Plano de unidade ceprp 8 ¬ serie

2,140 views

Published on

Published in: Technology, Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Plano de unidade ceprp 8 ¬ serie

  1. 1. Governo do Estado da Bahia Secretaria de Educação Colégio Estadual Pedro Ribeiro Pessoa Ano Letivo: 2007 Área de conhecimento: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias Campo do Saber: Ciências Naturais Unidade: I Período: 01/03 a 04/05 Professores: Vânia Nogueira PLANO DE UNIDADE Série: 8ª EIXO TRANSVERSAL: Saúde pessoal e coletiva: o uso de drogas na escola Competências Conteúdos Conceituais Representação e Comunicação Tema: :Tecnologia e sociedade Sub-tema: A Química e a Física no Cotidiano  Conhecer diferentes formas de obter informações (observação, experimento, leitura de texto e imagens, entrevistas) selecionando aquelas pertinentes ao tema em estudo.  Identificação da importância e contribuições da Química e da Física no mundo moderno.  Conhecimento dos objetos de estudo da Química e da Física, bem como das tecnologias desenvolvidas com o desenvolvimento das mesmas e suas vantagens e desvantagens.  Discussão sobre as drogas como substâncias químicas: os benefícios e prejuízos das drogas, tecnologia heróica ou vilã?  Diferenciação entre os conceitos básicos da Química e da Física, ou seja, entre matéria, corpo, substância, molécula e átomo.
  2. 2. Investigação e Compreensão Conteúdos Procedimentais  Compreender a Química e a Física presentes no mundo vivencial e nos equipamentos e procedimentos tecnológicos.  Construção de painéis mostrando as mudanças do mundo ontem e hoje, em relação à medicina, agricultura, transporte, comunicação, alimentação, etc.  Confecção de quadros comparativos dos avanços tecnológicos desenvolvidos pela Química e pela Física.  Seleção de gravuras de jornais e revistas para a confecção de painéis mostrando as tecnologias desenvolvidas pela Química e pela Física.  Consulta de rótulos de alimentos industrializados para identificar os aditivos químicos mais encontrados nos alimentos consumidos pelas famílias.  Demonstração, através de gravuras, das diferenças entre matéria, corpo, substância, moléculas e átomos.  Pesquisa e confecção de painéis a respeito dos efeitos e prejuízos de algumas drogas em nosso organismo. Contextualização Sociocultural Conteúdos Atitudinais  Reconhecer aspectos químicos relevantes na interação individual e coletiva do ser humano com o ambiente.  Reconhecer os limites éticos e morais que podem estar envolvidos no desenvolvimento da Química e da tecnologia.  Validação de que muito do conforto da vida moderna se deve a utilização de progressos desenvolvidos com os conhecimentos da Química e da Física.  Posicionar-se criticamente diante da utilização da tecnologia de forma prejudicial.  Curiosidade a respeito dos rótulos de produtos industrializados e valorização de uma alimentação mais saudável.  Reconhecimento de que os avanços tecnológicos são quase sempre conseqüências da utilização de princípios científicos desenvolvidos pela Química e pela Física.  Reconhecimento da responsabilidade do homem em relação ao uso responsável das tecnologias na exploração dos recursos humanos.  Posicionar-se criticamente diante do mau uso das drogas pelo homem.
  3. 3. Governo do Estado da Bahia Secretaria de Educação Colégio Estadual Pedro Ribeiro Pessoa Ano Letivo: 2007 Área de conhecimento: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias Campo do Saber: Ciências Naturais Unidade: II Período: 07/05 a 13/07 Professores: Vânia Nogueira PLANO DE UNIDADE Série: 8ª EIXO TRANSVERSAL: * Saúde pessoal e coletiva: uso de drogas na escola. Competências Conteúdos Conceituais Representação e Comunicação Tema: :Tecnologia e sociedade Sub-tema: A Química no Cotidiano  Conhecer diferentes formas de obter informações (observação, experimento, leitura de texto e imagens, entrevistas) selecionando aquelas pertinentes ao tema em estudo.  Apresentar de forma organizada, o conhecimento científico aprendido, através de desenhos textos e maquetes.  Identificação e caracterização das substâncias químicas  Diferenciação entre substâncias puras e misturas.  Análise de separação de misturas  Reconhecimento da importância das substâncias químicas em nossa vida.  Conhecimento do histórico do átomo.  Descrição da estrutura atômica.  Identificação das camadas eletrônicas e a maneira como os elétrons são nelas distribuídos.  Identificação do átomo através de seu número atômico, número de massa e massa atômica.  Interpretação das informações contidas nas representações do átomo.
  4. 4. Investigação e Compreensão Conteúdos Procedimentais  Compreender e utilizar os conceitos químicos dentro de uma visão macroscópica.  Experimentação de algumas técnicas de separação de misturas e elaboração de um relatório sobre as mesmas  Produção de perfumes, detergentes ou amaciantes como exemplo de misturas homogêneas  Seleção de propagandas em jornais ou revistas sobre bebidas alcoólicas, cigarros ou medicamentos e, elaboração de textos críticos sobre as mesmas.  Construção de um modelo atômico. Contextualização Sociocultural Conteúdos Atitudinais  Reconhecer o ser humano como agente paciente de transformações por ele produzidas ao seu ambiente.  Valorização do auto-cuidado com a saúde.  Posicionamento crítico diante de propagandas que valorizam o uso de substâncias que podem ser prejudiciais à saúde como álcool, fumo e medicamentos.  Reconhecimento dos perigos da auto- medicação.  Despertamento do interesse pelas idéias científicas e pela ciência como maneira de entender melhor o mundo que nos cerca.
  5. 5. Governo do Estado da Bahia Secretaria de Educação Colégio Estadual Pedro Ribeiro Pessoa Ano Letivo: 2007 Área de conhecimento: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias Campo do Saber: Ciências Naturais Unidade: III Período: 16/07 a 28/09 Professores: Vânia Nogueira PLANO DE UNIDADE Série: 8ª EIXO TRANSVERSAL: Saúde pessoal e coletiva: o uso de drogas na escola Competências Conteúdos Conceituais Representação e Comunicação Tema: Tecnologia e sociedade Sub-tema: Química no contidiano  Conhecer diferentes formas de obter informações (observação, experimento, leitura de texto e imagens, entrevistas) selecionando aquelas pertinentes ao tema em estudo.  Apresentar de forma organizada, o conhecimento científico aprendido, através de desenhos, textos e maquetes.  Conhecimento de alguns elementos químicos presentes em nosso cotidiano.  Classificação dos elementos químicos.  Identificação dos símbolos dos elementos químicos mais conhecidos.  Interpretação das informações contidas na tabela periódica dos elementos.  Caracterização dos átomos estáveis e instáveis.  Diferenciação entre íons de valência positiva e íons de valência negativa.  Comparação entre as ligações iônicas ou eletrovalentes e ligações covalentes ou moleculares.
  6. 6. Investigação e Compreensão Conteúdos Procedimentais  Compreender e utilizar os conceitos químicos dentro de uma visão macroscópica.  Construção de cartazes mostrando os elementos químicos que estão presentes na composição de materiais que utilizamos em nosso dia-a-dia.  Confecção de uma tabela periódica.  Elaboração de maquetes representando as ligações químicas existentes entre os átomos para formar as substâncias químicas presentes nos materiais utilizados em nosso cotidiano.  Uso do computador (internet) para coletar informações necessárias para a execução das atividades propostas. Contextualização Sociocultural Conteúdos Atitudinais  Reconhecer o papel da Química no sistema produtivo, industrial e rural.  Valorização da tecnologia como fonte importante na construção do saber.  Reconhecimento da importância do estudo da Química.  Despertamento da curiosidade a respeito dos fenômenos Químicos
  7. 7. Governo do Estado da Bahia Secretaria de Educação Colégio Estadual Pedro Ribeiro Pessoa Ano Letivo: 2007 Área de conhecimento: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias Campo do Saber: Ciências Naturais Unidade: IV Período: 01/10 a 21/12 Professores: Vânia Nogueira PLANO DE UNIDADE Série: 8ª EIXO TRANSVERSAL: Saúde pessoal e coletiva: o uso de drogas na escola Competências Conteúdos Conceituais Representação e Comunicação Tema: A física e o movimento  Conhecer diferentes formas de obter informações (observação, experimento, leitura de texto e imagens, entrevistas) selecionando aquelas pertinentes ao tema em estudo.  Apresentar de forma organizada, o conhecimento científico aprendido, através de desenhos, textos e maquetes.
  8. 8. Investigação e Compreensão Conteúdos Procedimentais  Compreender e utilizar os conceitos químicos dentro de uma visão macroscópica.  Contextualização Sociocultural Conteúdos Atitudinais 

×