Estrategia_de_Comunicacao_MKT_Era_Digital

779 views

Published on

  • Be the first to comment

Estrategia_de_Comunicacao_MKT_Era_Digital

  1. 1. Criatividade é a arte de juntar ideias. Pensamento de Steve Jobs
  2. 2. Pontos para a construção do Plano Estratégico de Comunicação na Era Digital. Pensamento de Philip Kotler Fonte: http://www.adnews.com.br/publicidade/10-dicas-de-philip-kotler-para-o-marketing-do-seculo-xxi Sua marca precisa tocar o espírito das pessoas. "Pense no consumidor não em termos de alguém que vai comprar seu produto, mas alguém que deseja que o mundo seja um lugar bom para viver. O que você está fazendo para mostrar a ele que se importa?"
  3. 3. Pontos para a construção do Plano Estratégico de Comunicação na Era Digital. Pensamento de Philip Kotler Fonte: http://www.adnews.com.br/publicidade/10-dicas-de-philip-kotler-para-o-marketing-do-seculo-xxi Fique atento ao mobile. "Os consumidores agora estão no poder, eles sabem muito mais do que você mesmo como companhia“;
  4. 4. Pontos para a construção do Plano Estratégico de Comunicação na Era Digital. Pensamento de Philip Kotler Fonte: http://www.adnews.com.br/publicidade/10-dicas-de-philip-kotler-para-o-marketing-do-seculo-xxi Fique atento ao mobile. "Os consumidores agora estão no poder, eles sabem muito mais do que você mesmo como companhia“; Aposte nas histórias. "Faça uma boa história“ É preciso ressaltar o motivo que faz de seu produto melhor que os da concorrência.
  5. 5. Pontos para a construção do Plano Estratégico de Comunicação na Era Digital. Pensamento de Philip Kotler Fonte: http://www.adnews.com.br/publicidade/10-dicas-de-philip-kotler-para-o-marketing-do-seculo-xxi Fique atento ao mobile. "Os consumidores agora estão no poder, eles sabem muito mais do que você mesmo como companhia“; Aposte nas histórias. "Faça uma boa história“ É preciso ressaltar o motivo que faz de seu produto melhor que os da concorrência. É preciso inovar sempre. "Uma companhia não sobrevive se não mudar"
  6. 6. Pontos para a construção do Plano Estratégico de Comunicação na Era Digital. Pensamento de Philip Kotler Fonte: http://www.adnews.com.br/publicidade/10-dicas-de-philip-kotler-para-o-marketing-do-seculo-xxi Não crie vendas, possua consumidores. “Um caso de amor com seu consumidor". "Nos dias de hoje apenas vender é estupidez. Seu trabalho não é produzir uma venda, mas criar posse do consumidor"
  7. 7. Pontos para a construção do Plano Estratégico de Comunicação na Era Digital. Pensamento de Philip Kotler Fonte: http://www.adnews.com.br/publicidade/10-dicas-de-philip-kotler-para-o-marketing-do-seculo-xxi Não crie vendas, possua consumidores. “Um caso de amor com seu consumidor". "Nos dias de hoje apenas vender é estupidez. Seu trabalho não é produzir uma venda, mas criar posse do consumidor" Aposte nas novas mídias. "É preciso criar sinergia. As velhas mídias e as novas trabalham juntas"
  8. 8. Pontos para a construção do Plano Estratégico de Comunicação na Era Digital. Pensamento de Philip Kotler Fonte: http://www.adnews.com.br/publicidade/10-dicas-de-philip-kotler-para-o-marketing-do-seculo-xxi Não crie vendas, possua consumidores. “Um caso de amor com seu consumidor". "Nos dias de hoje apenas vender é estupidez. Seu trabalho não é produzir uma venda, mas criar posse do consumidor" Aposte nas novas mídias. "É preciso criar sinergia. As velhas mídias e as novas trabalham juntas" Valorize o design. Exemplo os relógios Swatch. "A marca é toda sobre design. Eles transformaram o relógio num objeto fashion e colecionável"
  9. 9. Pontos para a construção do Plano Estratégico de Comunicação na Era Digital. Pensamento de Philip Kotler Fonte: http://www.adnews.com.br/publicidade/10-dicas-de-philip-kotler-para-o-marketing-do-seculo-xxi Lojas físicas terão de repensar sua razão de ser. Se você possui uma loja física, é preciso alinhar sua logística num processo de produção que envolva compras online.
  10. 10. Mudamos do marketing de transação para o marketing de relacionamento. Pensamento de Philip Kotler
  11. 11. Pontos que precisamos compreender sobre a Era Digital. Pensamento de Walter Longo Fonte: http://www.adnews.com.br/tecnologia/o-marketing-na-era-pos-digital-segundo-walter-longo Era como ‘pós-digital’. "Não há mais surpresa, passamos a usar estas ferramentas de maneira cotidiana. A tecnologia já faz parte do dia a dia“ "Não existe mais o mundo digital ou real, eles agora são um só [...] Antigamente a gente dizia 'vamos entrar na internet', isso nem se fala mais"
  12. 12. Pontos que precisamos compreender sobre a Era Digital. Pensamento de Walter Longo Fonte: http://www.adnews.com.br/tecnologia/o-marketing-na-era-pos-digital-segundo-walter-longo Macrotendência para o novo marketing é a multiplicidade. Antes a comunicação era como o boliche: a bola era a verba e os consumidores as garrafas. Você jogava e tentava atingir o máximo possível. Agora virou pinball: rápida, flexível, imprevisível, interativa e caótica. "Não existe mais divisão por mídia, mas por fluxo.”
  13. 13. Pontos que precisamos compreender sobre a Era Digital. Pensamento de Walter Longo Fonte: http://www.adnews.com.br/tecnologia/o-marketing-na-era-pos-digital-segundo-walter-longo As marcas precisam focar em três grandes grupos: Paid Media - a marca paga para estar presente; Owned Media – os próprios canais de mídias; Earned Media - a mídia espontânea, aquela que acontece quando as pessoas comentam sobre sua marca.
  14. 14. Pontos que precisamos compreender sobre a Era Digital. Pensamento de Walter Longo Fonte: http://www.adnews.com.br/tecnologia/o-marketing-na-era-pos-digital-segundo-walter-longo Outra macrotendência é a sincronicidade. É preciso transformar o antigo banco de dados num banco de fatos. "Mais importante não é especificidade, é sincronicidade“. Passamos da era da atenção para a era da distração, ou seja, marcas precisam de certa dose de tensão para garantir atenção. "Tensão torna as pessoas interessantes, marcas interessantes“.
  15. 15. "Pessoas não são, pessoas estão. Meus dados demográficos são menos relevantes [...] Os fatos que ocorrem na minha vida é que dão a exata dimensão de quem eu sou" Pensamento de Walter Longo
  16. 16. A Era Digital e a nova Comunicação. Pensamento de Martha Gabriel Fonte: http://www.adnews.com.br/publicidade/5-campanhas-exemplares-de-marketing-de-conteudo-segundo-martha-gabriel Criação conteúdo de modo consistente. "A Estratégia é o coração, o conteúdo é o sangue que pulsa"
  17. 17. A Era Digital e a nova Comunicação. Pensamento de Martha Gabriel Fonte: http://www.adnews.com.br/publicidade/5-campanhas-exemplares-de-marketing-de-conteudo-segundo-martha-gabriel Criação conteúdo de modo consistente. "A Estratégia é o coração, o conteúdo é o sangue que pulsa" "Melhor conteúdo é o que se adapta melhor ao dispositivo. “ “Quando eu penso em estratégia, não posso pegar a mesma informação do cinema e enviar para o celular"
  18. 18. A Era Digital e a nova Comunicação. Pensamento de Martha Gabriel Fonte: http://www.adnews.com.br/publicidade/5-campanhas-exemplares-de-marketing-de-conteudo-segundo-martha-gabriel Depois de atrair a atenção do consumidor, é preciso ter conteúdo para mantê-la. Conteúdo útil e interessante.
  19. 19. “Muitos produzem conteúdo, mas não possuem estratégia e vice versa.” Pensamento de Martha Gabriel
  20. 20. Desenvolvimento do Pensamento Estratégico na Era Digital.
  21. 21. Desenvolvimento do Pensamento Estratégico na Era Digital. Pensamento Temporal Senso de Oportunidade Pensamento Sistêmico Foco na Visão Teste de hipótese
  22. 22. Pensamento Temporal: Ação de considerar o passado em suas decisões futuras. Pensamento Sistêmico: Auxiliar no trabalho de situações complexas e inter- relacionadas e ao compreender o processo de ação e reação. Foco na Visão: Subtrair distrações e manter a concentração nos objetivos. Teste de hipóteses: A estratégia deve ser permanentemente avaliada e ajustada. Desenvolvimento do Pensamento Estratégico na Era Digital.
  23. 23. Desafios para a Criação das estratégias de Comunicação na Era Digital. Equilibrio estratégico entre estratégias digitais e estratégias tradicionais. Saber que: As estratégias de comunicação na Era Digital nascem de um processo de tentativa e erro.
  24. 24. Desafios para a Criação das estratégias de Comunicação na Era Digital. Execução Experimentação Reflexão Plano de Comuni- cação
  25. 25. Quesito “Reflexão” o estrategista precisa observar: Desenvolver a habilidade de idagar, observar e conversar. Isso serve para o objetivo de desenvolver a experiência de compreender, armazenar e reorganizar ou recategorizar o processo.
  26. 26. Ou seja: Questionar Observar Fazer networking Experimentar
  27. 27. Para ter êxito no Planejamento Estratégico de Comunicação na Era Digital 1 – Construção do Plano Estratégico de Marketing; 2 – Construir o Plano de Comunicação; 3 – Construir a campanha de conteúdo, definir os multi-meios e quais caminhos irá seguir;
  28. 28. Para ter êxito no Planejamento Estratégico de Comunicação na Era Digital 4 – Criar canais de avaliação/resultado; Tudo isso serve para construir o conceito, o sentido, o norte que o auxiliará a minimizar os erros.
  29. 29. Um bom caminho para ter sucesso no seu Planejamento de Comunicação na Era Digital é construir uma boa estratégia de networking. Pensamento de Fábio Mesquita Torres
  30. 30. O Processo de construção do Planejamento Estratégico de Comunicação na Era Digital. Emissor Mensagem Canal Receptor Feedback
  31. 31. O Processo de construção do Planejamento Estratégico de Comunicação na Era Digital. Emissor Mensagem Canal Receptor Quem é você? O que você quer dizer? Quais os veículos? Quem é, o que faz, onde vive?
  32. 32. ...ter a capacidade de combinar experiências novas e antigas e sintetizar o novo. Ser estratégico na era digital é...
  33. 33. ...pensar diferente e ter uma boa capacidade de associação. Ser estratégico na era digital é...
  34. 34. ...ser um colecionador de ideias. Ser estratégico na era digital é...

×