Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Comunicação Digital - ABRP

1,258 views

Published on

Apresentação realizada no 10º Encontro ABRP – Comunicação Digital, realizado em setembro/09, na FECAP

Published in: Business, Technology

Comunicação Digital - ABRP

  1. 1. Encontro ABRP Comunicação Digital Setembro 2009 Eduardo Vasques
  2. 2. Viver em sociedade Possuir vínculos diversos, com diversas pessoas: família amigos escola trabalho religião espaços públicos etc.
  3. 3. Com o avanço da tecnologia, o que acontecia apenas de forma presencial ganha novos formatos e características. O foco continua nos vínculos, a tecnologia apenas os torna mais fáceis e mais ricos. (e não substituem os vínculos off-line!)
  4. 4. Redes sociais Redes sociais offline online 10 contatos ativos por pessoa
  5. 5. Mas o que são, exatamente, esses “vínculos”?
  6. 6. Trocas de informações, comunicação, compartilhamento, colaboração, participação, relacionamento... Encontros de pessoas com interesses comuns e complementares Papel da tecnologia: agenciar e potencializar esses encontros
  7. 7. Weak Ties Demais contatos, motivados pelas mais diversas razões e interesses. A internet potencializa a formação destes laços fracos. Vale observar que estamos, o tempo todo, falando da comunicação entre pessoas.
  8. 8. Essas redes (e clusters) podem ter formatos e assuntos variados. Assim como as pessoas, as ferramentas estão sempre em constante mutação. Independente da tecnologia, as pessoas sempre terão a necessidade de se comunicar.
  9. 9. É importante lembrar que essas redes não são terra de ninguém. Pertencem a seus usuários e eles estão de olho em tudo o que acontece nelas! Possuem características e códigos de conduta próprios.
  10. 10. Alguns exemplos
  11. 11. Comunicação Webmails também são redes instantânea sociais
  12. 12. Redes de Redes de relacionamento conteúdo
  13. 13. Fotos e Vídeos imagens
  14. 14. Notícias e Música bookmarks
  15. 15. Conteúdo Outras colaborativo redes
  16. 16. Marcas Nas redes
  17. 17. Pessoas buscam, em geral, a manutenção de seus contatos. Empresas buscam vender mais, direta ou indiretamente.
  18. 18. Vale lembrar que, independente da plataforma, comunicação corporativa envolve: Identidade Imagem Reputação Percepção dos diversos públicos quanto a Credibilidade empresa Todos os aspectos e “Acúmulo” de O que ela é vs. o que conceitos relacionados percepção positiva diz ser a uma marca Proteção à marca e Manutenção da imagem da instituição comunicação transparente Redes sociais = Reputação
  19. 19. Cases Mídias sociais
  20. 20. http://www.crisdias.com/2009/05/13/dias-de-livina/
  21. 21. Extra.com: ação promocional assumida, ninguém se sente enganado.
  22. 22. Monitoramento, relacionamento, satisfação.
  23. 23. Monitoramento, relacionamento, satisfação.
  24. 24. Mensagem auto-explicativa e relevante: ação não é “suporte”, é auto-suficiente.
  25. 25. Agregadores: conteúdo das redes, apresentados de novas maneiras...
  26. 26. Conteúdo, transparência, relacionamento real-time.
  27. 27. Para algumas marcas, a presença nas redes substitui até a necessidade de um site.
  28. 28. http://twitter.com/GOLinvest
  29. 29. E as Agências
  30. 30. Pesquisa Abracom • Os entrevistados dizem que as agências na qual trabalham oferecem aos clientes sobretudo desenvolvimento e produção de conteúdo de blogs, além do monitoramento de redes sociais; • 45% dos entrevistados pensam que as redes sociais são essenciais para traçar planos e rotas para os clientes; • Entretanto, os entrevistados demonstram dedicar pouco tempo do trabalho diário em redes sociais e 21% dizem que não gastam tempo nessa atividade; • 84% conhecem redes sociais como Orkut, Youtube, Myspace e Facebook, mas há ainda uma grande diferença entre conhecer e utilizar estas redes; • 62% dos entrevistados atribuem ao cliente o maior problema de lidar com a rede – “falta entendimento, investimento e valorização das redes sociais como meio”; • Daqueles que possuem blogs (34% dos entrevistados): 64% são jovens de até 30 anos, 62% freqüentam redes sociais, mas somente 17% usa a rede para divulgar ações parar clientes; • Os entrevistados vêem a importância das redes sociais para campanha, assessoria de imprensa, comunicação interna, planejamento e estratégia e gerenciamento de crise.
  31. 31. Na rede...
  32. 32. Não existe uma solução mágica. Nem uma resposta pronta. Tudo depende, basicamente, de algumas premissas que precisam ser pensadas: • Que postura a empresa quer/deve assumir? • Que mensagens e com quem devemos falar? • Em que frentes podemos/devemos atuar diretamente? • Que objetivos devemos buscar no curto, médio e longo prazo? • Quão disposta está a organização a se expor neste universo?
  33. 33. Dúvidas?
  34. 34. evasques@tv1.com.br evasques@gmail.com @evasques http://perolasdasassessorias.wordpress.com Obrigado!

×