ticEDUCA2012 painel IV

2,538 views

Published on

Apresentação para lançamento do painel IV do ticEDUCA2012

Published in: Education
0 Comments
5 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
2,538
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1,720
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
5
Embeds 0
No embeds

No notes for slide
  • Tratando-se de um congresso na área das TIC, é natural que tomemos como referência o potencial que a as tecnologias digitais já hoje oferecem à escola, ainda que a sua utilização continue a ser muito ténue e pobre na maior parte dos casos, no que ao ensinar e aprender diz respeito.Isso não invalida que não sejamos capazes de dar o nosso contributo e projetar o seu potencial ao serviço de novos desafios colocados ao cidadão e à sociedade, uma sociedade em tudo diferente daquela em que a escola, como a conhecemos, foi criada…Sendo muito escassa a investigação em profundidade sobre as repercussões organizacionais, profissionais e curriculares resultantes da efetiva integração das tecnologias em contexto escolar, o nosso contributo seria precisamente o de cada um mobilizar a sua experiência pessoal e profissional para ajudar a configurar e antecipar como será essa outra escola…
  • ticEDUCA2012 painel IV

    1. 1. PAINEL IV ESPACONTEÚDO Que currículo para ÇO o século XXI? Ana Amélia Carvalho Maria do Céu Roldão Maria Elizabeth Almeida TEM Pedro Reis AGEPO moderador Fernando Albuquerque Costa NTES
    2. 2. Talvez possamos dizer que, além de uma questão de conhecimento, o currículo é também uma questão de identidade. (Silva, 1998)
    3. 3. ESPAÇO
    4. 4. 1. Novos espaços de aprendizagem?2. Outros tempos e outra forma de organização do tempo escolar?3. Novos conteúdos e estratégias de aprendizagem?4. Outros professores?
    5. 5. http://vittra.se
    6. 6. http://vittra.se http://youtu.be/eYH1aIyaBjM
    7. 7. A escola continua, em regra, fechada a informação e Apesar de uma retórica conhecimento que se situe favorável, o currículo oficial além do que se encontra continua omisso em termosestabelecido formalmente nos de orientações específicas programas das diferentes sobre o que fazer com asdisciplinas e áreas disciplinares tecnologias digitais; (currículo oficial); Apesar dos elevados recursos Os interesses dos alunos e as já mobilizados, professores e competências por eles educadores continuam sem adquiridas fora do contexto uma preparação adequadaescolar continuam a ter pouca para poderem utilizar, de importância na determinação forma eficiente, as tecnologiasdos objectivos e na seleção das digitais nas suas práticas estratégias de ensino e de quotidianas. aprendizagem; (Costa, 1999)
    8. 8. Obrigado!

    ×