Vozes do verbo

4,320 views

Published on

Professor Especialista Rafael Vasconcelos
Revisão para Vozes Verbais e Agente da Passiva.

Published in: Education
  • Be the first to comment

Vozes do verbo

  1. 1. Professor Especialista Rafael Vasconcelos vasconcelos.professor@gmail.com www.abcdorafa.blogspot.com
  2. 2. Como já é do nosso conhecimento, a classe gramatical ora denominadade “verbo” é aquela, dentre as demais, que mais apresenta flexões. Taisflexões referem-se a tempo, modo, pessoa, número e voz.Dando ênfase às vozes do verbo, torna-se importante ressaltar que asmesmas estão diretamente ligadas à maneira como se apresenta a açãoexpressa pelo verbo em relação ao sujeito. No objetivo de compreendermos melhor como se forma todo este processo, as estudaremos detalhadamente, priorizando conceitos seguidos de seus respectivos exemplos:
  3. 3. Voz ativaNeste caso, o sujeito é o agente da ação verbal, ou seja, é ele quem apratica. Observemos o exemplo: O repórter leu a notícia Sujeito agente Verbo na voz ativa
  4. 4. Voz passivaNela, a situação se inverte, pois o sujeito torna-se paciente, isto é, elesofre a ação expressa pelo fato verbal. Vejamos: A notícia foi lida pelo repórter Sujeito paciente Verbo na voz passiva Podemos perceber que o agente, neste caso, foi o repórter, que praticou a ação de ler a notícia. A voz passiva apresenta-se em dois aspectos:
  5. 5. Voz passiva sintética – Formada por um verbo transitivo direto (ou diretoe indireto) na terceira pessoa (do singular ou plural) mais o pronome “se”(apassivador).Exemplo: Praticaram-se ações solidárias Voz passiva sintética Sujeito paciente
  6. 6. Voz passiva analítica – Formada pelo verbo auxiliar (ser ou estar) mais oparticípio de um verbo transitivo direto (ou direto e indireto). Exemplo: Ações solidárias foram praticadas Sujeito paciente Voz passiva analítica foram – verbo ser / praticadas - particípio
  7. 7. Voz reflexivaOcorre quando o sujeito é agente e paciente ao mesmo tempo, ou seja, eletanto pratica quanto recebe a ação expressa pelo verbo. Conformedemonstrado a seguir: A garota penteou-se diante do espelho Sujeito agente Verbo na voz reflexiva É importante entendermos que desta forma a garota praticou a ação de pentear-se e recebeu a ação de ser penteada.
  8. 8. A função que se atribui a esse termo é a de executar o processo expresso pelo verbo, em se tratando da voz passiva. É o elemento da frase que pratica a ação expressa pelo verbo quando este se apresenta na voz passiva. Sempre introduzido por uma preposição.
  9. 9. EXEMPLOS A lição foi feita pelo aluno. Pelo aluno: agente da passiva O Brasil foi descoberto por Cabral. Por Cabral: agente da passiva O mascate ficou rodeado de curiosos. De curiosos: agente da passiva Os exercícios foram resolvidos por mim. Por mim: agente da passiva Este mar se navega de cruéis marinheiros. De cruéis marinheiros: agente da passiva A grama foi cortada por Marilisa. Por Marilisa: agente da passiva
  10. 10. Voz passiva Relembrando:Na verdade, agente da passiva é um termo integrante da oração. Ele só está presente quando a oração está na voz passiva. Vamos entender melhor. A seguinte oração está na voz ativa: •Branca de Neve mordeu a maçã envenenada.Quando uma oração está na voz ativa, o sujeito gramatical também é o agente da ação. Veja bem: foi de fato Branca de Neve quem comeu a maçã envenenada. Esquematizando:
  11. 11. Existe, no entanto, um outro modo de afirmar o mesmo fato. Veja bem! A maçã envenenada foi mordida por Branca de Neve. O sentido desta oração é exatamente o mesmo da oração anterior. Embora a informaçãoseja a mesma, a estrutura gramatical é um pouco diferente. Nesse exemplo, a oração está na voz passiva.
  12. 12. Nas orações na voz passiva, não é o sujeito que pratica a ação, mas oagente da passiva. Portanto:
  13. 13. O mundo dos contos de fada traz um outro exemplo. Observe como o sujeito (na voz ativa) transforma-se em agente da passiva (na voz passiva) e como o objeto direto (na voz ativa) transforma-se em sujeito (na voz passiva).
  14. 14. •Vamos ver outros exemplos.voz ativa: Peter Pan derrotou o Capitão Gancho.voz passiva: O Capitão Gancho foi derrotado por Peter Pan.agente da passiva: por Peter Panvoz ativa: Alice seguiu o Coelho Branco.voz passiva: O Coelho Branco foi seguido por Alice.agente da passiva: por Alice
  15. 15. Você já deve ter deduzido que nem todas as orações navoz ativa podem ser convertidas para a voz passiva.Só podem ser convertidas as orações formadas por verbostransitivos diretos e completadas por objeto direto. Arazão é muito simples: é o objeto direto que vai setransformar em sujeito na voz passiva.
  16. 16. E agora um último exemplo:Os contos de fada nos encantam.Ou seja: •Nós somos encantados pelos contos de fada. Qual o agente da passiva? Pelo que somos encantados? Pelos contos de fada, é lógico.

×