Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

14

Share

Download to read offline

Lição 8 - A IGREJA E OS DONS ESPIRITUAIS

Download to read offline

Faça o download do slide em PowerPoint http://www.ebdemfoco.com/slide

Related Books

Free with a 30 day trial from Scribd

See all

Related Audiobooks

Free with a 30 day trial from Scribd

See all

Lição 8 - A IGREJA E OS DONS ESPIRITUAIS

  1. 1. www.ebdemfoco.com Professor: Erberson R. Pinheiro dos Santos A IGREJA E OS DONS ESPIRITUAIS LIÇÃO 8 www.ebdemfoco.com
  2. 2. Vantagens do slide em PowerPoint:  Você pode editar;  Tem muitas animações;  É mais interativo. Baixe em Power Point www.ebdemfoco.com/slide
  3. 3. TEXTO DO DIA “Portanto, irmãos, procurai, com zelo, profetizar e não proibais falar línguas” (1Co 14.39).
  4. 4. SÍNTESE Os dons espirituais são presentes dados por Deus à sua Igreja para edificação do Corpo de Cristo.
  5. 5. TEXTO BÍBLICO 1 Coríntios 12.1-11. 1 — Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes. 2 — Vós bem sabeis que éreis gentios, levados aos ídolos mudos, conforme éreis guiados. 3 — Portanto, vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema! E ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo.
  6. 6. 4 — Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. 5 — E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. 6 — E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. TEXTO BÍBLICO 1 Coríntios 12.1-11.
  7. 7. 7 — Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for útil. 8 — Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; 9 — e a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; TEXTO BÍBLICO 1 Coríntios 12.1-11.
  8. 8. 10 — e a outro, a operação de maravilhas; e a outro, a profecia; e a outro, o dom de discernir os espíritos; e a outro, a variedade de línguas; e a outro, a interpretação das línguas. 11 — Mas um só e o mesmo Espírito opera todas essas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer. TEXTO BÍBLICO 1 Coríntios 12.1-11.
  9. 9. 0 INTRODUÇÃO www.ebdemfoco.com
  10. 10. INTRODUÇÃO Neste domingo estudaremos os dons espirituais. Esse assunto tem sido alvo de debates nos últimos 100 anos, por ocasião do surgimento do Movimento Pentecostal.
  11. 11. INTRODUÇÃO O que a Bíblia diz a respeito dos dons? Será que são válidos para os nossos dias?
  12. 12. I DEFININDO O QUE SÃO DONS ESPIRITUAIS www.ebdemfoco.com
  13. 13. 1. O que são os dons espirituais. www.ebdemfoco.com
  14. 14. dadas pelo 1. O que são os dons espirituais. Poderes ou Capacitações Sobrenaturais são Espírito Santo Pessoas de sua igreja.
  15. 15. 1. O que são os dons espirituais. dadas pelo Não são talentos naturais, aprendidos ou aperfeiçoados pelo uso de técnicas humanas.
  16. 16. 1. O que são os dons espirituais. dadas pelo são divididos entre CRISTÃOS
  17. 17. 1. O que são os dons espirituais. dadas pelo são divididos entre Espírito Santo CRISTÃOS Pela escolha “Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer” (1 Coríntios 12:11).
  18. 18. 2. Não são um sinal de superioridade espiritual. www.ebdemfoco.com
  19. 19. 2. Não são um sinal de superioridade espiritual. são NÃO DESIGNA SUPERIORIDADE SANTIDADE
  20. 20. 2. Não são um sinal de superioridade espiritual. são NÃO DESIGNA SUPERIORIDADE SANTIDADE
  21. 21. 2. Não são um sinal de superioridade espiritual. dados por Não se baseiam em um grau de santidade adquirido.
  22. 22. 2. Não são um sinal de superioridade espiritual. dados por Não se baseiam em um grau de santidade adquirido.
  23. 23. 2. Não são um sinal de superioridade espiritual. dados por Se baseia na VONTADE ATUAR IGREJA LOCAL
  24. 24. 2. Não são um sinal de superioridade espiritual. Um profeta não pode se achar mais santo que outra pessoa por ter recebido o dom de profecia, pois o dom é dado pelo Espírito.
  25. 25. 3. Devem ser utilizados para edificar a Igreja. www.ebdemfoco.com
  26. 26. 3. Devem ser utilizados para edificar a Igreja. Paulo deixa claro que os dons são dados por Deus para que a igreja seja: VAIDADE PESSOAL FORTALECIDA EDIFICADA DAR DESTAQUE
  27. 27. 3. Devem ser utilizados para edificar a Igreja. Paulo deixa claro que os dons são dados por Deus para que a igreja seja: VAIDADE PESSOAL FORTALECIDA EDIFICADA DAR DESTAQUE
  28. 28. 3. Devem ser utilizados para edificar a Igreja. Entendemos que pessoas que recebem tais capacitações por parte do Espírito Santo podem até ser vistas de forma distinta. Reino e a Glória de DEUS
  29. 29. II A DIVERSIDADE DOS DONS www.ebdemfoco.com
  30. 30. A DIVERSIDADE DOS DONS
  31. 31. 1. Dons de saber. www.ebdemfoco.com
  32. 32. 1. Dons de saber. SABEDORIA De forma sobrenatural, Deus revela conhecimento a respeito de pessoas e circunstâncias.
  33. 33. 1. Dons de saber. SABEDORIA “Trata de uma mensagem vocal sábia, enunciada mediante a operação sobrenatural do Espírito Santo”.
  34. 34. 1. Dons de saber. A Palavra da Ciência manifesta ao que a recebe o saber de alguma situação, circunstância ou detalhes sobre determinadas pessoas.
  35. 35. 1. Dons de saber. Nos faz identificar falsos ensinos, profecias, mensagens e manifestações espirituais.
  36. 36. 2. Dons de elocução. www.ebdemfoco.com
  37. 37. 2. Dons de elocução. Manifestos por palavras. VARIEDADE DE LÍNGUAS INTERPRETAÇÃO DE LÍNGUAS
  38. 38. 2. Dons de elocução. O ato de profetizar implica a manifestação de uma previsão sobrenatural, divina a respeito de alguém ou situação. Mas não há maior profecia do que a Palavra de Deus. Qualquer outro tipo de previsão ou de advertência para os nossos dias deve se sujeitar à Palavra de Deus.
  39. 39. 3. Dons de poder. www.ebdemfoco.com
  40. 40. 3. Dons de poder. Manifestos por palavras. MANIFESTAÇÃO DE MARAVILHAS
  41. 41. Tais dons interferem na área física, trazendo curas e agindo de forma sobrenatural em situações em que só o poder de Deus poderia intervir. 3. Dons de poder. MANIFESTAÇÃO DE MARAVILHAS
  42. 42. www.ebdemfoco.com III A CONTEMPORANEIDADE DOS DONS
  43. 43. 1. Os dons são para os nossos dias. www.ebdemfoco.com
  44. 44. 1. Os dons são para os nossos dias. Não são para os dias de hoje. Grupo de Cristãos Não se baseiam Se baseiam em estudos que consideram que o Livro de Atos não tem caráter prescritivo, e sim descritivo.
  45. 45. 1. Os dons são para os nossos dias. SE CRERMOS ESCRITURAS SAGRADAS Vemos que em nenhum verso na Palavra de Deus diz que os dons espirituais cessaram com a morte do último apóstolo. Cremos e estamos vendo que Deus não deixou de curar pessoas, batizar com seu Espírito Santo.
  46. 46. 1. Os dons são para os nossos dias. “E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão” (Mc 16.16-18). “Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém” (Mt 28.20).
  47. 47. 1. Os dons são para os nossos dias. “E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão” (Mc 16.16-18). “Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém” (Mt 28.20). Curarão” falarão novas línguas; consumação dos séculos
  48. 48. 1. Os dons são para os nossos dias. Como a consumação dos séculos não aconteceu e Jesus não revogou sua presença com a igreja. continua operando
  49. 49. 2. E quanto às revelações? www.ebdemfoco.com
  50. 50. 2. E quanto às revelações? CREMOS Deus pode falar com seus servos, dando-lhes orientações e advertências.
  51. 51. 2. E quanto às revelações? Entretanto, qualquer palavra profética advinda do dom de profecia não pode ter o mesmo peso da Palavra revelada de Deus. Aqueles que possuem esse dom devem sujeitar seus vaticínios ao escrutínio das Escrituras. ESCRITURAS SAGRADAS
  52. 52. 2. E quanto às revelações? Se uma revelação trazida por um profeta é contrária à Palavra de Deus, tal revelação deve ser rejeitada.
  53. 53. 3. O que dizer da igreja de Corinto. www.ebdemfoco.com
  54. 54. 3. O que dizer da igreja de Corinto. CORINTO PENTECOSTALBAGUNÇADA DIVIDIDA
  55. 55. 3. O que dizer da igreja de Corinto. CORINTO PENTECOSTAL BAGUNÇADA DIVIDIDA
  56. 56. 3. O que dizer da igreja de Corinto. Problema de CORINTO Comportamento Cristão
  57. 57. 3. O que dizer da igreja de Corinto. Dizer que o Problema de CORINTO o envio de Edificar a Igreja Prejudicando a Igreja
  58. 58. 3. O que dizer da igreja de Corinto. Dizer que o Problema de CORINTO o envio de Edificar a Igreja Prejudicando a Igreja
  59. 59. 3. O que dizer da igreja de Corinto.
  60. 60. 4. Satanás pode imitar a manifestações dos dons? www.ebdemfoco.com
  61. 61. 4. Satanás pode imitar a manifestações dos dons? Entendemos que o Inimigo intentará o possível no sentido de fazer com que da obra de Deus sofra revezes.
  62. 62. 4. Satanás pode imitar a manifestações dos dons? VARIEDADE DE LÍNGUAS
  63. 63. 4. Satanás pode imitar a manifestações dos dons? Primeiramente, toda imitação se baseia em algo original e legítimo. Um objeto falso pode ser a imitação do original, e nem por isso o original é que perde o seu valor!
  64. 64. 4. Satanás pode imitar a manifestações dos dons? Só porque o inimigo consegue em alguns casos fazer imitações desses dons, as verdadeiras manifestações é que devem ser desprezadas e condenadas?
  65. 65. 4. Satanás pode imitar a manifestações dos dons? Em segundo lugar, devemos ter bastante cautela para não atribuir ao Diabo algo que Deus efetivamente está realizando.
  66. 66. 4. Satanás pode imitar a manifestações dos dons? “Trouxeram-lhe, então, um endemoninhado cego e mudo; e, de tal modo o curou, que o cego e mudo falava e via. Mas os fariseus, ouvindo isto, diziam: Este não expulsa os demônios senão por Belzebu, príncipe dos demônios” (Mt 12.22,24).
  67. 67. 4. Satanás pode imitar a manifestações dos dons? Jesus disse aos fariseus: “E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro” (Mt 12.32).
  68. 68. 4. Satanás pode imitar a manifestações dos dons? Devemos, portanto, ter muito cuidado para não atribuir ao Diabo algo que Deus efetivamente está fazendo.
  69. 69. CONCLUSÃO www.ebdemfoco.com
  70. 70. Os dons espirituais continuam a ser ministrados pelo Espírito Santo à sua Igreja em nossos dias. Seu uso correto traz edificação, glorifica a Deus e faz com que a igreja seja edificada. Mesmo sendo vários dons, são ministrados pelo mesmo Espírito, e não podem trazer confusão para a igreja. CONCLUSÃO
  71. 71. Vantagens do slide em PowerPoint:  Você pode editar;  Tem muitas animações;  É mais interativo. Baixe em Power Point www.ebdemfoco.com/slide
  72. 72. 1. O que são os dons espirituais? Dons espirituais são poderes ou capacitações sobrenaturais, dadas pelo Espírito Santo, à pessoas em sua Igreja. 2. Qual o propósito dos dons? Os dons são dados por Deus para que a igreja seja edificada, fortalecida. 3. Os dons espirituais são para os nossos dias? Sim. Enquanto a Igreja de Cristo estiver aqui, ela poderá contar com os dons. 4. Qual é a nossa regra de fé e prática? A Palavra de Deus. 5. O que possui o dom de profecia deve sujeitar sua profecia a quem? Qualquer outro tipo de previsão ou de advertência para os nossos dias deve se sujeitar à Palavra de Deus. PERGUNTAS
  73. 73. Fique por dentro do conteúdo da Escola Bíblica Dominical. Acesse o site: www.ebdemfoco.com
  • sadraquedasilva

    May. 17, 2021
  • vantagemzero

    Jan. 13, 2021
  • SimoneRocha59

    Nov. 15, 2019
  • LevitasDaltimaHora

    Sep. 18, 2019
  • EstefaniSilvadaRosa

    Aug. 24, 2018
  • AbigailCruzOliveira

    Aug. 18, 2018
  • BrunoEmanuel23

    Oct. 10, 2017
  • MarizaCunha1

    Apr. 19, 2017
  • silanderson

    Mar. 5, 2017
  • contax00

    Feb. 26, 2017
  • Mrciohebson

    Feb. 19, 2017
  • MANOELRCSILVA

    Feb. 19, 2017
  • LilianSilva85

    Feb. 17, 2017
  • IseteCa

    Feb. 16, 2017

Faça o download do slide em PowerPoint http://www.ebdemfoco.com/slide

Views

Total views

4,140

On Slideshare

0

From embeds

0

Number of embeds

1,150

Actions

Downloads

211

Shares

0

Comments

0

Likes

14

×