Conceitos Básicos de Sociologia

97,532 views

Published on

Conceitos básicos de Sociologia
Introdução a Sociologia

Published in: Technology
  • ahh
    obrigadah
    me foi muito útil esse texto...^^
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here

Conceitos Básicos de Sociologia

  1. 1. Conceitos básicos de Sociologia 3ª série Ensino Médio Profª Marilete Peres Colégio Estadual General Hipólito Ribeiro Sociologia
  2. 2. Interação social : é o resultado da estimulação recíproca entre indivíduos. A Sociologia investiga as variações nos padrões de interação social.
  3. 3. Quando dá uma aula, o professor está em contato social com seus alunos e estabelece comunicação com eles. Os alunos aprendem coisas; seu comportamento, portanto, sofre uma modificação; também o comportamento do professor sofre modificações. Dizemos então que existe entre eles uma interação social .
  4. 4. Isolamento social Aristóteles tinha razão ao afirmar: “o homem é por natureza um animal social”. A vida em grupo é uma exigência da natureza humana. O homem tem necessidade de seus semelhantes para sobreviver, para propagar e perpetuar a espécie e para realizar-se plenamente como pessoa.
  5. 5. A sociabilidade, a tendência natural para viver em sociedade, é desenvolvida através do processo de socialização. O isolamento social é a ausência de contatos sociais.
  6. 6. Contatos e processos sociais: Os contatos sociais caracterizam o modo como os indivíduos participam da interação e os processos definem como se realiza a interação. - Fato Básico : Interação entre A e B; - Contato Social : Como A e B estão envolvidos - Processo Social : Como se realiza a interação entre A e B
  7. 7. Processo Sociais Básicos Definição Comunicação : Sinônimo de interação social Socialização : Sinônimo de educação (integração das novas gerações e dos novos membros do grupo) Cooperação : Aproxima os indivíduos na ação conjunta ou no parcelamento de tarefas, visando ao objetivo proposto.
  8. 8. Competição: A competição é uma força que leva os indivíduos a agirem uns contra os outros, em busca de um melhor “lugar ao sol”. A competição nasce da vontade de ocupar uma posição social mais elevada, de ter uma importância maior no grupo social, de conseguir riqueza ou poder etc ;
  9. 9. Conflito : Luta consciente e intermitente pela conquista de status; O conflito social é um processo social básico porque, empenhando-se em conflitos, os homens provocam mudanças sociais.
  10. 10. Acomodação: Solução provisória do conflito. Quando, num conflito, um dos adversários derrota o outro, o derrotado, para não correr o risco de ser totalmente liquidado, aceita as condições impostas pelo vencedor .
  11. 11. Assimilação : Solução definitiva do conflito A B. Pela assimilação se suspendem os conflitos. Trata-se de um processo de ajustamento pelo qual os indivíduos ou grupos diferentes tornam-se mais semelhantes. A assimilação processa-se por um mecanismo de imitação, exigindo um certo tempo para se realizar. É um processo longo e complexo.

×