Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
RELIGIÕES PROFÉTICAS:
Entendemos aquelas em cuja origem se
encontra um profeta, que comunica a
revelação recebida de Deus....
TEXTOS SAGRADOS NAS RELIGIÕES
PROFÉTICAS
JUDAÍSMO
• Livro sagrada é chamado de TANAKH, palavra derivada das
três consoante...
Cristianismo
• Livro Sagrado dos Cristãos: Bíblia
• A palavra “Bíblia” corresponde ao plural grego de bíblion e significa
...
Islamismo:
• Corão ou Alcorão (do árabe “al-Quram” – “o recitativo” ou
“o discurso”:
• É o fundamento da fé islâmica.
• Ao...
Textos das Religiões Proféticas:
Testamento:
Salmo 23
O Senhor é meu pastor, nada me faltará
Em verdes prados ele me repou...
Orações no Judaísmo:
No Antigo Testamento, a oração já
estava presente, como por exemplo, nos
vários episódios importantes...
Orações no Cristianismo:
A Oração do Senhor, também
conhecida como o Pai Nosso, é talvez
a oração mais conhecida do cristi...
A oração no Islamismo:
A oração foi a primeira das adorações
instituídas por Deus no Islam. A oração é
citada no Alcorão S...
RELIGIÃO
PROFÉTICA
Revelação Vida após
morte
JUDAÍSMO Monoteísta - O judaísmo crê que a Torá é
a revelação eterna dada por...
Religiões Proféticas
Religiões Proféticas
Religiões Proféticas
Religiões Proféticas
Religiões Proféticas
Religiões Proféticas
Religiões Proféticas
Religiões Proféticas
Religiões Proféticas
Religiões Proféticas
Religiões Proféticas
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Religiões Proféticas

Estudo das religiões.

  • Login to see the comments

Religiões Proféticas

  1. 1. RELIGIÕES PROFÉTICAS: Entendemos aquelas em cuja origem se encontra um profeta, que comunica a revelação recebida de Deus... Por profeta entendemos um porta-voz de Deus. (ZILLES, 1998, p.69) Temos três grandes religiões proféticas: Judaísmo, Cristianismo e Islamismo. São religiões monoteístas (a fé em um único Deus).
  2. 2. TEXTOS SAGRADOS NAS RELIGIÕES PROFÉTICAS JUDAÍSMO • Livro sagrada é chamado de TANAKH, palavra derivada das três consoantes T, N e K, cujo significado é Torah, Nevi`im e Ketuvim. • Torah – significa “lei” ou “ensinamento” / são os cinco primeiros livros: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. • Nevi`im – ou “profetas”, referem-se a 21 livros que registram os ensinamentos e feitos daqueles cuja missão consistiu em relembrar Israel de seu relacionamento em Deus, quando este corria perigo de esquecê-lo. • Ketuvim – ou “outros escritos”, refere-se aos 13 livros que compõe o restante do Testamento – livros sagrados. • Esses livros foram escritos em pergaminhos.
  3. 3. Cristianismo • Livro Sagrado dos Cristãos: Bíblia • A palavra “Bíblia” corresponde ao plural grego de bíblion e significa “os livros”, denominados Sagradas Escrituras. • A Bíblia é dividida em duas seções: Antigo Testamento e Novo Testamento. • Antigo Testamento: narra a criação do mundo, a história do povo de Israel, escritos dos profetas e divide-se em quatro partes principais: Pentateuco, Livros Históricos, Livros Proféticos e Livros Sapienciais. • Novo Testamento: • - Narra os Evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João): transmite diretamente a palavra de Jesus e relatam os fatos de vida, paixão, morte e ressurreição. • - Atos dos Apóstolos: livro histórico, narra os primeiros tempos dos apostolado e das primeiras comunidades cristãs. • - Cartas apostólicas (Epístolas) de Paulo, João, Judas Tadeu, Pedro e Tiago: cartas dirigidas às primeiras comunidades cristãs pelos apóstolos. • - Apocalipse: último livro profético do Novo Testamento.
  4. 4. Islamismo: • Corão ou Alcorão (do árabe “al-Quram” – “o recitativo” ou “o discurso”: • É o fundamento da fé islâmica. • Ao longo de vinte três anos, Allah revelou a Maomé, por intermédio do arcanjo Gabriel, o conteúdo de uma tábua conservada no céu (“a mãe do livro”). • Os mulçumanos crêem que as palavras contidas no Corão foram enviadas diretamente do céu e reveladas a Maomé. • É a escritura sagrada que, para os muçulmanos, expressa sem falhas a Palavra de Alá. • A recitação do Corão é em árabe, e muitos o sabem de cor. • O Corão contém 114 capítulos, ou suratas, como são chamadas; cada surata é dividida em seções menores chamadas ayas
  5. 5. Textos das Religiões Proféticas: Testamento: Salmo 23 O Senhor é meu pastor, nada me faltará Em verdes prados ele me repousar... ...Ainda que eu atravesse o vale escuro, nada temerei, pois estais comigo. Alcorão: Dize: Eu Me Refúgio em Deus Em nome do misericordioso Senhor da misericórdia. Dize: “Eu me refugio no Senhor dos homens, O Rei dos homens, o Deus dos homens, Do mal que se insinua, sussurante. Evangelho de Mateus 6: Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?(...) Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam; E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé? Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
  6. 6. Orações no Judaísmo: No Antigo Testamento, a oração já estava presente, como por exemplo, nos vários episódios importantes de personagens bíblicos (nomeadamente e Abraão, Moisés, David, Isaías, etc.) e do próprio povo de Deus, sendo os salmos um exemplo da sua expressão
  7. 7. Orações no Cristianismo: A Oração do Senhor, também conhecida como o Pai Nosso, é talvez a oração mais conhecida do cristianismo. Duas versões dela ocorrem no Novo Testamento, uma no Evangelho de Mateus (Mateus 6.9-13) como parte do discurso sobre a ostentação, uma seção do sermão do monte; e a outra no Evangelho de Lucas (Lucas 11.2-4).
  8. 8. A oração no Islamismo: A oração foi a primeira das adorações instituídas por Deus no Islam. A oração é citada no Alcorão Sagrado mais de 117 vezes. A sua finalidade está expressa neste versículo. "Sou Deus. Não há divindade além de Mim! Adora-Me, pois, e observa a oração, para celebrar o Meu nome." (Alcorão Sagrado 20:14)
  9. 9. RELIGIÃO PROFÉTICA Revelação Vida após morte JUDAÍSMO Monoteísta - O judaísmo crê que a Torá é a revelação eterna dada por Deus aos judeus. - Relação especial entre Deus e o povo judeu - Os judeus assimilaram as doutrinas da imortalidade da alma, da ressurreição e do juízo final CRISTIANISMO Monoteísta - Centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus Cristo. - Amor a Deus e ao próximo. - Jesus salvador - Ressurreição ISLAMISMO Monoteísta Aceitar Deus como único e Muhammad (Maomé) como seu profeta Preceitos -Dar esmola... -Fazer a peregrinação à cidade de Meca pelo menos uma vez na vida, desde que para isso possua recursos; - Realização diária das orações; - Jejuar no mês de Ramadã com objetivo de desenvolver a paciência e a reflexão. -Ressurreição

×