Lição 12 - A IGREJA E A SALVAÇÃO DOS PERDIDOS

758 views

Published on

Faça o download em PowerPoint http://slidesebd.com/

Published in: Spiritual
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
758
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
298
Actions
Shares
0
Downloads
28
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Lição 12 - A IGREJA E A SALVAÇÃO DOS PERDIDOS

  1. 1. www.slidesebd.com Por: Erberson R. Pinheiro dos Santos Jhully Azevedo dos Santos Pinheiro A IGREJA E A SALVAÇÃO DOS PERDIDOS LIÇÃO 12 www.ebdemfoco.com
  2. 2. TEXTO DO DIA “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16).
  3. 3. SÍNTESE A salvação é oferecida a todas as pessoas, mas cabe a elas decidirem se aceitarão ou não o plano de Deus.
  4. 4. TEXTO BÍBLICO Atos 4.1-12. 1 — E, estando eles falando ao povo, sobrevieram os sacerdotes, e o capitão do templo, e os saduceus, 2 — Doendo-se muito de que ensinassem o povo, e anunciassem em Jesus a ressurreição dentre os mortos. 3 — E lançaram mão deles, e os encerraram na prisão até ao dia seguinte, pois já era tarde. 4 — Muitos, porém, dos que ouviram a palavra creram, e chegou o número desses homens a quase cinco mil.
  5. 5. TEXTO BÍBLICO Atos 4.1-12. 5 — E aconteceu, no dia seguinte, reunirem-se em Jerusalém os seus principais, os anciãos, os escribas, 6 — E Anás, o sumo sacerdote, e Caifás, e João, e Alexandre, e todos quantos havia da linhagem do sumo sacerdote. 7 — E, pondo-os no meio, perguntaram: Com que poder ou em nome de quem fizestes isto? 8 — Então Pedro, cheio do Espírito Santo, lhes disse: Principais do povo, e vós, anciãos de Israel,
  6. 6. 9 — Visto que hoje somos interrogados acerca do benefício feito a um homem enfermo, e do modo como foi curado, 10 — Seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, em nome desse é que este está são diante de vós. 11 — Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina. 12 — E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. TEXTO BÍBLICO Atos 4.1-12.
  7. 7. 0 INTRODUÇÃO www.ebdemfoco.com
  8. 8. INTRODUÇÃO Espírito Santo é obra do A salvação do perdidos Convence o homem do pecado
  9. 9. INTRODUÇÃO Espírito Santo é obra do A salvação do perdidos Convence o homem do pecado Perdão oferecido por meio do sacrifício de Jesus
  10. 10. colabora IGREJA Reino de DEUS Apresentando a mensagem de salvação à todas as pessoas. INTRODUÇÃO
  11. 11. Para que tenham chance de ouvir o evangelho e decidir entre INTRODUÇÃO ACEITAR REJEITAR SALVAÇÃO OFERECIDA Fazendo-os entender também as consequências dessa aceitação ou rejeição.
  12. 12. INTRODUÇÃO Essa é uma missão urgente para o povo de Deus, pois ninguém é salvo sozinho. IDE Mensagem da SALVAÇÃO Ordem de Jesus Transmitamos
  13. 13. I O CONCEITO DE SALVAÇÃO E SEU ALCANCE www.ebdemfoco.com
  14. 14. 1. Quando falamos da salvação dos perdidos, precisamos recorrer às Sagradas Escrituras. www.ebdemfoco.com
  15. 15. 1. Quando falamos da salvação dos perdidos, precisamos recorrer às Sagradas Escrituras. Adão e Eva Pecaram contra PECADO Às gerações seguintes “Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram” (Rm 5.12).
  16. 16. 1. Quando falamos da salvação dos perdidos, precisamos recorrer às Sagradas Escrituras. Humanidade
  17. 17. 1. Quando falamos da salvação dos perdidos, precisamos recorrer às Sagradas Escrituras. Pudessem estar livres do pecado e da morte eterna Era necessário que Deus providenciasse uma forma de fazer com que um dia homens e mulheres Tornassem a ter Humanidade Pecado Morte Física Morte Eterna Condenada
  18. 18. 2. Deus enviou Jesus. www.ebdemfoco.com
  19. 19. 2. Deus enviou Jesus. Ter o perdão dos nossos pecados Acesso irrestrito á Deus CREEM REJEITAM Tem seus pecados perdoados Tem a condenação eterna Por meio do seu sangue/sacrifício Veio ao mundo
  20. 20. 2. Deus enviou Jesus. “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida” (Jo 5.24). Mensagem do evangelho é anunciada Aqueles que creem Recebem a salvação, perdão dos pecados e vida eterna
  21. 21. 3. Salvação, plano de Deus. www.ebdemfoco.com
  22. 22. 3. Salvação, plano de Deus. SALVAÇÃO Planejada por Oferecida a todas as pessoas Todos sejam alcançados “[...] longânimo para convosco. não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se” (2 Pe 3-9)· O apóstolo Pedro descreve Deus como: Traz a ideia de uma salvação oferecida à todos.
  23. 23. 3. Salvação, plano de Deus. Eleição Incondicional Quem vai ser salvoPela sua presciência sabe
  24. 24. 3. Salvação, plano de Deus. Se soberanamente Deus já escolheu quem vai ou não ser salvo, porque seria necessário mandar Jesus para morrer? Vamos anunciar o evangelho apenas para descobrir quem já estava predestinado anteriormente para ser salvo? Claro que não.
  25. 25. 3. Salvação, plano de Deus. Anunciamos o evangelho para que as pessoas tenham a oportunidade de escolher o destino eterno que as aguarda após terem decidido se vão ou não aceitar a Jesus.
  26. 26. II A DINÂMICA DA SALVAÇÃO www.ebdemfoco.com
  27. 27. 1. A salvação é pela graça. www.ebdemfoco.com
  28. 28. 1. A salvação é pela graça. “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus” (Ef 2.8). Cremos que a graça de Deus é um favor que não merecemos, mas que nos é oferecida indistintamente “Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens” (Tt 2.11).
  29. 29. 1. A salvação é pela graça. Obras não são suficientes Proporcionar a salvação de um pecador Sempre serão insuficientes Para alcançar os padrões de escolheu mostrar a nós Devemos reconhecer que somos pecadores e depender da misericórdia divina, manifesta em Jesus Cristo. Nossas obras são maculadas por nossos pecados.
  30. 30. 1. A salvação é pela graça. Obras não são suficientes Proporcionar a salvação de um pecador Sempre serão insuficientes Para alcançar os padrões de escolheu mostrar a nós Devemos reconhecer que somos pecadores e depender da misericórdia divina, manifesta em Jesus Cristo. Nossas obras são maculadas por nossos pecados. “Porque Deus encerrou a todos debaixo da desobediência, para com todos usar de misericórdia” (Rm 11.32).
  31. 31. 2. O livre-arbítrio e a soberania de Deus. www.ebdemfoco.com
  32. 32. 2. O livre-arbítrio e a soberania de Deus. Há quem ensine que o chamado livre-arbítrio, ou a capacidade dada aos seres humanos para fazer escolhas e tomar decisões até na esfera espiritual, não está na Bíblia. Em diversas passagens na Palavra de Deus somos advertidos a fazer escolhas sobre a nossa vida espiritual “Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição: escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua semente, amando ao SENHOR, teu Deus, dando ouvidos à sua voz e te achegando a ele” (Dt 30.19.20a). De fato, a expressão "livre- arbítrio" não é mencionada nas Escrituras, mas o seu conceito sim.
  33. 33. 2. O livre-arbítrio e a soberania de Deus. Há quem ensine que o chamado livre-arbítrio, ou a capacidade dada aos seres humanos para fazer escolhas e tomar decisões até na esfera espiritual, não está na Bíblia. Em diversas passagens na Palavra de Deus somos advertidos a fazer escolhas sobre a nossa vida espiritual “Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição: escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua semente, amando ao SENHOR, teu Deus, dando ouvidos à sua voz e te achegando a ele” (Dt 30.19.20a). De fato, a expressão "livre- arbítrio" não é mencionada nas Escrituras, mas o seu conceito sim.
  34. 34. 2. O livre-arbítrio e a soberania de Deus. Conceito de livre-arbítrio FilosóficoHumano Antibíblico O fato de que Deus nos responsabiliza por nossas escolhas, escolhas essas que Ele mesmo nos permite fazer. É ignorar Se assim fosse, Deus seria injusto julgando-nos por decisões que não tomamos e por planos que não fizemos.
  35. 35. 2. O Livre-arbítrio e a Predestinação. www.ebdemfoco.com
  36. 36. 2. O Livre-arbítrio e a Predestinação. Somos responsáveis por nossos pecados. Que ensinou que se uma pessoa furta ou comete adultério, ela simplesmente está cumprindo um desígnio de Deus, sendo, portanto, ministro de sua providência. Houve um reformador Se essa é correta Não podemos julgar outras pessoas que cometem delitos, pois essas pessoas já estavam predestinadas a esses comportamentos, pois estão cumprindo a vontade de Deus.
  37. 37. 2. O Livre-arbítrio e a Predestinação. Somos responsáveis por nossos pecados. Que ensinou que se uma pessoa furta ou comete adultério, ela simplesmente está cumprindo um desígnio de Deus, sendo, portanto, ministro de sua providência. Houve um reformador Se essa é correta Não podemos julgar outras pessoas que cometem delitos, pois essas pessoas já estavam predestinadas a esses comportamentos, pois estão cumprindo a vontade de Deus. Deus não pensa assim! Ele não faz com que as pessoas busquem cometer pecados e façam outras coisas que Ele mesmo reprova em sua Palavra.
  38. 38. 2. O Livre-arbítrio e a Predestinação. Matar Sempre tenta fazer com que o coração dos homens seja influenciado para fazer o mal Roubar Destruir
  39. 39. 2. O Livre-arbítrio e a Predestinação. E nenhum pensamento humano deve ser tido por absoluto, principalmente se esse pensamento não encontra respaldo nas Escrituras.
  40. 40. III AMOR E SOBERANIA DE DEUS www.ebdemfoco.com
  41. 41. 1. Cremos no amor de Deus para todos? www.ebdemfoco.com
  42. 42. 1. Cremos no amor de Deus para todos? A resposta bíblica a essa pergunta pode ser vista nos textos “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16). “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se” (2 Pedro 3.9). Deus amou o mundo a ponto de mandar seu Filho, para salvar aqueles que cressem nEle. Deus não quer que ninguém se perca.
  43. 43. 1. Cremos no amor de Deus para todos? Alguns Cristãos acreditam que Escolhe somente algumas pessoas para salvar, descartando as demais pessoas sem um critério claro dessa rejeição divina. Esse entendimento apela para a capacidade soberana de Deus, de escolher a quem vai salvar. Entretanto, tal entendimento vai de encontro ao amor de Deus. Deus
  44. 44. 1. Cremos no amor de Deus para todos? Plano de SALVAÇÃO Algumas pessoas Plano de SALVAÇÃO Oferecida a todas as pessoas
  45. 45. 1. Cremos no amor de Deus para todos? Plano de SALVAÇÃO Algumas pessoas Plano de SALVAÇÃO Oferecida a todas as pessoas
  46. 46. Mas somente os que crerem em Jesus serão salvos. 1. Cremos no amor de Deus para todos? Oferecida a todas as pessoasPlano de SALVAÇÃO Em que pese o fato de que apenas os que crerem em Jesus é que serão salvos. Mensagem da SALVAÇÃO é para todos
  47. 47. 2. Cremos na soberania de Deus. www.ebdemfoco.com
  48. 48. 2. Cremos na soberania de Deus. Não é afetada pelo Governante Não é afetado por um Criminoso que comete delitos Pois se naquele país existem leis que punem delitos, essas leis serão aplicadas para responsabilizar os atos dos malfeitores, e em nada a soberania do governante é ameaçada.
  49. 49. 2. Cremos na soberania de Deus. Permanece SOBERANO Quaisquer circunstâncias Homem pecando Homem não pecando Sua SOBERANIA Vai responsabilizar o homem Por suas escolhas
  50. 50. CONCLUSÃO www.ebdemfoco.com
  51. 51. Esta lição não esgota o assunto, apenas o apresenta introdutoriamente de forma bíblica e didática. Não somos salvos por ter o conhecimento completo da mecânica da salvação, mas sim por crer no Senhor Jesus Cristo como nosso Salvador. CONCLUSÃO Por isso, falemos de Jesus e de sua salvação, para que todos venham a conhecer o plano de Deus e terem a oportunidade de receber a salvação, que vem do Senhor.
  52. 52. Vantagens do slide em PowerPoint:  Você pode editar;  Tem muitas animações;  É mais interativo. Baixe em Power Point www.slidesebd.com
  53. 53. 1. A salvação dos perdidos é obra de quem? A salvação dos perdidos é obra do Espírito Santo. 2. Quem convence o homem de seus pecados e do perdão? O Espírito Santo. 3. A salvação é plano de Deus? Ela é oferecida a todos? Sim. A salvação planejada por Deus, em Jesus, é oferecida a todas as pessoas, indistintamente. O plano de Deus é que todos sejam alcançados pela mensagem do evangelho. 4. O que é livre-arbítrio? A capacidade dada aos seres humanos para fazer escolhas e tomar decisões até na esfera espiritual. 5. A soberania de Deus é afetada pelo livre-arbítrio? A soberania de Deus não é afetada pelo livre-arbítrio humano. Deus permanece soberano em quaisquer circunstâncias, esteja o homem pecando ou não. Em sua soberania. Deus vai responsabilizar o homem por suas escolhas. PERGUNTAS
  54. 54. Fique por dentro do conteúdo da Escola Bíblica Dominical. Acesse o site: www.ebdemfoco.com

×