Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Negociação

1,119 views

Published on

  • Be the first to comment

Negociação

  1. 1. NEGOCIAÇÃOPatrícia VenturaBacharel em TurismoEsp. Docência do EnsinoSuperior
  2. 2. NegociaçãoA negociação pode serpraticada tanto para resolverquestões pessoais, comopara questões profissionais,em ambientes políticos,comerciais, diplomáticos,institucionais, gerenciais,jurídicos, trabalhistas, delibertação de reféns, entreoutros. Diante dessa grandediversidade de contextos,existem muitas definições eformas diferentes deabordar o assunto.
  3. 3. Definição - Negociação“Todas as situaçõesexistenciais importam emnegociação, compromissose objetivos comuns, tendopor base o processo deconversação. Buscaracordo, trabalhar oconsenso, conquistar acooperação são condiçõespara a convivência e aefetiva vida social (BERG,1998, pág. 2)
  4. 4. Negociação Barganha. Tomada de decisão. Duas ou mais partes. Partes envolvidas mostram conflito. Partes unidas temporariamente. Proposta de uma das partes. Analise da outra parte. Concessões.
  5. 5. Negociação“O administrador dever conhecer bem astécnicas de negociação e usar muitacriatividade, pois, saber negociar é umahabilidade muito importante para o profissionalde Administração”.
  6. 6. Negociação Negociar racionalmente significa saber como chegar ao melhor acordo e não ficar satisfeito com um acordo qualquer, ou seja, precisamos evitar aquelas decisões que deixam ambos os lados em situações ruins.
  7. 7. Tipos de Negociação Ganha – perde. Ganha – ganha. No passado a é a busca de um negociação era relacionamento ganha-perde, visava duradouro, que leve a atender apenas as novas negociações suas próprias no futuro e que necessidades e não mantenha, ou dava condições de melhore o contato garantir a médio e entre as partes longo prazo o envolvidas, processo. buscando-se atender a ambas partes envolvidas.
  8. 8. Comportamento do negociador desucesso Ao planejar. Durante a negociação. Estratégias de negociação.
  9. 9. O que é planejar? Planejar é decidir antecipadamente o que fazer, de que maneira fazer (como), quando fazer e quem deve fazer, para o alcance de uma situação desejada;
  10. 10. Planejamento Estratégico “É uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela organização, visando um maior grau de interação com o ambiente. Trata-se de um processo contínuo durante o qual são definidos e revisados a missão da organização, a visão de futuro, os objetivos e os projetos de intervenção que visam a mudança desejada”.
  11. 11. Empresa Excelente É aquela que satisfaz as necessidades dos clientes, levando em consideração as variáveis externas, que poderão ser negativas ou positivas e habituam – se as mudanças de mercado com flexibilidade. As técnicas do Planejamento Estratégico são facilitadoras nesse âmbito.
  12. 12. Ambiente interno e externo de umaempresaExterno – cenários. Era da Informação. Internet. Consumidor esclarecido e exigente. Preocupação com o meio ambiente. Mulher no mercado de trabalho em postos de comando.
  13. 13. Análise de Ambiente Oportunidades # Ameaças (ambiente externo). Conhecemos o que vem de fora? Forças # Fraquezas (ambiente interno). Conhecemos a nós mesmos?
  14. 14. Tomada de Decisão É um processo de escolha de ação, entre várias, em face de um problema ou de uma oportunidade de forma a extrair vantagem para a empresa.
  15. 15. Texto de ABRAHAM SHAPIRO.Processo Decisório “Um alto executivo duma multinacional, cheio de stress, foi ao um psiquiatra que, experiente como era, diagnosticou-lhe de imediato “afastar-se durante duas semanas da toda a atividade profissional. E é conveniente que vá para um sítio calmo no interior, isole-se do dia-a-dia e procure algumas atividades que o relaxem e que nunca tenha executado”.
  16. 16. Texto de ABRAHAM SHAPIROO nosso executivo procurou seguir estasorientações.Munido de vários livros, DVDs e do seunotebook, mas sem o celular, foi para umafazenda de uma amiga, nas montanhas.Passados os dois primeiros dias, o nossoexecutivo já tinha lido dois livros e vistoquase todos os DVDs.
  17. 17. Texto de ABRAHAM SHAPIROContinuava inquieto.Pensou então que alguma atividade física lhefaria bem e seria um bom antídoto para aansiedade que ainda o dominava.Procurou o encarregado da fazenda e pediu-lhepara fazer algo.O encarregado ficou pensativo, mas lembrou-seduma montanha enorme de estrume que haviaacabado de chegar. Disse então ao nossoexecutivo:
  18. 18. Texto de ABRAHAM SHAPIRO- O senhor, se quiser, pode ir espalhar aquele monte deestrume, naquela área que está lavrada e preparada parao cultivo.O encarregado pensou consigo: "Vou tê-lo ocupado, pelomenos uma semana com esta tarefa". Mas enganou-se.No dia seguinte o nosso executivo já tinha espalhado todoo estrume na área a ser semeada. Chegou e pediu maisuma tarefa.O encarregado, que tinha recebido uma grandeencomenda dum aviário, perguntou-lhe se queria abater500 galinhas, das brancas, e entregou-lhe uma faca.
  19. 19. Texto de ABRAHAM SHAPIROEsta tarefa foi fácil, para o nosso executivo. Em menos de 5horas já estavam todas mortas e prontas para seremdepenadas.Solicitou então outra tarefa.O encarregado disse-lhe:- Estamos iniciando a colheita das laranjas. O senhor, vai aliao armazém e lá estão três cestos para distribuir as laranjaspor tamanhos. Pequenas, Médias e Grandes.Ao fim do dia o nosso executivo não apareceu. Preocupado,o encarregado foi ao laranjal.
  20. 20. Texto de ABRAHAM SHAPIROEntão viu o nosso executivo com uma laranjana mão, os cestos totalmente vazios e a falarem voz alta, sozinho:- Esta é grande. Não, é média. Ou serápequena? Esta é pequena. Não, é grande. Ouserá média? Esta é média. Não, é pequena.Ou será grande?Moral da história: Espalhar merda e cortarcabeças é fácil. O difícil é tomar decisões!
  21. 21. Elementos presentes no ProcessoDecisório Riscos. Certezas. Forças políticas e econômicas. Preferências. Estratégia. Resultado.
  22. 22. COMO DEFINIR DECISÕES Decisões são escolhas que as pessoas fazem para enfrentar problemas ou oportunidades, a tomada de decisão é uma atitude essencial do administrador.
  23. 23. Promova Você. Sua empresa. Seu produto.
  24. 24. Problemas comuns ao iniciar umnegócio. Problemas ilimitados. Família. Impostos. Motivação pessoal. Empregados. Sócios. Fluxo de caixa. Atrasos nos processos de licença. Definição de preços. Falta de financiamento. Seleção de pessoal. Treinamentos.
  25. 25. Fracasso nos negócios. Falta de Planejamento antecipando o futuro. Falta de Pesquisa de Mercado. Falta de trabalho em equipe.
  26. 26. O Gerente do Futuro Procurar a mudança. Observar as realidades externas. Promover um estilo de treinamento. Eliminar o medo. Criar especialização. Ter visão. Negociar para resolver problemas. Valorizar a diferença. Desenvolver a administração participativa. Desenvolver o poder das equipes. Ser obcecado pela qualidade dirigida ao cliente.

×