PROF. JOSEMAR ADEMAR.
Democracia = “Governo do Povo”.
É um regime de governo em que o poder de tomar importantes
decisões políticas está com os ...
No governo democrático, os direitos dos
cidadãos são caracterizados em :
• Isonomia= Igualdade perante a lei.
• Isocracia=...
A sociedade ateniense
METECOS
ESCRAVOS
CIDADÃOS
A sociedade grega era dominada por uma minoria.
A grande maioria:
 mulheres
 metecos
 escravos
Não participavam da vida...
Eclésia
Assembléia de todos os
cidadãos decidiam:
 as leis;
 decidiam se havia paz e guerra;
 votava o astrocismo;
 fi...
 A Democracia Grega durou
apenas duzentos anos: dos
séculos VI ao IV antes de
Cristo.
 Com frequência ocorriam
situações...
DEMOCRACIA MODERNA
O filósofo britânico John Locke
foi o primeiro a afirmar que o
poder dos governos nasce de
um acordo livre e recíproco e a...
Regimes Antidemocráticos
 1.ABSOLUTISMO( DESPOTISMO)
Regimes Antidemocráticos
 2. O IMPERIALISMO
Regimes Antidemocráticos
 3. TOTALITARISMO(NAZI-FASCISMO)
Regimes Antidemocráticos
 4. COMUNISMO ou DITADURAS MILITARES ?
DEMOCRACIA E DIREITOS HUMANOS
Regimes Antidemocráticos
 4.1. DITADURAS MILITARES( PRIMAVERA ÁRABE)
Democracia Atual = Democracia Representativa
”?
QUE PAÍS É ESSE?
A democracia representativa conseguiu garantir a
participação da maioria dos cidadãos.
A opinião do Povo só é consultada
p...
PARÓDIA – DEMOCRACIA (UNI, DUNI, TÊ - TREM DA ALEGRIA)
ELA NASCEU LÁ NA GRÉCIA ANTIGA PARA OS CIDADÃOS PARTICIPAR DA PÓLIS...
QUESTÕES
01. É verdade que nas democracias o povo parece fazer o que quer;
mas a liberdade política não consiste nisso. De...
02. Nós nos recusamos a acreditar que o banco da justiça é
falível. Nós nos recusamos a acreditar que há capitais
insufici...
03. O movimento representado na
imagem, do início dos anos de 1990,
arrebatou milhares de jovens no
Brasil. Nesse contexto...
Democracia - História (Esquadrão VIP 2013)
Democracia - História (Esquadrão VIP 2013)
Democracia - História (Esquadrão VIP 2013)
Democracia - História (Esquadrão VIP 2013)
Democracia - História (Esquadrão VIP 2013)
Democracia - História (Esquadrão VIP 2013)
Democracia - História (Esquadrão VIP 2013)
Democracia - História (Esquadrão VIP 2013)
Democracia - História (Esquadrão VIP 2013)
Democracia - História (Esquadrão VIP 2013)
Democracia - História (Esquadrão VIP 2013)
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Democracia - História (Esquadrão VIP 2013)

1,302 views

Published on

Apresentação sobre Democracia. Aula de História - Esquadrão do Conhecimento VIP 2013

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,302
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
30
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Democracia - História (Esquadrão VIP 2013)

  1. 1. PROF. JOSEMAR ADEMAR.
  2. 2. Democracia = “Governo do Povo”. É um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos.
  3. 3. No governo democrático, os direitos dos cidadãos são caracterizados em : • Isonomia= Igualdade perante a lei. • Isocracia= Igualdade de acesso aos casos políticos. • Isegoria= O igual direito de todos ao uso da palavra.
  4. 4. A sociedade ateniense METECOS ESCRAVOS CIDADÃOS
  5. 5. A sociedade grega era dominada por uma minoria. A grande maioria:  mulheres  metecos  escravos Não participavam da vida política.
  6. 6. Eclésia Assembléia de todos os cidadãos decidiam:  as leis;  decidiam se havia paz e guerra;  votava o astrocismo;  fiscalizavam os magistrados; Helileu Areópago Julgamento de casos civis e criminais Julgamento dos crimes de morte Antigos arcontes 600 juízes com mais de 30 anos tirados a sorte TRIBUNAIS MAGISTRADOS 10 estrategos 10 arcontes Poder político e militar Eleitos por 1 ano Tirados a sorte por 1 ano Funções religiosas e judiciais BULÉ 200 cidadões tirados à sorte Preparavam as leis a aprovar pela Eclésia
  7. 7.  A Democracia Grega durou apenas duzentos anos: dos séculos VI ao IV antes de Cristo.  Com frequência ocorriam situações em que a normalidade democrática era interrompida.  O sistema democrático durou menos tempo em Roma do que na Grécia e, mesmo durante o período republicano, o poder permaneceu nas mãos da Aristocracia. DEMOCRACIA CLÁSSICA
  8. 8. DEMOCRACIA MODERNA
  9. 9. O filósofo britânico John Locke foi o primeiro a afirmar que o poder dos governos nasce de um acordo livre e recíproco e a preconizar a separação entre os poderes legislativo e judiciário. A liberdade política seria garantida pela separação e independência dos três poderes fundamentais do estado: legislativo, executivo e judiciário.
  10. 10. Regimes Antidemocráticos  1.ABSOLUTISMO( DESPOTISMO)
  11. 11. Regimes Antidemocráticos  2. O IMPERIALISMO
  12. 12. Regimes Antidemocráticos  3. TOTALITARISMO(NAZI-FASCISMO)
  13. 13. Regimes Antidemocráticos  4. COMUNISMO ou DITADURAS MILITARES ?
  14. 14. DEMOCRACIA E DIREITOS HUMANOS
  15. 15. Regimes Antidemocráticos  4.1. DITADURAS MILITARES( PRIMAVERA ÁRABE)
  16. 16. Democracia Atual = Democracia Representativa
  17. 17. ”? QUE PAÍS É ESSE?
  18. 18. A democracia representativa conseguiu garantir a participação da maioria dos cidadãos. A opinião do Povo só é consultada periodicamente. A democracia baseia-se em princípios fundamentais e não em práticas uniformes. Características.
  19. 19. PARÓDIA – DEMOCRACIA (UNI, DUNI, TÊ - TREM DA ALEGRIA) ELA NASCEU LÁ NA GRÉCIA ANTIGA PARA OS CIDADÃOS PARTICIPAR DA PÓLIS QUANDO ELA NASCE JÁ TEM EXCLUSÃO ELA NÃO É MOLE NÃO IMAGINE OS FATOS ERAM MULHERES, ESTRANGEIROS E ESCRAVOS POR FICAR DE FORA NÃO ENTRAVAM NA DANÇA, E SE DE FATO ELA NÃO QUEBRAR MELHOR QUE MUDE JÁ TODA ESSA PUJANÇA REFRÃO... OLHA A DEMOCRACIA AÊ, ÔÔÔÔÔ ELA SERVE PRA QUÊ ÔÔÔÔÔ SE OS INTERESSES NOSSOS OU DA MINORIA QUE ESTÁ NO PODER? ATUALMENTE SE MODIFICOU AUMENTANDO A REPRESENTATIVIDADE O VOTO É GRANDE INSTRUMENTO PARA TAIS MUDANÇAS DA REALIDADE O ESQUADRÃO NÃO PERDE TEMPO NÃO E NESSA DISCUSSÃO ENTRA TAMBÉM NA DANÇA, PARA QUANDO O VESTIBU-ENEM CHEGAR E VOCÊ PASSAR FICAR COMO CRIANÇA. REFRÃO...
  20. 20. QUESTÕES 01. É verdade que nas democracias o povo parece fazer o que quer; mas a liberdade política não consiste nisso. Deve-se ter sempre presente em mente o que é independência e o que é liberdade. A liberdade é o direito de fazer tudo o que as leis permitem; se um cidadão pudesse fazer tudo o que elas proíbem, não teria mais liberdade, porque os outros também teriam tal poder. MONTESQUIEU. Do Espírito das Leis, São Paulo: Editora Nova Cultural. 1997 (adaptado). A característica de democracia ressaltada por Montesquieu diz respeito: A. ao status de cidadania que o indivíduo adquire ao tomar as decisões por si mesmo. B. ao condicionamento da liberdade dos cidadãos à conformidade às leis. C. à possibilidade de o cidadão participar no poder e, nesse caso, livre da submissão às leis. D. ao livre-arbítrio do cidadão em relação àquilo que é proibido, desde que ciente das consequências. E. ao direito do cidadão exercer sua vontade de acordo com seus valores pessoais.
  21. 21. 02. Nós nos recusamos a acreditar que o banco da justiça é falível. Nós nos recusamos a acreditar que há capitais insuficientes de oportunidade nesta nação. Assim nós viemos trocar este cheque, um cheque que nos dará o direito de reclamar as riquezas de liberdade e a segurança da justiça. KING Jr., M. L. Eu tenho um sonho, 28 ago. 1963. Disponível em: www.palmares.gov.br. Acesso em: 30 nov. 2011 (adaptado). O cenário vivenciado pela população negra, no sul dos Estados Unidos nos anos 1950, conduziu à mobilização social. Nessa época, surgiram reivindicações que tinham como expoente Martin Luther King e objetivavam: A. a conquista de direitos civis para a população negra. B. o apoio aos atos violentos patrocinados pelos negros em espaço urbano. C. a supremacia das instituições religiosas em meio à comunidade negra sulista. D. a incorporação dos negros no mercado de trabalho. E. a aceitação da cultura negra como representante do modo de vida americano.
  22. 22. 03. O movimento representado na imagem, do início dos anos de 1990, arrebatou milhares de jovens no Brasil. Nesse contexto, a juventude, movida por um forte sentimento cívico: A. aliou-se aos partidos de oposição e organizou as campanhas Diretas Já. B manifestou-se contra a corrupção e pressionou pela aprovação da Lei da Ficha Limpa. C engajou-se nos protestos relâmpago e utilizou a internet para agendar suas manifestações. D espelhou-se no movimento estudantil de 1968 e protagonizou ações revolucionárias armadas. E. Tornou-se porta voz da sociedade e influenciou no processo de impeachment do então presidente Collor.

×