escol@21 - aprender em ambiente personalizado

1,549 views

Published on

Apresentação feita na Conferência sobre Práticas de Qualidade promovida pela ULisboa e realizada no dia 27 de novembro de 2013.

Published in: Education
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
1,549
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1,048
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

escol@21 - aprender em ambiente personalizado

  1. 1. escol@21 - aprender em ambiente personalizado Fernando Albuquerque Costa aprendercom.org/comtic
  2. 2. AMBIENTES DE APRENDIZAGEM PERSONALIZADOS (AAP) Algumas questões de partida… • Em que medida é possível utilizar o conceito de AAP na universidade? • Em que medida é possível a mudança de papéis, atitudes e crenças sobre a aprendizagem? • Como negociar o controle da atividade? • Como combinar a filosofia dos AAP com a avaliação sumativa? • Em que medida é possível levar os alunos a utilizar as tecnologias emergentes (twitter, fb, etc.) para a aprendizagem? • Quais os princípios mais adequados para o desenho de atividades que conduzam os alunos a um maior domínio em termos de auto-aprendizagem e auto-regulação?
  3. 3. AMBIENTES DE APRENDIZAGEM PERSONALIZADOS (AAP)
  4. 4. AMBIENTES DE APRENDIZAGEM PERSONALIZADOS (AAP)
  5. 5. http://aprendercom.org/escol@21
  6. 6. The voice of the students DIFFICULTIES/ PROBLEM Managing PLEs @personal organisation @self-regulation COSTA, CRUZ & VIANA UNIVERSITY OF LISBON Strategic importance given to student’s leadership in the organisation and management of their own learning extent perception of difficulties, nature strategies for dealing with… Students do not adopt an attitude of reflection Students do not interact and share with others Students value the appraisals and suggestions given by the teachers http://aprendercom.org/escol@21 WHAT TO DO? HOW TO DO?
  7. 7. AMBIENTES DE APRENDIZAGEM PERSONALIZADOS (AAP) Resultados mais salientes Os estudantes reconhecem que a utilização dos espaços individuais depende das estratégias de organização e gestão que mobilizam, e que não se sentem preparados para tal. Revelam dificuldades em termos de organização pessoal e de gestão do tempo, ou seja, da autodisciplina necessária para participarem com regularidade nas atividades propostas. Procuram e valorizam sobretudo as apreciações e/ou sugestões fornecidas pelos docentes, em detrimento da interação com os colegas e da colaboração que a Internet e as funcionalidades escola2.0 permitiriam.
  8. 8. escol@21 - aprender em ambiente personalizado Fernando Albuquerque Costa aprendercom.org/comtic

×