Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Lição 3 - O Perigo das Obras da Carne

3,172 views

Published on

Baixe o slide em PowerPoint www.ebdemfoco.com/slide

Published in: Spiritual
  • DOWNLOAD FULL BOOKS INTO AVAILABLE FORMAT ......................................................................................................................... ......................................................................................................................... 1.DOWNLOAD FULL PDF EBOOK here { https://tinyurl.com/y8nn3gmc } ......................................................................................................................... 1.DOWNLOAD FULL EPUB Ebook here { https://tinyurl.com/y8nn3gmc } ......................................................................................................................... 1.DOWNLOAD FULL doc Ebook here { https://tinyurl.com/y8nn3gmc } ......................................................................................................................... 1.DOWNLOAD FULL PDF EBOOK here { https://tinyurl.com/y8nn3gmc } ......................................................................................................................... 1.DOWNLOAD FULL EPUB Ebook here { https://tinyurl.com/y8nn3gmc } ......................................................................................................................... 1.DOWNLOAD FULL doc Ebook here { https://tinyurl.com/y8nn3gmc } ......................................................................................................................... ......................................................................................................................... ......................................................................................................................... .............. Browse by Genre Available eBooks ......................................................................................................................... Art, Biography, Business, Chick Lit, Children's, Christian, Classics, Comics, Contemporary, Cookbooks, Crime, Ebooks, Fantasy, Fiction, Graphic Novels, Historical Fiction, History, Horror, Humor And Comedy, Manga, Memoir, Music, Mystery, Non Fiction, Paranormal, Philosophy, Poetry, Psychology, Religion, Romance, Science, Science Fiction, Self Help, Suspense, Spirituality, Sports, Thriller, Travel, Young Adult,
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
  • Hey guys! Who wants to chat with me? More photos with me here 👉 http://www.bit.ly/katekoxx
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
  • natalino das neves
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here

Lição 3 - O Perigo das Obras da Carne

  1. 1. O Perigo das Obras da Carne www.ebdemfoco.com Professor: Erberson R. Pinheiro dos Santos Lição 3
  2. 2. Vantagens do slide em PowerPoint:  Você pode editar;  Tem muitas animações;  É mais interativo. Baixe em Power Point www.ebdemfoco.com/slide
  3. 3. Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca (Mt 26.41). " Texto Áureo www.ebdemfoco.com
  4. 4. Oremos e vigiemos para que não sejamos surpreendidos pelas obras da carne. " Verdade prática www.ebdemfoco.com
  5. 5. 39 — E disse-lhes uma parábola: Pode, porventura, um cego guiar outro cego? Não cairão ambos na cova? 40 — O discípulo não é superior a seu mestre, mas todo o que for perfeito será como o seu mestre. 41 — E por que atentas tu no argueiro que está no olho do teu irmão e não reparas na trave que está no teu próprio olho? LEITURA BÍBLICA EM CLASSE (Lucas 6.39-49)
  6. 6. 42 — Ou como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o argueiro que está no teu olho, não atentando tu mesmo na trave que está no teu olho? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás bem para tirar o argueiro que está no olho de teu irmão. 43 — Porque não há boa árvore que dê mau fruto, nem má árvore que dê bom fruto. 44 — Porque cada árvore se conhece pelo seu próprio fruto; pois não se colhem figos dos espinheiros, nem se vindimam uvas dos abrolhos.
  7. 7. 45 — O homem bom, do bom tesouro do seu coração, tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração, tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca. 46 — E por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu digo? 47 — Qualquer que vem a mim, e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante.
  8. 8. 48 — É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre rocha; e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre rocha. 49 — Mas o que ouve e não pratica é semelhante ao homem que edificou uma casa sobre terra, sem alicerces, na qual bateu com ímpeto a corrente, e logo caiu; e foi grande a ruína daquela casa.
  9. 9. Introdução www.ebdemfoco.com
  10. 10. A lição deste domingo é um alerta para os que querem agradar a Deus e ter uma vida frutífera. A natureza adâmica Nova natureza Estudaremos o perigo das obras da carne.
  11. 11. Veremos que a natureza adâmica, se não for controlada pelo Espírito, produz frutos que levam o crente à morte espiritual.
  12. 12. A Vida Conduzida pela Concupiscência da Carne I www.ebdemfoco.com
  13. 13. 1. A concupiscência da carne www.ebdemfoco.com
  14. 14. Concupiscência Significado Termo usado teologicamente para expressar os desejos malignos e lascivos que assediam os homens caídos . Mas o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, operou em mim toda a concupiscência; porquanto sem a lei estava morto o pecado. Romanos 7:8
  15. 15. Obras da carne Homem controlado pela velha natureza. Fruto do Espírito Homem controlado pelo Espírito Santo PazIra
  16. 16. Quem semeia para sua carne, Gálatas 6.8 mas quem semeia para o Espírito da carne colherá destruição; do Espírito ceifará a vida eterna.
  17. 17. Nossos desejos e vontades devem ser controlados pelo Espírito Santo, pois os desejos da velha natureza são impuros e nos conduzem para a morte espiritual.
  18. 18. 2. A vida guiada pela concupiscência da carne www.ebdemfoco.com
  19. 19. Temos anseios, mas estes precisam ser controlados por Deus. Quem controla seus desejos? Controle Divino
  20. 20. O crente que não tem uma mente conduzida pelo Espírito Santo... Se torna uma pessoa sem controle. Sem amor Sem temor
  21. 21. Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a fornicação, a impureza, o afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria; Colossenses 3.5 Mortificar nossa natureza
  22. 22. Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a fornicação, a impureza, o afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria; Colossenses 3.5 Mortificar nossa natureza O que isso significa? Permitir que Deus controle nossos pensamentos, vontades e ações.
  23. 23. Vivemos em uma sociedade hedonista. Hedonismo = cada uma das doutrinas que concordam na determinação do prazer como o bem supremo. Dominados por desejos malignos. Praticando toda sorte de impureza.
  24. 24. Qual o papel da igreja diante deste triste quadro? Anunciar a salvação
  25. 25. 3. A vida conduzida pela concupiscência dos olhos www.ebdemfoco.com
  26. 26. Longe de Deus e sem o controle do Espírito Santo, o homem manifesta seus desejos mais perversos.
  27. 27. Ira Trazendo sérios prejuízos para os relacionamentos na Igreja e fora dela.
  28. 28. Uma vida conduzida pela velha natureza Olha para os prazeres momentâneos. Esquece do que é eterno.
  29. 29. O mal exemplo de Davi Desejou Bate-seba Cometeu adultério Cometeu um homicídio
  30. 30. Ele não atentou para as consequências dos seus atos. Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. 1 João 2:15
  31. 31. Ele não atentou para as consequências dos seus atos. Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. 1 João 2:15 O crente não deve deixar se seduzir pelos prazeres do mundo.
  32. 32. A Degradação do Caráter Cristão II www.ebdemfoco.com
  33. 33. 1. O caráter www.ebdemfoco.com
  34. 34. Caráter Do grego charaktēr Estampa Gravação Marca χαρακτηρ O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, Hebreus 1:3 charaktērTexto original
  35. 35. “um conjunto de traços psicológicos e, ou morais, que caracterizam um indivíduo”. Significado completo O caráter é a forma mais externa e visível da personalidade. Pode ser mudado.
  36. 36. 2. O caráter moldado pelo Espírito. www.ebdemfoco.com
  37. 37. Aceitamos a Cristo Experimentamos o novo nascimento Nosso caráter é transformado Nos tornamos parecidos com Cristo
  38. 38. Mas para que essa transformação aconteça precisamos nos submeter inteiramente a Deus. Precisamos dar oportunidade ao Espírito Santo para que Ele trabalhe em nossas vidas produzindo o fruto do Espírito.
  39. 39. Não adianta apenas dizer que é crente. Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus". Mateus 5:16 É preciso evidenciar o nosso caráter cristão mediante as nossas ações.
  40. 40. Muitos se dizem crentes e vão à igreja... Mas suas ações demonstram que nunca tiveram um encontro real com o Salvador.
  41. 41. Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 2 Coríntios 5:17 Crentes que vivem causando... Escândalos Divisões Rebeldia Jamais experimentaram o novo nascimento.
  42. 42. 3. Ataques ao seu caráter. www.ebdemfoco.com
  43. 43. A carne O Diabo O mundo Em sua vida cristã, você terá que lutar com três inimigos que farão de tudo para macular o seu caráter.
  44. 44. Para enfrentar e vencer esses inimigos é preciso ter uma vida de comunhão com o Pai. Oração Jejum Leitura da a Bíblia
  45. 45. Uma Vida que não Agrada a DeusIII www.ebdemfoco.com
  46. 46. 1. Viver segundo a carne www.ebdemfoco.com
  47. 47. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. Romanos 8:8 Existe a possibilidade de agradar a Deus na carne?
  48. 48. Fomos criados para glorificar a Deus e produzir o fruto do Espírito.
  49. 49. O mal exemplo da igreja de Corinto Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens? 1 Coríntios 3:3
  50. 50. O mal exemplo da igreja de Corinto Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens? 1 Coríntios 3:3 Como agradar a Deus praticando essas obras?
  51. 51. 2. Vivendo como espinheiro www.ebdemfoco.com
  52. 52. Para relembrar... Como se conhece uma árvore? Pela folha? Pela flor?
  53. 53. Para relembrar... Como se conhece uma árvore? Pela folha? Pela flor? Ou Pelos frutos?
  54. 54. Assim como é impossível a macieira produzir laranja. É impossível o crente dominado pelo Espírito produzir obras da carne.
  55. 55. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. Mateus 7:18-20 A boa e a má árvore
  56. 56. Foram uma vez as árvores a ungir para si um rei, e disseram à oliveira: Reina tu sobre nós. Porém a oliveira lhes disse: Deixaria eu a minha gordura, que Deus e os homens em mim prezam, e iria pairar sobre as árvores? Então disseram as árvores à figueira: Vem tu, e reina sobre nós. A parábola de Jotão
  57. 57. Porém a figueira lhes disse: Deixaria eu a minha doçura, o meu bom fruto, e iria pairar sobre as árvores? Então disseram as árvores à videira: Vem tu, e reina sobre nós. Porém a videira lhes disse: Deixaria eu o meu mosto, que alegra a Deus e aos homens, e iria pairar sobre as árvores? Então todas as árvores disseram ao espinheiro: Vem tu, e reina sobre nós. Juízes 9:8-14
  58. 58. As árvores representam o povo de Siquém que desejavam um rei. Cidade de Israel
  59. 59. uma produzia azeite... Utilizado na unção dos sacerdotes e iluminação.
  60. 60. Outra produzia figos... alimentava o povo
  61. 61. A videira produzia vinhos... Usado nos sacrifícios de libações
  62. 62. Porém o espinheiro... Não produz nada. Representava AbimelequeFilho de Gideão
  63. 63. Muitos atualmente estão como Abimeleque, não produzem nada de útil para Deus ou para a próximo e ainda ferem as pessoas com seus espinhos.
  64. 64. 3. Uma vida infrutífera www.ebdemfoco.com
  65. 65. E dizia esta parábola: Um certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha, e foi procurar nela fruto, não o achando; E disse ao vinhateiro: Eis que há três anos venho procurar fruto nesta figueira, e não o acho. Corta- a; por que ocupa ainda a terra inutilmente? E, respondendo ele, disse-lhe: Senhor, deixa-a este ano, até que eu a escave e a esterque; E, se der fruto, ficará e, se não, depois a mandarás cortar. Lucas 13:6-9 Parábola da Figueira
  66. 66. Figueira sem frutos Crente que vive uma vida carnal e pecaminosa.
  67. 67. Deus está investindo em sua vida e dando todas as condições para que você produza bons frutos, aproveite a oportunidade.
  68. 68. Conclusão Quem vive segundo a carne não pode agradar a Deus. E a vida sem Deus torna-se infrutífera. Longe do Senhor nos tornamos espinheiros, nos ferimos e ferimos ao próximo. Busque a Deus e seja uma árvore frutífera.
  69. 69. Vantagens do slide em PowerPoint:  Você pode editar;  Tem muitas animações;  É mais interativo. Baixe em Power Point www.ebdemfoco.com/slide
  70. 70. Qual o significado da palavra concupiscência? Para onde nossos desejos impuros nos conduzem? O que acontece quando o homem deixa de ouvir a voz de Deus e passa a ser guiado pelos seus desejos? O que significa caráter no grego? O que é caráter? www.ebdemfoco.com
  71. 71. Qual o significado da palavra concupiscência? É um “termo usado teologicamente para expressar os desejos malignos e lascivos que assediam os homens caídos”. Para onde nossos desejos impuros nos conduzem? Nos conduzem para a morte espiritual. O que acontece quando o homem deixa de ouvir a voz de Deus e passa a ser guiado pelos seus desejos? O crente que não tem uma mente conduzida pelo Espírito Santo torna-se uma pessoa sem controle, sem qualquer deferência. O que significa caráter no grego? No grego, caráter é charaktēr e significa “estampa”, “impressão” e “marca”. O que é caráter? Segundo o Dicionário Houaiss é “um conjunto de traços psicológicos e, ou morais, que caracterizam um indivíduo”.
  72. 72. Bibliografia recomendada www.ebdemfoco.com
  73. 73. Fique por dentro do conteúdo da Escola Bíblica Dominical. Acesse o site www.ebdemfoco.com

×