Administração de tempo

29,361 views

Published on

Esse material foi preparado para a Palestra Administração do Tempo, a qual venho realizando há alguns anos em faculdades, empresas e ONGs.

Published in: Business

Administração de tempo

  1. 1. Administraçã odo TempoProf. Me. Ernandes Rodrigues
  2. 2. Quanto tempo você tem? Todos temos 23 horas e 56 minutos diariamente.
  3. 3. Dia após dia, no mundoglobalizado, o tempo parece não ser mais suficiente para realizar todas as suas atividades.
  4. 4. A busca pelo sucesso pessoal eprofissional, as exigências do mercado de trabalho, os estudos contínuos, parece consumir a sua energia e motivação, deixando-lhe sem saber quais são suas prioridades.
  5. 5. Então, como administrar seu tempo?Como dar conta de todas as suas rotinas e ainda ser feliz?
  6. 6. Primeiramente,dedique um tempo diário para rever suas prioridades. Se planejar não é perder tempo, é ganhar tempo a longo prazo.
  7. 7. Utilize as novastecnologias ao seufavor. Calendários eagendas eletrônicasou virtuais, seja noseu celular,smartphone ouqualquer outrorecursotecnológico,tendem a lhe ajudarnesta batalha afavor do tempo.
  8. 8. Divida uma tarefa difícil em partes, etrabalhe em cada parte de modo contínuo.
  9. 9. Analise o custo do tempo.Você sabe quanto vale cadahora perdida?
  10. 10. Delegue astarefas queexigirão muitode seu tempo.
  11. 11. Avaliação do dia:Como você divide seu dia?Você desperdiça o seu tempo?Crie uma tabela de controle. Divida suajornada em período de 30 minutos.
  12. 12. O planejamento é fundamental. Você nãopode decidir o que é importante hoje se não souber o que deseja para manhã.
  13. 13. Divida os planos de longoprazo em projetossemanais ou diários.
  14. 14. Definição de objetivos: Relacione todos os seus objetivos e divida-os em grupos de longo e curtoprazo, de ordem pessoal e profissional.
  15. 15. Classifique suas tarefas como: Importantes e urgentes; Importantes ou urgentes; Não importantes e não urgentes, mas que fazem parte da rotina de trabalho.As prioridades das atividades podem mudar a qualquer momento, tudo depende das novas informações.
  16. 16. Para ser mais produtivo e manterdiscussões curtas, evite polêmicas.
  17. 17. Momento de paz. Programe instantesde tranquilidade todos os dias. Senecessário deixe o telefone fora dogancho ou desligue-o.
  18. 18. Como avaliar seu ritmo de trabalho.Observe seus picos de atividade física ou mental e saiba quanto duram.
  19. 19. Reserve energias para a vida em famíliaou lazer, após o trabalho.
  20. 20. Dê recompensas a si mesmo por cumprir metas.
  21. 21. Pense positivamente. Tente fazer pelo menos uma coisa de que realmente goste todo dia.
  22. 22. Alimente-se saudavelmente. Evitaráque haja problemas de saúde no futuro.
  23. 23. As mudanças imediatas. Manter a mesa organizada ou adotar computadores adequados pode melhorarinstantaneamente sua eficiência a curto e a longo prazo.
  24. 24. DICAS:3.Assinale nos papéis os itens-chavepara agilizar a releitura.4.Coloque no escritório um relógioque todos possam consultar.5.Avalie os arquivos em intervalosregulares e descarte os documentosinúteis.6.Evite criar pastas cm nomes como“Assuntos Gerais” ou “Diversos”7.Arquive apenas os documentosque poderão ser usados no futuro.
  25. 25. DICAS:3.Evite interrupções. Peça à secretáriaou a um colega para “filtrar” ostelefonemas.4.Encerre reuniões pedindo licença paratelefonar.5.Se alguém o seguir até dentro de suasala, fique de pé.6.Se a porta estiver aberta, sente-se emlocal pouco visível.7.Evite perder tempo com conversarinúteis: fique de pé enquanto dialoga8.Passe a informação apenas a quemprecisa saber.
  26. 26. DICAS:3.Mantenha sobre sua mesa apenas a leitura essencial.4.Pense bem antes de interromper alguém: o tempo detodos é valioso.5.Não julgue o trabalho dos colegas.6.Antes de fazer uma ligação, relaxe e respire lenta eprofundamente.7.Ao falar ao telefone, concentre-se em ouvir a outrapessoa.8.Ao fazer uma ligação, deixe outra tarefa a mão, para ocaso de ter de esperar bastante na linha.9.Informe as pessoas sobre horários mais adequadospara chamadas.
  27. 27. DICAS:3.Para evitar interrupções não atenda aotelefone. Aprenda a usar mensagenseletrônicas.4.Não adie tarefas que envolvem papéis, oueles se acumularão.5.Procure escrever bem, isso ajuda aeconomizar o tempo de todos.6.Ao viajar seja produtivo, ganhe tempo.7.Tire duas ou três férias curtas por ano, emvez de apenas uma longa.8.Dedique tempo regular para seus hobbies eatividades de lazer.9.Tente vivenciar algo novo todos os dias.
  28. 28. Lembre-se que o tempo é democrático,ninguém tem mais ou menos tempo do que você.
  29. 29. ReferênciasDIAS, Marcílio. Administração do Tempo: Todos os segredos. 1ª Ed. Curitiba: Juruá,2009.STREIBEL, Barbara J. Como planejar e conduzir reuniões produtivas. Rio de Janeiro:Sextante, 2008.* Outras informações foram extraídas da internet e da experiência pessoal.
  30. 30. Obrigado! Mestre em Educação – Universidade de León Esp. em Formação Docente para EAD – ESAB Bacharel em Administração – FACIG

×