Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

EBD Jovens - Aula 07 - A graça de Deus

7,088 views

Published on

Resumo da Aula Apresentada.

Published in: Spiritual
  • Be the first to comment

EBD Jovens - Aula 07 - A graça de Deus

  1. 1. EBD Aula Ano 2009 II Trimestre Jovens 07 Epistola de Gálatas A GRAÇA DE dEUS Bíblico Texto B blico: Gl. 2. 17 A 21 Texto Áureo: Sl. 63.3 ureo
  2. 2. EBD Jovens Aula 07 A graça de Deus Introdução – A Maravilhosa graça de Deus; 01 – Definindo a graça. 02 – Compreendendo a graça. 03 – A graça e a Trindade. 04 – Suas características e Ação.
  3. 3. EBD Jovens Aula 07 A graça de Deus Introdução A Maravilhosa Graça de Deus. Alguns anos atrás, numa igreja na Inglaterra, o pastor notou um ex- assaltante se ajoelhando para receber a ceia do Senhor ao lado de um juiz da Suprema Corte da Inglaterra. O juiz era o mesmo que, anos antes, havia condenado o assaltante a sete anos na prisão. Após o culto, enquanto o juiz e o pastor caminhavam juntos, o juiz perguntou, “Você viu quem estava ajoelhado ao meu lado durante a ceia?” “Sim”, respondeu o pastor, “mas eu não sabia que você havia notado”. Os dois homens caminharam em silêncio por alguns momentos. Daí o juiz disse, “Que milagre da graça!”
  4. 4. EBD Jovens Aula 07 A graça de Deus O pastor concordou. “Sim, que milagre maravilhoso da graça”. Daí o juiz perguntou, “Mas você se refere a quem?” O pastor respondeu “É claro, à conversão do assaltante.” O juiz falou “Mas eu não estava pensando nele. Estava pensando em mim mesmo.” “Como assim?” indagou o pastor. O juiz respondeu, “O assaltante sabia o quanto ele precisava de Cristo para salvá-lo dos seus pecados. Mas, olhe para mim. Eu fui ensinado desde a infância a ser um cavalheiro, a cumprir a minha palavra, fazer minha orações, ir à igreja.
  5. 5. EBD Jovens Aula 07 A graça de Deus Eu passei por Oxford, recebi meu diploma, fui advogado e eventualmente tornei-me juiz. Pastor, nada, a não ser a graça de Deus, podia ter me levado a admitir que eu era um pecador igual àquele assaltante. Levou muito mais graça para me perdoar por meu orgulho, minha confiança em mim mesmo, para me levar a reconhecer que não sou melhor aos olhos de Deus do que aquele assaltante que eu mandei à prisão.” E que maravilha a graça é. Boas pessoas só não entram no céu porque seu orgulho as impede de chegar ao Salvador. - Steven J. Cole, Not the healthy but the sick WORLD (March 1, 1997).
  6. 6. EBD Jovens Aula 07 A graça de Deus Introdução – A Maravilhosa graça de Deus; 01 – Definindo a graça. 02 – Compreendendo a graça. 03 – A graça e a Trindade. 04 – Suas características e Ação.
  7. 7. EBD Jovens Aula 07 A graça de Deus Definindo a Graça de Deus Palavra Grega CHARIS. Aparece mais de 150 vezes no Novo Testamento. É um dos atributos comunicáveis divinos, ou perfeições de Deus. Favor Imerecido de Deus para os Homens. quot;Graça é algo em Deus que está no coração de todas as Suas atividades de redenção, Seu rebaixar-se e estender de Sua mão das alturas de sua majestade, para tocar o insignificante e a misériaquot;. Philips
  8. 8. EBD Jovens Aula 07 A graça de Deus Definindo a Graça de Deus A palavra GRAÇA é aplicada de três formas e com significados distintos na bíblia: 1. Atitude de Deus ou disposição dele para o amor e favor para com o pecador. Noé, encontrou graça diante de Deus – encontrou favor. 2. Quando Deus faz algo de bom pelo pecador. Nós somos salvos pela graça de Deus. 3. Os efeitos ou frutos da graça dada ao crente. A disposição dos macedônios para ofertarem com liberalidade, foi chamada de graça. II Cor. 8.1
  9. 9. EBD Jovens Aula 07 A graça de Deus Introdução – A Maravilhosa graça de Deus; 01 – Definindo a graça. 02 – Compreendendo a graça. 03 – A graça e a Trindade. 04 – Suas características e Ação.
  10. 10. EBD Jovens Aula 07 A graça de Deus Compreendendo a graça. Para compreendermos a graça, vamos contrasta-la com: 1) a lei; 2) o pecado; 3) as obras na salvação; 4) a divida da nossa salvação; A GRAÇA x A LEI – João 1.17 Moisés era o porta voz da lei Cristo é o porta voz da graça. A Natureza da Lei A Natureza da Graça faz demandas; outorgar bênçãos. é um ministério de condenação; é um ministério de perdão. torna o homem distante (culpa) do Senhor; traz o homem para perto de Deus. condena o melhor dos homens; a graça salva o pior dos homens. A lei diz: quot;Faça e viverásquot;; a graça diz: quot;Crê e viverásquot;. A lei exige perfeição; a graça providencia a perfeição. A lei condena; a graça liberta da condenação.
  11. 11. EBD Jovens Aula 07 A graça de Deus Compreendendo a graça. Debaixo da Lei o homem está perdido. A única forma de livrar-se do julgo da lei é pela fé em Cristo; quot;Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que nele crêquot;. Romanos 10:4. quot;Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graçaquot;. Romanos 6:14. “A graça te põe no topo da montanha, ao passo que a lei te põe ao pé da montanha para você galgá-la.” Dtr. Philip Fravre.
  12. 12. EBD Jovens Aula 07 A graça de Deus Compreendendo a graça. O PECADO x A GRAÇA Reina para morte Rm. 5.21 Reina para vida eterna Recebe poder de condenação Rouba do pecado este poder e através da lei entrega Cristo para satisfação da lei A única fonte de Perigo é a lei O único escape é a lei satisfeita violada através de Cristo Cristo satisfez a lei por Seu povo, para que a lei pudesse ser satisfeita com eles.
  13. 13. EBD Jovens Aula 07 A graça de Deus Compreendendo a graça. A Graça X As Obras A graça se contrasta com as obras na salvação dos pecadores. quot;Pois pela graça sois salvos por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras para que ninguém se gloriequot;. Efésios 2:8-9. A salvação é pela graça do Criador em lugar das obras da criatura. A salvação pela graça exclui a possibilidade de obras, sejam elas grandes ou pequenas, morais ou cerimoniais. A salvação pela graça não dá ocasião para o homem se gloriar. Toda gloria é dada a Deus.
  14. 14. EBD Jovens Aula 07 A graça de Deus Compreendendo a graça. A Graça x A Divida quot;Ora, àquele que faz qualquer obra não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida. Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiçaquot;. Romanos 4:4-5. O homem que recebe o salário pelas suas obras, não recebe da dádiva da graça, mas recebe do que lhe é devido. Não existe graça onde o homem recebe por causa do que merece ou ganha. Graça exclui a noção de débito ou obrigação. A salvação pela graça implica que Deus não é obrigado a salvar. Se existe uma obrigação da parte de Deus para com o homem, não seria a graça a causa da salvação. Foi pela graça de Deus não por obrigação alguma que Ele salvou o pecador. quot;O caminho ao céu não é uma estrada de pedágio, mas uma estrada livre, pela graça imerecida de Deus em Cristo Jesus. A graça nos encontra como pobres mendigos e nos deixa como devedoresquot;. Toplady
  15. 15. EBD Jovens Aula 07 A graça de Deus Introdução – A Maravilhosa graça de Deus; 01 – Definindo a graça. 02 – Compreendendo a graça. 03 – A graça e a Trindade. 04 – Suas características e Ação.
  16. 16. EBD Jovens Aula 07 A graça de Deus A graça na Trindade. 1. O Pai é a fonte de toda graça. Ele propôs o fato e o plano da graça. Ele formulou o concerto de graça e preparou um meio pelo qual quot;os pecadores banidos da presença dEle, não fossem expulsos dElequot;. Ele fez a escolha, pela graça, de quem seriam os beneficiados por Sua graça, e na plenitude dos tempos mandou Seu Filho ao mundo para servir como mediador da graça. 2. O Filho eterno é o canal de graça. O único meio pelo qual a graça de Deus pode atingir o pecador é através de nosso Senhor Jesus Cristo. Aquele que rejeita a graça de Deus jamais deve se considerar como beneficiário da graça de Deus! Sua obra reconciliou graça e justiça, como está escrito: quot;A misericórdia e a verdade se encontraram; a justiça e a paz se beijaramquot;. Salmo 85:10. 3. 3. O Espírito Santo é o administrador da graça. Sem a graciosa operação do Espírito Santo na conversão do pecador, nenhum pecador seria beneficiado pela graça. O Espírito toma o que é de Cristo e o dá ao pecador. Ele desperta todas as almas escolhidas por Deus, e conduz a Cristo todas as ovelhas pelas quais o Bom Pastor dera Sua vida. João 10:11. Ele conquista o mais endurecido dos corações. Ele abre os olhos cegos pelo pecado e os ouvidos fechados por Satanás. O Espírito Santo revela a graça do Pai e aplica a graça do Filho.
  17. 17. EBD Jovens Aula 07 A graça de Deus Introdução – A Maravilhosa graça de Deus; 01 – Definindo a graça. 02 – Compreendendo a graça. 03 – A graça e a Trindade. 04 – Suas características e Ação.
  18. 18. EBD Jovens Aula 07 A graça de Deus As características e a ação da Graça a) É poderosa, abundante 2 Co 9.8 “E Deus é poderoso para tornar abundante em vós toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, toda suficiência, superabundeis em toda boa obra.” A suficiência da Graça divina: 1- Toca em todas as áreas da vida (em tudo). 2- Opera em toda hora da vida (sempre). 3- Destina-se a toda a boa obra na vida.
  19. 19. EBD Jovens Aula 07 A graça de Deus As características e a ação da Graça b) Corre ricamente Ef 1.7 “Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça.” Redenção = Denota libertar da escravidão através de pagamento. Neste caso, o valor infinito do sangue vertido de Cristo é eficaz para remir os nossos pecados. (Graça; Favor) 1 Tm 1.14 “E a graça de nosso Senhor superabundou com a fé e o amor que há em Jesus Cristo.”
  20. 20. EBD Jovens Aula 07 A graça de Deus As características e a ação da Graça c) É suficiente 2 Co 12.9a “E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza.” É a graça suficiente que pode agir no meio das fraquezas. Traz consigo alegria e poder. d) É maravilhosa Ef 1.6 “... para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis, isto é, que Ele nos concedeu gratuitamente no Amado.” Concedeu gratuitamente Literalmente é “manifestar Sua graça”.
  21. 21. EBD Jovens Aula 07 A graça de Deus As características e a ação da Graça Ela está ao alcance de: a) Todos os pecadores I Tm 1.14,15 “E a graça de nosso Senhor superabundou com a fé e o amor que há em Jesus Cristo. (v.15) Esta é uma palavra fiel e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.” b) Todos os filhos de Deus Ef 3.8 “A mim, o mínimo de todos os santos, me foi dada esta graça de anunciar entre os gentios, por meio do evangelho, as riquezas incompreensíveis de Cristo.” c) Principalmente dos humildes I Pe 5.5 “Semelhantemente vós, jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.”
  22. 22. EBD Jovens Aula 07 A graça de Deus As características e a ação da Graça O que a graça efetua: a) Salva o homem gratuitamente Ef 2.5 “estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos)” b) Justifica (demonstra a inocência) o pecador Rm 3.24 “Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.” * Redenção Significa a compra de um escravo para dar-lhe a liberdade.
  23. 23. EBD Jovens Aula 07 A graça de Deus As características e a ação da Graça c) Chama e capacita para a obra do Senhor. Gl 1.15 “Nós somos judeus por natureza e não pecadores dentre os gentios.” Hb 12.28 “Pelo que, tendo recebido um Reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente com reverência e piedade;”

×