Repasse Congresso Clariano Canindé 2012

970 views

Published on

Memória do Congresso Clariano. Canindé, Ceará. 9 a 11 ago. 2012.

Published in: Spiritual
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
970
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
235
Actions
Shares
0
Downloads
2
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Repasse Congresso Clariano Canindé 2012

  1. 1. 800 anos do Carisma de Santa ClaraSanta Clara de Assis e de hoje: Caminho de Unidade
  2. 2. 800 anos do Carisma de Santa ClaraSanta Clara de Assis e de hoje: Caminho de Unidade
  3. 3. “O Congresso quer ser expressão de nossa fidelidade a Deus, ao Carisma, espaço para revitalizar o dom de Santa Clara dado ao mundo, à Igreja e a todos nós.” Fr. Edérson Queiroz – OFMCap, coordenador do Congresso “Santa Clara está alongando nosso horizonte. É fácil descobrir a Clara histórica. Não é fácil descrever a Clara de hoje encarnada,inserida em nossa vida e na sociedade desafiadora que vivemos.” Ir. Maria Petronila (Nila) – SMIC, presidente da FFB “O Congresso é um sinal de Cristo vivo em pessoas que deixaram-se iluminar e iluminaram, lembrou também que a família franciscana tem a missão de construir fraternidade. “ Dom Rosalvo Cordeiro da Silva, Bispo Auxiliar de Fortaleza
  4. 4. Santa Clara tua estrela clareou, clareouNa constelação do amor clareou, clareou.
  5. 5. 800 anos do Carisma de Santa ClaraSanta Clara de Assis e de hoje: Caminho de Unidade
  6. 6. * Caminhada da Basílica de São Francisco das Chagas até o Mosteiro das Irmãs Clarissas, onde fomos contempladas com a bênção de Santa Clara entoada pelas Irmãs.
  7. 7. * Páscoa de Santa Clara com a participação de um grupo de jovens de Canindé que encenou o Trânsito.
  8. 8. * Adoração ao Santíssimo Sacramento em 5 Igrejas diferentes. Cada Região (Sul, Sudeste, Norte, Nordeste e Centro-Oeste) participou em uma delas.
  9. 9. 800 anos do Carisma de Santa ClaraSanta Clara de Assis e de hoje: Caminho de Unidade
  10. 10. Clara como o sol, iluminou o meu caminho.Deus está aqui que digam sim os passos meus.
  11. 11. 800 anos do Carisma de Santa ClaraSanta Clara de Assis e de hoje: Caminho de Unidade
  12. 12. Fr. Vitório Mazzuco, OFMa) Clara de Assis traz em si um brilho deespiritualidade, de mulher mística, luz e força docarismab) Estamos celebrando hoje oito séculos de uma fuga,não foi uma fuga qualquer, foi uma fuga paraabandonar-se, apostar tudo.c) Clara é nossa mãe e mestra. Sem Clara a experiênciade Francisco seria incompleta. Clara trouxe algoimportante para nossa mística: Espírito e Afeto seencontram.
  13. 13. d) “Clara seguiu de perto São Francisco na sua nova vida enos inícios da Ordem, dele assimilou o espírito...” (ESSER, 1972) e) O caminho da unidade é a mais profunda união com Deus infinito que nos ama. O que toma conta do nosso coração toma conta do corpo inteiro, da sua vida.
  14. 14. Ir. Maria Clara do Santíssimo Sacramento – Clarissa de Anápolis/GO- Clara marcou nossa Igreja, apontando, como Francisco, Jesus Cristo pobre, humilde e crucificado como caminho.- Clara foi luz para o mundo e foi sinal da luz de Deus para Francisco.- Jesus é o centro da vida de Clara, é o tema central de todos os seus escritos e Maria está no princípio do Carisma, Clara aprende com ela a contemplar e viver o amor ao amado, amando-o infinitamente.
  15. 15. Fr. Almir Guimarães, OFMa) Os santos são obras de arte que Deus altíssimo proporciona.b) “Necessitamo-nos mutuamente. Mutilaríamos o Carisma se caminhássemos separadamente.” Giacomo Bini, OFMc) O Carisma Franciscano é uma força inigualável na Igreja.d) Em Clara podemos achar respostas para reencontrar a beleza da vida, longe de ansiedade e depressão etc.
  16. 16. 800 anos do Carisma de Santa ClaraSanta Clara de Assis e de hoje: Caminho de Unidade
  17. 17. Dom Antônio Cavuto, OFMCap- O melhor da festa é a preparação;- Francisco e Clara “andam juntos” e vivenciaram a mesmailuminação. A iluminação não é um momento, é uma experiênciaque nos invade por toda a vida. Francisco e Clara conheceram oDeus de Jesus Cristo: a Graça os tocou e fez maravilhas neles.- Francisco e Clara permanecem em comunhão com a Igreja,rompendo as tradições necessárias, ousando sempre quenecessário.- Somos convidados a pedir a Deus que a nossa experiênciade encontro com Jesus Cristo seja verdadeira e eficaz.Convidados a recuperar o ser de relação que promove a paz.
  18. 18. D. Fr. Leonardo Ulrich Steiner – OFM, Secretário da CNBB- Conversão: Clara foi tomada pelo amor do Senhor, revestida e transformada em Cristo Jesus. Esta celebração é a transformação, a conversão em Jesus. Somos convidados a sair de nós e sermos como o grão de trigo.- Ser livre: O Franciscano deseja viver intensamente a afiliação Divina e entregar-se ao seu amor. A liberdade impulsiona ir aos que mais necessitam.- Generosidade: Quem semeia com generosidade, com a mesma generosidade vai contemplar os frutos. O semeador distribui generosamente as sementes, uma a uma, não retém nada.
  19. 19. Fr. Marconi Lins, OFMO “Congresso deve repercutir em nossa vida e através de nossavida. Temos uma vocação comum: Francisclariana. Estamos noCongresso para firmar nossa vocação. Viver hoje o Evangelhode Nosso Senhor Jesus Cristo na Igreja e no mundo.”D. Fr. José Belisário da Silva ,OFM, Bispo do Maranhão Clara se entrega ao amor tendo presente que só Deus basta. Sua conversão e de Francisco nos convidam a caminharmos ligeiros em direção do Cristo pobre e crucificado, libertando-nos da mediocridade.
  20. 20. Me mostra teu espelho, Clara irmã.Preciso dessa imagem cristalina. Me ensina cultivar, hoje e amanhã, ternura, paz e bem, em cada esquina.
  21. 21. 800 anos do Carisma de Santa ClaraSanta Clara de Assis e de hoje: Caminho de Unidade
  22. 22. - Ir. Nila agradeceu aos regionais, unidos para celebrar Santa Clara. Enviou-nos ao mundo que está nos esperando para um testemunho de Paz e bem.- Fr. Éderson Queiroz... “Tudo vale a pena quando a alma não é pequena.” - “Nossa alma foi tocada pela palavra de Santa Clara de Assis.”
  23. 23. “Olhe dentro desse espelhotodos os dias (...) e espelhenele sem cessar o seu rosto,para enfeitar-se toda, interiore exteriormente. (...) Pois nesseespelho resplandecem a bemaventurada pobreza, a santahumildade e a inefávelcaridade, como, nele interiro,você vão poder contemplarcom a graça de Deus.” 4In, 15-18
  24. 24. 800 anos do Carisma de Santa ClaraSanta Clara de Assis e de hoje: Caminho de Unidade
  25. 25. Presença de Zé Vicente que embalou-nos com canções significativas como Onipotente e bom Senhor, Vidas pelo Reino, Baião dasComunidades e, sem dúvida, o hino do Congresso (Santa Clara clareou.)
  26. 26. 800 anos do Carisma de Santa ClaraSanta Clara de Assis e de hoje: Caminho de Unidade
  27. 27. 800 anos do Carisma de Santa ClaraSanta Clara de Assis e de hoje: Caminho de Unidade

×