Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Apresentação Campus Party Recife

571 views

Published on

Apresentação feita em 2 open spaces na @Imagem_Oficial dias 23 e 24 de agosto de 2012.
Baixe a apresentação completa (comentada com os vídeos) em: http://bit.ly/P9s8rQ

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Apresentação Campus Party Recife

  1. 1. Ezequias R. da Rocha Recife
  2. 2. Evento 2.000 Campuseiros 100 Dias 800 Acampados 180 Atividades 200 Hrs de conteúdo 20 Estados 30 Mil m2 8 Países 5 Dias Fibra ótica Cabo submarino 25.000 KmCabo em terra cortando boa parte da cidade 11 Km extensão para a área hospitalar + R$ 10.000.000,00 em investimentos
  3. 3. Evento Área de Exposição 60.000 pessoas Inclusão Digital+ 3.000 crianças capacitadas
  4. 4. A Campus Recife Visão Geral http://t.co/xtjOsL4J http://t.co/xtjOsL4J2
  5. 5. Minha trilha (Quadro geral)
  6. 6. Web Tendências“A web não é mais umatendência” Deve-se correr atrás de tendência de negócio se web antes era comunicação, relacionamento, troca agora web é negócio” “o caso da Facebook-C&A (o usuário influencia a compra do usuário)” http://bit.ly/PzFodD
  7. 7. Web Tendências“Inovação você pode inovardentro da sua própria empresa atual” “...as tecnologias não tem que ficar só na internet, a gente tem que mobilizar nosso negócio para que ele saia da internet e encontre as pessoas off-line” “...antes as aplicações eram mais para produto e menos para um modelo de negócio”
  8. 8. Web Tendências“Estar atento e fazer a pergunta: quem toca o negócio?(a apple disponibiliza toda a loja mercado, serviços,infra)” “Outros exemplos Android Mercado Livre Dropbox Amazon” “O custo para se empreender está cada dia mais baixo (as grandes empresas estão hoje trabalhando para você) você pode ter grandes empresas trabalhando para você e focar na inovação.” http://xeround.com/blog/2012/08/43-free-cloud-resources-for-application-developers
  9. 9. Web Tendências“Se você não sabe codificar então vai alí ao ladoe procura um cara que sabe codificar e faz suaparte no marketing que é o teu negócio.” O caso da Youca.stCaso Instagram aplicação de baixa complexidade mas gera valorporque fez um plano de negócio que atendesse a este mercado (japonês-adora fotografar)
  10. 10. Web Tendências “abra negócios que sejam escaláveis e sustentáveis caso contrário não abra” O caso da Youca.stCaso Instagram aplicação de baixa complexidade mas gera valorporque fez um plano de negócio que atendesse a este mercado (japonês-adora fotografar)
  11. 11. Web Tendências“Parceria; você tem que entender que o que você não tem quecriar um ambiente de parceria. Esses caras que estão comvocês não são brothers, eles são aliados estratégicos ou qualquer outro nome queindique que eles são mais do que apenas "parceiros” “Se você não tiver nada a perder você não vai se comprometer do jeito que o negócio pede (nem ele) você vai ficar alí, vai comer uma pizza quando não for conveniente não vai. Se precisar de grana vc vai falar que sua esposa tá grávida e tal...”
  12. 12. Mike Comberiate Mike NasaCientista emérito da nasa, játrabalhou em diversos projetosdentro da empresaEle trabalhou na agência espacial por 44anos e ficou conhecido por seus projetos emáreas remotas da Terra, como na Antártida.É responsável pelo projeto Robotics BootCamp, “acampamento” de robótica em queestudantes universitários desenvolvemsoftwares avançados para robôs http://bit.ly/O5jtbR
  13. 13. Mike Comberiate Mike NasaBootcamp - Ambiente de desenvolvimento de robôs da Nasa(com alguns brasileiros) Propaga o aprendizado no trabalho.
  14. 14. Mike Comberiate Mike Nasa “Nasa um ambiente não tolerante a falhas (uma falha pode custar centenas milhões de dolares)”“As instruções em marte levam 12 horas para chegarem ao seudestino (envio até que o satélite dê a volta no planeta) e24 para completarem um ciclo de pergunta e resposta” “Robôs na Nasa esperam dias para tomar uma decisão então os dados são empacotados, zipados e enviados altamente comprimidos para a base.”
  15. 15. Mike Comberiate Mike Nasa“Duas coisas sobre os robôs, uma é que eles assustam as pessoas eoutra é que eles são fáceis de trabalhar (simples de aprender).” “Especialistas fazem as pessoas terem que se juntar para tocar coisas. Visão diferente da nossa aqui (onde os generalistas são mais valorizados que os especialistas).”
  16. 16. Mike Comberiate Mike Nasa
  17. 17. Mike Comberiate Mike Nasa
  18. 18. IPv6“O IPv6 é melhor que o IPv4?” http://bit.ly/PEBjm5
  19. 19. IPv6 IPv4 IPv64,3bi Uma redeAcabou ano atual...passado para cada estrela no universoEstoques regionaisaté 2014
  20. 20. Algum equipamento faráa conversão (túnel)
  21. 21. http://ipv6.br/download/
  22. 22. Empreendedorismo Inovação em modelos de negócio @menta90 http://bit.ly/Q3rYYy
  23. 23. Empreendedorismo Insights
  24. 24. Empreendedorismo“As empresas que estão se destacando, que estão acima da média são as que estão fazendo sucessivas inovações dentro do seu modelo de negócio.”
  25. 25. EmpreendedorismoValor O Instagram não tem complexidade técnica mas gera valor porque analisou-se o mercado e se fez um plano de negócioEscala Só abra um negócio que seja escalável ou não abra. Sempre atento a este dois pontos “Nicho e Escala”
  26. 26. EmpreendedorismoIdeia Faça um exercício de tentar matar sua idéia Mostre ao seu cunhado chatoParceria Parceria é pouco, tem que ser mais que isso. Tem que ser aliado estratégico Quando a coisa pega a primeira coisa que acontece é o parceiro pular fora
  27. 27. EmpreendedorismoEgo x Valor É legal as pessoas vendo seu produto ou notícia na web, mas isto está te retornando mais do que um valor emocional (auto-estima)?
  28. 28. EmpreendedorismoIdéia x Suor “Sua ideia não vai virar uma startup. Seu aperfeiçoamento é que irá torná-la uma startup de sucesso” (Caso Mc Donalds). “Não se importe em não ter todas as respostas. Mais importante é medir e encontrar o seu modelo.”
  29. 29. Empreendedorismo
  30. 30. Empreendedorismo“Não existe esta história de chegar lá. O modelo também muda”
  31. 31. Empreendedorismo
  32. 32. Empreendedorismo “Onde tem um problema tem umaoportunidade para o empreendedor (trânsito)”
  33. 33. “Modelos de Negócio descrevem a lógica de como uma organização cria, captura e entrega Valor”(@AlexOsterwalder)
  34. 34. Empreendedorismo
  35. 35. Parceiros Atividades Relacionamento SegmentosChave Chave com Clientes de Clientes Proposição de Valor O quê Como Recursos Canais Quem Chave Estrutura de Custos Fontes de Renda Quanto
  36. 36. Simples, Simples, muito Simples
  37. 37. Robôs fazem arte?“Não sei nem o que é consciência/inteligência como eu vousaber o que é inteligência artificial?” “Não sei nem o que é arte como vou dizer que os robôs criam arte?”“A arte está nos olhos de quem a vê. O pincel faz arte?o piano faz arte?” A arte não é desumana a tecnologia também não é (contraponto)”
  38. 38. Os robôs fazem arte?
  39. 39. Os robôs fazem arte? Slide Showhttp://www.flickr.com/photos/yang02tm/sets/72157628774938375/show/
  40. 40. Os robôs fazem arte?Consciência “...Eu não sei o que é consciência/inteligência normal ainda mais inteligência artificial...”
  41. 41. Os robôs fazem arte?Arte “...A arte não está no objeto (Robô)...” “...O pincel faz arte?” “...O piano faz música?”
  42. 42. Os robôs fazem arte?Humanidade “...A arte não é desumana...” “...A tecnologia também não.” “...O piano faz música?”
  43. 43. Bel PesceBel Pesce é um ponto fora da curva. Afinal,não é todo dia que uma brasileira é admitidano MIT e se forma em vários cursosdiferentes, trabalhando em empresas comoGoogle, Microsoft e Deutsche Bank para ajudara pagar a faculdade. Detalhe: isso tudo antesdos 20 anos de idade! Hoje, aos 24 anos, Belcomanda a start-up Lemon que implementa umacarteira virtual inteligente com mais de ummilhão de clientes. http://bit.ly/SrbaKm
  44. 44. Bel Pesce Essa ideia vai dar certo?
  45. 45. Rick FalkvingeRick Falkvinge resolveu, em 2006, fundar um partido na Suécia com somente três pautasprincipais: reformar as leis de copyright, abolir o sistema de patentes e defender odireito à privacidade online. Nos primeiros dois dias após seu lançamento, o siteoficial da iniciativa teve mais de 3 milhões de acessos. Seis anos depois, o PartidoPirata já conseguiu cadeiras no Parlamento Europeu, deputados em diversas cidades daAlemanha e já está presente em mais de 30 países. http://bit.ly/OXblZ9
  46. 46. Rick Falkvinge Marco CivilAcesso à rede – Ninguém pode perder o direito de acessar a internet ao menos que nãoesteja com sua conta em dia.Neutralidade - um provedor não poderá diminuir a banda de serviços uso paraprejudicar um serviço concorrente (por exemplo diminuir a banda de voz por IP paradificultar o uso de Skype ou site).Liberdade de expressão e privacidade - visa garantir a liberdade de expressão e nãorestrição de conteúdo, bem como a garantia da privacidade.
  47. 47. Rick Falkvinge Enquanto isso no ArizonaLiberdade de expressão - “É crime incomodarpessoas online” (crime trollar)“Se eu chegar no hotel e estiver vendendo “Osenhor dos aneis” na porta do hotel e eupublicar uma msg na internet dizendo “O Senhordos aneis virou um livro?” poderei ser preso.
  48. 48. Rick Falkvinge Copyright“Copyrigth is not property, is not moral, is not a natural right”
  49. 49. Rick Falkvinge Copyright Disco RígidoO monopólio copyright limita meu acesso a minha propriedade
  50. 50. Rick Falkvinge Copyright e liberdades civis“Conclusão: O direito a propriedade é bom então o copyright também é bom” O monopólio copyright limita meu acesso a minha propriedade. - Secreto Secreto ? - Anônimo Anônimo ? - Não rastreável Não rastreável ? - Imunidade da mensagem Quem vai abrir minha carta ?
  51. 51. Julián UgarteJulián Ugarte é fundador e diretor do Centro de Inovação do "TETO", uma das maioresONGs da América Latina, cuja missão é tirar comunidades inteiras da pobreza através deiniciativas inovadoras e sustentáveis. Formou-se na Singularity University, importantecentro agregador de líderes situado dentro da NASA Research Center. Para se ter umaideia da importância de Julián e do Centro de Inovação, seu último projeto http://bit.ly/O9GrRg
  52. 52. Julián Ugarte Transformações Sociais de baixo para cima Aplicações com propósito social (que é o propósito que conta)Seus projetos sociais tecnológicos vão impactar 20% da população do Chile
  53. 53. Julián Ugarte
  54. 54. Julián Ugarte
  55. 55. Julián UgarteComo os governos resolvem o problema das moradias para os pobres?
  56. 56. Julián UgarteEspaços vazios fazem que as pessoas incrementem sua residência (aumentando a densidade em locais mais favoráveis)
  57. 57. Julián Ugarte
  58. 58. Julián UgarteEssa se chama a grande base da pirâmide. Um mercado não explorado pela economia formal.
  59. 59. Julián UgarteUS$ 100 (uma lâmpada de 100W). Gera 10.000l de água pura por dia.
  60. 60. Julián UgartePensou-se em escala industrial a um custo de US$ 5 (feito com uma bomba para mecher caipirinha)
  61. 61. Julián UgarteNas favelas pessoas pagam em torno de $ 40 mês para ter internetPensou-se num netbook que custaria $20 por mês/ aluguel
  62. 62. Julián UgarteIdéia do governo é conectar 4 milhões de chilenos nos próximos 3 anos
  63. 63. Alexandre Hohagen e HackatonAlexandre Hohagen é Vice-Presidente do Facebook na América Latina, dividiu com oscampuseiros a sua experiência em uma das mais bem sucedidas empresas de tecnologia dahistória. Antes de entrar no Facebook, ele foi responsável pelas operações de outrogigante, o Google, em mais de 20 países do continente. http://bit.ly/SrIzpW
  64. 64. Alexandre Hohagen O poder das conexõesos ciclos de disrupção estão cada dia menores
  65. 65. Alexandre Hohagen Gerardo Mercator
  66. 66. Alexandre Hohagen
  67. 67. Alexandre Hohagen 500 anos depois...
  68. 68. Alexandre Hohagen
  69. 69. Alexandre Hohagen e recentemente...
  70. 70. Alexandre HohagenMapa de conexões (engenheiros da California)Cada filete representa mais ou menos 10.000 pessoas conectadasOnde estão as fronteiras?O que mais importa agora é a conexão.
  71. 71. Alexandre Hohagen Brazucas no Facebook
  72. 72. Alexandre Hohagen Seu Benedito – 69 Anos Zona Leste – SP30.000 pessoas compartilharam para achá-lo pelo Facebook Brazucas no Facebook
  73. 73. Alexandre Hohagen Seu Benedito – 69 Anos Zona Leste - SP
  74. 74. Alexandre Hohagen Seu Benedito – 69 Anos Zona Leste - SPAlguém daí tem interesse em se conectar comigo?
  75. 75. Alexandre Hohagen Seu Benedito – 69 Anos Zona Leste - SPAlguém daí tem interesse em se conectar comigo?
  76. 76. Alexandre Hohagen Target Kick Kick Kick Kick Budget KickO Marketing antes era como um boliche e agora é como um pinball Seu Benedito – 69 Anos Zona Leste - SP Alguém daí tem interesse em se conectar comigo?
  77. 77. Alexandre Hohagen Target Kick Kick Kick Kick Budget KickO Marketing antes era como um boliche e agora é como um pinball Virando a noite em algum projeto interessante. SemSP Seu Benedito – 69 Anos Zona Leste - preocupação com detalhes. Alguém daí tem interesse em se conectar comigo?
  78. 78. Alexandre Hohagen Target Kick Kick Kick Kick Budget KickO Marketing antes era como um boliche e agora é como um pinball Virando a noite em algum projeto interessante. SemSP Seu Benedito – 69 Anos Zona Leste - preocupação com detalhes. Alguém daí tem interesse em se conectar comigo?
  79. 79. Alexandre Hohagen Target Kick Kick Kick Kick Budget KickO Marketing antes era como um boliche e agora é como um pinball Virando a noite em algum projeto interessante. SemSP Seu Benedito – 69 Anos Zona Leste - preocupação com detalhes. Alguém daí tem interesse em se conectar comigo?
  80. 80. Alexandre Hohagen Target Kick Kick Kick Kick Budget KickO Marketing antes era como um boliche e agora é como um pinball Virando a noite em algum projeto interessante. SemSP Seu Benedito – 69 Anos Zona Leste - preocupação com detalhes. Alguém daí tem interesse em se conectar comigo?
  81. 81. Alexandre Hohagen Target Kick Kick Kick Kick Budget KickO Marketing antes era como um boliche e agora é como um pinball Virando a noite em algum projeto interessante. SemSP Seu Benedito – 69 Anos Zona Leste - preocupação com detalhes. Alguém daí tem interesse em se conectar comigo?
  82. 82. Iteraçõesdispositivos Móveis para FísicasConjunto de sensores e atuadores físicos (luz, som, motores) conectados a microcontroladores
  83. 83. Iteraçõesdispositivos Móveis para Físicas comunicação micro-controlador sensor sensor atuador Um microcontrolador é um processador que tem um conjunto de periféricos no próprio chip
  84. 84. Iteraçõesdispositivos Móveis Para Físicas android
  85. 85. Iteraçõesdispositivos Móveis para Físicas arduino micro-controladorCriada por um conjunto de designers (para criar estes artefatos e dando funcionalidade a estes artefatos) sensor sensorFeito especificamente para quem não sabia programar atuador
  86. 86. Iteraçõesdispositivos Móveis Para Físicas comunicação amarino = + Se o dispositivo é móvel porque conectar com um fio a outro dispositivo? O Amarinoutiliza uma conexão Bluetooth para conectar um microcontrolador ao dispositivo Android
  87. 87. Experiência O que é esse evento? É um congresso? Uma conferência? Um seminário? não É uma Festa!
  88. 88. Experiência
  89. 89. Experiência
  90. 90. ExperiênciaA partir do segundo dia você não ia pra Campus Party você era a Campus Party
  91. 91. Experiência Será que tudo que foi falado lá é só pra nosanimar ou realmente acreditam/viveram aquela experiência?
  92. 92. Experiência
  93. 93. Experiência
  94. 94. ExperiênciaDe onde vêem as boas idéias?
  95. 95. Experiência
  96. 96. Experiência erocha@img.com.br

×