Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
Prof. Eugênio Rocha
É um conjunto de medidas a serem adotadas por uma empresa
e que dependem da localização, minimização, ou eliminação de ris...
É a possibilidade ou a evidência de que haverá a
Ocorrência de um fato que violará as regras de segurança,
Afetando o ser ...
É toda percepção de que as regras de segurança pré estabelecidas
Serão possivelmente violadas, mas não na sua totalidade.
...
É a evidencia da violação das regras pré estabelecidas e que
Visivelmente viabilizam a execução de um delito.
1º - Realizando uma análise preliminar
2º - Localizando riscos potenciais e iminentes
3º - Criando regras e normas para mi...
Questões Sociais/Crime Organizado
Poder de reação Inferior - Polícia/Patrimônio/Pessoal
Fácil Acesso
Exposição de Bens Mat...
Planejar e estabelecer regras de Segurança Eficientes
Poder de reação Superior - Polícia/Armas/Tecnol.Contin.
Dificultar o...
Conscientizar
Disciplinar
TreinarMotivar
Reconhecer
Diferença
Segurança é a metodologia aplicável aos procedimentos
de prevenção e proteção.
Vigilância é a execução dos conce...
Vigilante é um profissional de Segurança, treinado para
Observar os conceitos e procedimentos de prevenção,
assim como agi...
SEGURANÇA PÚBLICA – A constituição estabelece a subdivisão da Segurança
Pública entre a União, os Estados e Municípios da ...
SEGURANÇA PRIVADA – São empresas especializadas em Segurança e
Vigilância Patrimonial e pessoal, credenciadas pelos respec...
SITUAÇÃO é um momento transitório específico e que
pode ser Transformado e manipulado a curto prazo.
(Situação Difícil)
ES...
Um conceito que não abrange a segurança de
Muitas empresas é a vulnerabilidade das informações
Dos negócios que gerenciam ...
O Estado de segurança construído pelas medidas
De segurança deve proteger os interesses Vitais das
Organizações, dos danos...
A segurança dos Interesses vitais de uma empresa, ou
Informações dos negócios(Inteligência), é tão importante
Quanto a seg...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Segurança patrimonial e Empresarial

  • Be the first to comment

Segurança patrimonial e Empresarial

  1. 1. Prof. Eugênio Rocha
  2. 2. É um conjunto de medidas a serem adotadas por uma empresa e que dependem da localização, minimização, ou eliminação de riscos presentes, sejam eles iminentes, ou potenciais, visando a proteção de seres humanos e a preservação do patrimônio.
  3. 3. É a possibilidade ou a evidência de que haverá a Ocorrência de um fato que violará as regras de segurança, Afetando o ser humano e o patrimônio, onde poderá atingi-los de forma direta, ou indireta, com ou sem Violência física, mas sempre emocional.
  4. 4. É toda percepção de que as regras de segurança pré estabelecidas Serão possivelmente violadas, mas não na sua totalidade. Exemplo: O não credenciamento de um visitante que aparentemente pareça ser um funcionário, ou um morador (Condômino)
  5. 5. É a evidencia da violação das regras pré estabelecidas e que Visivelmente viabilizam a execução de um delito.
  6. 6. 1º - Realizando uma análise preliminar 2º - Localizando riscos potenciais e iminentes 3º - Criando regras e normas para minimizar/excluir riscos 4º - Utilizando equipamentos de proteção e inibição 5º - Criando programas de ação efetiva de Segurança 6º - Capacitando e qualificando a equipe operacional 7º - Envolvendo e Informando os Colaboradores/Condôminos 8º - Supervisionando, orientando, reavaliando 9º - Implantando novos conceitos 10º - Não permitir exceções 10 dicas para
  7. 7. Questões Sociais/Crime Organizado Poder de reação Inferior - Polícia/Patrimônio/Pessoal Fácil Acesso Exposição de Bens Materiais Informações Dissimuladas
  8. 8. Planejar e estabelecer regras de Segurança Eficientes Poder de reação Superior - Polícia/Armas/Tecnol.Contin. Dificultar o Acesso / Dispositivos/Equipamentos/Ações Educar os envolvidos na proteção Ocultar Informações
  9. 9. Conscientizar Disciplinar TreinarMotivar Reconhecer
  10. 10. Diferença Segurança é a metodologia aplicável aos procedimentos de prevenção e proteção. Vigilância é a execução dos conceitos de segurança Aplicados pelos agentes (Recursos humanos) , que Podem ou não utilizar meios eletrônicos para tal Finalidade, inspecionando a eficácia aplicada.
  11. 11. Vigilante é um profissional de Segurança, treinado para Observar os conceitos e procedimentos de prevenção, assim como agir, ou reagir em ocorrências diversas contra o patrimônio e seu contingente, conforme a necessidade e possibilidade avaliada. Profissional de Portaria é o responsável pela execução Dos procedimentos de segurança nos limites identificados No mapeamento, controlando acesso e a saída de pessoas, Assim como veículos próprios, ou de terceiros ao interior Do patrimônio, visando a manutenção do ambiente seguro.
  12. 12. SEGURANÇA PÚBLICA – A constituição estabelece a subdivisão da Segurança Pública entre a União, os Estados e Municípios da seguinte forma: Município – Guarda Civil Municipal (Responsável pelos procedimentos de segurança nos serviços públicos do município, além do patrimônio). Estado – Polícia Militar (É a polícia especializada na repressão contra infratores da lei De qualquer natureza, encaminhando o infrator a autoridade competente), também Estão incorporados o Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Estadual. Polícia Civil, ou Judiciária (É a polícia investigativa, científica, responsável pela instauração De inquéritos a serem concluídos e apresentados ao ministério Público e posteriormente Ao Judiciário/Magistrado). União – Polícia Federal (É a polícia responsável tanto pela repressão, quanto pela Investigação de crimes contra a união, instaurando inquéritos e apresentando ao Ministério Publico Federal e a Justiça Federal).
  13. 13. SEGURANÇA PRIVADA – São empresas especializadas em Segurança e Vigilância Patrimonial e pessoal, credenciadas pelos respectivos órgãos Competentes como Polícia Federal , para atuarem nos limites internos De empresas públicas e privadas. O profissional de vigilância deverá ser qualificado através de curso de Formação ministrado por empresas credenciadas e poderá portar arma Somente em serviço e nos limites internos de cada posto de trabalho. Agentes de Segurança pessoal, após curso de formação e credenciamento Autorizado pelos órgãos competentes também poderão portar armas em Serviços externos. Os vigilantes de Transporte de valores móveis (Blindados) poderão atuar Armados de acordo com formação específica e em empresas autorizadas. O transporte de armas por estas empresas estão sujeitas a autorização E acopladas em caixa especial, de aço e fechadura.
  14. 14. SITUAÇÃO é um momento transitório específico e que pode ser Transformado e manipulado a curto prazo. (Situação Difícil) ESTADO é um momento genérico e abrangente que Não se pode definir o tempo de transformação. (Estado de Calamidade) Toda empresa deve manter um ESTADO DE SEGURANÇA, Não uma situação, pois as medidas de segurança devem Abranger toda a empresa de forma consciente.
  15. 15. Um conceito que não abrange a segurança de Muitas empresas é a vulnerabilidade das informações Dos negócios que gerenciam o sucesso empresarial e que São violados pela espionagem e venda de informações. A segurança dos Interesses vitais de uma empresa, ou Informações dos negócios(Inteligência), é tão importante Quanto a segurança do Patrimônio (Fisíca).
  16. 16. O Estado de segurança construído pelas medidas De segurança deve proteger os interesses Vitais das Organizações, dos danos, Interferência e Perturbações. DANOS – Perdas materiais, furtos, roubos, acidentes, Incêndios, e tudo que traga prejuízo material. INTERFERÊNCIAS – Atos de Espionagem , furto de Informações, fraudes, prejuízos financeiros. PERTURBAÇÕES – Greves, alcolismo, sinistros, drogas.
  17. 17. A segurança dos Interesses vitais de uma empresa, ou Informações dos negócios(Inteligência), é tão importante Quanto a segurança do Patrimônio (Fisíca).

    Be the first to comment

    Login to see the comments

  • MilenaTeixeira10

    Jul. 19, 2016
  • EuripedesPinto

    Jul. 31, 2016
  • JobLuisDaCostaFilho

    Sep. 21, 2016
  • edumenezzes

    Sep. 28, 2016
  • SidcleiGalo

    Oct. 24, 2016
  • ArnaldoChaves3

    Feb. 17, 2017
  • EmersonVieira1

    Feb. 23, 2017
  • CarlosRogrioRogrio

    Mar. 28, 2017
  • nailtonmecanico

    Apr. 20, 2017
  • DayaneBarrosdeMello

    Sep. 11, 2017
  • GeraldoNeto60

    Sep. 12, 2017
  • PauloCesarSoaresSantana

    Oct. 5, 2017
  • UbirajaraCruz1

    May. 16, 2018
  • elvescosta73

    Jul. 16, 2019
  • charlespazjr

    Aug. 21, 2019
  • ELIKLELSONMAIAOLIVEI

    Oct. 19, 2019
  • RenatoMiranda47

    Jan. 18, 2020
  • FbioMoreira50

    May. 1, 2020
  • ajacintoneto

    Jul. 2, 2020
  • RobertoAvelar6

    Oct. 24, 2020

Views

Total views

19,211

On Slideshare

0

From embeds

0

Number of embeds

525

Actions

Downloads

620

Shares

0

Comments

0

Likes

43

×