Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

APAS 2010 - Arena do conhecimento com Daniela Godinho

994 views

Published on

Confira o conteúdo apresentado por Daniela Godinho no dia 12/05 na "Arena do Conhecimento" da APAS 2010

Published in: Business
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

APAS 2010 - Arena do conhecimento com Daniela Godinho

  1. 1. DANIELA GODINHO ANÁLISE DE RELATÓRIOS FINANCEITOS
  2. 2. Daniela Godinho – Análise de Relatórios Financeiros RELATÓRIOS FINACEIROS: São imprescindíveis para uma gestão eficiente de qualquer empresa, independentemente do seu porte ou ramo.
  3. 3. Daniela Godinho – Análise de Relatórios Financeiros VAMOS ENTENDER: FAMÍLIA EMPRESA
  4. 4. Daniela Godinho – Análise de Relatórios Financeiros VAMOS ENTENDER: FAMÍLIA EMPRESA
  5. 5. Daniela Godinho – Análise de Relatórios Financeiros Um relatório financeiro bem elaborado, possibilita que empresas tomem o pulso financeiro de seus negócios, tornando possível, decisões assertivas.
  6. 6. Daniela Godinho – Análise de Relatórios Financeiros Elaboração de relatórios para: •Líderes e gestores; •Alta administração; •Analistas,; •Agências de rating; •Bancos; •Investidores; •Órgãos reguladores e de fiscalização. As empresas atualmente preparam diversas informações para o mercado, com um rigor cada vez maior.
  7. 7. Daniela Godinho – Análise de Relatórios Financeiros Um relatório financeiro é, sobretudo, um reflexo das atividades principais da empresa.
  8. 8. Daniela Godinho – Análise de Relatórios Financeiros Um relatório financeiro é, sobretudo, um reflexo das atividades principais da empresa.
  9. 9. Daniela Godinho – Análise de Relatórios Financeiros O relatório financeiro deve ser capaz de indicar qual a influência positiva ou negativa que as atividades da empresa têm sobre seu resultado. “Informações financeiras não confiáveis aumentam as chances de decisões erradas”
  10. 10. Daniela Godinho – Análise de Relatórios Financeiros Além dos dados de natureza contábil, um bom relatório financeiro deve apresentar informações sobre: * Gestão do endividamento da empresa (passivo financeiro e contingente); * Gestão do fluxo de caixa (contas a pagar, receber, estoques e disponibilidades); * Gestão financeira estratégica (projeções de caixa, resultado econômico, opções de captação de recursos de curto e longo prazo). * Adicionalmente pode ser importante apresentar também um painel com dados macroeconômicos e setoriais.
  11. 11. Daniela Godinho – Análise de Relatórios Financeiros Considere os seguintes aspectos: O negócio vai bem? As vendas estão aumentando e a empresa tem um retorno considerável? Todos os departamentos da empresa vão bem, ou existem setores específicos que apresentam problemas? A dívida da empresa é tão grande que o interesse adicionado às cotas de pagamento pode afetar o lucro dos acionistas? O dividendo é seguro? A empresa está utilizando o lucro para pagar dividendos?
  12. 12. Daniela Godinho – Análise de Relatórios Financeiros EVITE ERROS! 1 - Relatórios imprecisos.
  13. 13. Daniela Godinho – Análise de Relatórios Financeiros EVITE ERROS! 2 - Falta de interpretação e ação corretiva.
  14. 14. Daniela Godinho – Análise de Relatórios Financeiros DICAS Periodicidade A periodicidade de análise do relatório financeiro irá depender de uma série de fatores. Dados retrospectivos devem ter periodicidade maior, pois refletem o que já passou. O ambiente em que a empresa está (crise, expansão, estabilidade) também afeta a periodicidade dos relatórios.
  15. 15. Daniela Godinho – Análise de Relatórios Financeiros DICAS Análise das ações em curso e das projeções A análise deve ser feita tomando-se como ponto de partida o desempenho passado da empresa. A partir daí observar se as ações em curso (gestão do fluxo de caixa) estão alterando o desempenho e se as projeções futuras (gestão financeira estratégica) irão corrigir desvios.
  16. 16. Daniela Godinho – Análise de Relatórios Financeiros DICAS Dados específicos: As necessidades específicas de cada empresa irão impor relatórios diferenciados. Exemplo: Sazonalidade e criatividade.
  17. 17. Daniela Godinho – Análise de Relatórios Financeiros DICAS Dados específicos: As necessidades específicas de cada empresa irão impor relatórios diferenciados. Exemplo: Sazonalidade e criatividade.
  18. 18. Daniela Godinho – Análise de Relatórios Financeiros DICAS Benchmarking: A comparação de dados é sempre uma ferramenta de análise importante. Seja uma comparação direta com dados da concorrência ou com outro parâmetro pré- definido. “Isso permite relativizar o desempenho da empresa.
  19. 19. Daniela Godinho – Análise de Relatórios Financeiros NÃO ESQUEÇA Detalhamento : Analise os principais fluxos operacionais da área financeira: contas a pagar, contas a receber, caixa, fluxo de caixa, inadimplência e cobrança. Analise e desenvolva um plano de ação para correção e melhorias setoriais.
  20. 20. Daniela Godinho – Análise de Relatórios Financeiros NÃO ESQUEÇA Na medida do possível, recomenda-se o uso de gráficos como auxiliares para simplificar as conclusões mais complexas. Ao contrário das demonstrações financeiras, os relatórios de análise devem ser elaborados como se fossem dirigidos a leigos.
  21. 21. Daniela Godinho – Análise de Relatórios Financeiros O QUE INCLUIR NO RELATÓRIO: Situação financeira. Desempenho. Eficiência na utilização dos recursos. Pontos fortes e fracos. Tendências e perspectivas. Quadro evolutivo. Causas das alterações na situação financeira. Causas das alterações na rentabilidade. Evidência de erros da administração.
  22. 22. Daniela Godinho – Análise de Relatórios Financeiros Providências que deveriam ser tomadas e não foram. Avaliação de alternativas econômico-financeiras futuras.
  23. 23. Daniela Godinho – Análise de Relatórios Financeiros A Análise de Balanços baseia-se no raciocínio científico. Na maioria das ciências, o processo de tomada de decisões obedece mais ou menos a seqüência da Figura abaixo:
  24. 24. Daniela Godinho – Análise de Relatórios Financeiros USOS E USUÁRIOS DA ANÁLISE DE BALANÇOS: Fornecedores Liquidez, rentabilidade, endividamento Clientes Segurança no fornecimento Bancos Comerciais Liquidez, endividamento Bancos de Investimentos Situação futura, tendências Concorrentes Eficiência, pontos fortes e fracos Governo Evolução setorial, tributação Dirigentes Instrumento para tomada de decisões Proprietários Crescimento do lucro, dividendos e valor do negócio
  25. 25. Daniela Godinho – Análise de Relatórios Financeiros A análise financeira, objetiva contribuir na tomada de decisões e avaliações contínua do negócio. BOA SORTE E SUCESSO!

×