenvolvido a capacidade preceptiva e de memorização. Só a partir do desenvolvimento preceptivo e da apreensão da realidade é que a criança amplia a sua capacidade de abstração, a sua capacidade de chamar os objetos ausentes na sua memória.
  6. 6. Importância do processo simbólico na evolução e desenvolvimento cultural • A criança elabora seus próprios conceitos a partir de sua visão de mundo, e que existem etapas evolutivas dentro de um processo de abstração, podemos afirmar que a criança tem uma clara tendência à generalização de ideias.
  7. 7. Importância do processo simbólico na evolução e desenvolvimento cultural • Um exemplo realizado pelas crianças: • “Negro” > “petro morte” • “Suave” > “liberdade”
  8. 8. O Homem, o meio e a comunicação
  9. 9. O Homem • Homem- Mamífero primata, bípede, sociável, que se distingue de todos os outros animais pela faculdade da linguagem e pelo desenvolvimento intelectual.
  10. 10. O Meio • Meio- Canal ou cadeia de canais que permite a transmissão e a receção de mensagens entre uma fonte(emissor) e um destinatário(recetor).
  11. 11. A Comunicação • A palavra comunicação deriva do latim communicare, que significa “tornar comum”, “partilhar” , “conferenciar”. A comunicação pressupõe, deste modo, que algo passe do individual ao coletivo, embora não se esgote nesta noção, uma vez que é possível um ser humano comunicar consigo mesmo.
  12. 12. Comunicação social • A comunicação social consiste em sistemas de transmissão de mensagens para um público vasto, disperso e heterogéneo. Essa designação abrange essencialmente os chamados órgãos de informação de massas das áreas da imprensa periódica, rádio, televisão e cinema.
  13. 13. Comunicação Empresarial • A comunicação empresarial é a área estratégica de planeamento dentro do contexto de uma empresa. Uma boa estratégia de comunicação contribui para uma empresa de sucesso. Neste âmbito, a assessoria de imprensa e comunicação interna são conceitos essenciais.
  14. 14. Componentes da Comunicação • Os componentes do processo de comunicação são: o emissor da mensagem, o recetor, a mensagem em si, o canal de propagação, o meio de comunicação, a resposta (feedback) e o ambiente onde o processo comunicativo acontece. Em relação ao ambiente, o processo comunicacional sofre interferências do ruído e a interpretação e compreensão da mensagem fica subordinada ao repertório (crenças, modo de ser, comportamentos) do receptor.
  15. 15. A inevitabilidade da comunicação • Resumidamente, é impossível não nos comunicarmos, todo o indivíduo carrega aspetos da sua cultura no seu modo de se comunicar. Sejam eles intencionais ou não. Dessa forma é fundamental entendê-lo como gerador de conhecimento e saber que esse conhecimento pode ser expressado de várias maneiras.
  16. 16. O homem enquanto ser social e cultural • O Homem é um ser eminentemente socio-cultural», pois está inserido numa determinada comunidade e cultura, sendo capaz de influenciar e transformar o mundo à sua volta, de modo a satisfazer as suas necessidades e realizar-se enquanto indivíduo. Assim sendo, para além de uma base biológica, o indivíduo detém uma componente social, da qual resulta o seu comportamento.
  17. 17. O homem enquanto ser social e cultural • O indivíduo só poderá ser compreendido aquando de uma interacção com os grupos a que pertence, que o orientam e limitam simultaneamente. O Homem é, efectivamente, um “animal social”. • Com o processo de socialização (que ocorre logo após o nascimento), o ser humano interioriza os elementos socio-culturais que lhe permitem adaptar-se ao meio envolvente, ultrapassando situações novas, evoluindo na sua maneira de ser e de estar.
  18. 18. Etimologia e sentido atual de comunicação • A palavra comunicação provém do latim "communicare", ou seja, tornar algo comum. Esta baseia-se na forma como as pessoas se relacionam entre si, trocando experiências, ideias e informações, modificando a sociedade em que estão inseridas.
  19. 19. Elementos da comunicação • Emissor Canal Recetor Código Mensagem
  20. 20. Tipos de linguagem humana
  21. 21. Linguagem corporal • Linguagem corporal é uma forma de comunicação não-verbal, onde o corpo "fala" através de gestos, expressões faciais e posturas.
  22. 22. Linguagem verbal • É o uso da escrita ou da fala como meio de comunicação.
  23. 23. Linguagem não verbal • É o uso de imagens, figuras, desenhos, símbolos, dança, tom de voz, postura corporal, pintura, música, mímica, escultura e gestos como meio de comunicação.
  24. 24. Instrumentos que o homem dispõe para comunicar
  25. 25. Cara a cara • É o meio de comunicação mais rico, Porque permite uma grande variedade de insinuações por parte do recetor e do orador, tais como: o tom vocal com que eles se expressam, os movimentos corporais, os signos visuais e ainda os olfativos. É também mais restrito e sucetível de equívocos, pois transmite com mais vivacidade as emoção e os sentimentos. Pode assumir a forma de conversas informais ou conversas formais.
  26. 26. O Telefone • O telefone contribui para a comunicação à distância. É um meio de comunicação menos rico, pois não transmite informação visual
  27. 27. A Carta • As quais são utilizadas, principalmente, para comunicar ou informar algo através de grandes distâncias.
  28. 28. Folhetos • E entre outros exemplos de modo de escrita que todos nós conhecemos.
  29. 29. Os filmes • São um dos grandes exemploS de comunicação audiovisual.
  30. 30. Videochamada • Apesar da videochamada ser uma espécie de comunicação oral, não substitui totalmente a comunicação face a face, pois esta primeira é mais focalizada em temáticas que contêm menos conversação social do que as conferências tradicionais; A maior finalidade da comunicação escrita é informar algo, por via escrita, a um único recetor ou a vários recetores.
  31. 31. Da "linguagem" animal como uma falsa linguagem, à pobreza da linguagem humana
  32. 32. Linguagem Humana • É adquirida por um processo de aprendizagem que se prolonga durante anos e supõe a integração num grupo socio-cultural, o primeiro dos quais a família. É o resultado de uma herança cultural. A linguagem vai-se particularizando através da língua que é a expressão máxima de uma cultura. Assim a linguagem humana é aprendida, generativa, criativa, simbólica e abstracta, uma vez que não se refere apenas às coisas presentes, como também às coisas ausentes. É uma linguagem ilimitada podendo exprimir quase tudo (desejos, emoções, pensamentos, etc.). É extremamente variável porque cada país tem a sua língua e também apresenta variações regionais. A linguagem não é para o ser humano apenas um meio de comunicação: é o horizonte dentro do qual nasce e vive numa cultura.
  33. 33. Linguagem Animal • Os animais comunicam graças a um sistema de signos, cujo reportório é exclusivo de cada espécie. A linguagem animal é inata, limitada, uma vez que se limita a sons articulados, não ultrapassa o nível do concreto e do imediato, apenas exprime as necessidades básicas da alimentação e da reprodução. Por muito inteligente que seja o animal para comunicar, apenas dispõem dos seus meios naturais e instintivos.
  34. 34. Linguagem da Abelha • Uma abelha que tenha encontrado alimento volta à colmeia e é rodeada pelas outras operárias. Após regurgitar o néctar que colheu, a abelha começa a fazer um movimento, a "dança",comporta duas mensagens distintas. Sobre a distância, indicada pelo número de oitos desenhados num período de tempo Uma sobre a direção em que se encontra o alimento, indicada pelo ângulo formado pelo eixo do 8 em relação ao sol (que as abelhas sabem onde está mesmo com o tempo encoberto, por ter uma sensibilidade particular à luz polarizada. O termo linguagem apresenta uma notável flutuação de sentido, prestando aos usos mais diversos. Ele é comumente empregado para designar, indiferentemente, fenómenos tão afastados quanto a linguagem dos animais, a linguagem falada, a linguagem escrita, a linguagem das artes e a dos gestos.

×