Reciclagem e separacao de residuos

36,081 views

Published on

Reciclagem e separacao de residuos

Published in: Lifestyle, Technology, Business
1 Comment
20 Likes
Statistics
Notes
  • Excelente apresentação. Vou utilizá-la para sensibilizar os meus alunos aqui em Feira de Santana, Bahia.
    Obrigado.
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
No Downloads
Views
Total views
36,081
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
743
Actions
Shares
0
Downloads
1,868
Comments
1
Likes
20
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Reciclagem e separacao de residuos

  1. 1. Separação de resíduos e Reciclagem Reciclagem CAP – Formação de Formadores Setembro 2008 Eduardo Oliveira
  2. 2. Objectivos Conhecer a Reciclagem e os seus processos de recolha selectiva.
  3. 3. Metodologia <ul><li>O que é a Reciclagem? </li></ul><ul><li>Os três R’s. </li></ul><ul><li>Porquê Reciclar? </li></ul><ul><li>Decomposição de resíduos. </li></ul><ul><li>Passos básicos para reciclar. </li></ul><ul><li>Percurso dos recicláveis. </li></ul><ul><li>O que reciclar? </li></ul><ul><li>Os Diferentes Ecopontos. </li></ul>
  4. 4. O que é a Reciclagem? Resumidamente, significa reaproveitar o que já existe e não devastar o meio ambiente para a produção de novos produtos, reduzindo o impacto ambiental provocado pela acção do Homem.
  5. 5. R eciclar T ransformar o resíduo antes inútil em matérias-primas ou novos produtos. R eduzir Diminuir a quantidade de lixo que produzimos é essencial. Os consumidores devem adoptar hábitos de adquirir produtos que sejam reutilizáveis, como exemplo: guardanapos de pano, etc. R eutilizar U tilizar várias vezes a mesma embalagem, papel, etc. Os três R’s
  6. 6. <ul><li>Poupança de recursos naturais (agua, energia e minerais). </li></ul><ul><li>Poupança de Matérias Primas. </li></ul><ul><li>Redução da quantidade de resíduos nos aterros sanitários. </li></ul><ul><li>Poupança de recursos financeiros. </li></ul><ul><li>Gera emprego e recursos económicos. </li></ul>Porquê Reciclar?
  7. 7. Decomposição resíduos
  8. 8. O VIDRO jamais se bio degradará. Arqueólogos encontraram utensílios de vidro do ano de 2000 a.C. Por ser composto de areia, sódio, cal e vários aditivos, os micro organismos não conseguem comê-lo. Um recipiente de vidro demoraria 4.000 anos para se desintegrar pela erosão e acção de agentes químicos. Decomposição resíduos
  9. 9. Passos Básicos para reciclar <ul><li>Escorra e despeje todo o conteúdo das embalagens. </li></ul><ul><li>Espalme as embalagens de forma a ocuparem memos espaço. </li></ul><ul><li>Passe as embalagens por água. (evita maus cheiros) </li></ul><ul><li>Deposite no eco ponto o saco que usou para transportar as embalagens usadas. </li></ul>
  10. 10. Consumidor Ecoponto Estação e Triagem SPV Industria recicladora Novo Produto Percurso dos recicláveis Estação e Triagem SPV Industria recicladora Novo Produto
  11. 11. Estação de Triagem
  12. 12. Os Diferentes Ecopontos
  13. 13. <ul><li>Garrafas de vidro. </li></ul><ul><li>Frascos e boiões de vidro. </li></ul><ul><li>Garrafões de vidro. </li></ul>O que se deve Depositar O Que Reciclar?
  14. 14. <ul><li>Loiças e cerâmicas. (Pratos, copos, chávenas, jarras) </li></ul><ul><li>Vidros especiais. (cristais, lâmpadas, vidros de janelas, espelhos) </li></ul><ul><li>Vidro farmacêutico e hospitalar. </li></ul><ul><li>Materiais de construção civil. </li></ul>O que não se deve Depositar O Que Reciclar?
  15. 16. <ul><li>Garrafas e garrafões de plástico. (agua, sumos, refrigerantes, óleo, vinagre,detergente) </li></ul><ul><li>Embalagens de cartão para líquidos. alimentares (tetrapak e iogurtes) </li></ul><ul><li>Esferovite e sacos de plástico. </li></ul><ul><li>Latas. (bebidas, conserva, aerossóis) </li></ul>O que se deve Depositar O Que Reciclar?
  16. 17. <ul><li>Embalagens que tenham contido combustível ou óleo. </li></ul><ul><li>Embalagens que tenham contido produtos tóxicos. </li></ul><ul><li>Embalagens que tenham contido gorduras. </li></ul><ul><li>Tachos, talheres, Ferramentas. </li></ul><ul><li>Pilhas e electrodomésticos. </li></ul>O que não se deve Depositar O Que Reciclar?
  17. 19. <ul><li>Embalagens de cartão. (caixas de cereais e bolachas) </li></ul><ul><li>Sacos de papel. </li></ul><ul><li>Jornais e revistas. </li></ul><ul><li>Papel. (escrita e embrulho) </li></ul>O que se deve Depositar O Que Reciclar?
  18. 20. <ul><li>Guardanapos de papel, papel de cozinha, lenços de papel, toalhetes, fraldas. </li></ul><ul><li>Papeis metalizados, plastificados, autocolantes. </li></ul><ul><li>Embalagens de produtos químicos. </li></ul><ul><li>Embalagens de cartão com gordura. (caixas de pizza, pacotes batata frita) </li></ul><ul><li>Sacos de cimento. </li></ul>O que não se deve Depositar O Que Reciclar?
  19. 22. <ul><li>Pilhas </li></ul>PILHÃO O que deve Depositar O Que Reciclar?
  20. 23. <ul><li>Quaisquer outros materiais a não ser pilhas </li></ul>PILHÃO O que não se deve Depositar O Que Reciclar?
  21. 24. <ul><li>88% do lixo domestico vai para aterros sanitários. </li></ul><ul><li>A quantidade de lixo produzida diariamente por humano é de +/- 5Kg. </li></ul><ul><li>Apenas 2% do lixo é reciclado. </li></ul><ul><li>Reciclar é 15 vezes mais caro do que deitar o lixo em aterros . </li></ul>¿ Sabia que ?
  22. 25. FIM E você já começou a RECICLAR ? CAP – 2008 – Eduardo Oliveira
  23. 26. Bibliografia www.pontoverde.pt CAP – 2008 – Eduardo Oliveira

×