Successfully reported this slideshow.

Concretismo

3,298 views

Published on

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Concretismo

  1. 1. Fábio Oliveira Santos *
  2. 2. *Sabrina Vilarinho *Concretismo foi um movimento artístico surgido em 1956, inicialmente na literatura, depois na música e, por fim, na poesia. Defendia a racionalidade e rejeitava o Expressionismo, o acaso, a abstração lírica e aleatória. Nas obras surgidas no movimento, não há intimismo nem preocupação com o tema, seu intuito era acabar com a distinção entre forma e conteúdo e criar uma nova linguagem
  3. 3. * *A busca dos artistas era incorporar a arte (música, poesia, artes plásticas) às estruturas matemáticas geométricas. A intenção deste movimento concreto era desvincular o mundo artístico do natural e distinguir forma de conteúdo.
  4. 4. *Para os concretistas a arte é autônoma e a sua forma remete às da realidade, logo, as poesias, por exemplo, estão cada vez mais próximas das formas arquitetônicas ou esculturais. As artes visuais não figurativas começam a ser mais evidentes, a fim de mostrar que no mundo há uma realidade palpável, a qual pode ser observada de diferentes ângulos.
  5. 5. *Por volta de 1950, a concepção plástica da arte chega ao Brasil através do suíço Max Bill: artista, arquiteto, designer gráfico e de interiores. Bill é o responsável por popularizar as concepções da linguagem plástica no Brasil com a Exposição Nacional de Arte Concreta, em 1956.
  6. 6. *As características gerais do concretismo na literatura são: o banimento do verso, o aproveitamento do espaço do papel, a valorização do conteúdo sonoro e visual, possibilidade de diversas leituras através de diferentes ângulos.
  7. 7. *O Concretismo começa a despontar no Brasil com a publicação da revista Noigandres pelos três poetas: Décio Pignatari, Haroldo de Campos e Augusto de Campos. Porém, fixa-se no Brasil com a Exposição Nacional de Arte Concreta, em 1956, no Museu de Arte Moderna de São Paulo.
  8. 8. *As poesias concretas trazem novas formas de expressão: valorização da forma e da comunicação visual, sobrepondo ao conteúdo.
  9. 9. *O poema da poesia concreta é chamado de poema-objeto por causa dos recursos estilísticos adotados: a eliminação de versos e a incorporação de figuras geométricas. Os poemas concretos possuem carga semântica, mas diferenciam-se por enfatizar o conteúdo visual e sonoro das palavras.
  10. 10. *Características principais do Concretismo: - Elaboração artística em busca da forma precisa; *- Ênfase na racionalidade, no raciocínio e na ciência; *- Uso de figuras abstratas nas artes plásticas. *- União entra a forma e o conteúdo na obra de arte; *- Na literatura, os poetas concretistas buscavam utilizar efeitos gráficos, aproximando a poesia da linguagem do design; *- Envolvimento com temas sociais (a partir da década de 1960);
  11. 11. *Algumas obras da literatura concretista brasileira: *- Teoria da Poesia Concreta de Décio Pignatari (1965) *- Poetamenos (1953) e Pop-cretos (1964) de Augusto de Campos *- Galáxias (1963) de Haroldo de Campos

×