Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Trabalho em equipe case 1

3,315 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Trabalho em equipe case 1

  1. 1. CASE 1 – EQUIPE 1SITUAÇÃO O setor Alfa da empresa Prati-Donaduzzi, industria de medicamentos genéricos,tem passado nos últimos meses por algumas mudanças, as quais tem-se percebidoprejudiciais, dentre outras coisas, no desempenho das atividades dos colaboradoresassim como na imagem que o setor possui perante os outros setores da empresa. Sabe-seapriori que o nicho de atividades desenvolvidas pelo setor é bastante variadorepercutindo em todos os setores da organização. Após ouvir o relato de alguns colaboradores, destacam-se alguns pontos que temse tornado cada vez mais evidente no comportamento deles. Seguem algumas falas doscolaboradores que compõe este setor: “Comecei aqui já faz três meses. Já sei quase tudo que preciso fazer, acho que jáposso até ficar sozinho sabe, não preciso de ninguém vigiando meu trabalho, três mesesé bastante tempo pra aprender as nossas atividades”. Há na fala desse colaborador a demonstração de que este não se senteinserido num grupo, nem possui ou integra a identidade deste. É uma pessoaindependente que sabe desempenhar seu papel, mas ao mesmo tempo sente-se decerta forma perseguido pela vigilância de um responsável em controlar asatividades. Necessita-se então de uma reintrodução esse colaborador no grandegrupo do setor, mostrando-lhe que apesar de este pensar que não há mais nadapara aprender, o grupo sempre pode contribuir com mais conhecimentos ou pontosque possam passar desapercebidos. “Eu agradeço a todos por tudo que fizeram por mim, quando entrei não sabianada, agora já consigo agir sozinho. A, e o melhor disso tudo é que não preciso passanada pra ninguém, como já domino minhas atividades ficou tudo bem mais rápido efácil. Imagina só se tudo que eu fosse fazer eu precisasse ficar falando para meu chefe!?Nada ia roda!” Na expressão acima o colaborador desafia os princípios de trabalho emgrupo, negando-se a passar seus conhecimentos para outros colaboradores eomitindo informações técnicas ao seu superior. Vê-se então a importância dealertá-lo de que da mesma forma como quando ele era inexperiente os demaisintegrantes do grupo o ajudaram em sua formação, agora ele necessita dar o
  2. 2. feedback ao grupo e também estar aberto a “receber novas peças à engrenagem damáquina” “Estamos de chefe novo sabe, isso é tão bom, pensa só, tudo novo!” “Não sei porque me colocaram fazer isso aqui, não nasci pra isso, e além de tudoainda pagam mal! Ficam dizendo que é pra gente ir fazendo que vai muda, mas isso já éassim desde de quando entrei aqui.” “Minha equipe é assim, tem um que é mais tranquilo, outro mais esquentadinho,outro mais na dele, mas o legal mesmo são os que me ajudam sempre quando preciso,sabe, só não ajudam sem não da mesmo” No comentário acima pode-se observar uma dialética inter-grupalestabelecida entre os membros da equipe, com vários tipos de personalidade, épossível detectar também sub-grupos com uma identidade já formada part2indo-se do pressuposto de uma maior facilidade na vivência organizativa. “Tem dia que tá uma loucura isso aqui, não sei como fazemos para caber tantagente no setor” É possível identificar na fala do colaborador que no setor há a evidência deuma falta na organização da divisão de tarefas bem como a ausência de visãoholística por parte do líder em relação a distribuição dos membros da equipe. “Estou com uma queimação no estomago ultimamente sabe, não sei o queacontece”. Pode-se observar no trecho acima o “stress” do colaborador em relação aoseu trabalho, gerados por vários motivos, um deles por exemplo seria a sobrecargade atividades estabelecida por ele mesmo, devido a falta de atividade grupal,dividir tarefas. “Agente vai indo né, sem saber muito bem onde vai chega, mas vai”. A falta de perspectiva de crescimento e até mesmo um conformismo emrelação ao trabalho são evidentes na citação acima, situação essa que pode serconvertida por uma liderança motivadora e integrativa entre o colaborador emquestão e a sua equipe.

×