Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Apresentação relato de experiênica encontro municipal

413 views

Published on

\apresentação das experiências da Biblioteca Escolar "Tenório Telles" na Assembleia Legislativa.
Manaus - Brasil - 11/2014

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Apresentação relato de experiênica encontro municipal

  1. 1. ESCOLA MUNICIPAL: ENG.º JOÃO ALBERTO M. BRAGA BIBLIOTECA ESCOLAR “TENÓRIO TELLES” RELATO DE EXPERIÊNCIAS DA BIBLIOTECA ESCOLAR “TENÓRIO TELLES” Bibliotecário responsável: Esteban Carlos Arenillas Colaboradoras: Prof. Valéria Martins Prof. Inês Martins
  2. 2. PROGRAMA VIAJANDO NA LEITURA Atividades de alfabetização (Alunos do 1º ao 2º ano)  Leitura de palavras com imagem;  Execução de atividades de desenho livre.
  3. 3. PROGRAMA VIAJANDO NA LEITURA Hora da Leitura (Alunos do 3º ao 5º ano)  Escolha, digitalização e leitura de uma obra;  Execução de atividades como: cruzadinhas, caça-palavras, desenho livre e produção de textos.
  4. 4. CONCURSO DE REDAÇÃO  Alunos do 8º e 9º ano das professoras de Língua Portuguesa Valéria Martins, Ivanilse Lima, sob orientação da professora Inês Martins participaram do “Concurso Internacional de Redação de Cartas”.
  5. 5. SERVIÇO DE EMPRÉSTIMO  Alunos do 2º ao 9º ano, professores e funcionários da escola;  Com um total de 3123 empréstimos realizados em 2014.
  6. 6. TEATRO DE FANTOCHES
  7. 7. TEATRO DE FANTOCHES  Objetivo Geral:  Despertar o interesse pela leitura, o hábito de ler, a oralidade e a interpretação teatral, desenvolvendo o senso crítico e a criatividade. Resgatando a cultura universal e amazonense através do teatro de fantoches.
  8. 8. TEATRO DE FANTOCHES METODOLOGIA A partir da pesquisa bibliográfica , da leitura, discussão de textos e sensibilização da importância do trabalho em grupo, os alunos foram orientados, incentivados e acompanhados nas seguintes etapas do projeto:
  9. 9. TEATRO DE FANTOCHES METODOLOGIA Levantamento bibliográfico acerca das temáticas do projeto;
  10. 10. TEATRO DE FANTOCHES METODOLOGIA Visita com os alunos bolsistas e voluntários ao Teatro Chaminé ;
  11. 11. TEATRO DE FANTOCHES METODOLOGIA Construção da estrutura do Teatro de Fantoches ;
  12. 12. TEATRO DE FANTOCHES  METODOLOGIA  Participação dos alunos bolsistas e voluntários na oficina de confecção de bonecos;
  13. 13. TEATRO DE FANTOCHES METODOLOGIA Leitura, discussão , adaptação e produção de textos ;
  14. 14. TEATRO DE FANTOCHES METODOLOGIA Ensaios das histórias de acordo com as temáticas escolhidas;
  15. 15. TEATRO DE FANTOCHES • METODOLOGIA • Realização do seminário: “Teatro de Fantoches como ferramenta pedagógica para o incentivo à leitura na Escola Municipal Eng. João Alberto Braga” para apresentar os resultados do projeto.
  16. 16. RESULTADO FINAL • No início do projeto identificaram-se dificuldades de leitura, interpretação e produção de textos, no entanto, o trabalho com o teatro de fantoches proporcionou uma mudança motivacional nos estudantes, despertando o interesse na leitura das obras. Como consequência disso, houve um avanço significativo na leitura, interpretação e produção das peças teatrais. Desta forma, o trabalho com o Teatro de Fantoches revelou-se uma ferramenta pedagógica eficaz no processo de ensino-aprendizagem no Ensino Fundamental.
  17. 17. A boa literatura abre portas, deixando lugar para os leitores expressarem suas emoções diante do mundo. O leitor dialoga com o texto. A literatura permite, generosamente, que as nossas dúvidas e conhecimentos venham entremear o texto. Diante da literatura, todo leitor é também um escritor. Bartolomeu Campos de Queirós
  18. 18. REFERÊNCIAS • BARBOSA, C. F; BARBOSA SILVA, A. Fábulas e apólogos da Amazônia. Manaus: Valer, 2014. • BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/ SEF, 1997. Disponível em: < http:// portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf>. Acesso em: 28 dez. 2013. • DOHME, V. D. Técnicas de contar histórias: um guia para desenvolver as suas habilidades e obter sucesso na apresentação de uma história. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. • LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2008. • SILVA, E. T. O ato de ler: fundamentos psicológicos para uma nova pedagogia da leitura. São Paulo: Cortez, 2005. • SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.

×