Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Brinquedos Cantados fundamentos

7,649 views

Published on

Slides sobre música na educação

Published in: Education

Brinquedos Cantados fundamentos

  1. 1. BRINQUEDOS CANTADOS E JOGOS DRAMÁTICOS NA EDUCAÇÃO Professora Silvia Gomes
  2. 2. A Escola e o processo de musicalização das crianças Todos podem aprender música? Por quê?
  3. 3. Dom inato – não há nada a fazer, monopólio dos “talentosos”. Não se pode ensinar música a todos porque só aprendem aqueles que têm um dom ou um talento especial para a música. DUAS POSTURAS MAIS FREQÜENTES QUANTO À POSSIBILIDADE DE APRENDIZAGEM MUSICAL:
  4. 4. SIM, pode-se ensinar música a todos porque todos têm capacidade de aprender e desenvolver seu potencial. Todos podem aprender – o papel da educação é importante para o desenvolvimento musical.
  5. 5. MUSICALIDADE Faculdade inerente a todo o ser humano,definida como sensibilidade à música; Passível de ser desenvolvida.
  6. 6. COMO SE DÁ O DESENVOLVIMENTO DA MUSICALIDADE? LINGUAGEM MATERNA “LINGUAGEM” MUSICAL Desenvolvimento semelhante
  7. 7. MUSICALIZAÇÃO Processo de desenvolvimento da musicalidade ou Processo de desenvolvimento musical
  8. 8. ATIVIDADE ON LINE 1 •Quais músicas nossas crianças estão ouvindo? •Qual o papel da escola em relação a educação musical? •Quais músicas você considera adequadas para crianças? •Como a escola pode trabalhar com música?
  9. 9. DESENVOLVIMENTO VIVÊNCIA / EXPERIÊNCIA INTERAÇÃO COM O MEIO Casa / Escola / Igreja / Comunidade / etc.
  10. 10. ATIVIDADE ON LINE 2 Em que situações a música está presente na escola?
  11. 11. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS – PCN ARTE – VOLUME 6 3 eixos: Produção / Apreciação / Reflexão
  12. 12. PRODUÇÃO = FAZER MUSICAL: • Interpretação; • Improvisação; • Composição. (TOCAR, CANTAR, CRIAR)
  13. 13. APRECIAÇÃO = FRUIÇÃO • Escuta atenta e consciente; • Envolvimento; • Compreensão. Percepções e julgamentos.
  14. 14. REFLEXÃO = PENSAR SOBRE MÚSICA DE MANEIRA CRÍTICA: Fazer associações e estabelecer relações entre música, sociedade e outras áreas de conhecimento.
  15. 15. Prestem atenção e anotem o que puderem perceber sobre música e sons na história que está postada embaixo dos slides. O que vocês perceberam e anotaram sobre o trecho da fábula “A cigarra e a formiga” Quais sons aparecem? Para que foi usado o som?Qual a função da música nesta fábula? link: http://www.youtube.com/watch? v=9v8VjXkhZdo ATIVIDADE ON LINE 3
  16. 16. Se pudéssemos reconhecer e representar o som através de desenhos, como ele seria? Poderíamos“desenhar” a melodia, deixando o lápis ou a caneta “dançar/deslizar” sobre uma folha de papel.
  17. 17. CONCLUSÃO O desenvolvimento musical das crianças depende de uma vivência abrangente e diversificada. Na escola, os professores podem ampliar essa vivência, oportunizando às crianças experiências ricas e prazerosas com a música.

×