Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Administração

1,170 views

Published on

Published in: Education
  • Be the first to comment

Administração

  1. 1. Patrícia Ventura Bacharel em TurismoEsp. Docência do Ensino Superior
  2. 2. • É o gerenciamento dos recursos humanos, materiais e financeiros de uma organização. o administrador é o profissional responsável pelo planejamento das estratégias e pelo gerenciamento do dia a dia de uma empresa. Ele ajuda a definir, a analisar e a cumprir as metas da organização. Trabalha em praticamente todos os departamentos, nos quais gere recursos financeiros, materiais, humanos e mercadológicos. Conduz as relações entre a empresa e os empregados, participando dos processos de seleção, admissão e demissão de funcionários, e do relacionamento com os sindicatos de cada categoria. Implementa planos de carreira e programas de benefícios. Coordena, ainda, os recursos materiais da companhia, controlando a compra e a estocagem de matérias- primas, insumos e produtos finais. No setor financeiro, cuida de custos, orçamentos e fluxo de caixa. Também se envolve com a publicidade e o marketing, na promoção de vendas dos produtos ou serviços da empresa. o administrador trabalha nos mais diversos setores - de hospitais, fábricas e escolas a ONGs, empresas do setor público e aquelas dedicadas ao comércio pela internet• http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/administracao- negocios/administracao-690663.shtml
  3. 3. Administração• Administração é o ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros.
  4. 4. Três aspectos chaves Dá maior ênfase ao elemento humano naorganização. Focaliza a atenção nos resultados aserem alcançados, isto é, nos objetivos emvez de nas atividades. Incluiu o conceito de que a realizaçãodos objetivos pessoais de seus membrosdeve ser integrada à realização dos objetivosorganizacionais.
  5. 5. O que é mesmo administração?• Administração é administrar a ação através das pessoas com objetivo bem definido.• Administração é o processo de planejar, organizar,dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar objetivos.
  6. 6. A partir de hoje você não pode pensar como um executor de tarefas simplesmente.
  7. 7. • O que diferencia o administrador de um simples executor é exatamente o fato de que, enquanto o segundo sabe fazer certas coisas que aprendeu mecanicamente (planos, organogramas, mapas, registros, lançamentos etc.), o primeiro sabe analisar e resolver situações problemáticas variadas e complexas, pois aprendeu a pensar, a avaliar e a ponderar em termos abstratos, estratégicos, conceituais e teóricos. O segundo é um mero agente de execução e operação.
  8. 8. TUDO DEPENDE DAS HABILIDADES DA PESSOA O conhecimento tecnológico da Administração é importantíssimo, básico e indispensável, mas depende, sobretudo, da personalidade e do modo de agir do administrador, ou seja, de suas habilidades.
  9. 9. Há três tipos de habilidadesHabilidade técnica: Consiste em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para a realização de suastarefas específicas, através de sua instrução, experiência eeducação.Habilidade humana: Consiste na capacidade e no discernimento para trabalhar com pessoas, compreender suas atitudes emotivações e aplicar uma liderança eficaz.Habilidade conceitual: Consiste na habilidade para compreender as complexidades da organização global e o ajustamento docomportamento da pessoa dentro da organização. Esta habilidadepermite que a pessoa se comporte de acordo com os objetivos daorganização total e não apenas de acordo com os objetivos e asnecessidades de seu grupo imediato
  10. 10. Por que estudar administração?Tente fazer uma lista das organizações com as quaisvocê está envolvido ou se relaciona de alguma forma.Da empresa onde você trabalha ao supermercado, dafábrica de seu carro à concessionária, da prefeitura àcompanhia de eletricidade, da telefônica ao sindicatode sua categoria profissional, a lista pareceinterminável. Há poucos aspectos da sua vida que nãosejam influenciados por alguma espécie deorganização. A sociedade moderna é uma sociedadeorganizacional, em contraste com as sociedadescomunitárias do passado
  11. 11. Os Níveis Organizacionais• Nível Institucional:é o nível administrativo mais elevado da organização. É constituído pelo presidente e diretores que compõem a alta administração e tomam as principais decisões da organização.• Nível Intermediário: o nível administrativo que articula internamente o nível institucional com o nível operacional da organização. É o nível do meio do campo e é composto pelos gerentes. Recebe o nome de nível gerencial ou tático.• Nível Operacional: o nível administrativo mais baixo de todos. É o mais íntimo da organização e constitui a base inferior do organograma. É o nível que administra a execução e realização das tarefas e atividades cotidianas.
  12. 12. Administrador: Habilidades e característicasHabilidade Técnica: é a capacidade de usarprocedimentos, técnicas e conhecimentos de umcampo de especialização.Habilidade Humana: é a capacidade de trabalharcom outras pessoas, de entendê-las e motivá-las.Habilidade Conceitual: é a capacidade de coordenare integrar todos os interesses e atividade de umorganização. Implica ver a organização como umtodo, compreendendo como suas partes dependemumas das outras e prevendo como uma mudança emqualquer das partes afetara o todo (visão sistêmica).
  13. 13. Organização como função administrativa de organizar• significa o ato de organizar, estruturar e integrar os recursos e os órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer relações e atribuições a cada um deles. Em outras palavras, as organizações precisam de organização.
  14. 14. Hierarquia administrativa• É um esquema de controle para assegurar que o trabalho seja realizado, é uma consequência da divisão do trabalho.
  15. 15. Divisão do Trabalho
  16. 16. Cadeia de Comando• A cadeia de comando é a definição formal do sentido da comunicação dentro da organização, e da responsabilidade de cada indivíduo que faz parte dela.
  17. 17. NEGOCIAÇÃO• A negociação pode ser praticada tanto para resolver questões pessoais, como para questões profissionais, em ambientes políticos, comerciais, diplomáticos, institucionais, gerenciais, jurídicos, trabalhistas, de libertação de reféns, entre outros. Diante dessa grande diversidade de contextos, existem muitas definições e formas diferentes de abordar o assunto.

×