SlideShare uma empresa Scribd logo
1 de 21
Oração Professor Daniel S. Andrade
Nesteúltimo trimestre estaremos estudando um tema que é de vital importância para a igreja do Deus vivo, ao ler este tema surgem ao menos três perguntas 1º). O  que é oração? Oração é uma comunicação multifacetada entre o crente e o Senhor Deus.  2º). Por que devemos orar? Temos muitos motivos para vivermos uma vida de oração 1) Devemos orar para termos comunhão com Deus 2) Devemos orar para tem uma vida abundante no Espírito Santo, 3) Devemos orar para sermos capacitados diante das lutas espiritual, 4) Devemos orar por que o nosso Senhor também orou.
3º). Se Deus já conhece o nosso coração e todos os nossos desejos, por que devemos orar? No livro dos Salmos  esta escrito.   Salmo 139. 1-4 Senhor, tu me sondaste e me conheces. Tu conheces o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Cercas o meu andar e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, ó Senhor, tudo conheces.  
Encontramos no Antigo Testamento bem como no Novo, muitos homens que foram amigos de Deus, entre eles encontramos, Enoque, homem que tinha tanta amizade com Deus que Deus o arrebatou para que ele não vise a morte, Gn. 5. 21-24; Noé, que foi salvo da destruição e não pereceu juntamente com os seus contemporâneos por ser amigo de Deus, Abraão, a quem Deus chama de Amigo, e o escolhe a fim de se fazer Conhecido entre os povos Gn 12.1-6; Moises homem que viu a grandeza de Deus, e o próprio Deus diz que com ele falava cara a cara, o grande rei Davi que foi homem segundo o coração de Deus, Jesus, que sendo em forma de Deus não teve por usurpação ser igual a Deus, e viveu uma vida de comunhão com o Pai através da oração, os santos Apóstolos que viveram com cristo e o próprio Cristo disse não vos chamo de servos mas de amigo.
Todos estes homens foram homem, que tiveram uma vida voltada para oração, eles sabiam que não se conhece uma pessoa se não conversarmoscom ela, Davi expressa de uma forma muito linda este  pensamento quando diz: Senhor, tu me sondaste e me conheces. Conhecer a pessoa que desejamos nos torna amigo é de fundamental importâciapara um bom relacionamento, e Davi sabia muito bem disso, ele sabia que Deus tudo sabe, por que ele conhecia Deus, Jesus certa vez disse aos seus discípulos, que Ele conhece as suas ovelhas e por elas Ele é conhecido.”MAIS SE DEUS NÓS CONHESI POR QUE DEVEMOS ORA?”
- Porque Orar? - Se Deus já conhece os meus desejos ate mesmos os que estão alojados mo intimo do meu coração, minhas vontades e os meus sentimentos. Ser amigo não é uma mera amizade, é ter confiança, é compartilha as frustrações, os sucessos os sonhos e as angústias, para compartilha estas coisas precisamos ter um bom relacionamento que é adquirido através do  diálogo, não de um simples diálogo mais de uma comunhão plena . Podemos então pensar Deus conhece o meu coração os meus desejos e tudo que a em mim, isso é bem verdade, no entanto  Você não conhece a Deus como deveria conhece e é, através da oração e da leitura da bíblia que você passa a ter conhecimento de quem é Deus.  (e é exatamente isso que Deus quer de nos que o conhecemos como Ele É).
Vejamos agora três pontos básicos do porque devemos orar mesmo Deus conhecendo o profundo do nosso coração:    1) A Oração muda as coisas   Sabemos que Deus é amor. Em toda a história da humanidade ele tem se mostrado de tal forma e mais do que isso, ele tem se mostrado fiel à sua Palavra. Sabemos que a oração é muito mais do que podemos imaginar, pois esta movimenta o espiritual de uma forma tão maravilhosa que tem suas conseqüências no natural.
Tiago 5:16   A  neste versículo duas particularidades:    - A oração feita pelo Justo traz resultados.    Quem são os justos senão aqueles que Jesus chama de amigos, e foram justificados pelo seu sangue na cruz e para os qual, segundo o apóstolo Paulo, não há mais condenação. Os justos são aqueles que vivem segundo a lei do Espírito de vida em Cristo Jesus, portanto, os justos são os que têm o caráter de Cristo formado em seu coração e mente.
- A oração feita na Palavra de Deus (de acordo com a Palavra de Deus) toca e movimenta o coração de Deus.    Vejamos  estes dois exemplos:    Êxodo 33:12-17 e Mateus 15:21  Na história de Êxodo vemos que Deus manda o povo tomar a terra, mas expressa algo chocante: Ele não acompanharia o povo. Moisés vai à tenda da congregação para dialogar com Deus e pede para que Deus vá com eles. Gosto do jeito que Moisés coloca suas palavras de forma que um diálogo entre amigos é estabelecido. Ele diz: se o Senhor não for, eu não vou!
Comece a perceber o grau de intimidade que Moisés tinha com Deus e que, por mio da graça de Cristo, podemos ter também. Podemos chegar diante dele e reclamar sua presença, como fez Moisés, ou mesmo clamar por uma promessa feita por Deus. Isso é amizade. Você tem liberdade para fazer isso!    Com relação ao texto de Mateus, vemos que também houve um diálogo. Entendo que Jesus veio para salvar, libertar, curar, segundo a profecia de Isaías 61 e por isso Ele não poderia negar a si mesmo, mas uma condição de diálogo deveria ser estabelecida entre uma mulher e Jesus; uma intimidade deveria ser formada. Veja que ele não deixa até que a resposta seja dada. E que resposta seria essa?
A resposta de um Jesus que ela ouvira falar que curava, libertava a todos que vinham a ele. Quando Jesus disse que só poderia fazer tal milagre para os filhos de Israel, ela deve ter pensado: Mas eu pensei que fosse você o tal de quem me falaram. Mas só pode ser você... Todas as descrições batem com o seu perfil. Eu creio que é você. Vou insistir mais um pouco. Depois de dialogar por mais um pouco a fé daquela mulher se fortaleceu e era isso que Jesus precisava naquele momento. A mulher tocou o coração de Jesus.
Três coisas que claramente tocam o coração de Deus:    - A justiça mediante a fé - A Intimidade de um amigo - Adoração  Quando fazendo uma co-relação destas três frase temos a revelação do  caráter de Cristo em nossas vidas: Fomos justificados, podemos ter intimidade com Deus e adorá-lo no mais lindo lugar.   Toda vez que uma oração foi feita baseada na Bíblia, trouxe resultados magníficos, pois a oração toca o coração de Deus.   
2) Quando Oramos Deus nos  revela a solução para os nossos problemas   Filipenses 4:19    A oração é o meio pelo qual revelamos a Deus o que há em nosso coração ( isso não significa que Ele não saiba, Deus de tudo é sabedor; mais que ouvi de nos, pois somos amigos)é importante ou não para nós! Expressamos o que sentimos o que valorizamos através de ações, mas as mais marcantes são as nossas palavras. A oração agregada à fé demonstra o que Deus quer ouvir. Mas o que poderíamos definir como fé?
“A fé é a confissão (prática no ato de falar) da vontade declarada do Pai ao homem”.Veja que ter fé não é algo tão difícil. Deus já declarou sua vontade e cremos que Ele é um Deus fiel e bondoso, que nunca falha com seus compromissos, por isso cremos e esperamos. Isso é ter fé: Crer que Deus fez a promessa e que não falha ou volta atrás.
Marcos 11:20-22Cristo não ficou espantado com o que acontecera com a figueira, mas me parece que Pedro ficou... É como se ele nunca tivesse experimentado o poder que a intimidade pode trazer através da oração e Jesus lhe dá uma dica importantíssima para trazer á realidade o que pedimos em nossas orações: Tenha Fé em Deus. Podemos também entender que os ensinos bíblicos são todos voltados para um entendimento de quem é Deus e de que, depois da ressurreição de Cristo, resgatamos a semelhança que havia desde o princípio da criação do homem. Dizemos que Jesus estava querendo dizer: “Pedro, é só você conhecer a Deus e ser igual a ele!” E onde a fé entre nessa história?
O ser igual a Deus engloba, como já falamos anteriormente, no agir como Deus age, pensar como Ele pensa e falar como Ele fala, mas também vai um pouco mais, além disso; Cristo pretende dizer: “Tenham a mesma fé de Deus”.Algumas pessoas, por falta de sabedoria dizem que Deus não tem fé e que tal frase seria uma completa heresia, mas veja que Deus não nos dá nada que não venha dEle, ou como disse Jesus, “Não faço nada que não tenha visto o meu Pai fazer”.A Fé provém de Deus e é originada em Deus, para Deus. Portanto, Deus é um Deus de fé. Então Jesus, ao falar aquilo, nos explica um pouco mais. Ele também diz: “Fale com a mesma fé de Deus” ou “Ore com a mesma fé de Deus”. “Por isso vos digo que tudo o que pedirdes em oração, crede que o recebereis, e tê-lo-eis.” Marcos 11:24
Quando oramos com fé, o sobrenatural é movimentado e Deus tem a nossa autorização para agir em nossa vida. Vamos ver mais dois exemplos que demonstram a importância de orarmos e sabermos que ele irá providenciar a resposta:   Salmo 55:17  I João 5: 14-15   3) Quando oramos o Senhor nos ensina através do Espírito Santo.
Enquanto estivermos debaixo da orientação do Senhor, o seu Espírito estará pronto a nos ajudar em todas as coisas.  Romanos 8.26-27  Existem três palavras que me chamam a atenção no verso 26:   Assiste – Nos ajuda, nos suporta, nos auxilia.  Fraqueza – Incapacidade para produzir resultados; falta de força.Intercede – Ele não ora por nós, ele nos ajuda.  O Espírito Santo nos ajuda naquilo que não conseguimos realizar na carne, mas nos ensina a continuarmos a permanecer no Espírito e a viver da forma que Deus preparou para que vivêssemos.
Uma coisa que o Espírito nos ensina é a orarmos como devemos, ou seja, a falarmos da forma que Deus quer ouvir e isso é muito importante. Quando permanecemos no Espírito estamos em contato direto com o Espírito Santo e assim temos a revelação da vontade de Deus. Isso é muito maravilhoso! Estar em contato permanente com Deus através do seu Espírito treina o nosso espírito a viver da forma que Deus espera que vivamos. Veja este versículo segundo a visão que estamos tendo:   “O Espírito Santo nos ajuda, contra o que não entendemos, para através da Palavra e da oração e pelo nosso próprio espírito, possamos ter o pleno conhecimento e entendimento da vontade de Deus”.
Lembre-se que Davi, ao escrever o Salmo 139, queria expressar intimidade profunda com Deus. Davi sabia que ao se colocar diante de Deus, ele estaria conhecendo-o mais e deixando Deus o conhecer.    Viva uma vida de oração como esta: Tenha a certeza de que Deus trará os resultados.
Agradecimentos Irmão Daniel, que Deus continue abençoando a sua vida e te usando desta forma. Baraque há ShimAdonaiEhadElohim.

Mais conteúdo relacionado

Mais procurados

As 12 Pedras do Alicerce — Aula 2B - O Espíritu Santo - Dons e benefícios
As 12 Pedras do Alicerce — Aula 2B - O Espíritu Santo - Dons e benefíciosAs 12 Pedras do Alicerce — Aula 2B - O Espíritu Santo - Dons e benefícios
As 12 Pedras do Alicerce — Aula 2B - O Espíritu Santo - Dons e benefíciosFreekidstories
 
Princípios cristãos básicos para crianças
Princípios cristãos básicos para criançasPrincípios cristãos básicos para crianças
Princípios cristãos básicos para criançasFreekidstories
 
Gente de oração - Como Orar
Gente de oração - Como OrarGente de oração - Como Orar
Gente de oração - Como OrarMichel Plattiny
 
O Poder da Oração - Autores diversos
O Poder da Oração - Autores diversosO Poder da Oração - Autores diversos
O Poder da Oração - Autores diversosedbtr
 
Estudo 01 tipos de oração geral
Estudo 01  tipos de oração geralEstudo 01  tipos de oração geral
Estudo 01 tipos de oração geralJaed Gomes
 
Pedrinhas Brilhantes: Espírito Santo, testificação, cura e o bom combate
Pedrinhas Brilhantes: Espírito Santo, testificação, cura e o bom combatePedrinhas Brilhantes: Espírito Santo, testificação, cura e o bom combate
Pedrinhas Brilhantes: Espírito Santo, testificação, cura e o bom combateFreekidstories
 
Buscando a intimidade com Deus
Buscando a intimidade com DeusBuscando a intimidade com Deus
Buscando a intimidade com DeusPastor Wanderley
 
As 12 pedras do alicerce aula 1A: A Palavra de Deus
As 12 pedras do alicerce aula 1A: A Palavra de DeusAs 12 pedras do alicerce aula 1A: A Palavra de Deus
As 12 pedras do alicerce aula 1A: A Palavra de DeusFreekidstories
 
As 12 pedras do alicerce — aula 4b - Ouvir o céu: Profecia em ação
As 12 pedras do alicerce — aula 4b - Ouvir o céu: Profecia em açãoAs 12 pedras do alicerce — aula 4b - Ouvir o céu: Profecia em ação
As 12 pedras do alicerce — aula 4b - Ouvir o céu: Profecia em açãoFreekidstories
 
7 maneiras de encontrar a vontade de Deus
7 maneiras de encontrar a vontade de Deus7 maneiras de encontrar a vontade de Deus
7 maneiras de encontrar a vontade de DeusFreekidstories
 
4.a vida de oração do cristão
4.a vida de oração do cristão4.a vida de oração do cristão
4.a vida de oração do cristãotalmidimted
 
Mergulhando no Espírito e Compreendendo a Fé
Mergulhando no Espírito e Compreendendo a FéMergulhando no Espírito e Compreendendo a Fé
Mergulhando no Espírito e Compreendendo a Féwww.osEXgays.com
 
Intimidade com deus a cada dia
Intimidade com deus   a cada diaIntimidade com deus   a cada dia
Intimidade com deus a cada diaEdmilson Fernandes
 
A Palavra de Deus em ação
A Palavra de Deus em açãoA Palavra de Deus em ação
A Palavra de Deus em açãoFreekidstories
 
Como desenvolver uma vida poderosa de oração 1
Como desenvolver uma vida poderosa de oração 1Como desenvolver uma vida poderosa de oração 1
Como desenvolver uma vida poderosa de oração 1Emerson Nascimento
 

Mais procurados (17)

As 12 Pedras do Alicerce — Aula 2B - O Espíritu Santo - Dons e benefícios
As 12 Pedras do Alicerce — Aula 2B - O Espíritu Santo - Dons e benefíciosAs 12 Pedras do Alicerce — Aula 2B - O Espíritu Santo - Dons e benefícios
As 12 Pedras do Alicerce — Aula 2B - O Espíritu Santo - Dons e benefícios
 
Princípios cristãos básicos para crianças
Princípios cristãos básicos para criançasPrincípios cristãos básicos para crianças
Princípios cristãos básicos para crianças
 
Gente de oração - Como Orar
Gente de oração - Como OrarGente de oração - Como Orar
Gente de oração - Como Orar
 
O Poder da Oração - Autores diversos
O Poder da Oração - Autores diversosO Poder da Oração - Autores diversos
O Poder da Oração - Autores diversos
 
Uma oração para deus
Uma   oração   para    deusUma   oração   para    deus
Uma oração para deus
 
Estudo 01 tipos de oração geral
Estudo 01  tipos de oração geralEstudo 01  tipos de oração geral
Estudo 01 tipos de oração geral
 
Pedrinhas Brilhantes: Espírito Santo, testificação, cura e o bom combate
Pedrinhas Brilhantes: Espírito Santo, testificação, cura e o bom combatePedrinhas Brilhantes: Espírito Santo, testificação, cura e o bom combate
Pedrinhas Brilhantes: Espírito Santo, testificação, cura e o bom combate
 
Buscando a intimidade com Deus
Buscando a intimidade com DeusBuscando a intimidade com Deus
Buscando a intimidade com Deus
 
As 12 pedras do alicerce aula 1A: A Palavra de Deus
As 12 pedras do alicerce aula 1A: A Palavra de DeusAs 12 pedras do alicerce aula 1A: A Palavra de Deus
As 12 pedras do alicerce aula 1A: A Palavra de Deus
 
Vós Orareis Assim...
Vós Orareis Assim...Vós Orareis Assim...
Vós Orareis Assim...
 
As 12 pedras do alicerce — aula 4b - Ouvir o céu: Profecia em ação
As 12 pedras do alicerce — aula 4b - Ouvir o céu: Profecia em açãoAs 12 pedras do alicerce — aula 4b - Ouvir o céu: Profecia em ação
As 12 pedras do alicerce — aula 4b - Ouvir o céu: Profecia em ação
 
7 maneiras de encontrar a vontade de Deus
7 maneiras de encontrar a vontade de Deus7 maneiras de encontrar a vontade de Deus
7 maneiras de encontrar a vontade de Deus
 
4.a vida de oração do cristão
4.a vida de oração do cristão4.a vida de oração do cristão
4.a vida de oração do cristão
 
Mergulhando no Espírito e Compreendendo a Fé
Mergulhando no Espírito e Compreendendo a FéMergulhando no Espírito e Compreendendo a Fé
Mergulhando no Espírito e Compreendendo a Fé
 
Intimidade com deus a cada dia
Intimidade com deus   a cada diaIntimidade com deus   a cada dia
Intimidade com deus a cada dia
 
A Palavra de Deus em ação
A Palavra de Deus em açãoA Palavra de Deus em ação
A Palavra de Deus em ação
 
Como desenvolver uma vida poderosa de oração 1
Como desenvolver uma vida poderosa de oração 1Como desenvolver uma vida poderosa de oração 1
Como desenvolver uma vida poderosa de oração 1
 

Destaque

10 Insightful Quotes On Designing A Better Customer Experience
10 Insightful Quotes On Designing A Better Customer Experience10 Insightful Quotes On Designing A Better Customer Experience
10 Insightful Quotes On Designing A Better Customer ExperienceYuan Wang
 
Learn BEM: CSS Naming Convention
Learn BEM: CSS Naming ConventionLearn BEM: CSS Naming Convention
Learn BEM: CSS Naming ConventionIn a Rocket
 
How to Build a Dynamic Social Media Plan
How to Build a Dynamic Social Media PlanHow to Build a Dynamic Social Media Plan
How to Build a Dynamic Social Media PlanPost Planner
 
SEO: Getting Personal
SEO: Getting PersonalSEO: Getting Personal
SEO: Getting PersonalKirsty Hulse
 
Lightning Talk #9: How UX and Data Storytelling Can Shape Policy by Mika Aldaba
Lightning Talk #9: How UX and Data Storytelling Can Shape Policy by Mika AldabaLightning Talk #9: How UX and Data Storytelling Can Shape Policy by Mika Aldaba
Lightning Talk #9: How UX and Data Storytelling Can Shape Policy by Mika Aldabaux singapore
 

Destaque (7)

Daniel
DanielDaniel
Daniel
 
10 Insightful Quotes On Designing A Better Customer Experience
10 Insightful Quotes On Designing A Better Customer Experience10 Insightful Quotes On Designing A Better Customer Experience
10 Insightful Quotes On Designing A Better Customer Experience
 
Learn BEM: CSS Naming Convention
Learn BEM: CSS Naming ConventionLearn BEM: CSS Naming Convention
Learn BEM: CSS Naming Convention
 
How to Build a Dynamic Social Media Plan
How to Build a Dynamic Social Media PlanHow to Build a Dynamic Social Media Plan
How to Build a Dynamic Social Media Plan
 
SEO: Getting Personal
SEO: Getting PersonalSEO: Getting Personal
SEO: Getting Personal
 
Lightning Talk #9: How UX and Data Storytelling Can Shape Policy by Mika Aldaba
Lightning Talk #9: How UX and Data Storytelling Can Shape Policy by Mika AldabaLightning Talk #9: How UX and Data Storytelling Can Shape Policy by Mika Aldaba
Lightning Talk #9: How UX and Data Storytelling Can Shape Policy by Mika Aldaba
 
Succession “Losers”: What Happens to Executives Passed Over for the CEO Job?
Succession “Losers”: What Happens to Executives Passed Over for the CEO Job? Succession “Losers”: What Happens to Executives Passed Over for the CEO Job?
Succession “Losers”: What Happens to Executives Passed Over for the CEO Job?
 

Semelhante a Daniel

Discernimento: a salvaguarda do reavivamento_Lição_original com textos_832013
Discernimento: a salvaguarda do reavivamento_Lição_original com textos_832013Discernimento: a salvaguarda do reavivamento_Lição_original com textos_832013
Discernimento: a salvaguarda do reavivamento_Lição_original com textos_832013Gerson G. Ramos
 
Folheto Cristão
Folheto CristãoFolheto Cristão
Folheto Cristãoibramada
 
Apostila de Batismo - Igreja Batista da Lagoinha.pdf
Apostila de Batismo - Igreja Batista da Lagoinha.pdfApostila de Batismo - Igreja Batista da Lagoinha.pdf
Apostila de Batismo - Igreja Batista da Lagoinha.pdfDivinoHenriqueSantan
 
Apostila de Batismo - Igreja Batista da Lagoinha.pdf
Apostila de Batismo - Igreja Batista da Lagoinha.pdfApostila de Batismo - Igreja Batista da Lagoinha.pdf
Apostila de Batismo - Igreja Batista da Lagoinha.pdfJooAlbertoSoaresdaSi
 
Segredos de uma oração poderosa e eficaz
Segredos de uma oração poderosa e eficazSegredos de uma oração poderosa e eficaz
Segredos de uma oração poderosa e eficazJuraci Rocha
 
Adorando a Deus em toda nossa maneira de viver
Adorando a Deus em toda nossa maneira de viverAdorando a Deus em toda nossa maneira de viver
Adorando a Deus em toda nossa maneira de viverDangelo Nascimento
 
Cristo aquele que_cura
Cristo aquele que_curaCristo aquele que_cura
Cristo aquele que_curatadslideshare
 
3-Crescimento Espiritual.pdf
3-Crescimento Espiritual.pdf3-Crescimento Espiritual.pdf
3-Crescimento Espiritual.pdffernando pereira
 
Segredo revelado aos filhos de deus e-book
Segredo revelado aos filhos de deus   e-bookSegredo revelado aos filhos de deus   e-book
Segredo revelado aos filhos de deus e-bookhenriquecoutinho10
 
Restaurando o ferido
Restaurando o feridoRestaurando o ferido
Restaurando o feridoarthurgomes33
 
42. a oração
42. a oração42. a oração
42. a oraçãopohlos
 
Aliança com Deus
Aliança com Deus Aliança com Deus
Aliança com Deus Jessé Lopes
 

Semelhante a Daniel (20)

Amigos de deus(00001)
Amigos de deus(00001)Amigos de deus(00001)
Amigos de deus(00001)
 
Discernimento: a salvaguarda do reavivamento_Lição_original com textos_832013
Discernimento: a salvaguarda do reavivamento_Lição_original com textos_832013Discernimento: a salvaguarda do reavivamento_Lição_original com textos_832013
Discernimento: a salvaguarda do reavivamento_Lição_original com textos_832013
 
Amigos de deus
Amigos de deusAmigos de deus
Amigos de deus
 
Folheto Cristão
Folheto CristãoFolheto Cristão
Folheto Cristão
 
Apostila de Batismo - Igreja Batista da Lagoinha.pdf
Apostila de Batismo - Igreja Batista da Lagoinha.pdfApostila de Batismo - Igreja Batista da Lagoinha.pdf
Apostila de Batismo - Igreja Batista da Lagoinha.pdf
 
Apostila de Batismo - Igreja Batista da Lagoinha.pdf
Apostila de Batismo - Igreja Batista da Lagoinha.pdfApostila de Batismo - Igreja Batista da Lagoinha.pdf
Apostila de Batismo - Igreja Batista da Lagoinha.pdf
 
Segredos de uma oração poderosa e eficaz
Segredos de uma oração poderosa e eficazSegredos de uma oração poderosa e eficaz
Segredos de uma oração poderosa e eficaz
 
Adorando a Deus em toda nossa maneira de viver
Adorando a Deus em toda nossa maneira de viverAdorando a Deus em toda nossa maneira de viver
Adorando a Deus em toda nossa maneira de viver
 
Cristo aquele que_cura
Cristo aquele que_curaCristo aquele que_cura
Cristo aquele que_cura
 
3-Crescimento Espiritual.pdf
3-Crescimento Espiritual.pdf3-Crescimento Espiritual.pdf
3-Crescimento Espiritual.pdf
 
Relacionamento Com Deus
Relacionamento Com DeusRelacionamento Com Deus
Relacionamento Com Deus
 
Apostila Batismo.pdf
Apostila Batismo.pdfApostila Batismo.pdf
Apostila Batismo.pdf
 
Segredo revelado aos filhos de deus e-book
Segredo revelado aos filhos de deus   e-bookSegredo revelado aos filhos de deus   e-book
Segredo revelado aos filhos de deus e-book
 
Adorando a deus
Adorando a deusAdorando a deus
Adorando a deus
 
Restaurando o ferido
Restaurando o feridoRestaurando o ferido
Restaurando o ferido
 
42. a oração
42. a oração42. a oração
42. a oração
 
Namoro
NamoroNamoro
Namoro
 
Quatro leis espirituais
Quatro leis espirituaisQuatro leis espirituais
Quatro leis espirituais
 
Aliança com Deus
Aliança com Deus Aliança com Deus
Aliança com Deus
 
Quatro Leis
Quatro LeisQuatro Leis
Quatro Leis
 

Daniel

  • 2. Nesteúltimo trimestre estaremos estudando um tema que é de vital importância para a igreja do Deus vivo, ao ler este tema surgem ao menos três perguntas 1º). O que é oração? Oração é uma comunicação multifacetada entre o crente e o Senhor Deus. 2º). Por que devemos orar? Temos muitos motivos para vivermos uma vida de oração 1) Devemos orar para termos comunhão com Deus 2) Devemos orar para tem uma vida abundante no Espírito Santo, 3) Devemos orar para sermos capacitados diante das lutas espiritual, 4) Devemos orar por que o nosso Senhor também orou.
  • 3. 3º). Se Deus já conhece o nosso coração e todos os nossos desejos, por que devemos orar? No livro dos Salmos esta escrito. Salmo 139. 1-4 Senhor, tu me sondaste e me conheces. Tu conheces o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Cercas o meu andar e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, ó Senhor, tudo conheces.  
  • 4. Encontramos no Antigo Testamento bem como no Novo, muitos homens que foram amigos de Deus, entre eles encontramos, Enoque, homem que tinha tanta amizade com Deus que Deus o arrebatou para que ele não vise a morte, Gn. 5. 21-24; Noé, que foi salvo da destruição e não pereceu juntamente com os seus contemporâneos por ser amigo de Deus, Abraão, a quem Deus chama de Amigo, e o escolhe a fim de se fazer Conhecido entre os povos Gn 12.1-6; Moises homem que viu a grandeza de Deus, e o próprio Deus diz que com ele falava cara a cara, o grande rei Davi que foi homem segundo o coração de Deus, Jesus, que sendo em forma de Deus não teve por usurpação ser igual a Deus, e viveu uma vida de comunhão com o Pai através da oração, os santos Apóstolos que viveram com cristo e o próprio Cristo disse não vos chamo de servos mas de amigo.
  • 5. Todos estes homens foram homem, que tiveram uma vida voltada para oração, eles sabiam que não se conhece uma pessoa se não conversarmoscom ela, Davi expressa de uma forma muito linda este pensamento quando diz: Senhor, tu me sondaste e me conheces. Conhecer a pessoa que desejamos nos torna amigo é de fundamental importâciapara um bom relacionamento, e Davi sabia muito bem disso, ele sabia que Deus tudo sabe, por que ele conhecia Deus, Jesus certa vez disse aos seus discípulos, que Ele conhece as suas ovelhas e por elas Ele é conhecido.”MAIS SE DEUS NÓS CONHESI POR QUE DEVEMOS ORA?”
  • 6. - Porque Orar? - Se Deus já conhece os meus desejos ate mesmos os que estão alojados mo intimo do meu coração, minhas vontades e os meus sentimentos. Ser amigo não é uma mera amizade, é ter confiança, é compartilha as frustrações, os sucessos os sonhos e as angústias, para compartilha estas coisas precisamos ter um bom relacionamento que é adquirido através do diálogo, não de um simples diálogo mais de uma comunhão plena . Podemos então pensar Deus conhece o meu coração os meus desejos e tudo que a em mim, isso é bem verdade, no entanto Você não conhece a Deus como deveria conhece e é, através da oração e da leitura da bíblia que você passa a ter conhecimento de quem é Deus. (e é exatamente isso que Deus quer de nos que o conhecemos como Ele É).
  • 7. Vejamos agora três pontos básicos do porque devemos orar mesmo Deus conhecendo o profundo do nosso coração:   1) A Oração muda as coisas   Sabemos que Deus é amor. Em toda a história da humanidade ele tem se mostrado de tal forma e mais do que isso, ele tem se mostrado fiel à sua Palavra. Sabemos que a oração é muito mais do que podemos imaginar, pois esta movimenta o espiritual de uma forma tão maravilhosa que tem suas conseqüências no natural.
  • 8. Tiago 5:16   A neste versículo duas particularidades:   - A oração feita pelo Justo traz resultados.   Quem são os justos senão aqueles que Jesus chama de amigos, e foram justificados pelo seu sangue na cruz e para os qual, segundo o apóstolo Paulo, não há mais condenação. Os justos são aqueles que vivem segundo a lei do Espírito de vida em Cristo Jesus, portanto, os justos são os que têm o caráter de Cristo formado em seu coração e mente.
  • 9. - A oração feita na Palavra de Deus (de acordo com a Palavra de Deus) toca e movimenta o coração de Deus.   Vejamos estes dois exemplos:   Êxodo 33:12-17 e Mateus 15:21  Na história de Êxodo vemos que Deus manda o povo tomar a terra, mas expressa algo chocante: Ele não acompanharia o povo. Moisés vai à tenda da congregação para dialogar com Deus e pede para que Deus vá com eles. Gosto do jeito que Moisés coloca suas palavras de forma que um diálogo entre amigos é estabelecido. Ele diz: se o Senhor não for, eu não vou!
  • 10. Comece a perceber o grau de intimidade que Moisés tinha com Deus e que, por mio da graça de Cristo, podemos ter também. Podemos chegar diante dele e reclamar sua presença, como fez Moisés, ou mesmo clamar por uma promessa feita por Deus. Isso é amizade. Você tem liberdade para fazer isso!   Com relação ao texto de Mateus, vemos que também houve um diálogo. Entendo que Jesus veio para salvar, libertar, curar, segundo a profecia de Isaías 61 e por isso Ele não poderia negar a si mesmo, mas uma condição de diálogo deveria ser estabelecida entre uma mulher e Jesus; uma intimidade deveria ser formada. Veja que ele não deixa até que a resposta seja dada. E que resposta seria essa?
  • 11. A resposta de um Jesus que ela ouvira falar que curava, libertava a todos que vinham a ele. Quando Jesus disse que só poderia fazer tal milagre para os filhos de Israel, ela deve ter pensado: Mas eu pensei que fosse você o tal de quem me falaram. Mas só pode ser você... Todas as descrições batem com o seu perfil. Eu creio que é você. Vou insistir mais um pouco. Depois de dialogar por mais um pouco a fé daquela mulher se fortaleceu e era isso que Jesus precisava naquele momento. A mulher tocou o coração de Jesus.
  • 12. Três coisas que claramente tocam o coração de Deus:   - A justiça mediante a fé - A Intimidade de um amigo - Adoração  Quando fazendo uma co-relação destas três frase temos a revelação do caráter de Cristo em nossas vidas: Fomos justificados, podemos ter intimidade com Deus e adorá-lo no mais lindo lugar.  Toda vez que uma oração foi feita baseada na Bíblia, trouxe resultados magníficos, pois a oração toca o coração de Deus.  
  • 13. 2) Quando Oramos Deus nos revela a solução para os nossos problemas   Filipenses 4:19    A oração é o meio pelo qual revelamos a Deus o que há em nosso coração ( isso não significa que Ele não saiba, Deus de tudo é sabedor; mais que ouvi de nos, pois somos amigos)é importante ou não para nós! Expressamos o que sentimos o que valorizamos através de ações, mas as mais marcantes são as nossas palavras. A oração agregada à fé demonstra o que Deus quer ouvir. Mas o que poderíamos definir como fé?
  • 14. “A fé é a confissão (prática no ato de falar) da vontade declarada do Pai ao homem”.Veja que ter fé não é algo tão difícil. Deus já declarou sua vontade e cremos que Ele é um Deus fiel e bondoso, que nunca falha com seus compromissos, por isso cremos e esperamos. Isso é ter fé: Crer que Deus fez a promessa e que não falha ou volta atrás.
  • 15. Marcos 11:20-22Cristo não ficou espantado com o que acontecera com a figueira, mas me parece que Pedro ficou... É como se ele nunca tivesse experimentado o poder que a intimidade pode trazer através da oração e Jesus lhe dá uma dica importantíssima para trazer á realidade o que pedimos em nossas orações: Tenha Fé em Deus. Podemos também entender que os ensinos bíblicos são todos voltados para um entendimento de quem é Deus e de que, depois da ressurreição de Cristo, resgatamos a semelhança que havia desde o princípio da criação do homem. Dizemos que Jesus estava querendo dizer: “Pedro, é só você conhecer a Deus e ser igual a ele!” E onde a fé entre nessa história?
  • 16. O ser igual a Deus engloba, como já falamos anteriormente, no agir como Deus age, pensar como Ele pensa e falar como Ele fala, mas também vai um pouco mais, além disso; Cristo pretende dizer: “Tenham a mesma fé de Deus”.Algumas pessoas, por falta de sabedoria dizem que Deus não tem fé e que tal frase seria uma completa heresia, mas veja que Deus não nos dá nada que não venha dEle, ou como disse Jesus, “Não faço nada que não tenha visto o meu Pai fazer”.A Fé provém de Deus e é originada em Deus, para Deus. Portanto, Deus é um Deus de fé. Então Jesus, ao falar aquilo, nos explica um pouco mais. Ele também diz: “Fale com a mesma fé de Deus” ou “Ore com a mesma fé de Deus”. “Por isso vos digo que tudo o que pedirdes em oração, crede que o recebereis, e tê-lo-eis.” Marcos 11:24
  • 17. Quando oramos com fé, o sobrenatural é movimentado e Deus tem a nossa autorização para agir em nossa vida. Vamos ver mais dois exemplos que demonstram a importância de orarmos e sabermos que ele irá providenciar a resposta:  Salmo 55:17 I João 5: 14-15   3) Quando oramos o Senhor nos ensina através do Espírito Santo.
  • 18. Enquanto estivermos debaixo da orientação do Senhor, o seu Espírito estará pronto a nos ajudar em todas as coisas. Romanos 8.26-27  Existem três palavras que me chamam a atenção no verso 26:  Assiste – Nos ajuda, nos suporta, nos auxilia. Fraqueza – Incapacidade para produzir resultados; falta de força.Intercede – Ele não ora por nós, ele nos ajuda. O Espírito Santo nos ajuda naquilo que não conseguimos realizar na carne, mas nos ensina a continuarmos a permanecer no Espírito e a viver da forma que Deus preparou para que vivêssemos.
  • 19. Uma coisa que o Espírito nos ensina é a orarmos como devemos, ou seja, a falarmos da forma que Deus quer ouvir e isso é muito importante. Quando permanecemos no Espírito estamos em contato direto com o Espírito Santo e assim temos a revelação da vontade de Deus. Isso é muito maravilhoso! Estar em contato permanente com Deus através do seu Espírito treina o nosso espírito a viver da forma que Deus espera que vivamos. Veja este versículo segundo a visão que estamos tendo:  “O Espírito Santo nos ajuda, contra o que não entendemos, para através da Palavra e da oração e pelo nosso próprio espírito, possamos ter o pleno conhecimento e entendimento da vontade de Deus”.
  • 20. Lembre-se que Davi, ao escrever o Salmo 139, queria expressar intimidade profunda com Deus. Davi sabia que ao se colocar diante de Deus, ele estaria conhecendo-o mais e deixando Deus o conhecer.   Viva uma vida de oração como esta: Tenha a certeza de que Deus trará os resultados.
  • 21. Agradecimentos Irmão Daniel, que Deus continue abençoando a sua vida e te usando desta forma. Baraque há ShimAdonaiEhadElohim.