Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

DIÁRIO DIGITAL ESCOLAR

3,516 views

Published on

Reunião Pedagógica do dia 03 de Junho de 2017

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

DIÁRIO DIGITAL ESCOLAR

  1. 1. CONSOLIDADO DE APROVEITAMENTO E FREQUÊNCIA Foram retirados, momentaneamente, pela PRODEMGE para um teste de desempenho. Por hora, é possível visualizar os consolidados clicando sobre a foto do estudante ou no botão disponível em frente ao nome do mesmo.
  2. 2. Lentidão no sistema A lentidão do Sistema pode ser temporária. Refresque a página, pressionando a tecla F5 ou CTRL+F5. Espere alguns minutos e tente novamente.
  3. 3. A ordem em que os estudantes aparecem no Diário é diferente do SIMADE. No envio dos dados pode gerar problema? Não. No SIMADE, os estudantes registrados recebem um código de identificação único. Através desse código, os dados registrados no Diário Escolar Digital são transferidos para o menu de Avaliação e Frequência do SIMADE.
  4. 4. Baixei o APP do Diário, mas não consigo realizar login. O que devo fazer? Uma nova versão do aplicativo do Diário Escolar Digital está disponível. Para utilizá-la, baixe-a e instale-a novamente em seu celular.
  5. 5. Tento acessar o Diário Escolar Digital, mas aparece a mensagem ‘Usuário sem permissão’. Como resolver esse problema? • Para acessar o Diário Escolar Digital, é necessário que a Escola efetue o cadastro do servidor no SIMADE. O link para o cadastro da senha é enviado para o e-mail registrado pela escola no perfil do usuário. Caso este não recebe esse e-mail, o servidor deverá entrar em contato com o Diretor de sua Instituição de Ensino, solicitando a correção de seus dados no Sistema. O link de acesso ao Diário Escolar Digital é: http://www.diarioescolardigital.educacao.mg.gov.br. Professores e Especialistas deverão utilizar como login o CPF enquanto Diretores e Secretários utilizarão o MASP. • No intuito de agilizar e conferir segurança aos atendimentos prestados aos usuários da ferramenta, orientamos que os servidores utilizem o e-mail institucional. Novas contas deverão ser solicitadas pela escola ao NTE das Superintendências Regionais de Ensino (SRE).
  6. 6. Já posso efetuar o lançamento de recuperação bimestral do estudante? Sim. Foi disponibilizada, no dia 29/05/2017, uma nova versão do Diário Escolar Digital que possibilita o registro da recuperação bimestral do aluno. Gentileza consultar o passo a passo para compreender como ocorrerá esse processo.
  7. 7. Como enviar os dados de avaliação e frequência dos alunos para SIMADE? • Foi criado um menu chamado ‘Fechar Bimestre’ que possibilitará o envio da frequência e do aproveitamento dos alunos para o SIMADE. Gentileza consultar o passo a passo para compreender como ocorrerá esse processo.
  8. 8. Fechei o bimestre e não informei a recuperação do aluno. O que fazer? Solicitar que o Especialista responsável pela turma efetue a liberação no Diário Escolar Digital para que V.Sa. retifique os registros.
  9. 9. Sou Professor e Especialista. Consigo acessar o Diário Escolar Digital? Sim. Ao acessar o Diário Escolar Digital, V.Sa. escolherá a escola que irá trabalhar no momento, se é a escola que atua como Professor ou a que atua como Especialista. Se os dois cargos forem exercidos na mesma escola, não será necessário identificar a escola para efetuar o login, uma vez que, o reconhecimento da escola será automático.
  10. 10. Como recuperar minha senha de acesso ao Diário Escolar Digital? Para recuperar a senha do Diário Escolar Digital, você deverá acessar o endereço http://www.simadeweb.educacao.mg.gov.br, clicar no link ‘Esqueci Minha Senha’, informar o Login de usuário (CPF para Professores e Especialistas e MASP para Secretários e Diretores de escolas) e clicar no botão OK. Um link para alterar a senha será enviado para o e-mail cadastrado. Caso o e- mail apresentado na tela não seja o da V.Sa., favor clicar no botão ‘Não’ e entrar em contato com o Diretor (a) de sua Instituição de Ensino, solicitando a correção do mesmo através do SIMADE.
  11. 11. O aluno frequenta as aulas, no entanto, não aparece no Diário Escolar Digital. O que fazer? •Gentileza verificar junto à secretaria da escola se o mesmo está regularmente informado em uma turma no SIMADE. •Caso positivo, e mesmo assim o aluno não está visível no Diário Escolar Digital, gentileza orientar que a secretaria remova a enturmação do aluno no SIMADE, aguarde 10 minutos e efetue novamente a enturmação do aluno na mesma turma. Esse processo atualizará os dados nos sistemas, possibilitando que o aluno fique visível no Diário Escolar Digital. •Caso negativo solicite que a secretaria faça a enturmação do aluno da turma correspondente. Após esse processo o aluno ficará visível no Diário Escolar Digital.
  12. 12. Tenho que entregar a taleta do bimestre na secretaria? Não. Uma vez que, os registros informados no Diário Escolar Digital deverão ser migrados para o SIMADE, por meio da funcionalidade ‘Fechar Bimestre’.
  13. 13. Quando é utilizado conceito para avaliação do aluno, como deverá ocorrer a migração de dados para o SIMADE? • Somente será migrada para o SIMADE a atividade que foi informada como ‘Conceito Final’ pelo Professor. Existe um checkbox que deverá ser marcado pelo docente quando desejar que o conceito daquela atividade seja migrado para o SIMADE. • Apenas uma atividade, por bimestre, deverá ser selecionada como ‘Conceito Final’.
  14. 14. 1. O DIÁRIO não faz arredondamentos de notas, somente quando esta for enviada para o SIMADE poderá ser arredondada ou não, dependendo da programação feita pela secretaria da escola. 2. Campo para recuperação terá na próxima versão do DIÁRIO, que poderá começar na próxima semana. A PRODEMGE está trabalhando no backup das informações, primeiro para não perder o que já foi digitado.
  15. 15. 3. A visualização global da turma pelo professor e impressão de relatórios ainda não estão disponíveis. 4. No 1º bimestre, temos que registrar a recuperação da maneira antiga. Quando estiver digitando as notas, apertar a tecla TAB após cada uma para que o sistema possa gravar. Salvando só no final corre-se o risco de perder se o sistema cair.
  16. 16. 5. Na página do Diário, quando não estiver digitando, movimentar o mouse para o sistema não cair, o tempo de inatividade é curto – time out. 6. Não lançar dias de paralisações e greve. Somente as reposições. Após finalizar o DIÁRIO, enviar para o SIMADE, através de uma tecla ENVIAR e aparece ticado na frente da turma, salvo e ao lado enviado.
  17. 17. 7. Após enviar, o Diário fica fechado para o professor. Caso seja necessário fazer alguma correção somente a supervisora e a secretaria da escola poderão reabrir o DIÁRIO. 8. A recuperação deverá ser processual, oferecida a todos. Os alunos poderão ficar com nota acima da média e os outros poderão melhorar a nota. Vai sair uma resolução com este assunto em breve.
  18. 18. 9. Quanto a frequência para as aulas geminadas ainda não resolveram o problema, continua lançando uma a uma. 10. Tem-se ainda muitas outras dúvidas a serem esclarecidas. Vamos aguardar.
  19. 19. 1. RECUPERAÇÃO: permite incluir a nota de recuperação. 2. FECHAR BIMESTRE: após digitar todas as atividades e atualizar as notas, inclusive a recuperação, deverá ser feito o fechamento.
  20. 20. •Após fechado o sistema não permite que seja feita alterações neste bimestre fechado. • O sistema permite que lance o segundo bimestre, mesmo sem o fechamento do 1º bimestre.
  21. 21. Trabalhar com o Diário Digital é muito bom. Vai te sobrar muito tempo para dedicar à outras tarefas de suas atividades docentes. O Diário Digital foi adaptado e está sendo melhorado. Baixe o aplicativo no seu celular. Clique no aluno, para acessar as notas somadas do mesmo. No aplicativo o somatório aparece abaixo do nome do aluno. É fácil detectar quem ficou em recuperação.
  22. 22. Fechar Bimestre 20/06/2017
  23. 23. CONSELHO DE CLASSE 12 e 13/06

×