4 24 06 07 15 operadores da santificação

241 views

Published on

Estudo Biblico

Published in: Spiritual
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
241
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
48
Actions
Shares
0
Downloads
4
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

4 24 06 07 15 operadores da santificação

  1. 1. Os Operadores da Santificação O que causa a santificação em nós? Como ser santo(a)? Verso para decorar Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor - Hb 12.14
  2. 2. OS 13 VOCÁBULOS DA SALVAÇÃO ELEIÇÃO PREDESTINAÇÃO REDENÇÃO REGENERAÇÃO FILIAÇÃO SANTIFICAÇÃO ADOÇÃO CHAMAMENTO PROPICIAÇÃO RECONCILIAÇÃO JUSTIFICAÇÃO REMISSÃO GLORIFICAÇÃO
  3. 3. Os Meios (ou Operadores) de Santificação A operação da Cruz – Rm 6. A operação do Espírito Santo e da Profecia – Ez 37. A operação do Estudo da Palavra de Deus - Sl 1. A operação da Obediência aos Mandamentos – Dt 30. A operação do Trabalho e da Guerra – Gn 2.15. A operação da Adoração – Sl 115. A operação da Comunhão com os Irmãos – Sl 133.
  4. 4. Os Meios (ou Operadores) de Santificação A operação da Cruz – Rm 6 - Considerar-se. - Considerar-se morto para o pecado … - … e vivo para Deus! - Não há substituto para esta operação. A outra única opção é a amputação do instrumento de pecado: “se o teu olho te faz pecar, arranca-o”. - Decidir não pecar mais não vence o pecado!
  5. 5. Os Meios (ou Operadores) de Santificação A operação do Espírito Santo e da Profecia – Ez 37 - O Espírito Santo é o útero que gera Cristo em nós: 1 Jo 1.27, Jo 14.24-26, Jr 31.31-34, Ez 37 (o sêmem da profecia é enviado para encontrar o útero do Espírito e gerar o corpo espiritual), Gn 1: a Palavra de Deus é promulgada dentro do útero do Espírito. - Do Pai vem o sêmem, que é a Sua Palavra: Tg 1.18. O sêmem carrega informação, como a palavra. - O Espírito Santo abriga o útero: dá as condições propícias para o desenvolvimento (ampara = intercede, protege = exorta, nutre = ensina, etc).
  6. 6. Os Meios (ou Operadores) de Santificação A operação do Estudo da Palavra de Deus - Sl 1 - Fugir do pecado. - Meditar de dia e de noite. - A garantia de bom sucesso sempre: “tudo o que faz…”.
  7. 7. Os Meios (ou Operadores) de Santificação A operação da Obediência aos Mandamentos – Dt 30 - A obediência é uma decisão do homem, não de Deus: “vê que te proponho…”. - Só obedece quem teme. O Temor do SENHOR é o princípio (a origem, a raiz, a fonte) da Sabedoria. “Tudo está nas mãos de Deus, menos o temor de Deus”. - A obediência é o único caminho para as bençãos que fazem parte da santificaçãö: “eis como será abençoado o homem que teme ao SENHOR…”.
  8. 8. Os Meios (ou Operadores) de Santificação A operação do Trabalho e da Guerra – Gn 2.15 - O trabalho não é maldição: Gn 2.15 vs 3.17-19. - “O meu Pai trabalha, e trabalha até agora”. - A guerra é um trabalho resistido: Ef 1.19-21. - “JEOVÁ é Homem de Guerra” – SENHOR dos Exércitos é o Seu Nome– Sl 24, Sl 84. - 1 Sm 1.11: por que Ana orou ao SENHOR dos Exércitos, e não ao Pai, ou ao Deus Todo-poderoso? - 1 Sm 17.45: vamos para as batalhas da vida em Nome do SENHOR dos Exércitos. Ef 6.10-18.
  9. 9. Os Meios (ou Operadores) de Santificação A operação da Adoração – Sl 115 - “Tornem-se semelhantes...tantos quantos o adorem") - nos tornamos semelhantes à quem adoramos. - Adorar é abrir-se para Deus. Adoração é intimidade. - O adorador(a) reconhece a beleza de Deus e deseja-O: “adorai a Deus na beleza de Sua santidade”.
  10. 10. Os Meios (ou Operadores) de Santificação A operação da Comunhão com os Irmãos – Sl 133 - A comunhão traz uma nova benção a cada evento. - A santificação na comunhão ocorre em dois aspectos: unção sacerdotal, e força, saúde e vida. - Assistir cultos pela TV, rádio, Internet, não é isso. Precisamos estar fisicamente juntos. Recursos que permitam interação à distância podem aproximar-se muito do ideal. - O conceito de próximo: não se pode amar (e qualquer outra coisa em relação) a Deus, que não se vê, se não se ama (…) ao irmão que se vê.
  11. 11. Os Meios (ou Operadores) de Santificação A operação da Cruz – Rm 6. A operação do Espírito Santo e da Profecia – Ez 37. A operação do Estudo da Palavra de Deus - Sl 1. A operação da Obediência aos Mandamentos – Dt 30. A operação do Trabalho e da Guerra – Gn 2.15. A operação da Adoração – Sl 115. A operação da Comunhão com os Irmãos – Sl 133.
  12. 12. O Único Operador da Santificação • Os vários operadores de santificação são expressões do Único Operador Fundamental de Santificação: a Identificação com Cristo Jesus. • A obediência como cumplicidade e identificação do comandado com o comandante. • O estudo, o trabalho e a guerra como esforços para apropriação do Logos Universal. • A adoração como união íntima. • O Espírito Santo como a geradora de Cristo em nós. • A cruz como a identificação factual/histórica com Cristo.
  13. 13. O Movimento da Santificação • O Movimento da Santificação: transitar entre os Lugares Baixos de Jeremias 18 e os Lugares Altos de Isaías. • Lugares Altos = Lugares Celestiais de Ef 2.6. • Lugar de governo e proteção: Is 54.17, 58.14. • A Dialética Santificadora como afim à Estrutura do Universo e da Vida: morrer para viver, perder para ganhar, descer para subir, dar para receber. • A auto-humilhação de Jesus como nosso exemplo: Fp 2.5-11.

×